Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Diego Matos 18/02/2012

Desastres é um livro genial, que aborda a tematica do sobrenatural e dos "seres superiores" com uma grande dose de humor. Apresentando um texto fluido e simples nos envolve em uma trama de entidades sobrenaturas e nos diverte com seus perfis inusitados. É um livro para quem quer se divertir bastante com um texto coerente e muito dinâmico.

Li 30/12/2011

Bom livro!
O autor tem uma visão bem interessante dos acontecimentos da vida... Amei os últimos capítulos, só achei o finalzinho meio forçado!
Enfim, recomendo!

Aline 24/11/2011

Imprevisível...
É uma leitura instigante, o livro prende a sua atenção.
Você realmente acaba de afeiçoando a Fado, Sara e, até mesmo, a Destino.
Apresentar cada uma das personagens com defeitos, até mesmo as imortais é um toque gracioso e estupendo do autor.
Poucas vezes você sabe o que vai acontecer logo em seguida e o fim é ainda mais surpreendente.
Ainda irá te fazer pensar sobre os poderes de Deus e até onde você é capaz de modificar sua sina...
Estaria você na Trilha do Destino ou no Caminho do Fado?
É possível mudar o que foi predeterminado?

Jéssica R. 24/11/2011

Oi Jerry!
Muito bom e diferente (ao menos pra mim)
O humor do livro é bem instigante.
A forma com que o autor descreve e define os pecados, as virtudes e o resto das personagens é criativa e divertida.
Meu preferido é o Carma (um estourado, pé de cana e ao mesmo tempo espiritualista).
Só não dou 5 estrelas porque particularmente não gostei muito do fim, mesmo achando bem elaborado.

Eu indico, vai te arrancar boas risadas.

Fabe 24/08/2011

"O amor não é uma escolha, é um desastre."
Com este livro você vai ver que nossas vidas são governadas por entidades no mínimo curiosas, sem mencionar Jerry, quero dizer Deus.
Altamente recomendavel apesar do final deixar muito a desejar na minha opinião.

Pandora 19/08/2011

É um dos romances mais originais que já li. Interessante imaginar que Destino, Fado, os Pecados Capitais, as Virtudes, os Defeitos e tantos outros sejam seres imortais que habitam a Terra e com os quais cruzamos a todo instante. E o que pode acontecer quando um desses imortais quebra as regras por amor a um mortal? Leia o livro e descubra.

Bruno Leandro 13/07/2011

O problema comigo é gostar de desastres.
Desastre é uma sátira, cínica e debochada, da visão que o autor tem da humanidade. SG Brown escreveu a história de um imortal chamado Fado (ou Fábio, seu nome humano) que é responsável pelas sinas da humanidade, mas apenas as sinas dos medíocres, dos pobres coitados que não farão nada de importante. Podemos dizer que ele seja o deus das prostitutas e o santo dos imorais, além do anjo da mediocridade. E ele não é o único imortal que existe por aqui. Ao longo da história, encontramos seres memoráveis como Destino, Gula, Preguiça, Verdade, Honestidade, Morte e vários outros. O problema de cada um deles, é que eles não têm moral. Afinal, não sendo humanos e sendo imortais, cada um deles pode fazer aquilo que quiser. E eles fazem. Mas a história é centrada em Fado e em seu pecado: se apaixonar por uma humana, algo que nenhum imortal deve fazer. Sexo? Sim. Paixão? Pode ser. Amor? De jeito nenhum! Fado irá lutar contra tudo e contra todos, até mesmo Jerry (por acaso eu disse que Deus gosta de ser chamado de Jerry?) para manter esse amor.
Fado é um personagem muito legal de ser ler. Por quê? Porque ele me lembra a humanidade: somos pessimistas, amorosos, otimistas, pessimistas de novo, cínicos, alegres, tristes, revoltados, pessimistas mais uma vez e, adivinhem: pessimistas! Fado acha que a humanidade nunca irá desenvolver seu potencial (exceto os protegidos por Destino) e, por isso, não vê porque ter compaixão dessas pequenas baratas que sabe-se lá por que Jerry as criou. Há, claro, momentos em que, graças à mulher por quem se apaixona, ele vê as coisas sob outra perspectiva, mas a questão é: será possível, de verdade, mudar alguma coisa? Só lendo pra saber.

Elizabeth r 10/07/2011

Eu fiquei meio louca depois de ler esse livro. Fico imaginando se a preguiça ou o tédio estão do meu lado.
Adorei a visão do autor sobre religiões, e como ele as abordou.

Acho que a única parte que eu não gostei do livro foi Sara. Tive muita agonia do romancezinho deles.

A melhor parte do livro, foi sem dúvida o jeito como tudo se encaixou no final do livro.

enfim, aconselho todo mundo a ler.

