Miss Davis Sybille Titeux de la Croix

Resenhas - Miss Davis

Raylla 10/05/2024

Miss Davis
A história de uma mulher, que lutou pelos direitos civis dos negros na década de 70 nos EUA.
Procurada pelo FBI, como uma das mulheres mais perigosas do país. Presa em um presídio feminino na ala da psiquiatria. Passava o dia todo dopada e ficou muito tempo na solitária. Tentaram de tudo, mas Ângela não se calou e deu voz ao sistema prisional nos Estados Unidos. Houve uma comoção no mundo inteiro, para que libertassem Davis, ela foi a julgamento e foi inocentada. Uma história maravilhosa de ler, sem contar nas animações dessa edição.

pietra 30/04/2024

Muito bom!
Realizei a leitura por conta de um trabalho de filosofia e não me arrependo nem um pouco.
Muito detalhado sobre a história da Angela, com desenhos para realmente se conectarmos. Indico muito pra quem quer conhecer a história fantástica dela.

Luana.Rosario 29/04/2024

Que mulher!
Uma história de muita fibra, convicção e valores! Uma mulher inspiradora? esse HQ só alimentou a minha necessidade de ler a autobiografia e outros livros da autora. Os desenhos são muito fortes e dão mais vida a leitura. Super recomendo!

Naslen.Olindo 25/04/2024

Tinha tudo pra ser perfeito
Li no meio da leitura da autobiografia da Angela.

Toda a arte é maravilhosa, inclusive me identifico demais em algumas imagens haha. A linha cronológica é boa o suficiente pro quadrinho (quem leu a autobiografia da Angela, compreende). Toda a trama é envolvente o suficiente pra te fazer devorar o quadrinho em pouco menos de uma semana, ou até mesmo 2 dias se você tiver tempo o suficiente para dedicar a ele.

Entretanto, como já trago no título da resenha, tinha tudo pra ser perfeito até chegar ao fim. O epílogo é um desserviço pra qualquer tipo de homenagem prestada à Angela, um desrespeito com os princípios da mesma e com toda a sua luta. Blefar sobre a derrocada do comunismo - que sequer chega a ter êxito - e responsabilizar o acontecimento pela ascensão do capitalismo é algo que precisa ser melhor analisado.

RaquelSales17 21/04/2024

Mulher negra em luta
HQ do ícone da mulher negra ativista estadunidense que nos anos 70 lutou contra a desigualdade e tirania do racismo.

Sweet.mimi 10/04/2024

Ok...
Achei muito legal e interessante mas acho que poderia ter um desenvolvimento muito melhor, em partes simples era bem ruim pois sem esse tal desenvolvimento umas partes ficaram como se fosse visto de cima, mas tirando isso foi uma leitura boa e rapida considerando uma ressaca literaria kkkk

Larissa.Herculano 28/03/2024

O HQ retrata de forma resumida a história de luta da ativista Angela Davis, a qual me atravessa profundamente.
Davis foi perseguida pelo seu ativismo, bem como por sua luta em prol da comunidade negra, sofreu racismo e sexismo, perdeu amigos e amores para uma sociedade racista-patriarcal. Foi perseguida pelo FBI, presa, torturada e ainda assim se manteve forte o suficiente para seguir lutando pela igualdade racial e de gênero. Sua história inspira a de tantas outras mulheres negras e sua luta continua.

Lizau 01/03/2024

Miss davis
Foi uma leitura muito interessante pra (obviamente) entender tanto a vida da miss davis quanto oq acontecia na época. Principalmente sendo mostrada de um ponto de vista diferente do que estamos acostumados a ver

Nunih 01/03/2024

Espetacular Miss Davis
Impossível terminar essa HQ sem sentir uma revolta tão grande por tamanha injustiça com Angela Davis e todos os negros.
Do início ao fim eu só queria entrar no livro e esganar uns 4/5 tamanho ódio que ia sentindo.

