O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto




Resenhas - O Homem que Sabia Javanês


35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Victor 13/08/2020

Muitos contos, muito bons
Recomendo muito a leitura de Lima Barreto, agora que o li. É muito crítica, muito pontual e muito realista. A começar pelo primeiro conto do livro, O Homem que Falava Javanês. A crítica é à natureza humana, aos costumes do povo da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, no geral. As críticas aos jurisconsultos, praticantes do Direito e estudantes, surpreendeu. Tratados como verdadeiros parasitas da máquina pública, desonestos e maquinadores... Os políticos, no geral, não estão em melhor conta. Outros contos, por outro lado, partem para a monotonia, e se saem muito bem, como o caso da senhora que decide apostar o dinheiro do aluguel no bicho e acaba ganhando uma bela fortuna, ou o da família que compra coisas a prestação contando com os proventos que, por azar, não vêm. Leitura rápida e divertida, em suma, da maravilhosa Literatura Brasileira!
comentários(0)comente



jesrosa 04/02/2024

Não gostei
Só terminei de ler por terminar mesmo. Só teve um conto que achei realmente legalzinho. Se quer um livro que dê sono, leia-o.
comentários(0)comente



Tiago 01/03/2021

Ótima coleção de contos de Lima Barreto
Nesta serie de contos, Lima Barreto nos brinda com uma critica social do Brasil do inicio do século XX. O texto é bem humorado e seus personagens mais frequentes são o burocrata, o malandro, o empolador de diplomas, o tipico trabalhador e a tipica dona de casa das classes mais baixas. Diria que o texto envelheceu relativamente bem pois ainda é bem atual. Vale a leitura e recomendo um dicionario ao lado. Lima Barreto aumenta bastante o nosso vocabulário.
comentários(0)comente



giulia29 22/05/2022

Vestibular
Alguns contos eu achei chatíssimo, outros eu não entendia muito bem e outros eram simplesmente maravilhosos. Lima Barreto descreve a sociedade brasileira como ninguém e ainda conseguimos ver o reflexo dessa "antiga" sociedade atualmente,
comentários(0)comente



null 01/12/2022

Eu te entendo Lima Barreto, também odeio bacharéis de direito e casamento!

Os contos são muito bons. Meu único problema é em relação a como as personagens femininas são escritas, mas não é nada fora do esperado.
comentários(0)comente



Andrea 29/09/2021

Conheci e gostei!
Primeira vez que leio Lima Barreto... e que livro divertido, agradável e rápido! Ótima leitura mesmo! São contos divertidos, mas com uma crítica social afiada! O estranho é a gente perceber que o mundo mudou, mas... o ser humano meio que continua o mesmo... principalmente no pior sentido!
comentários(0)comente



Lu Labella 14/05/2022

Um conto curto, fácil de ler, atual, história inacreditável mas q vire e mexe acontece na vida real. Vale a leitura
comentários(0)comente



Wolsey 01/12/2022

Contos clássicos, mas não desatualizados.
Meu primeiro contato com o autor foi no livro de contos fantásticos que resenhei há verca de um mês. Fiquei curioso em conhecer mais desse autor carioca que partiu relativamente cedo.
Primeiramente deve-se ter ciência da linguagem e da época. O autor viveu de 1881 a 1922 e sua obra é pautada pela crítica e às vezes pelo fantástico, quase surreal.
A crítica à administração pública, ao exercício do poder do Estado e à hipocrisia no trato social estão sempre presentes. Além disso há uma ironia constante, característica que somada à escrita da época pode dificultar um pouco. Muitas vezes só percebi o deboche depois de reler o parágrafo, mas trata-se, com certeza, de um dos autores mais divertidos da época.
O falso D. Henrique V e Eficiência Militar são os que mais me marcaram além, obviamente, de O Homem que sabia Javanês, talvez o mais famoso.
comentários(0)comente



Júlia Ramos 04/10/2023

Lima Barreto é explendido nos seus contos.
A história de Lima Barreto é uma foto objetiva do jeitinho brasileiro. Li por causa de escola e adorei.
comentários(0)comente



v de vanisse 08/02/2024

O homem que sabia javanês
Nossa, eu amei! O humor do Lima Barreto era bem ácido, né? Do jeitinho que eu gosto. Achei bem divertido. Uma boa coletânea pra passar o tempo. Vale a pena.
comentários(0)comente



Tiago 23/01/2022

O meu respeito aos autores brasileiros
Nunca havia lido, ou não recordava de nenhum conto de Lima Barreto. Mas, agora que tive prazer de lê-lo percebo o quanto devo me dedicar a leitura de autores brasileiros. O livro é atual mesmo com o passar de um século, alguns contos são de uma capacidade envolvendo e de uma fluidez digna dos escritores ímpares.
comentários(0)comente



Narah 31/12/2022

Minha segunda experiência com o autor mas o primeiro livro de contos que leio dele. A escrita me atrapalhou um pouco mas são contos que são a cara do Brasil, principalmente se você mora em regiões do interior do país vai se identificar com os relato, principalmente os políticos. Contos escritos a tanto tempo mas que até hoje fazem parte da nossa realidade, pena que poucos se preocupam com isso.
comentários(0)comente



Wania Cris 05/05/2024

Até onde uma mentira pode te levar...
Divertidíssimo conto de uma pessoa que se enreda cada vez mais numa mentirinha que se torna imensa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natalia 14/06/2022

Ok
Uma obra com vários contos, uns bons outros nem tanto, o vocabulário é um pouco difícil, a obra apresenta diversas falas machista. Eu percebi que Lima Barreto denúncia os servidores públicos de sua época, tem vários contos que ele sita as hipocrisias e as camaradagem destes. Em alguns contos dei boas risadas, alguns me indignei e outros simplesmente me arrastei para terminar.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR