Cilada Harlan Coben
Harlan Coben

Resenhas - Cilada

Leh 11/07/2020

Achei um pouco parado o início, mais lá pro meio a história começou a ficar mais ?interessante?.
Apesar disso a escrita e a história em si são ótimas.

Dai Solyom 07/02/2024

Eu te perdôo
Minha primeira experiência com a obra do Sr Coben, e eu gostei demais.

Adorei a dinâmica de escrita dele e a voz que ele conseguiu dar para cada personagem.

A temática de suspense policial é algo que gosto muito, e que também é muito difícil de desenvolver é amarrar.

A história foi interessante do início ao fim, implantando dúvidas na cabeça do leitor a todo o instante.

Eu não esperava as revelações e as motivações.

Não gostei tanto da resolução final, mas o livro é muito elaborado.

Com certeza lerei mais obras desse mestre do suspense.

Leh 27/01/2022

Cilada
Esse livro é maravilhoso! Tem tudo de suspense e reviravoltas que a gente gosta! Uma leitura que prende do começo ao fim. Um suspense querendo saber quem matou quem, quem incriminou quem... simplesmente surpreendente!

O livro conta a história de Dan Mercer, um homem incriminado por ser pedófilo. Dan era casado com Jenna, mas o casamento não deu certo. Então ele passou a cuidar crianças... (muito irônico).

Conhecemos Wendy, uma repórter que armou uma armadilha pra pegar Dan. E se sente muitas vezes balançada se ele era mesmo culpado ou não, e vai até o fim dessa história para saber a verdade.

Há também Haley e sua família, Haley era uma adolescente que desapareceu e um tempo depois foi encontrada morta.

Somos apresentados aos amigos de universidade de Dan, Phil Turnball, Farley Parks, Kevin Tilfer e Steve Miciano. Cada um deles sofreu algum boato que arruinou suas vidas. Ao longo do livro descobrimos quem armou pra cima de cada um, simplesmente por vingança.

Há tambem Ed. Grayson, pai de um garoto que foi expost. Ao longo do livro descobrimos que foi o cunhado que expôs o garoto, não Dan... Ed persegue tanto Dan... até que descobre que as coisas não são como são e ele percebe que cometeu um erro.

Silvana.Judici 22/04/2023

Que livro é esse, minha gente?
Sou suspeita em dizer, já que sou super fã do Harlan Coben. Li quase tudo que foi traduzido, e não entendo como alguém pode ter tanta imaginação e talento para transformar esta em histórias! Esse é mais uma maravilha!! Até a última página, nada é o que parece! Se pudesse daria mais que cinco estrelas!!!

Camiis 11/02/2024

Não era amor, não era, não era amor, era Cilada.
Não podia perder a oportunidade de colocar o título da resenha o trecho dessa música tão clássica da nossa cultura brasileira, mais piadas a parte vamos ao que interessa.
Minha primeira experiência com livro do Harlan, e posso dizer que gostei muito.
Uma história envolvente, que faz com que você queira ler mais e descobrir logo como todas as pontas se juntam.
Confesso que algumas coisas eu desconfiei, porém outras me surpreenderam bastante.
Amei o epílogo e confesso que torcia muito pra que isso acontecesse, acho que assim como a Wendy minha intuição não estava falhando também.
Finalmente entendi por que Harlan é conhecido como o mestre das noites em claro, afinal estou escrevendo essa resenha as 03:00 am.
Jocasta | @curtaleitura 11/02/2024minha estante
Uhullll, uma leitura de sucesso ??

Maria Vitória 27/03/2021

Maravilhoso como qualquer livro do Harlan
Fiquei fissurada na história e não parei até terminar, como sempre acontece quando eu leio os livros desse autor!

Jaque - Achei o Livro 18/02/2021

Cilada é o sétimo livro que leio do autor e assim como os outros, ele usa a fórmula de alguém desaparecido e que tem funcionado muito bem. No entanto, justamente por esse motivo eu costumo dar um tempo dos livros dele, até a vontade bater novamente.

