Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

náthaly 28/03/2021

encontrei esse livro em um daqueles projetos " encontrou esse livro? agora ele seu" em muro perto de casa, e enrolei anos ( anos mesmo) para ler. talvez porque ainda não estivesse pronta pra uma história tão incômoda, e falo no sentido de que nos provoca sensações.
É um livro realmente muito bom, com uma personagem que sozinha faria a história toda! já sinto saudades, pequena abelha.

Anny 21/03/2021

Uma promessa não cumprida
O livro conta a história de duas mulheres que tiveram suas vidas entrelaçadas por causa de um acontecimento perturbador. A realidade das duas personagens são completamente diferentes e os capítulos se alternam na narração das duas em que uma é imigrante nigeriana e outra uma mulher branca bem sucedida.

A premissa do livro que fez eu me interessar por ele e o autor criou um leve suspense para saber o que aconteceu no passado onde as duas personagens se encontraram. Porém, a forma que o autor abordou a discussão foi bem rasa, eu concluí o livro sem saber se era para ser irônica a construção dos personagens ou era para ser só aquilo mesmo.

Enfim, a história poderia ser boa, os acontecimentos são bem intensos e comoventes mas não foram bem aproveitados. O início é bem promissor mas no decorrer da narrativa a ingenuidade acabou me incomodando e o fim pareceu sem desfecho algum.

Amanda.Andrade 20/03/2021

Conclui o livro e ainda não decidi se gostei ou não.
Mesmo sendo ficção è uma história que acontece de verdade.
Abelhinha uma jovem refugiada que sai do seu país para salvar sua vida após ser testemunha das atrocidades cometidas pelos homens. É ligada a Sara por um passado sombrio.
Uma história forte e de incertezas que vale muito a pena ser lida.

MSaverna 06/03/2021

Muito bom!
Um livro marcante , uma história doída, um choque pautado em uma das terríveis realidades que existem e que não estão escancaradas a nossos olhos.
Como o ser humano precisa evoluir...
Me tocou muito, e me colocou pra pensar sobre a dureza e sofrimento de tantos refugiados espalhados por este mundo.
Adorei ter encontrando esta obra!

Dadá 27/04/2021minha estante
Me senti igual quando li. Também enviei sinopses e resenhas justamente pelo comentário que era melhor ler sem saber.

Tami 12/02/2021

Um tema complicado e uma leitura pesada
O autor traz a vida de duas mulheres que se encontram de uma forma infeliz, mas que se reencontram depois em outro momento com as duas vivendo completamente diferentes da primeira vez que se encontraram. História com cenas pesadas, que nos fazem refletir sobre a realidade de outras pessoas, porém não é um leitura agradável (e não é nem pelas cenas), o autor não me cativou com a forma da escrita, embora a história tenha me chocado

Camilla.Conti 24/12/2020

O paralelismo entre duas vidas...
Esse livro me chocou ao abordar duas realidades completamente diferentes, que se unem por meio de um evento completamente caótico. Envolve egoísmo, mas também empatia. Recomendo.

izzystorm 12/11/2020

Pequena Abelha - Resenha #23
O livro acompanha a história da Pequena Abelha, uma imigrante nigeriana, e a Sarah, uma mulher branca de classe média que vive na Inglaterra. A realidade social dessas duas personagens é completamente oposta, mas de alguma maneira elas se encontraram e tem uma grande ligação que faz com que queiram se proteger.

Essa premissa me pareceu vaga, porém potencialmente muito fascinante. O autor conseguiu tornar o cotidiano, o psicológico e o emocional dessas mulheres totalmente palpável e compreensível. Grande parte dos personagens ingleses, incluindo a Sarah, são difíceis de se criar empatia ou gostar do ponto de vista, contudo quando foca na motivação dessas pessoas é impossível não se identificar ou entender.

Gostei muitíssimo dos paralelos e ironias que o autor coloca no desenvolver da história (sério, colocar o filho de 4 anos, que está muito perdido no contexto da história, fantasiado/obcecado de/com o Batman –- o cara branco rico que tem uma noção de justiça bem rasa –- foi genial e muito irônico), assim como das divagações da Pequena Abelha e do final em aberto; porque não tinha como acabar bem, então pelo menos acabou ambivalente.

