O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Douglas Brilhante 23/06/2023

A trama se passa na França, século XVIII, e conta a história de um serial Killer que, embora incapaz de exalar qualquer cheiro e, portanto, sem identidade, é dotado da habilidade de reconhecer, discernir, categorizar, e regojizar-se com isso, todos os tipos e minudências de cheiros, até aos seus constituintes mais indivisíveis e guardá-los dentro de si, ora rememorando suas partes constituíntes, ora tecendo novas e intrincadas possibilidades.

É um livro extremamente rico em detalhes. Se você gosta de descrições pormenorizadas, vai curtir muito.

Acho que pecou um pouco na distribuição do enredo. Com a ?ação? propriamente dita um pouco reduzida em relação às outras partes. Ainda assim, um excelente livro.

Desprezando tudo e a todos, com a exceção da busca por novos cheiros e de um cheiro primordial, acima de todos os outros, Jean Baptiste Grenouille encontra as notas que comporão esse perfume em donzelas? Não posso falar mais XD

?Pois o aroma é um irmão da respiração. Ele penetra nas pessoas e elas não podem escapar-lhe caso queiram viver?

Apesar de não tão rico quantas as possibilidades de odores, a linguagem (na minha opinião) consegue ser mais descritiva e impersonar sensações do que o visual, notadamente no reino dos odores. De forma que o livro é muuuuuuuuito mais rico do que o filme.

IrisGrana 20/06/2023

BIZARRO !
Esse livro tem uma escrita muito bem feita, envolvente e muito linda de ler, em contraponto a história é muuuito bizarra e tem uma construção incrível. Um livro que provoca muitas sensações e intrigante de se ler !

W. Pardim 18/06/2023

Ótimo para o imaginário, ainda mais o olfativo
Esse consegue trazer vários aspectos de um romance, não achei a leitura maçante, ele por ter 250 páginas você consegue fazer uma leitura rápida.
Caso você queira aumentar seu imaginário, principalmente o olfativo ele é um excelente livro, ele também tem um quê de thriller e criminal.

celithma 18/06/2023

De tirar o fôlego
É um livro realmente intenso. Muita coisa acontece e não há espaço para o tédio.
Ao mesmo tempo que é um livro criminal, os crimes em si são apenas uma parte de toda a grandeza da história.
O desenvolvimento do personagem é um primor ? desde as suas alegrias não convencionais até suas frustrações muito familiares a muitos de nós. Ao mesmo tempo que o Grenouille é uma pessoa esquisitíssima, em certos momentos você consegue até se identificar com ele.
A leitura é muito dinâmica e não dá vontade de parar de ler. Existe um ritmo de acontecimentos que não cessa até a última cena do livro.
Recomendo para qualquer pessoa que queira uma história eletrizante, dinâmica e com muita profundidade.

lisa hallowey 15/06/2023

Deixou a desejar
Eu ouvi falar muito desse livro. Que era isso, aquilo. Enfim, achei ele chato, maçante. Não achei nada interessante a história. Os personagens são chatos. O livro é dividido em quatro partes. Esse é aquele tipo de livro que o autor vai enchendo linguiça e quando chega no final, joga tudo de uma vez só. Não curti.

AlanBorel 12/06/2023

Livro fantástico
O livro aborda de forma explícita a capacidade de identificação de odores por parte de seu personagem principal e seu uso de forma controversa.
É uma leitura que possibilita fazer parte do cenário retratado pelo autor, haja vista a riqueza de detalhes que ele expõe.
Outro aspecto marcante é a capacidade que o autor nos possibilita de sentir o que seu personagem vive, podendo por vezes identificarmos com o personagem e deixarmos de julgá-lo, mesmo em suas buscas o tanto quanto bizarras.

O livro traz uma riqueza de detalhes que o filme originário deste não consegue captar, enfim, a leitura é incrível.

Evelyn 11/06/2023

A história é maravilhosa e prende o leitor do início ao fim. A forma e o motivo dos assassinatos nos motiva a continuar lendo.

