Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Gustavo.Fernandes 31/08/2021

[Resenha Literária] Kafka e a boneca viajante, de Jordi Sierra i Fabra. #EP 03
Neste episódio, Gustavo Ribeiro comenta o livro "Kafka e a boneca viajante", ficção inspirada em um fato real da vida do escritor tcheco Franz Kafka. Esse livro é super leve, agradável e muito rápido de ler, boa indicação para todas as faixas etárias. Se quiser saber mais, pega seu cafezinho e dá o play no episódio!

site: https://anchor.fm/gustavo-fernandes-ribeiro/episodes/Resenha-Literria-Kafka-e-a-boneca-viajante--de-Jordi-Sierra-i-Fabra--EP-03-epa1s9

Ioná 01/10/2010

Garota privilegiada
Por muito tempo este livro perambulou pelas estantes da biblioteca sem que eu dedicasse a ele um segundo olhar.
Para ser sincera, eu nem lembrava que a biblioteca tinha este livro.
A professora Sueli, ao ler os primeiros capítulos me deixou curiosa, e ao arrumar a estante, hoje, encontrei-o.
Nao resisti e o li inteiro. Creio que atropelei o andamento que ela pretendia dar as aulas na próxima semana, mas nao segurei a curiosidade.
Que menininha privilegiada!
Ter uma colecao de cartas, escritas por Kafka, pouco antes de sua morte.
E pelo que se pode apreender, ela nunca soube que o autor daqueles textos era um escritor de grande expressao mundial.
Quisera eu ter dado esta sorte.
Amei a historia.

JosA.EFernanda 28/06/2017minha estante
Como faço para lê-lo? como consigo o PDF dele?

Hélio Rosa 13/01/2021minha estante
Quero ler!

isabookzl 09/06/2021

Lindo!!!
Este livro é maravilhoso! A historia é muito bem construída, com frases maravilhosas e personagens incríveis. Gostei ainda mais quando soube que era baseado em fatos reais.
Lindenberg 09/06/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos. ?

ari2gui 05/02/2024

Kafka e a boneca viajante
comecei a ler esse livro graças a recomendação de uma menina no insta do skoob e me encantei demais com a história.

foi uma leitura super rapidinha e gostosa!

Nat 09/08/2023

Uma história sobre empatia, amor e devoção
Essa é uma das histórias mais lindas que já li. A autora teve uma sensibilidade em escrever sobre que me tocou profundamente. Gostaria de que "Elsi" - em aspas porque nunca soubemos o nome da menina que perdeu a boneca - tivesse compartilhado as verdadeiras cartas e tivesse falado sobre Franz e como foi passar essas 2/3 semanas com ele sendo seu carteiro de bonecas. Enfim, lindo e apaixonante; um livro de poucas páginas que você le em um dia mas guarda os escritos dele por toda a vida.

Orphic 10/03/2024

????
Que história linda, por mais curta que seja, não foi uma história tão rápida.
Amei cada pequeno capítulo.
Eu imaginei tudo com a mais perfeita calma.
Kafka foi tão maravilhoso para uma criança, se ele tivesse sido pai, acho que teria sido o melhor pai.
apucarana 10/03/2024minha estante
só foi tao curta por causa de uma questao contratual. o livro era pra ter mais 200 paginas mais ou menos.

Camirota 08/02/2023

Simples e bonita
Essa história, derivada de um acontecimento real que não foi registrado, traz aconchego ao coração. Um homem simples que não se conformou ao ver uma menina triste por perder sua boneca, inventou uma história que deu muito certo: virou carteiro de bonecas. A profissão durou mais do que ele imaginava, e ele conseguiu trazer toda a magia para uma criança que não estava pronta para enfrentar a realidade.

Adriana 23/05/2023

Um livro lúdico e mágico, recomendo essa leitura ? para os pais lerem juntos com seus filhos pois, este livro estimula a imaginação, criatividade e brincadeiras através deste.
Incrível ?
Amei a sensibilidade do autor.
Ana Brolio 31/05/2023minha estante
Se você for de São Paulo, tem um musical inspirado nesse livro, gratuito na Fiesp. Fui e é muito bom.

Roberta.Biasioli 23/05/2023

Livro lindo, sensível e tocante...
Kafka certamente teria escrito cartas tão ricas como essas!
Uma homenagem digna de tão grande escritor!