É uma narração bem focada nos devaneios, reflexões e paralelos, mostrando como os personagens interpretam os acontecimentos de acordo com suas vivencias; então não espere por grandes avanços temporais no presente, revelações inesperadas ou coisa semelhante. Esse é um dos pontos forte do livro, tudo o que Chris Cleave coloca nessa história ele desenvolve de maneira profunda e complexa.

Fran 13/10/2020

Muita expectativa pela promessa da história
Comecei com muito entusiasmo para descobrir o porquê de o escritor pedir para não contarmos o final do livro, porém já logo no início me desapontei com os mistérios. A história realmente é chocante por abordar um assunto que eu nunca tinha lido. Gostei do choque de realidade que foi apresentado, mas li o livro todo só para entender o final mesmo. Também gostei da forma em que o autor narrou a obra.
De qualquer forma, já li livros muito melhores em vários sentidos.

jubs 10/10/2020

enfim a decpcionada...
Pra mim essa foi uma leitura bem arrastada. O livro não me prendeu muito. Eu esperava muito mais dele. O tema em si é bem pesado e triste. Gostei dos personagens, principalmente da Abelinha. Até que o livro é legalzinho, só não faz meu tipo.

Jeanine 15/09/2020

Esse é um livro que conta a história de duas mulheres: Sarah, editora de revista, mulher branca, moradora de Londres, e Pequena Abelha ou Abelinha, uma nigeriana de 16 anos que está fugindo da guerra de petróleo. Bem diferente uma da outra, mas a vida delas se cruzam. Narrado por ambas as personagens de forma intercalada (o que achei interessante), as visões do mesmo acontecimento se repetem, talvez para que o leitor entenda os dois pontos de vistas.
O fato é que o livro tem ideias promissoras, porém acaba sendo monótono. O autor deixa vários acontecimentos repentinos para o final e acaba sem desenvolvê-los. O livro termina quando a história começa a ficar interessante, isso me deixou muito frustrada.

Ju 14/09/2020

Comovente
Pequena Abelha conta a história de uma jovem refugiada que foge de uma aldeia nigeriana e embarca em um navio de carga até a Inglaterra. Esse livro trás fatos muito reais, tem um enredo comovente, questões excelentes levantadas além das próprias observações importantíssimas trazidas pela personagem principal que te faz ficar pensativo pelo modo como um mulher ainda muito jovem enxerga o mundo. Apesar de ter um enredo muito bom em suas mãos, Chris Cleave não soube aproveitá-lo. Quando a história da personagem principal, que era o ápice do livro, começou a ser contada de fato e resolvida, ele criou problemáticas desnecessárias e simplesmente acabou o livro quando chegava em seu melhor momento.

Tamy 01/09/2020

Maravilhoso!
Fui cativada pelo carisma da Abelhinha desde o começo e não parei de pensar na história. É bonito do começo até o fim (não quer dizer que não seja triste), a trajetória dela e a forma de lhe dar com as situações é inspiradora. Uma crítica poética. Eu salvei muitas frases, e reli alguns parágrafos porque achei encantador! Antes desse eu li Ouro, do mesmo autor e me vi na vida daqueles personagens. Neste livro, eu não me vi nas situações, não me vi com os mesmos problemas das persongens, eu descobri uma história que me fez refletir sobre problemas do mundo, sobre algo maior do que meus paradigmas, e mesmo assim com encantamento. É fácil de ler, é maravilhoso! Sem spoiler, no fim, eu me senti na praia abraçando aqueles personagens lindos, com muito amor! Um livro desse pode transformar pessoas que podem quebrar barreiras ?

Beatriz.Corteletti 28/08/2020

Pequena abelha
Livro bastante angustiante e comovente. Faz a gente pensar em situações que ocorrem em certos países.
Muito bom! Recomendo. Uma leitura rápida