Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Guilherme1988 22/08/2023

Kafka e a Boneca Viajante
No fim de sua vida Franz Kafka se deparou com uma situação peculiar, uma menina chorando por que perdeu sua boneca. Para acalmar a menina, ele escreve cartas, como se fosse a boneca tão preciosa da garota.
O livro tem o intuito de comover o leitor com as cartas, porém acho que o autor não conseguiu captar a essência necessária para isso.

Raul Maciel 24/11/2023

Parque Steglitz, Berlim, 1923. Kafka passeava e viu uma menina chorando — e parecia o choro mais inconsolável do mundo. Indeciso sobre ir ou não até ela, ele foi…

Dora Diamant, a última companheira de Kafka e que esteve ao seu lado por apenas alguns meses, contou essa história ao mundo em um livro no qual relatou a sua vida com o escritor. A história foi brevemente contada e não se sabe do conteúdo das cartas e nem mesmo quem foi essa menina. Até este ponto, a história teria mesmo ocorrido. A partir dele, só nos resta o mistério e a imaginação. Quanto ao primeiro, o mistério, alguns estudiosos de Kafka tentaram encontrar essa menina, porém sem sucesso. E quanto à imaginação, Jordi Sierra i Fabra mergulhou fundo nela e o resultado foi este pequeno e fabuloso livro.

Jordi se deu o desafio de preencher (à sua maneira) as lacunas dessa história: sem qualquer carta ou relato mais detalhado além do de Dora Diamant para dar pistas, o escritor partiu quase do zero para escrever essa bela história. Em Kafka e a Boneca Viajante, as cartas, que na vida real talvez somente aquela menina tenha lido, ganham conteúdo; a menina que não se sabe quem foi, passa se chamar Elsi; a história cujo desfecho jamais saberemos, tem o seu final desenhado por Jordi Sierra i Fabra.

E a história do livro é muito simples: Elsi chorava por sua boneca perdida e Kafka se anuncia como um carteiro de bonecas, dizendo que Brígida (uma boneca que se preze deve ter um nome) havia viajado, mas havia escrito uma carta para a menina. Ele havia esquecido a carta em casa, mas levaria ao parque no dia seguinte. Tudo pode dar errado se você mexer com os sentimentos e com a imaginação de uma criança sem ter em mente um grande plano previamente traçado. Mas tudo pode dar certo se você for um grande escritor. Brígida viaja conforme Kafka escreve as cartas que seriam dela e Elsi viaja conforme ouve Kafka ler as aventuras narradas pela boneca (já que o carteiro das bonecas era também quem lia as cartas,). E ao leitor, por não mais que uma ou duas horas, já que o livro tem apenas 128 páginas e algumas ilustrações, basta se deixar levar e viajar com elas.

Trecho: "O olhar foi de incredulidade. A surpresa completa. Mas era uma menina. Os pequenos querem acreditar. Precisam acreditar. Em seu mundo, a desconfiança humana ainda não existe. É um universo de sóis e luas, de dias encadeados, cheios de paz, amores e carinhos."

Esse livro rendeu alguns prêmios ao autor, como o Premio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil (Espanha), em 2007, e o de Tradução/Adaptação Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil), em 2009, além de prêmios em diversos outros países. A edição brasileira é da Martins Fontes, com tradução de Rubia Prates Goldoni e as ilustrações de Pep Montserrat.

Trecho: "Já estava sentada ao lado dele, esperando. Franz Kafka tirou do bolso do casaco a segunda carta de Brígida. Também desta vez não faltava o menor detalhe. O selo era francês e foi descolado de um envelope postado na França. Com a mesma letra clara e bonita, lia-se o nome do destinatário: "Senhor carteiro de bonecas, esta carta é para Elsi".
Elsi virou-a.
- "Champs Élysées, Paris" — leu.
- Que sorte sua boneca pensar tanto em você e escrever! — observou Franz Kafka.
- Brígida é uma boneca muito boa."

site: https://medium.com/@raulmaciel/kafka-e-a-boneca-viajante-de-jordi-sierra-i-fabra-e48b50e149ca

Milena300 07/12/2020

Merece 1000 estrelas
"As pessoas e as bonecas são feitos de sentimentos e emoções que é preciso ir usando aos poucos".

