O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O Homem que Sabia Javanês

Victor 13/08/2020

Muitos contos, muito bons
Recomendo muito a leitura de Lima Barreto, agora que o li. É muito crítica, muito pontual e muito realista. A começar pelo primeiro conto do livro, O Homem que Falava Javanês. A crítica é à natureza humana, aos costumes do povo da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, no geral. As críticas aos jurisconsultos, praticantes do Direito e estudantes, surpreendeu. Tratados como verdadeiros parasitas da máquina pública, desonestos e maquinadores... Os políticos, no geral, não estão em melhor conta. Outros contos, por outro lado, partem para a monotonia, e se saem muito bem, como o caso da senhora que decide apostar o dinheiro do aluguel no bicho e acaba ganhando uma bela fortuna, ou o da família que compra coisas a prestação contando com os proventos que, por azar, não vêm. Leitura rápida e divertida, em suma, da maravilhosa Literatura Brasileira!

jesrosa 04/02/2024

Não gostei
Só terminei de ler por terminar mesmo. Só teve um conto que achei realmente legalzinho. Se quer um livro que dê sono, leia-o.

Tiago 01/03/2021

Ótima coleção de contos de Lima Barreto
Nesta serie de contos, Lima Barreto nos brinda com uma critica social do Brasil do inicio do século XX. O texto é bem humorado e seus personagens mais frequentes são o burocrata, o malandro, o empolador de diplomas, o tipico trabalhador e a tipica dona de casa das classes mais baixas. Diria que o texto envelheceu relativamente bem pois ainda é bem atual. Vale a leitura e recomendo um dicionario ao lado. Lima Barreto aumenta bastante o nosso vocabulário.

giulia29 22/05/2022

Vestibular
Alguns contos eu achei chatíssimo, outros eu não entendia muito bem e outros eram simplesmente maravilhosos. Lima Barreto descreve a sociedade brasileira como ninguém e ainda conseguimos ver o reflexo dessa "antiga" sociedade atualmente,

null 01/12/2022

Eu te entendo Lima Barreto, também odeio bacharéis de direito e casamento!

Os contos são muito bons. Meu único problema é em relação a como as personagens femininas são escritas, mas não é nada fora do esperado.

Andrea 29/09/2021

Conheci e gostei!
Primeira vez que leio Lima Barreto... e que livro divertido, agradável e rápido! Ótima leitura mesmo! São contos divertidos, mas com uma crítica social afiada! O estranho é a gente perceber que o mundo mudou, mas... o ser humano meio que continua o mesmo... principalmente no pior sentido!

Lu Labella 14/05/2022

Um conto curto, fácil de ler, atual, história inacreditável mas q vire e mexe acontece na vida real. Vale a leitura

Wolsey 01/12/2022

Contos clássicos, mas não desatualizados.
Meu primeiro contato com o autor foi no livro de contos fantásticos que resenhei há verca de um mês. Fiquei curioso em conhecer mais desse autor carioca que partiu relativamente cedo.
Primeiramente deve-se ter ciência da linguagem e da época. O autor viveu de 1881 a 1922 e sua obra é pautada pela crítica e às vezes pelo fantástico, quase surreal.
A crítica à administração pública, ao exercício do poder do Estado e à hipocrisia no trato social estão sempre presentes. Além disso há uma ironia constante, característica que somada à escrita da época pode dificultar um pouco. Muitas vezes só percebi o deboche depois de reler o parágrafo, mas trata-se, com certeza, de um dos autores mais divertidos da época.
O falso D. Henrique V e Eficiência Militar são os que mais me marcaram além, obviamente, de O Homem que sabia Javanês, talvez o mais famoso.

Júlia Ramos 04/10/2023

Lima Barreto é explendido nos seus contos.
A história de Lima Barreto é uma foto objetiva do jeitinho brasileiro. Li por causa de escola e adorei.

v de vanisse 08/02/2024

O homem que sabia javanês
Nossa, eu amei! O humor do Lima Barreto era bem ácido, né? Do jeitinho que eu gosto. Achei bem divertido. Uma boa coletânea pra passar o tempo. Vale a pena.

Tiago 23/01/2022

O meu respeito aos autores brasileiros
Nunca havia lido, ou não recordava de nenhum conto de Lima Barreto. Mas, agora que tive prazer de lê-lo percebo o quanto devo me dedicar a leitura de autores brasileiros. O livro é atual mesmo com o passar de um século, alguns contos são de uma capacidade envolvendo e de uma fluidez digna dos escritores ímpares.

Narah 31/12/2022

Minha segunda experiência com o autor mas o primeiro livro de contos que leio dele. A escrita me atrapalhou um pouco mas são contos que são a cara do Brasil, principalmente se você mora em regiões do interior do país vai se identificar com os relato, principalmente os políticos. Contos escritos a tanto tempo mas que até hoje fazem parte da nossa realidade, pena que poucos se preocupam com isso.

Wania Cris 05/05/2024

Até onde uma mentira pode te levar...
Divertidíssimo conto de uma pessoa que se enreda cada vez mais numa mentirinha que se torna imensa.

Natalia 14/06/2022

Ok
Uma obra com vários contos, uns bons outros nem tanto, o vocabulário é um pouco difícil, a obra apresenta diversas falas machista. Eu percebi que Lima Barreto denúncia os servidores públicos de sua época, tem vários contos que ele sita as hipocrisias e as camaradagem destes. Em alguns contos dei boas risadas, alguns me indignei e outros simplesmente me arrastei para terminar.