Impecável o texto, as ilustrações estão lindíssimas, fiquei admirando várias páginas pela obra de arte ali reproduzida.

Se tiverem a oportunidade, leiam que não vão se arrepender.

Shaylanne 22/02/2024

Se você não conhece Angela Davis esse é um dos melhores livros para você se situar, não só na trajetória de vida da ativista, mas também conhecer os outros movimentos e aprender sobre a segregação e luta pelos direitos civis nos EUA

Andreia Santana 16/02/2024

Para conhecer a vida e a luta de Angela Davis
Miss Davis é uma resumida, mas muito boa, introdução para quem quer saber mais sobre a vida da ativista e escritora norte-americana Angela Davis, que se transformou em uma das vozes mais ativas e simbólicas da luta antirracismo e do feminismo no mundo.

A biografia em formato de graphic novel cobre os principais momentos da vida de Angela, desde a infância, no Alabama, no sul dos Estados Unidos marcado pela segregação racial e pela violência da Klu Klux Klan; até sua prisão e julgamento, nos anos 1970, evento que mobilizou artistas e a opinião pública mundial.

Uma grande campanha foi montada pela libertação de Angela, que saiu da prisão em 1972. No julgamento, amplamente coberto pela imprensa estadunidense, foi inocentada de forma unânime de todas as acusações de terrorismo e assassinato que pesavam sobre ela, em um inquérito marcado pela misoginia, machismo e racismo dos policiais, promotores e juízes.

O promotor do caso chegou ao cúmulo de ler trechos do diário de Angela no tribunal, invadindo a privacidade dela e de sua relação com o também ativista George Jackson, assassinado na cadeia, em uma tentativa de convencer o júri a condená-la. Mas a estratégia surtiu o efeito contrário e gerou uma onda de simpatia dos jurados pela escritora, virando a opinião pública contra a promotoria.

Ao roteirizar a vida de Angela Davis, Sybille Titeux de la Croix, nascida em 1971, quando a sua personagem principal ainda estava injustamente presa, também passa a limpo a própria história dos movimentos por direitos civis e antirracistas desde os anos 1950. O texto dela é didático e agradável, com a história de Angela sendo narrada por diversos personagens reais que conviveram com a ativista.

As ilustrações de Amazing Ameziane dão a dimensão exata da força da escritora e dos demais atores que fizeram história ao lado de Angela. Na edição brasileira, vale ressaltar que a orelha é assinada pela filósofa e escritora Djamila Ribeiro.

Ficha Técnica:

Autora: Sybille Titeux de la Croix

Ilustrador: Amazing Ameziane

Gênero: Graphic Novel

Editora: Agir

196 páginas

R$ 29,36 no site da Magalu

********************

*Livro resenhado para o desafio #50livrosate50anos, uma brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Miss Davis foi o livro 11 do desafio.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

wtflaurete_ 10/02/2024

Impactante e concisa
Belíssimas ilustrações, narrativa muito bem estruturada. essa hq apresenta um conteúdo riquíssimo e de grande importâncias, acredito que é uma obra que todos deveriam ler. amei ?

Victoria.Sobrinho 09/02/2024

O livro é impactante, bonito e informativo, muito bom!!
Peguei esse livro com minha professora porque falava da Angela Davis e porque era bem bonito, ainda bem que julguei o livro pela capa?
A história dela é beem pesada, mas o livro aborda isso de forma adequada, conta sobre suas vivências de forma rápida, já que inicia na sua infância e ainda te contextualiza, mas sem tirar seus méritos e dores. A leitura é até rápida, apesar dos quadrinhos terem bastante falas e termos mais políticos, mas consegue ser SUPER impactante e te deixar reflexivo por algumas boas vezes, assim, te prendendo.
As ilustrações nem se fala, PERFEITAS!! A obra é simplesmente lindíssima e muito bem feita?Enfim, Angela é uma mulher f0da, já tô louca pra ler seus próprios livros e as outras obras citadas ao decorrer da narrativa!!