Sierra fez um trabalho surpreendente com esse pequeno conto, tão infantil, puro e delicado!

É com certeza uma história que esperamos que tenha 500 páginas, mas que perderia toda a magia com as várias linhas que o autor nos faz ficar imaginando/refletindo.

Amei, maravilhoso, vai ficar pra vida. ?

Simone 23/05/2021

Um livro terno.
?Salvar uma menina não era salvar o mundo?? Citação do livro.
Sim, e é justamente isso, precisamos salvar nossas crianças para que elas consigam mudar o mundo, e por conseguinte, salva-lo.

Dessa_R 05/09/2021

Leitura leve e rápida
Foi muito breve e é interessante perceber o doce em um carteiro de bonecas.
Com as viagens de Brígida o que poderia ser um trauma para uma menininha vira uma história com aventuras e um final feliz.
É um livro fácil de ler, indicado para todas as idades!

re 18/10/2021

Ótimo!!!!
Achei o livro muito fofo. Te prende a cada página, bem fácil e dinâmico de ler. Ótimo pra passar o tempo.

Thibu 15/03/2022

fascinante
Livro delicioso, cheio de reflexões, deu ate vontade de conhecer mais sobre Kafka, vale muito a pena conhecer esses personagens

Ana 11/08/2022

Não tenho como explicar o quanto esse livro significa para mim. Eu o guardo a sete chaves? Cada viagem, cada história, cada emoção? Nada se compara a essa obra de arte!
Lindenberg 14/08/2022minha estante
???

Andyzinho_ 25/11/2022

Kafka e a Boneca Viajante
A história mais linda já escrita. A mais cheia de humanidade, simplesmente perfeita.
Da pra ler de uma vez só, curtinho, isso que faz ser boa, não é forçada.

Marciosljrx 20/01/2023

A boneca viajante
Você fica fascinado pelas cartas, que apesar de n terem sido escritas pelo Kafka são perfeitas. pela adaptação mesmo do autor você percebe que é uma obra única num tom delicioso que você poderia passar horas navegando e flutuando sobre a escrita.

Borgesclick 02/02/2023

Estou apaixonado por Kafka -
Socorro, esse livro acabou comigo
Eu demorei umas 5 horas pra terminá-lo
mas estou lendo faz 3 dias
(Li aí parei pra fazer minhas coisas e tal)
Mas no total foram umas 5 horas.
o desfecho me deixou com um interrogação
sempre que leio algo relacionado a kafka fica um ponto de interrogação -
Esse livro acabou de verdade comigo, e eu o amei.
E também me fez refletir sobre os pensamentos ruins, tipo, Kafka apenas estava fazendo uma criança feliz, mas antes de terminar a história só me vinham pensamentos ruins do tipo "Um homem adulto interagindo com uma criança sem ser um pedófilo? Impossível"
E eu peço perdão por esses pensamentos horríveis!
Eu deveria acreditar na bondade da humanidade ainda! me senti horrível!

mas por fiz, esse livro deixou meu coração quentinho.

Mariana 05/02/2023

A boneca viajante
É uma história de ficção, baseada numa história real, que traz um episódio da vida do escritor Franz Kafka, que fora contado pela sua companheira Dora Dymant, depois de sua morte.

Em seus últimos meses de vida, ao passear no parque perto de sua casa, Kafka sensibilizou-se com o choro de uma menina, que havia perdido sua boneca, e se transforma num carteiro de bonecas. Em suas cartas, recriadas com muita sensibilidade pelo autor, a boneca viajante narra suas aventuras para que a menina possa superar essa perda.

É uma leitura rápida, com vários trechos poéticos e, na minha opinião, alguns trechos desconfortáveis.