Cilada

Cilada Harlan Coben
Harlan Coben

Resenhas - Cilada

Renato Thomaz 15/06/2021

Que raiva de ter gostado!
Não vou mentir, me senti tentado a abandonar a leitura logo no início quando o personagem que pensei ser o protagonista é tirado de cena, mas como essa foi uma leitura coletiva me vi "obrigado" a continuar. E que sábia decisão, pois não é que valeu a pena!
O grande problema da história se da pelo fato da protagonista tirar deduções que só fazem sentido à ela devido a conveniência do protagonista. Isso ocorre em grande parte do livro, cansa! Em certos momentos da narrativa é ela quem levanta pontos nas investigações da polícia como se fosse uma agente do FBI, e o pior é que o delegado as acata sem nem questionar!
Quando o foco narrativo passa a ser os amigos (ex colegas) do Dan Mercer a leitura se tornou realmente muito massante, não condizia com a proposta (ou melhor, o que eu achava que era a proposta) do livro, no caso a acusação de pedofila e possível assassinato de uma jovem. A segunda parte ao meu ver pecou demais se distanciando do assunto.
Mas por fim, não sei como (ainda chocado) o autor conseguiu amarrar tudinho, e de uma forma surpreendente, com direito a plot!
Enfim, o grande foco do livro na verdade é a culpa, esse sentimento permuta toda a história.
Ah, não posso deixar de comentar. Teria sido melhor se a história não fosse contada pela wendy, mas sim por um dos amigos, ou o próprio advogado do Dan. Isso daria mais nexo ao todo de forma geral.
Esse foi meu primeiro livro do Harlan, o final fez valer a pena. Certamente voltarei a ler obras do autor.

Lisandra Sousa 25/04/2021

Totalmente sem defeitos!
Primeiro livro que li do Harlan Coben e foi acima das expectativas, muito satisfatório.
Leitura fluída, envolvente, com uma construção instigante e personagens cativantes. Gostei da escrita de maneira divertida em algumas situações que até arranca gargalhadas.
É um livro que fala das "feridas que uma guinada do destino é capaz de abrir. (...) A irreparabilidade das coisas." Pág. 135. Aborda problemas alcoólicos e traz temas como vingança, amizade, culpa, redenção e, sobretudo, perdão. Há muitas reviravoltas, todas bem explicadas. Pretendo ler muitos livros do autor.

"Quanta sabedoria na simplicidade.
(...)
- A gente vem ao mundo e sai por aí, colidindo com os outros. E, nessas colisões, às vezes alguém se machuca. É assim que as coisas funcionam. (...) Ficar alimentando o ódio tem seu preço, sabe? A gente perde a noção daquilo que realmente importa." Pág. 228

Sobre o enredo: A narrativa começa quando o assistente social Dan Mercer é exposto como pedófilo em um programa de tv comandado pela jornalista Wendy Tynes. Após alguns meses, ele é inocentado e assassinado. Como única testemunha desse assassinato, Wendy passa a questionar a veracidade dos fatos e começa a pensar que mandou um inocente à morte. Enquanto isso, o desaparecimento de Haley McWaid entra na história e, consequentemente, na investigação de buscas por respostas realizada pela Wendy Tynes.
Vanessa.Cidade 25/04/2021minha estante
Um dia ainda lerei esse autor ?

Lisandra Sousa 28/04/2021minha estante
Leia sim, ótimo pra quem curte o Sheldon. Gostei bastante dele.

Vanessa.Cidade 28/04/2021minha estante
Valeu. Vou ler,sim. ?

Mariana.Pisapio 18/06/2021

Já havia lido Cilada em 2011 e reli agora na leitura coletiva. Segui as metas diárias, o que foi um desfio pra mim, pois leria sem parar... E debater com outros fãs do mestre das noites em claro foi muito bom, conhecer o ponto de vista de cada leitor do grupo, os detalhes que marcaram cada um, foi enriquecedor para a minha leitura.
Como fazia muito rempo que havia lido, tinha esquecido vários detalhes e após esse tempo todo, tive um outro olhar para a leitura. É muito bom revisistar as histórias depois de um tempo.

Esse livro trás temas muito recorrentes dos dias de hoje e como o mentir pode te levar para caminhos sem volta.

E temos a presença de personagens conhecidos de outros livros do Harlan.

Vale a pena ler!!

"Ninguém consegue escapar das próprias mentiras."

Yasmim 23/12/2022

É aquela famosa frase "nao lembro, mais é bom"?
Nao lembro bem da história mais lembro que amei demais o livro kk.

