O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Caroline Vital 12/01/2024

Dá para sentir os cheiros (e fedores) descritos na narrativa, a escrita é impressionante. E que final, muito louco, brutal. Gostei demais.

clara! 12/01/2024

Bom livro
Uma leitura divertida e interessante, com um final que faz jus à obra. Grenouille é um protagonista único, um personagem que não inspira amor nem ódio; talvez desprezo e curiosidade sejam mais adequados.

O livro, de fato, é bem escrito, porém não achei nada extraordinário. Em alguns momentos, as descrições minuciosas tornaram a leitura levemente cansativa, mas nada que atrapalhasse demais. É certo que ele perde um pouco do ritmo quando chega na metade, torna-se mais lento, e retoma quando o arco final começa a se desenvolver.

Acredito que a história deve ser ainda mais envolvente e instigante para pessoas que têm grande conhecimento acerca de aromas, produção de perfume, e cheiros em geral. Infelizmente, não é o meu caso, então não fiquei tão imersa assim.

Marina516 11/01/2024

O livro mais único que já li.
AMEI esse livro. A premissa, a escrita, as reflexões, é simplesmente genial. O autor com certeza não batia muito bem da cabeça (no melhor sentido possível).
Só não é um 5 estrelas pois por no título estar escrito "a história de um assassino" imaginei que os assassinatos viriam antes, quando só começaram a ser mais desenvolvidos lá pelos 65/70%.
Uma obra maravilhosa, esquisita, muitas vezes nojenta e, como já mencionei, genial.

miriamiria 08/01/2024

Interessante
A leitura desse livro foi, sem dúvida, surpreendente. Antes de começar, eu imaginava que se tratava de uma história investigativa, mas estava longe da verdade. O que mais me marcou foi o começo do livro, iniciando forte, depois perdendo um pouco de ritmo no meio, para retomar, embora não com a mesma intensidade. Outra coisa: o livro tem 266 páginas, mas parece 400; eu lia muito e não saía do lugar.

Um ponto que merece destaque é o cenário cuidadosamente construído. O autor demonstra um profundo entendimento de perfumes, revelando uma pesquisa minuciosa sobre a trajetória, a época e o espaço imaginado no livro. A ambientação é tão vívida que parece real, especialmente nas descrições dos cheiros. Acredito que o autor possua um conhecimento profundo desse universo ou tenha realizado uma pesquisa meticulosa.

Muitas pessoas reclamaram das descrições, mas eu achei interessante. Elas trazem a narrativa uma autenticidade única, como se o narrador estivesse lá, compartilhando a história.

No final das contas, a experiência da leitura foi positiva, apesar de sentir falta de entusiasmo pela história em si. De modo geral, a imersão na ambientação foi o ponto alto da obra.

laisnows 06/01/2024

recomendo mas não muito
?há um poder de convicção no perfume que é mais forte do que palavras.?

esperem muita descrição, pouquíssimo diálogo e nada de investigação (muitos acham que é sobre isso por envolver crime)

foi uma leitura bem diferente, na maioria dos livros que li as descrições eram sempre algo monótono, chato, que faziam com que a leitura ficasse lenta, mas nesse livro foi algo bem interessante

li algumas resenhas que diziam ter conseguido imaginar o cheiro, o que não foi o meu caso por não ter muito conhecimento dos aromas citados, o que provavelmente deve ter deixado a história ainda mais envolvente

algo que não gostei foi o final que parecia que queria causar choque pelo inesperado, que na real me deixou meio confusa por aquilo ter sido o final, me deixou esperando por algo a mais

Dávila 05/01/2024

Impactante.
Um livro que incomoda.
E que bom que traz essa sensação.
Sua personagem principal é um monstro, mas quem na narrativa é muito melhor do que ele?
Talvez suas vítimas, no mais...
O final é surpreendente. Inimaginável.
Um belo exemplo de como usar a sinestesia numa narrativa literária.
Qualquer curso de escrita criativa teria nesse livro um ótimo exemplo.

Gerson91 05/01/2024

Uma das melhores histórias que li nos últimos meses. Uma trilha fantástica de um personagem bem diferente.
É muito bem escrito e a história prende muito a atenção.

Ale Giannini 04/01/2024

Bem escrito, mas...
Na França do século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille, um recém-nascido abandonado junto a restos de peixes em um mercado parisiense, enfrenta uma jornada de rejeição pela sociedade devido à ausência de seu próprio odor.

Crescendo sob o peso do repúdio, acidentes e doenças, ele busca sobreviver em um mundo que o considera abominável.

A narrativa começa bastante instigante. Devorei as primeiras 50 páginas, curioso do rumo que a história iria tomar, porém, passadas as páginas iniciais, o relato não desenvolve.

Considerei parar de ler algumas vezes, mas minha curiosidade foi maior e segui até o final, que até foi interessante, porém esperava mais.

Laís Gallier 31/12/2023

Já tinha assistido ao filme há muito e fiquei positivamente espantada como é fiel ao livro. Mas falando da leitura em si, é incrível como o autor nos faz de fato sentir cheiros e odores através de suas palavras. Maravilhoso!!

Mandark 30/12/2023

Um livro incômodo...
Incômodo, chocante e arrebatador. Desde as primeiras linhas eu já estava envolvido por sua narrativa acessível e encantadora. Um cenário sujo e desconfortável não eram suficientes pra tirar o prazer da leitura que me fazia querer sempre mais a cada nova página.
O engraçado é que seu enredo não traz grandes acontecimentos ou mesmo um ritmo frenético. Na verdade, as coisas são narradas com uma riqueza de detalhes que caminham para uma certa lentidão. A própria alcunha de assassino parece flutuar para longe da história a medida em que o livro avança.
Temos um protagonista que poderia facilmente gerar empatia por sua trajetória, mas que carrega em si uma arrogância e uma falta completa de humanidade (odor) que nos faz questionar a cada segundo quais os limites reais da sua ambição. Somos atraídos ao mesmo tempo que repugnamos suas ações e planos.
É realmente um livro controverso que, em sua reta final, nos prende de uma forma intensa. O quadro final (pois a sequência das últimas 30 páginas é realmente uma descrição imagética) é pintado para nos fazer imaginar em detalhes uma sequência que nos embriaga e causa aversão em proporções igualmente intensas.
Uma das melhores e mais marcantes experiências literárias que tive esse ano.

PS. Pra quem se pergunta se eu já tinha visto o filme antes da leitura, tenho que responder que sim, mas há tanto tempo, que não guardava recordações claras. Então a experiência foi realmente completa.

mar__ 30/12/2023

A narrativa me envolveu bastante, achei bem original e desde o início fiquei intrigada pra saber o que aconteceria

criei expectativa de ter um pouco mais de suspense no final, mas a falta não me decepcionou
as descrições dos odores de Paris do século 18 me transportaram MUITO pras cenas do livro

Carol Passinho 28/12/2023

O Perfume
Aquele tipo de livro que te prende de uma forma surreal.Este livro me fez ter uma percepção muito maior dos meus sentidos, principalmente do olfato. Brilhante o estilo de escrita e enredo da história.

Camila.Wolf 28/12/2023

Livro bem fora do padrão
A história é interessante, fora do que estou acostumada. Primeiro porque as cenas são descritas não pelas características físicas, mas pelos cheiros, odores e aromas. Fiquei um pouco frustrada, mas porque esperava um livro meio suspense, o que não acontece.