Paixão Simples

Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Sté 07/06/2024

Leitura deliciosa
Amei a escrita. Ler a descrição dos sentimentos que temos quando estamos vivendo uma paixão foi delicioso demais. O livro é curto, mas carrega uma grande estória. Super indico.

raphael341 06/06/2024

Nós pessoas que quando nos apaixonamos ficamos obcecadas com o relacionamento porque não conseguimos amar pouco, e quando da tudo errado demoramos para superar mas não desistimos porque não tem nada mais bonito no mundo que amar outras pessoas ...

Manu 05/06/2024

A escritora moderna francesa tem uma escrita misteriosa e ao mesmo tempo deixa tão claro seus sentimentos e pensamentos que assusta quem lê de relance. Esse livro é aquele que uma única leitura não te basta, lêr e reler quase todas as linhas e frases se torna uma necessidade e o leitor busca devorar e entender sua escrita de tão viciante que em determinado ponto, assim como a autora se vê tão ela no outro (não por serem parecidos, mas por sua dedicação de tempo à esse) a ponto de passar para o outro lado, nos vemos tão identificadas em sua escrita que por um momento nos apossamos dessa ideia de estarmos em suas palavras.
"eu me aproximei do limite que me separava do outro, a ponto de às vezes imaginar que iria chegar do outro lado"
Esse livro trata do relacionamento feminino com um homem casado e indisponível emocionalmente, mas a mente humana e a imaginação ilusória causa a experimentação do amor de maneira radical, o mundo ao redor se limita ao espaço de tempo da autora com o homem, fazendo-a viver como uma espécie no piloto automático, assim, se vive na angústia da espera e no êxtase das ligações. Aos poucos, ela se volta com certa dificuldade para a realidade e vai passando a aceitar os fatos de que esse homem nunca se esteve para ela presente, voltando aos poucos ao caos leve do mundo, mas mesmo depois de se desprender-se dele e escrever sobre seus sentimentos chegou no momento em que ela não se vê e não se identifica mais na própria história, porém a mesma coloca o amor como um dos luxos da vida e afirma todos deveriam ter a chance de viver uma paixão.

Helena976 03/06/2024

"Quando eu era criança, o maior luxo para mim eram os casacos de pele, os vestidos longos e as mansões à beira-mar. Mais tarde, passei a achar que o luxo era uma vida intelectual. Agora me parece que é também a chance de viver uma paixão."

Carolina3232 03/06/2024

Que bom que não foi escrito pra mim
Tudo o que me desagrada e contraditoriamente agrada nesta história é mais sobre mim do que ela. Estou acostumada a ler livros que contribuem para o reforço de ideais românticos, gente jovem que se apaixona, tem algum conflito e de alguma forma continuam até o para sempre.

Aqui não, Annie Ernaux se apaixona por um homem casado do qual não sabemos muito, só que é a fonte de desejo da escritora, não temos nem como nos aproximarmos minimamente do porquê da paixão (e essa é a ideia mesmo, é explicitado que a autora não tem nenhuma intenção de entender o porquê, apenas descrever sentimentos e sensações). São 61 páginas de pura paixão (ora ora) no sentido mais visceral (intenso?) e inexplicável da palavra. E confesso que mesmo tão diferente de mim, contraditoriamente, ainda me identifico.

Mas que bom que o livro foi escrito, é um bom livro, apesar de não ter sido escrito para mim. Quero dar uma chance em breve aos outros livros da escritora, gostei muito da forma que ela escreve.

lauraguitti 01/06/2024

5 estrelas
Primeiro livro que li da autora e fiquei feliz de ter investido. esse livro está no meu TBR há meses, mas nunca tive coragem de comprar por medo de não gostar do estilo de livro, visto que só leio fantasia e romance.
para quem está com o mesmo medo: compre. é uma experiência muito boa.

gostei demais da narração da annie, ela criou uma coisa completamente nova. uma coisa entre diário e autobiografia.

o que mais gostei foi que, com base nas minhas morais, a autora é uma pessoa que eu não gostaria de conviver na vida real, porém, lendo as barbaridades que ela já fez (que na MINHA opinião são barbaridades) não consegui odiá-la. de certa forma, consegui até mesmo compreendê-la. a forma como ela conta sem qualquer medo ou vergonha de ser ridicularizada. aliás, ela conta coisas absurdas como se fossem as coisas mais normais do mundo.

achei impossível odiá-la pq ela se colocou naquela posição de ser julgada sem medo algum. ela fez algo que eu não teria coragem de fazer. admitiu coisas que, se fosse eu em seu lugar, não falaria nem para meu reflexo no espelho. para mim, isso não tem preço.

com certeza recomendaria a leitura a qualquer um e pretendo ler os outros livros da autora!
Anadyva 02/06/2024minha estante
Oiii, amei sua resenha! Se n houver problema vc poderia ame informar a classificação indicativa ? Vc acha o livro muito pessado?

iza.ft 30/05/2024

Talvez os únicos dados a se levar em conta sejam materiais, o tempo e a liberdade de que pude dispor para viver isso tudo.?