Tais.Hana 20/04/2020

Livro muito bom, bem escrito, perfeito, a trama envolvente você não consegue parar de ler.
Gabi 21/04/2020minha estante
Amooooo esseeee

xtina42 29/07/2021

Leitura das boas!
Já li alguns Harlan Coben (E GOSTO!) e, ainda que hoje compreenda bem a "fórmula" usada pelo autor, é sempre uma leitura muito divertida e os intrincamentos entre personagens são muito bem construídos.
Em Cilada, temos a história de uma repórter e apresentadora, Wendy, que expõe homens que, segundos suas investigações, seriam pedófilos buscando contato com crianças online. Sua reportagem mais recente, sobre o assistente social Dan, desencadeia uma série de acontecimentos. Alguns públicos, outros não. Cilada é uma história sobre a busca incessante pela verdade, sobre crime, castigo, culpa e perdão.
Embora eu ache que alguns diálogos sejam um pouco sofríveis e não tenha gostado do destino final de Dan Mercer (e por isso a nota 3,5 e não 4), isso não torna o livro menos angustiante ou impactante. Continua sendo, pra mim, uma leitura das boas

Van Siqueira 01/09/2021

Harlan Coben arrasando como sempre
Já começo dizendo que amo o Harlan Coben e ele nunca erra. Essa obra é incrível. No decorrer da narrativa o autor consegue ir fazendo vários nós na minha cabeça, e eu vou criando várias teorias, desconfio de tudo e todos, e no final ele desata os nós com maestria.

Gostei muito da Wendy, uma mulher forte, determinada e obstinada. Ela foi fundo atrás da verdade, e mesmo com muitos obstáculos não desistiu de encontrá-la. Alguns outros personagens chamam a atenção na trama, mas ela se destaca.

Fiquei intrigada com diversos personagens, criei diversas teorias mas nem de longe imaginei o desfecho que esse livro teve.

O autor abordou assuntos bastante pertinentes na trama, alguns de forma mais profunda e outros superficialmente.

Eu fico muito impressionada com a facilidade do Harlan apresentar novos personagens à trama e dar profundidade a eles mesmo sendo uma breve aparição.

Esse livro me surpreendeu de diversas maneiras, e uma delas foi na forma como ele nos mostrou que nem tudo é como pensamos e que não devemos julgar o outro de forma indiscriminada. Tudo tem uma consequência.

KETLIN 24/03/2020

Uau
Não é nenhuma novidade pra mim o fato de os livros do Harlan Coben serem surpreendentes. Eu realmente amei a história, todo o desenrolar dela, fiquei apreensiva em alguns pontos, preocupada em outros e o final, nossa, fiquei chocada e aliviada rs. Super recomendo

Denise 08/08/2023

Uau! Esse livro me pegou e me prendeu do início ao fim. Cheio de reviravoltas é impossível se imaginar o desfecho dessa trama.
É o tipo de leitura que você começa e não quer parar mais, você precisa saber o que vai acontecer.

Silvana.Judici 22/04/2023

Que livro é esse, minha gente?
Sou suspeita em dizer, já que sou super fã do Harlan Coben. Li quase tudo que foi traduzido, e não entendo como alguém pode ter tanta imaginação e talento para transformar esta em histórias! Esse é mais uma maravilha!! Até a última página, nada é o que parece! Se pudesse daria mais que cinco estrelas!!!

Jaque 17/11/2021

Um emaranhado exagerado de reviravoltas
Que a história promete nos virar de cabeça pra baixo já era sabido, mas o autor faz isso tantas e tantas vezes que se torna cansativo.
O livro promete abordar luto, culpa, passado e perdão, mas o faz de forma superficial e a sensação é a de acompanhar um Globo Repórter (rs), com a protagonista correndo ladeira acima e ladeira abaixo, enquanto joga dezenas de fatos e suposições na nossa cara.

ary 26/09/2022

WENDY MENTE DE TITÂNIO
MEUS AMORES ESSE LIVRO CADA HORA ERA UM PLOT DIFERENTE. WENDY VIA UM SOFÁ NO CANTINHO DA FOTO E ?POW? ASSOSCIAVA A OUTRA COISA E DESCOBRIA MDS FOI TANTA DESCOBERTA QUE NEM EU CONSEGUIA PROCESSAR.
TIPO ASSIM LEIAM ESSE LIVRO ??????? amei tbm a teve a icônica Hester e uma menção da Loren Muse

~spoiler~
wendy foi muito perspicaz na fotografia redbullizada vius A MAMA MACETOU BONITO a Jennan

Laura 28/03/2021

Plot twist atrás de plot twist
Incrível!! Li de uma vez só! Livro de mistério sem nenhuma ponta solta, amo!!!