Em Cilada, a repórter Wendy arma uma situação para que Dan Mercer seja preso em flagrante. Por causa de suas investigações ela acredita que ele seja um pedófilo.
Depois do advogado de defesa acabar com as supostas provas contra ele e ser inocentado, Dan ainda é mal visto e perseguido, até que é assassinado.
Agora Wendy começa a acreditar que talvez Dan não era culpado e então resolve remexer em toda estória, começando pelo passado dele. Só que isso traz novas pessoas ao caso e quanto mais ela descobre, mais ela percebe que pode ter se enganado.
Enquanto isso, a jovem Haley está desaparecida há 3 meses e todos acreditam que Dan esteja envolvido nisso. Será que os casos tem ligação? E Dan é mesmo pedófilo ou Wendy cometeu uma injustiça?

Eu realmente gostei dessa estória. A leitura fluiu super bem e foi prazeroso acompanhar as descobertas da Wendy. Mas tem um porém: Achei os diálogos (mais uma vez) cansativos. A Wendy questiona as mesmas pessoas várias vezes e as perguntas e respostas são repetitivas.
O autor deixa literalmente tudo pro final, uma enxurrada de informações que foi preciso parar e focar no que estava lendo.
As várias reviravoltas, outra marca dele, acontece também aqui e lá pro finalzinho outra supresa.
A Wendy fez todo trabalho sozinha, a polícia não enxergava um palmo diante do nariz e isso que me deixou mais confusa. Como assim?
E o culpado eu acertei, não tinha como imaginar suas motivações e gostei do que o Harlan criou.

Nota: 4,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/02/cilada-harlan-coben.html

ary 26/09/2022

WENDY MENTE DE TITÂNIO
MEUS AMORES ESSE LIVRO CADA HORA ERA UM PLOT DIFERENTE. WENDY VIA UM SOFÁ NO CANTINHO DA FOTO E ?POW? ASSOSCIAVA A OUTRA COISA E DESCOBRIA MDS FOI TANTA DESCOBERTA QUE NEM EU CONSEGUIA PROCESSAR.
TIPO ASSIM LEIAM ESSE LIVRO ??????? amei tbm a teve a icônica Hester e uma menção da Loren Muse

~spoiler~
wendy foi muito perspicaz na fotografia redbullizada vius A MAMA MACETOU BONITO a Jennan

Helena Gonçalves 25/11/2022

Cilada
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. E certa noite ela não volta para casa. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder.
Um livro de Harlan Coben, nesse livro o sentimento é intenso, a cada capítulo você fica chocado com algum acontecimento e não consegue parar de ler, devorando o livro num piscar de olhos.
Contando duas histórias ao mesmo tempo que inicialmente não tem qualquer relação uma com a outra: a primeira da família MCWaid que tem sua filha mais velha desaparecida e a segunda de Dan Mercer, um professor acusado de pedofilia. No centro dessas duas histórias encontramos a jornalista Wendy Tynes ligando os fatos, sobre esses personagens e suas histórias não tenho como revelar muito mais coisas, pois o mistério é a grande chave desse livro, então se você quiser saber mais vai precisar ler.
Com toda essa trama vocês já esperam uma leitura previsível, onde no final teremos vilões e mocinhos, mas acontece justamente o contrário: o que vemos são pessoas comuns do dia a dia fazendo coisas boas e ruins tentando encontrar um motivo para ser uma pessoa melhor.
Uma lição que aprendemos aqui é que nos livros do Coben as coisas nunca são exatamente como parecem, a história chama atenção por ter muita coisa diferente acontecendo ao mesmo tempo. Com isso você ficará sem ar e fazendo milhares de suposições na sua cabeça pensando o que acontecerá com cada personagem. E no final você ficará simplesmente chocado, sem ar e com o coração batendo forte.

