O Monge de Cister

O Monge de Cister Alexandre Herculano

Resenhas - O Monge de Cister

Cervethion 28/06/2012

Em minha opinião, não é o melhor livro de Alexandre Herculano. O original tem mais de um volume e a Ediouro lançou uma edição com cerca de 350 páginas (não é a indicada aqui).
Creio que o autor se estende em detalhes que seriam dispensáveis para a compreensão da narrativa. Compreende-se sua preocupação histórica, mas o texto poderia ter sido muito mais conciso, a exemplo de "O Bobo" e "Eurico, o Presbítero".

Fimbrethil Call 16/10/2009

Perfeito
Eu confesso que me surpreendi, esse livro é melhor do que as minhas expectativas. Eu adoro ficção histórica, mas não é esse o único motivo porque gostei desse livro.

Eu aprendi muitas coisas, uma delas que o rei de Portugal em 1384 era D. João I, e ele foi eleito para essa posiçao. Aprendi que muitas coisas que existiam em Portugal não existem mais por causa do terremoto do século XVIII.

Mas o que eu mais gostei nesse livro foi o próprio autor, ele é muito bem humorado, a impressão que ele dá é que ele está assistindo ao que ele está descrevendo, e não tirando algo da imaginação dele.

Recomendo essa leitura, o único problema é que é difícil, por ser português de Portugal e antigo.