O Monge de Cister

O Monge de Cister Alexandre Herculano




PDF - O Monge de Cister


O Monge de Cistér ou A Época de D. João I — (O Monasticon, #2: Tomo II), Ediouro, Coleção Prestígio. Apresentação de Antônio Soares Amora. — Vasco da Silva deseja matar Lopo Mendes, que tinha casado com Leonor, sua bem-amada; também queria vingar o pai, ofendido por um cavaleiro que, ainda por cima, tinha abusado de sua irma Beatriz. Depois que assassina o rival, Vasco se arrepende profundamente, e torna-se padre. Enquanto isso, o sedutor de Beatriz - Fernando Afonso - a abandona. D. João de Ornellas, abade de Alcobaça, incentiva o ódio de Vasco, dizendo- lhe que Fernando Afonso era amante de Leonor (a mulher que Vasco nunca deixara de amar). Beatriz morre e Vasco conta ao Rei D. João Ï tudo sobre o tenebroso, nefando, terrível e maldoso, além de maléfico, passado de Fernando Afonso, que é condenado a morrer queimado, ou seja na fogueira(!). Por fim - uff! - Vasco morre e a narrativa acaba. A ação do romance transcorre no século XIV (1385, à época da Revolução de Avis em Portugal). Com seus três romances históricos - Eurico, o Presbítero (O Monasticon #1: Tomo I), O Monge de Cister e O Bôbo - Herculano pretendia reconstituir a História de Portugal, desde as lutas da Reconquista do território aos árabes e mouros invasores, até o final da Idade Média, com a formação do Estado Nacional Português. |...| Esta obra é muito mais que um romance encantador e sedutor. É "o estudo" dos dilemas de um problema moral extremamente sutil e delicado, que está no íntimo de todo o ser humano - o problema do perdão. Romance que gira em torno do conflito entre os votos sacerdotais e os impulsos mais ardentes da natureza humana.





O Monge de Cister

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Monge de Cister (2)

ver mais


Em minha opinião, não é o melhor livro de Alexandre Herculano. O original tem mais de um volume e a Ediouro lançou uma edição com cerca de 350 páginas (não é a indicada aqui). Creio que o autor se estende em detalhes que seriam dispensáveis para a compreensão da narrativa. Compreende-se sua preocupação histórica, mas o texto poderia ter sido muito mais conciso, a exemplo de "O Bobo" e "Eurico, o Presbítero"....