Marcelo.Castro 02/06/2023

Viagem ofaltiva
É comum praticamente em todas as narrativas termos descrições. De paisagens, de personagens, seus sentimentos. E aí temos autores que investem nisso em maior ou menor grau, alguns até se tornando referência na questão. Mas agora pare e pense: em quantas histórias as descrições levam em conta de forma minuciosa os cheiros? Talvez pelo olfato ser um de nossos sentidos menos desenvolvidos (e valorizados), as descrições tendem a se focar predominantemente no aspecto visual (cores, formas) e acabam relegando outros sentidos a segundo plano - ou até os ignorando, no caso do olfato. Por isso esse livro é uma grata surpresa, já que constrói toda a narrativa nos cheiros, partindo da capacidade olfativa sobrenatural de seu protagonista. No mais, a história em si é razoável, prende suficientemente a atenção. Tem alguns momentos de divagação um pouco maçantes, mas felizmente curtos. O protagonista por sua vez é um ser odioso, que possui como único destaque seu olfato divino - embora a forma como o utilize seja terrível. No mais o desenvolvimento e desfecho da trama beira o fantástico, algo inclusive que me incomodou um pouco no livro - essa inconsistência entre ser uma história mais realista, concreta, ou uma narrativa mais fantástica, sobrenatural. Mas, ainda assim, é um bom livro, com destaque para esse diferencial descritivo - por isso, recomendo.

thamyres 01/06/2023

A verdade é que eu não faço ideia de que nota exatamente dar a esse livro pois eu fiquei, durante a história inteira, do começo ao fim, completamente enjoada. que asco, que assombro, que coisa mais tenebrosa e ruim. e, se o autor queria dar ânsia e enjôo em quem lesse, ele conseguiu.

eu acredito que grenouille, desde que nasceu, foi mau. e também acredito que não importaria se ele tivesse nascido e vivido em outras condições, ele ainda seria o mesmo. essa habilidade quase que sobrenatural o tornava um ser estranho, diferente do humano. durante a leitura eu me sentia extremamente desconfortável com a "presença" dele. com certeza não há lucidez na cabeça de alguém que não se incomoda com o cheiro do rio sena no século xviii. e isso não é nem metade dos absurdos que se passavam na cabeça dele.

não veja o mal, não fale o mal e não escute o mal, mas não tem como não respirar o mal. e é nisso que grenouille se prendeu para conquistar o poder que queria, o poder de ser amado. curioso que, no fim, ele percebesse que o que mais desejava era, na verdade, ser odiado. e ele conseguiu e foi engolido. fim.
Manu1201 01/06/2023minha estante
honestamente, depois disso eu tô é com MEDO de ler esse livro

thamyres 01/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKK amg medo eu não sei, mas nojo sim

anabeavila 29/05/2023

Muito bom!
Meu primeiro contato com a obra foi através do filme Perfume, de Tom Tykwer, que me deixou encantada e com muita vontade de ler o livro. Eu só não esperava que fosse tão parecido, praticamente igual. Apesar de ser muito descritivo, não é cansativo, tem uma escrita fácil e objetiva. É uma leitura impactante, as páginas parecem impregnadas com os cheiros descritos e a sensação é única, uma experiência sem igual.

Em relação aos assassinatos, eu esperava um pouco mais. Talvez pelo título, ou até mesmo pelo filme, eu esperava que no livro os assassinatos fossem uma parte maior da história, quando, na verdade, são só um detalhe e pouco se fala deles. O foco não é o perfume, ou mesmo as moças, mas Grenouille. O indesejado que possui o melhor nariz do mundo, mas não tem um cheiro próprio. E é sobre o quanto isso importa para ele.

Muitíssimo bem escrito, é envolvente e ao mesmo tempo repulsivo, os dois lados de uma mesma moeda, uma fascinante viagem pelos melhores e piores cheiros do mundo.

"Pois o aroma é um irmão da respiração - ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver."

Nirley 27/05/2023

O perfume
A história é bem contada e eu fiquei agitada em vários pontos do livro. Eu agora fico tentando sentir o cheiro das coisas rsrsrs

Cah 24/05/2023

Sei lá. Talvez eu esperava mais
Não sei muito bem o que dizer sobre esse livro, alguns momentos ele parecia e interessante, em outros era simplesmente um saco ler.

Acho que para ler esse livro teria que ser um grupo muito seleto. Ou eu que sou chata mesmo haha.

Saah 23/05/2023

O livro é muito descritivo e a linguagem mais antiga não ajuda muito, torna ele arrastado e tedioso, além disso o final é bem fraco
Acredito que pra quem gosta de livros descritivos vai se sentir bem imersa no livro, mas não é algo que funciona para mim

BrendahIsabelly 17/05/2023

Um clássico
Uma das coisas que mais gostei no livro, é a forma o qual é narrado, sendo em terceira pessoa, nos fazendo ter uma experiência diferente.
Posso dizer que o objetivo do livro é fazermos não gostarmos do personagem central, e posso dizer que sinto asco pelo mesmo, mas consigo compreender o porquê de suas ações.
No início foi bem difícil dar continuidade na leitura, mas após se acostumar com a narração, facilmente atraí a atenção do leitor para descobrir o que há de acontecer.
Sinceramente, não é um dos melhores livros que já li, mas em certo ponto, se faz interessante a leitura.