acmunizz 29/05/2024

Annie Ernaux sabe MUITO
"Ele estreitou minha conexão com o mundo" Esse livro me pegou num ponto forte de identificação pq QUEM NUNCA NÉ, acho interessante que é um evento canônico e nenhuma experiência é de fato individual, chega a ser engraçado em muitos momentos pq ela descreve exatamente a forma como uma paixão e obsessão por um homem mediano (e olhe lá) operam na cabeça de uma mulher, são experiências que viram divisor de águas na vida de qualquer pessoa, as paixões que mais marcam tendem a ser de pessoas que não nos valorizam

acmunizz 03/06/2024minha estante
É um livro mais adulto, acredito que pra uma faixa etária 20+ apesar de não ter uma temática tão pesada assim, talvez seja o livro mais leve da autora

Cris609 29/05/2024

Um grande vazio
O livro fala da relação de paixão intensa vivida por um homem casado.

Na verdade, a paixão descrita pela autora tem outro nome: obsessão. Seus sentimentos traz um incômodo tão grande ao leitor a ponto de fazemos nos esquecer que já teriamos vivido uma loucura dessas.

A simplicidade do livro resulta no mesmo resultado da sua paixão: um grande vazio.

Tinha maiores expectativas. Assim como ela.

Cris609 05/06/2024minha estante
Oi! Não achei o livro pesado, não. A leitura é simples. Bom para qualquer um que corre o risco de se apaixonar e tornar isso uma obsessão.

svmelo 27/05/2024

?Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que eu julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não as havia experimentado. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo.?

svmelo 03/06/2024minha estante
oii, obrigadaa!! o livro não é pesado nãoo, mas acho que pessoas mais novas talvez não se identifiquem muito, o que pode acabar prejudicando um pouco a experiência de leitura

Maria 27/05/2024

Sintomas da paixão
Sigo desbravando o universo de Annie e me sinto cada vez mais próxima dela, como uma velha amiga. Ao longo dos livros, Annie vai nos proporcionando lembranças de tempos passados que para quem já leu tal acontecimento vai entender na hora as referências...
Paixão simples é arrebatador. Consegui me identificar com absolutamente tudo. Desde a dificuldade em focar na vida comum (que antes era comum e depois da paixão se torna extraordinária), como do sofrimento que é a espera pelo amado. É algo doentio. Quem nunca sentiu uma paixão dessas vai achar uma loucura, uma doença.. mas aqueles que já sentiram vão se identificar com cada página.
Realmente, os sintomas da paixão são insanos. A vida perde o gosto sem aquela pessoa. Só ganha um sabor quando as lembranças aparecem no meio de uma aula chata, quando alguma frase que ele disse sussurra novamente no ouvido e aquele frio na barriga reaparece ou quando ele manda mensagem, aleatoriamente em uma terça, para falar sobre algo bobo. Não importa. Ele lembrou de mim e isso basta...
Mas não se enganem... essa paixão não é amor. É apenas uma paixão simples...

Maria 03/06/2024minha estante
Oii! Fico feliz que gostou ? Claro!! Acredito que a classificação é +18.. ele trata de alguns temas sexuais sim!

Amanda3913 27/05/2024

"O certo é que não sinto nenhuma vergonha ao escrever essas coisas graças ao intervalo que separa o momento em que elas são escritas, em que estou sozinha observando-as, do momento em que elas serão lidas por outras pessoas, o qual tenho impressão, nunca vai chegar."

Ótimo livro, em poucas páginas a autora consegue transmitir todos os sentimentos de uma grande paixão, que beirava a obsessão. Não deixando de lado o momento do luto, a falta dessa figura ou quem sabe dos sentimentos que ela causava.

Jojo 27/05/2024

Li em um suspiro e acho que o texto foi criado pra ser lido assim mesmo. confesso que não esperava nada de uma leitura tão curtinha mas existem sentimentos muito específicos que somente quem viveu esse espaço dela consegue assimilar. amei.

Yasmin 25/05/2024

Esse livro é uma confissão sobre um amor. Uma confissão sobre uma paixão avassaladora e dela, uma confissão de sentimentos incontroláveis e imorais

cinnamongir1 23/05/2024

Angústia, estupor e suspensão de julgamento moral.
?Não quero explicar minha paixão ? o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar ?, só quero mostrar o que ela é.?

abismada. é impressionante a narrativa que Annie Ernaux constrói em pouquíssimas páginas. durante a leitura dos primeiros capítulos jamais imaginei o quanto seria atravessada por essa história;

a honestidade brutal ao revelar atitudes e sentimentos, as reflexões acerca da distinção entre as vivências e a construção das memórias, dos processos de escrita, de pensamentos, saudades? ai, fui capturada!

?Pensava que era muito estreito o limiar entre essa reconstituição e uma alucinação, entre a memória e a loucura.?

admiro muitíssimo sua rebeldia, que me obrigou a abandonar julgamentos em um esforço ativo (exercício que amo praticar.) e tudo isso em 60 e poucas páginas, cara, não é pra qualquer um.