Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

Italo204 14/07/2020

Frases que resumem o livro pra mim :)
"Salvar uma menina não era salvar o mundo?"
"... porque o tempo não existe para além do amor"
"Eu a ensinei a ser feliz"

Tati Vizú 07/08/2020

Livro emocionante
Um dos livros mais lindos e sensíveis que já li. A escrita é fluida e permite uma fácil imersão na narrativa.

Jadinha 26/11/2023

Uma menina perde sua boneca e um escritor, na tentativa de diminuir sua dor, diz que a sua boneca viajou, e que ela enviaria cartas narrando as suas aventuras nas viagens.
É uma história encantadora, e talvez eu devesse ler novamente, em um momento menos amargo da vida.

v de vanisse 26/12/2023

FOFÍSSIMO
Simplesmente o livro mais fofo que eu já li. Saber que a história é real só deixou meu coração ainda mais quentinho. Meiguinho demais. Leiam.

Lu 15/08/2021

Maravilhoso
Jordi escreveu os diálogos e as cartas que nasceram dos encontros de Kafka e a garotinha que havia perdido sua boneca.
As cartas reais jamais foram encontradas e o evento foi narrado pela última esposa de Kafka.
Um livro encantador que te deixa com o coração sorrindo de felicidade....
Recomendo a leitura!

Manô 22/02/2023

Kafka e a boneca viajante
É um dos melhores livros que já li, a princípio era só mais um livro que iria ler com pressa para um trabalho na escola, mas a leitura comovente e suave fez com a que cada palavra eu me interessasse um pouco mais pela história, muito bom, eu recomendo muito.

Italo 15/04/2022

A boneca viajante
Uma boa leitura, e bem rápida -- daquelas de um único dia ou, no meu caso, duma única madrugada. Gostaria, no entanto, que houvesse um aprofundamento na imaginação do conteúdo das cartas; e o final é, digamos, contraditório e, numa certa interpretação, nega o restante do livro.

maria.e.sousa.7 12/10/2023

Bittersweet
História encantadora, baseada em fatos. Um homem adulto de saúde frágil, escritor sério, "perde tempo" escrevendo cartas de uma boneca para curar o coração ferido de sua dona, num exercício de rica imaginação, resultando numa história emocionante.

Não me empolguei muito no começo, o estilo pareceu presunçoso, mas logo me encantei com a beleza e a delicadeza da história.

Rápido de ler.

Livro de outubro SLV/2023

Recomendo.

3,5/5

Ladyce 11/02/2017

Em 2007 o Ministério da Cultura da Espanha deu a esse livro o Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Desde então a publicação tem recebido atenção não só do público infanto-juvenil, mas sobretudo do leitor maduro, aquele que também sonha com um lado suave do escritor checo Franz Kafka, conhecido por obras angustiantes, de cunho surrealista como A metamorfose e O processo. A razão é simples não conhecemos toda a obra de Kafka, mesmo ele tendo morrido aos 40 anos em 1924.

Há ainda manuscritos de Kafka que não foram destruídos após sua morte, como o escritor havia instruído seu testamenteiro Max Brod. A ordem foi, na verdade, prontamente desobedecida. E alguns livros publicados. Mas nem todos. Estima-se que haja centenas de obras acabadas ou não, sem publicação. Hoje, são fruto de uma interminável batalha entre as atuais herdeiras e o estado de Israel. Além disso, Kafka, que era conhecido por muitos casos românticos, deixou em poder de sua última amante uma série de cadernos e cartas que foram confiscados pela Gestapo. Tudo isso suscitou através de décadas muitas teorias fantasiosas sobre o que restou. Entre elas estariam algumas cartas que Kafka escreveu de consolo a uma menina que ele encontrou chorando, num parque de Berlim. Ela estava triste com a perda de sua boneca. Essas cartas, que nunca foram encontradas, fazem parte das lendas do remanescente legado do escritor. Baseando-se neste causo romântico Jordi Sierra i Fabra escreveu a deliciosa e lírica narrativa de "Kafka e a boneca viajante".

Firmemente apoiado nos relatos de Dora Diamant, última companheira de Kafka, que mencionou a existência das cartas, o autor tece uma história comovente, criativa e delicada de um "carteiro de bonecas" que recebe e lê as cartas que Brígida, a boneca fujona escreve para Elsi, a menina inconformada, de diversos lugares do mundo.

Jordi Sierra i Fabra entrelaça dados conhecidos da vida de Franz Kafka com o romance das cartas e o resultado é uma obra fina, sutil, sensível e agradável. Um relato em que o jovem leitor aprende um tantinho sobre o autor checo e pode se encantar com a história de Brígida.