DIRCE 20/07/2023

Até parafraseei Drummond
Quando li a sinopse do livro "Kafka e a boneca viajante", pensei: preciso ler, preciso muito.
Dora Dyamant que vivia com ao Kafka conta que o autor manteve contato com uma menina que encontrou em um parque chorando porque ela perdera sua boneca.
Para consolar a menina Kafka disse que sua boneca tinha viajado e, para sustentar essa mentira , durante três semanas ele escreveu cartas para a menina se passando pela boneca.
Bem, as cartas constantes do livro, não foram as cartas escritas por Kafka e , sim, por Jordi Sierra, escritor espanhol (1945). Confesso que as cartas do escritor espanhol não chegaram a me emocionar, porém quando chegou ao final ...Ora, o final é meu.
Jordi Sierra esclarece que Klaus Wagenback, um estudioso de Kafka , fez buscas próximo ao parque para saber do paradeiro da da menina, interrogou vizinhos e até colocou anúncios nos jornais , porém não obteve sucesso.
Seria uma lenda? A história da Elsi, a menina do livro pode ser, mas a meus aquela que vou contar podem acreditar que não é, tampouco uma mentira.
Eu acho que o Kafka deve ter se materializado no ano de 1958. Só pode.
Contava, eu, com seis anos de idade e, em uma noite fria de inverno, meus pais me levaram a uma Festa Junina da igreja a qual frequentávamos e, lá, estava havendo uma quermesse - uma festa para arrecadar fundos para a igreja. As pessoas compravam rifas, uma roleta era girada , parava em um número qualquer e a pessoa de posse da rifa com o número sorteado era premiada com uma boneca. Havia um senhor que comprava muitos números e é claro que ele ganhava as bonecas. Cada boneca que ele ganhava ele dava para uma menina. De repente, não mais que de repente ele me diz: a próxima será a sua. Já deu para imaginar? E o homem ganhou mais alguma boneca? Recordo-me como se fosse hoje. Eu estava à beira de cair em um choro sentido, quando ele me disse: não fique triste, amanhã levo uma boneca para você em sua casa, onde você mora? Não sei dizer se eu sabia o meu endereço. Provavelmente não. Minha mãe deve ter dado o endereço ao senhor.
Voltamos para minha casa e minha mãe me dizia: não acredite na promessa do homem, ele só falou isso para você não ficar triste.
Mas pasmeeemmm. No dia seguinte, minha avó gritou: tem um senhor procurando a Dirce ( morávamos no fundo do quintal da minha avó) eu sai correndo e minha mãe atrás de mim ( acho que minha mãe foi um verdadeiro The Flash para conseguir me alcançar). Genteeeeeeeeee, era a boneca mais linda que eu já vira. As bonecas da quermesse eram espantalhos perto dela. O senhor não fez a promessa só para me consolar, ele fez uma promessa com a intenção de cumpri-la.
Apesar de não ter mais a boneca cheguei ao final deste relato pensado no poema Infância do Drummond:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Eu me permito parafrasear Drummond para dizer que minha história é mais bonita que a da Elsi.

Ana Sá 20/07/2023minha estante
Que lindeza de história, Dirce!

Helder 24/07/2023minha estante
Faz tempo que o algoritmo não faz a gente se encontrar por aqui, mas que bom que hoje rolou. Eu adoro as "cartas do Kafka". Foi um dos meus livros favoritos deste ano, mas com certeza sua história é sensacional

DIRCE 25/07/2023minha estante
Então, Ana, talvez, o Camus tinha razão quando em seu livro A Peste ele disse: "há no homem mais coisas a admirar que a desprezar". bjs

DIRCE 25/07/2023minha estante
Oi! Helder, concordo com você. São fatos assim que nos faz seguir acreditando no seres humanos, apesar do que ouvimos e vemos nos noticiários. E, obrigada.

Francis Ferraz 07/09/2022

Um amorzinho
Um pequeno livro singelo e doce. O importância da imaginação para a infância.
Ao pensar no sofrimento da menina um autor coloca em segundo plano o seu próprio sofrimento.

Brina 17/07/2021

Uma história linda e cativante. Mesmo sabendo que nunca iremos ler as cartas escritas por Kafka , seu feito foi de grande importância. Uma garotinha que perde sua boneca, descobre que ela não sumiu e sim se libertou e foi viajar pelo mundo. Um escritor ja muito doente, tenta de uma forma peculiar ajudar, "entregando" cartas da boneca para sua dona. Uma amizade improvável de uma criança e um carteiro de bonecas. Muito lindo!
Leiam.

Ella 23/09/2023

"Quem tem medo não vive, agoniza."
Um livro curto que me encantou. Sendo Kafka um dos meus escritores favoritos, foi muito legal sentir esse outro lado dele e conhecer essa estória.
As ilustrações são tão fofinhas ??

"O maior absurdo depende da sinceridade com que é contado."

"A esperança era mais necessária que a realidade."

Alessandra.Adams 12/09/2022

Que lindo!!!
Um verdadeiro livro para aquecer o coração. Além de rapidinho e fluido, uma graça. ???