Mariana 29/03/2021

2,5 estrelas
Este foi o meu primeiro contato com o trabalho do Harlan Coben, então não sabia muito bem o que esperar. A minha primeira impressão foi positiva. A sua narrativa se inicia com um dos acontecimentos principais da história já em curso: um homem adulto, ao ir de encontro com uma jovem que pede ajuda, é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. A partir daí, a gente segue as consequências desse e de outro ato, que pode estar interligado – o desaparecimento de uma adolescente.

O livro me fez lembrar de algumas aulas que tive na faculdade de Jornalismo, onde discutíamos bastante o papel e a responsabilidade da imprensa ao noticiar algo que pode interferir na opinião pública. (É por isso que, até que alguém seja declarado culpado em sentença transitado em julgado, a pessoa deve ser chamada de suspeito, mesmo que tenha sido pego em flagrante).

Porém, nem mesmo o enredo interessante, que prendeu a minha atenção nos primeiros capítulos, foi capaz de manter o meu interesse a cada nova página em que eu conhecia melhor os personagens. Sem exceção, todas as figuras da narrativa são desprovidas de carisma ou personalidade, parecendo sempre monótonas e entediadas. Não há emoção em suas ações ou falas. Wendy, a protagonista, tenta passar a impressão de ser uma jornalista incrível, capaz de solucionar crimes de forma mais eficiente que a polícia, mas caiu em uma cilada extremamente besta no começo do livro.

Mas, o principal ponto que me fez desgostar dos personagens, foi o fato de que todos são muito sexistas. Isso me incomodou em um nível, que eu não conseguia aproveitar o mistério policial, porque a todo momento a droga de um personagem fazia uma piada de cunho sexual pejorativa. O sogro da Wendy não perdia a oportunidade de dizer que ela era “gostosa demais” toda vez que a via, um outro personagem masculino fez uma musica sobre “transar com os melões” da Wendy (palavras dele), houve também o chefe escroto da personagem principal, que sugeriu que ela deveria aumentar o decote da blusa para manter o seu emprego.

O livro pode até ter um plot interessante – apesar de que achei o final um pouco fraco -, mas o caráter duvidoso de quase todos os personagens foi algo que eu não consegui abstrair para curtir a leitura. Ainda bem que o livro é curto.

Yasmim 23/12/2022

É aquela famosa frase "nao lembro, mais é bom"?
Nao lembro bem da história mais lembro que amei demais o livro kk.

Brunna Brasil 01/08/2021

Bom, mas nem tanto
Eu fui com bastante sede ao pote nessa leitura, não só pela fama do autor como pelas resenhas que havia lido do livro. Apesar de ser uma leitura fluida e com pontos positivos, não foi tão maravilhosa quanto achei que seria.

Obviamente vou ler outros livros do autor pra conhecê-lo melhor, pois acho um erro julgar um autor por um único livro, mas Cilada pra mim deixou a desejar em alguns aspectos.

O principal deles é que o leitor não tem indícios suficientes pra formular teorias, pois assim que uma informação é dada o autor já mostra o que ela significa para o caso em questão. Em suma, Harlan explica mais do que mostra. Além do mais, o final é um tanto quanto Deus ex Machina.

Algumas situações envolvendo mulheres também são inverossímeis e em um dos trechos até mesmo incompreensível.

Alguns pontos positivos:
*História fluida.
*Personagens interessantes, diversos e multifacetados.
*Suspense complexo (apesar de deixar a desejar no final, o o início e desenvolvimento são muito bem desenvolvidos, mesmo não dando espaço para o leitor conjecturar).

KETLIN 24/03/2020

Uau
Não é nenhuma novidade pra mim o fato de os livros do Harlan Coben serem surpreendentes. Eu realmente amei a história, todo o desenrolar dela, fiquei apreensiva em alguns pontos, preocupada em outros e o final, nossa, fiquei chocada e aliviada rs. Super recomendo