A obra ganha muito com as ricas ilustrações de Pep Monserrat.
Arinaldo Costa 04/09/2017minha estante
Excelente sua resenha! Aguardo o livro chegar pelos correios e posteriormente vou comentar as impressões da leitura.

Priscilla Akao 29/09/2017minha estante
Gosto de resenhas que acrescentam informações relevantes, assim como as suas .
Li por sua causa, e gostei muito. Obrigada!

Larissa 01/01/2024

1° resenha de 2024
Um livro bem leve e super fofo, e eu acabei me emocionando com o final do livro, pois imagina alguém criar cartas de uma boneca que viajou para uma criança que está em total desespero pela perda da mesma? É genial e emocionante aos meus olhos, pois envolve a linda e a admirável pureza de uma criança que acredita!

Leticia 17/05/2022

Tão levinho
Existe uma categoria cujo eu atribuo pra esse livro, - frases marcantes e reflexivas- é interessante a forma escrita com tanto respeito pelo autor, a coisa mais marcante foi a atmosfera do livro, como uma música de verão, um filme de infância que concerteza tem algo a lhe ensinar. Mas além das descrições únicas e poéticas que eu pessoalmente marquei compulsivamente é a essência que torna tudo quase com um aroma relaxante, a rapidez da leitura a fluidez tudo é tão penetrante tão único... eu amei todo o contexto embora a referencia da guerra e a aflição por minha parte que a 2 guerra considerando o data que se passa o livro logo iniciaria. Agora, tem uma questão desse livro que ironicamente não é exatamente desse livro mas acredito que seja uma referência, o livro Marina de Carlos Ruiz Zafon, (leitura que recomendo atmosfera bem gótica) a gata dela se chama Kafka eu amo quando minhas leituras se conectam se não me engano o cenário é o mesmo também Alemanha. Enfim leitura maravilhosa amei o livro e seu contexto tão importante rwlamneye sou grata que não conseguiram queimar as obras desse autor o Kafka.

marina 17/12/2020

Super fofo!
Eu li ele para um trabalho da escola e realmente gostei, os capítulos são bem curtinhos, a leitura fluiu bastante, o livro tem quotes maravilhosos, meu livro tá todo marcado aqui
A história é muito fofa, quando eu li o q o Kafka fez pela menina eu senti uma paz, como se a humanidade pudesse ser melhor
Enfim Amei

Adriana 03/01/2021

"Kafka e a boneca viajante" - Jordi Sierra e Fabra
Esta é uma história inusitada e espetacular vivida por Franz Kafka e imortalizada pelo Livro "Kafka e a boneca viajante", de Jordi Sierra e Fabra.
A história acontece um ano antes de sua morte, em 1923, quando Kafka passeava pelo parque de Steglitz, em Berlim, e encontrou Elsi chorando por ter perdido sua boneca. Comovido pela angústia da garotinha, Kafka resolve inventar que a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele era um "carteiro de bonecas" que lhe entregaria uma carta dela no dia seguinte. Naquela noite, Kafka escreveu a primeira das muitas cartas que mandaria para menina, no decorrer de duas semanas. As cartas eram levadas ao parque e lidas para Elsi. Elas narravam as peripécias da boneca ao redor de todos os cantos do mundo.
Durante anos Klaus Wagenbach, estudioso de Kafka, tentou encontrar a menina e as cartas originais, mas nunca teve sucesso. Dora Diamant, companheira de Kafka na época, relata o envolvimento do autor com as cartas, deixando inclusive de escrever outros romances e contos.
Sem dúvidas, esse é um dos livros que mais me emocionam. Sou simplesmente fascinada pela história e os ensinamentos que ela carrega. Se dependesse de mim, seria leitura obrigatória em todas as escolas. O livro aborda dre maneira lúdica questões como frustação, perda, crescimento, fases da vida, liberdade, dentre tantas outras.
Deixo a dedicação de Jordi para Kafka: " Para Franz, do besouro que um dia acordou transformado em menino", fazendo alusão ao livro A Metamorfose.
A solidariedade e empatia de Kafka me faz admirar ainda mais a pessoa que ele foi, assim como a importância da imaginação e da simbolização para a menina naquele momento.
Amo essa obra, mesmo não sabendo sua veracidade. Quem puder, leia...não tem como se arrepender.

Kessia.Henrique 08/08/2020

O livro é tão delicado e bonito, mostra a inocência das crianças de um jeito muito doce e poético. A leitura é rápida e fácil.