AmadosLivros 10/06/2011

Blog Amados Livros:

LucasBaggio 06/06/2011

Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre S. G. Browne e nem de seus livros. Logo nas primeiras páginas de Desastre, não pude deixar de ter um certo preconceito dele, pois em vários momentos a escrita de Browne me lembrava muito “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak, na maneira como o autor narra sua históría, sem falar que a Morte é um dos personagens secundários.
Mas meus preconceitos não prevaleceram no decorrer da leitura.

“Desastre” é narrado por Fado. Já ouviu a expressão “fulano está fadado à morte”? Pois é, eu já conhecia o vocábulo “fadado”, mas nunca tinha ouvido o nome “fado”. Só eu?
Mas enfim, a história é narrado por Fado, um imortal, uma das entidades que controlam e designam as sinas dos humanos na Terra. Como podemos ver no livro, Fado tem de acompanhar as sinas de cerca de 83% da população mundial, ou seja, mais de oitenta por cento no mundo não terá um futuro de escolhas felizes, já que os únicos humanos com futuros bons estão na Trilha do Destino, e não do Fado.

É muito interessante esse mundo que o autor criou. Cada entidade imortal tem uma forma e nome humano. No caso de Fado, seu nome humano é Fábio, Dennis é o nome humano da Morte, Jerry é o nome humano de Deus (o chefe da empresa, por assim dizer).

Mas, como em qualquer sociedade, o mundo dos imortais tem suas regras, e Fado começa a descumpri-las interferindo na vida de seus humanos, para que eles não tenham um final tão ruim como o seu futuro mostra.
Além disso, Fado se apaixona por uma mulher humana, o que significa se envolver, que é outra regra de Jerry.

Nos livros nós aprendemos muitos conceitos desconhecidos que muitas vezes a gente nem pára para pensar realmente neles. O que será que me aguarda para o dia de amanhã? E daqui a 5 anos? Como eu vou morrer?

Será que eu estou na Trilha do Fado ou na Trilha do Destino?

No caso Destino é uma mulher, muito parecida com uma prostituta, segundo Fado.

O livro é cheio de humor, ironias, e o autor tem umas sacadas muito boas, para o assunto que ele resolveu abordar, o que não é fácil.

O final do livro também me agradou bastante. No início (do fim) tudo me pareceu muito melancólico, realmente um desastre, quase até me levando às lágrimas. Mas o final foi tão inesperado que foi compensador.

Este história nos mostra que hoje nós podemos estar no mais alto patamar de sucesso na vida, mas, em um piscar de olhos, podemos perder tudo. O mundo é muito pequeno, e ele gira. Fado prova isso da forma mais difícil que um imortal poderia provar.

A minha opinião sobre o livro? Recomendo! Acho que a história faria muita gente colocar a mão na consciência e pensar mais em seu futuro, em suas escolhas, em seu Destino ou seu Fado. O importante é viver e continuar tentando acertar. No fim o Universo se encarrega se acertar tudo.

AndyinhA 14/05/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Fado é está cansado dos humanos que precisa tomar conta, já não trabalha com mesmo afinco do inicio dos tempos e ver Destino fazer piadinha sobre os 15% da população destinada a algo grandioso. No livro essa é a explicação, 15% da população serão destinadas como Mozart, Buda e outros e os outros 85% estarão fadados, as mesmas coisas sempre irão acontecer, pois o ‘final’ está gravado.

Mas apesar dessa história ser bem controversa, o que mais gostei foi cada sentimento ter uma espécie de problema. Como cleptomaníaco, depressivo ou intolerância à lactose. Na verdade ele descreve esses ‘sentimentos’ como pessoas comuns, mas mortalmente letais. Do tipo que se A Paixão chegar perto de você, instantaneamente você ficara apaixonado e nem vai saber direito porque ou se a Gula não for com a sua cara, você pode comer como um louco varrido e fazer feio na frente de seus amigos.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/04/poison-books-desastre-s-g-browne.html

Carol 06/04/2011

Inteligente, resumi esse livro em uma simples palavra.

Acho que nem consigo escrever uma resenha para detalhar o livro... estou sem palavras, fiquei encantada com a forma de ver o mundo pelo Fado, conhecer os humanos e suas falhas, fados, destinos, com um humor impecável e uma visão totalmente inteligente.

Ou você nasce Fadado ou entra para a trilha do Destino.
Nada pode mudar o seu futuro, apenas você.

Fabi 04/04/2011

bem legal
Achei o livro muito bom de fácil e rápida leitura além do que é bem humorado.
O Carma é um dos mais engraçados, eu adorei esse personagem, além claro do Fado/Fábio e de Jerry.