Miss Davis

Miss Davis Sybille Titeux de la Croix

Resenhas - Miss Davis

Mary Jane Holland 19/10/2022

Maravilhoso!
Amei ler esse livro e conhecer um pouco sobre a história dessa mulher incrível que é a Angela Davis. É muito triste ver que infelizmente desde aquela época até hoje, pouca coisa mudou. Já quero ler a biografia completa dela e conhecer mais a fundo os detalhes de sua luta, que deveria não ser só dela, mas de todos nós, seres humanos.

Angelica75 29/09/2022

Miss Davis
Encarei essa HQ como uma introdução para então ler a autobiografia de Angela Davis. Achei incrível, surpreendente na apresentação com traços e montagens lindos que deixaram a HQ muito prazeroso de ler.

Angela Davis uma revolucionária, uma mulher admirável que leva a luta antirracista e a luta por justiça social ao nível alto que essas lutas merecem. Sua trajetória é contada de maneira sucinta mas amarrando bem todos os principais pontos da sua jornada. Sua formação acadêmica, seu engajamento, a entrada nos Panteras Negras, sua prisão injusta, sua luta na autodefesa, sua vida como ativista até hoje, está tudo lá.

Leiam!

Déeh 11/09/2022

Perfeito
Inspirador ler sobre a luta dessa mulher, ela é inspiração
incrível cada detalhe dos desenhos!
Ansiosa para ler a autobiografia

Nane 07/08/2022

Essa HQ é um passo inicial para conhecer melhor a história de Angela Davis, mas achei muita informação e sem aprofundamento adequado. Fiquei confusa em alguns momentos pois não sabia se era a amiga ou ela que estavam fazendo o relato.

Amanda 26/07/2022

Tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a vida e luta de Angela Davis, uma das mais importantes ativistas do movimento negro.

A história se incia com Cynthia, uma das amigas de Angela Davis, contando sobre a infância difícil na região sul dos Estados Unidos, que era extremamente segregado. Infelizmente, após uma bomba explodir na igreja, a menina acaba por falecer. E essa é só uma das perdas de Angela Davis, mas que a faz querer lutar cada vez mais.

Após estudar por um período no exterior, percebe que é hora de voltar para os EUA e lutar, junto com os movimentos negros, como os Panteras Negras, que lutava pela igualdade dos negros, mas que também se viu com divergências internas.

Angela Davis era uma figura absurdamente a frente do seu tempo, era comunista, feminista, lutava pela igualdade social, e como consequência sofreu muita perseguição.

Ao lutar pela liberdade dos irmãos Soledad acabou sendo presa, e sofreu vários abusos. Fora da prisão, a indignação crescia a cada dia, e o movimento "Libertem Angela" ganhava força.

Sua inocência foi provada, e apesar de ser uma grande vitória, é ingênuo pensar que a luta pela igualdade está próxima de acabar.

Caroline 23/07/2022

Essa mulher é uma lenda viva
Livro perfeito, leva em conta todos os fatos relevantes da época que atravessaram a história de Angela.
Apesar de muito doloroso é enriquecedor para qualquer ser humano.

cass.brandAo 09/07/2022

?? "Aprendemos com nossos antepassados revolucionários que ato nenhum ou qualquer ação individual pode dar conta totalmente do espectro do inimigo."

? minha opinião: sendo uma das melhores leituras do ano, a sybille simplesmente fez TUDO nessa hq! nas primeiras páginas, nós somos apresentados aos 10 pilares principais que os Panteras Negras (movimento onde Angela estava inserida e era extremamente ativa) pregavam para assegurar e lutar pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. já é um tapa na nossa cara ver que, ainda hoje, esses direitos pregados no século passado ainda são relevantes em pleno 2022; vendo casos de racismo todos os dias, ler esse tipo de coisa que tira da nossa zona de conforto e mostra a crua realidade, nos dá mais gás pra apoiar a luta pela causa.

? a hq é dividida em 4 partes: infância, a autodefesa, .380 automática e epílogo. ao longo das páginas, podemos ver a vida de Angela Davis claramente, e em como sua criação influenciou suas escolhas na vida adulta. desde sempre, seus pais a incentivaram a lutar por seus direitos como uma mulher negra, e a estudar qual seria a melhor maneira de fazer isso. não vou falar muito sobre as partes, porque como é uma biografia ilustrada, a melhor experiência é vocês conhecerem a história da angela por vocês; mas já digo que tem cenas fortes, e que foi uma vida sofrida, viu?

? pra quem conhece a ativista, sabe que o principal em todas as suas teorias sociológicas e políticas se baseia na luta pacífica, a partir da educação. e gente, que INCRÍVEL experiência foi VER isso nas ilustrações do quadrinho. as expressões, toda a trajetória da Angela, desde o momento que se aliou aos Panteras Negras, até o fim do movimento, e da criação de seus próprios livros... enfim! a editora agir fez um trabalho IMPECÁVEL ao trazer essa joia pra gente! vale cada centavo!

Malu 30/06/2022

Conhecer mais sobre a vida e as lutas de Angela Davis é com certeza enriquecedor, a mulher é uma figura simplesmente fascinante e resiliente.

Luciara 25/06/2022

Miss Davis é sobre resistência.
Um Estados Unidos em plena revolução, e Ângela Davis faz parte desse momento histórico. Perseguida, exposta, injustamente acusada e presa. O quadrinho narra muito bem a força dessa mulher, seus anseios e o quanto era e é necessária a sua voz.

Marcos 20/06/2022

Ângela Davis histórica!
Leitura bem objetiva sobre uma mulher muito importante para a luta dos direitos dos negros nos Estados Unidos.

Millene 04/06/2022

HQ político
Angela Davis desde a infância foi uma pessoa inteligente e justa, e pais que incentivavam ela. Na primeira parte conta sua vida pelo ponto de vista da sua amiga de infância e depois vai focando mais só na Miss Davis.

É contado todos os eventos que incentivaram a Davis a ir para o caminho político e comunista. Todo o seu tempo na prisão e sua luta, mesmo presa, para libertas presos políticos.

Só achei meio solto a parte da June. Entendi a parte jornalística mas a parte que ela conhece a Myriam ficou meio sem fim.

Fiquei surpresa como uma coisa tem ligação com outra e até mostra como os EUA influenciou e financiou as ditaduras na América do Sul.

Foi uma ótima leitura de conhecimento

Xulio Mackfly 21/04/2022

Coisas que não mudam!!
Lendo de como era na época da Miss Davis e de como as coisas voltam dá até medo de um dia isso voltar com mais força e não ter escapatória!!
Lucas1028 21/04/2022minha estante
Ângela Davis é sensacional demais!! Mulher FODA

Diovana.Krauchemberg 10/04/2022

Interessante!
Sempre tive curiosidade sobre a vida da Angela mas tenho uma preguiça enorme de ler biografias e achei essa Hq fantástica.
Ela é beeem resumida, mas explica o que você precisa saber da infância da Angela até a prisão dela nos anos 70. Como eu disse, ela é bem resumida o que me deixou com várias dúvidas das quais tive que catar no Google mas recomendo a leitura, é bem interessante!

Gabi 23/02/2022

Um primor!
Abordagem delicada e visceral da história de Angela Davis. Essencial para quem está começando a entender a história do feminismo.