A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Day 16/01/2013

Um caminho sem volta
A garota dos pés de vidro é Ida, que vai para o arquipélago de Saint Hauda's Land atrás de uma cura para sua doença que parece não ter explicação. Ao conhecer Midas, um jovem fotógrafo que mora lá, eles começam a procurar um modo de pôr um fim nesta nova pele de vidro que parece não ter freio em seu corpo.
Parece difícil crer que exista um lugar onde há um animal que transforma tudo o que vê em puro branco, não é? Mas, depois que você ler esta fábula, acreditará.
Depois de conseguir te capturar para dentro da história, o livro nos começa a contar um romance que começa a se formar entre Ida e Midas. O vilão dessa história toda é mesmo o vidro, que parece ser a única coisa a ameaçar esse amor.
O que nos resta, ao ler o livro, é aguentar firme para saber como esta agonizante história se desfecha.

Lenivaldo Silva 06/01/2013

Lindo por fora. Por fora...
Nessa onda de livros que começam com "A menina que sei que lá...", esse decepciona muito. A gente termina o livro com uma sensação de "E aí, só isso?". O livro propõe um problema e termina sem resolvê-lo.
Porém, um ponto importante eu gostaria de destacar. A habilidade do autor em transportar o leitor aos cenários gélidos onde a história se passa. Por vezes, cheguei a sentir frio de verdade.
Enfim, você vai lendo esperando o momento de climax e infelizmente ele não chega. :/

Naah 10/11/2012

Com cenários indescritíveis, corpos de vidro que afundam no pântano.

"Você acredita que há uma criatura que transforma tudo o que olha em branco puro? Que há cospos de vidro afundados na água do pantano? E vacas do tamanho de insetos, com asas de borboleta? Então ainda não pode enfrentar o que está acontecendo com você. Talvez ainda não tenha percebido, ou ache que é apenas uma farpa no dedo do pé, mas a verdade é que você está, de fato, se transformando em vidro, lentamente. E embora, nesse ritmo, talvez pudesse seguir para sempre, tornando a transformação derradeira tão vaga como a morte, nunca se sabe quando seu corpo e sua razão se cansarão da batalha, e você terá de sucumbir intensamente à mais fantástica das cristalizações. É hora de acreditar no impossível. E, antes de mais nada, acreditar em si. Porque, se não é mais capaz de surpreender-se e maravilhar-se com os mistérios dessa vida, talvez seu coração já tenha endurecido."

Bom, e é com esse cenário que Ali Shaw nos conta a história de Midas, um tímido fotógrafo de Saint Hauda's Land. Em um dos dias em que Midas tira pra fotografar, ele encontra com Ida, ua jovem aventureira que tem uma doença misteriosa. Ida esta atrás de um homem em Saint Hauda's Land, que acredita poder ajuda-la Henry Fuwa.
Quando Ida viu Henry Fuwa pela primeira vez, achou que este seria louco, ele afirmava ter em casa um curral, com vacas do tamanho de insetos e asas de borboleta, e pergunta para ela se ela acredita em um animal que transforma tudo o que ve em branco puro, na epoca Ida nem se importou com o que ele disse.
Mas agora, tudo tinha mudado e Ida tinha voltado com o propósito de encontra-lo pra saber mais sobre esse animal e pra saber como pode reverter o que esse animal pode causar em uma pessoa.
Com a ajuda de Midas, Ida vai tentar procurar a cura, vai descobrir coisas a respeito do passado de Midas e vai descobrir lendas inimaginaveis.

"Os dedos dela eram de um puro vidro. Liso, claro, brilhante. (...) A planta do pé também era de vidro, Ossos materializavam-se levemente dentro da planta de seu pé, e então se tornavam de um branco puroe preciso perto do tornozelo inalterado, envolvido ppor ligamentos vermelhos translucidos em camadas mais densas. Na curva do peito do pé, fios de sangue estavam presos como toques de tinta em bolinhas de gude. (...)
Página 65, capitulo 9

Fernanda 08/11/2012

A Gorota dos pés de Vidro
Minha Opinião!

Midas é um fotógrafo tímido que morra em Saint Hauda´s Land. Apesar de ser fotógrafo Midas sempre trabalhou na floricultura de seu único amigo Gustav.
Ida uma jovem aventureira que vem ao Ilhéu onde Midas morra a procura de cura para a sua doença. Ela esta se transformando em vidro!

A Garota dos Pés de Vidro, é um conto de amor, cheio de metáforas sobre solidão, isolamento emocional, medo dar dor, das dificuldades e do desafio de se apaixonar, e medo de ser tocado, medo da proximidade com as outras pessoas. Assim era Midas que sempre se escondeu atrás da lente de uma câmera por causa dos acontecimentos de sua vida.

Em um de seus passeios Midas e Ida se conhecem e a partir dai nasce um amor muito lindinho. (rsrs) Os dois estão completamente apaixonados, mas com a timidez de Midas as coisas demoram a acontecer e quando acontece pode ser muito tarde.

Uma das coisas belas deste livro é saber que o AMOR é capaz de transformar as pessoas. Eu vi uma amizade verdadeira entre Midas, Gustav e Denver.

O fim pode não ser o que esperamos, ou talvez seja para alguns leitores, mas o fim deixou-me comovida, triste por partes e feliz pela superação de Midas, feliz por saber que somos capazes de enfrentar os nossos medos e seguir em frente.

Eu achei o livro super confuso muitas coisas sem explicação. O porque de Ida esta se tranformando em vidro? O livro deixou muitas questões sem respostas, bichos sem explicação.

Enfim não foi um dos melhores livros que já li.

Resenha no Blog: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Super beijokas!

- J. 13/10/2012

Prepare-se para ser levado embora, para a ilha de St Hauda, que as belas descrições de Ali Shaw deixam a apenas um passo de distância, com todos seus elementos fantásticos que não conseguem suprimir a realidade do lugar. Você percorrerá junto com Midas, um jovem fotógrafo de pouquíssimas ambições, suas contradições internas, procurando por coragem quando ver o mundo através das lentes de uma câmera não é mais o suficiente. E é claro, também buscará uma cura para a raríssima doença de Ida, que aos poucos vê sua mobilidade e vida se esvaindo, tão lentamente quanto a vida na ilha, mas talvez isso seja rápido demais.

A Garota dos pés de vidro pode soar como uma fábula fantasiosa, porém junto a seus sonhos mágicos existem verdades amargas.

Estela | @euviestrelas 25/09/2012

No princípio conhecemos Midas, um homem muito tímido, do tipo que só vive o seu momento, a sua própria companhia, adora tirar fotos de tudo, enxerga o mundo pelas lentes da câmera, um dia fotografando por aí, conhece Ida, uma garota (garota não, digamos, mulher) linda, mas que tem um grave problema que prefere esconder de todos, está se transformando em vidro.

Devo dizer que o livro é estranho, mais que não deixa de te surpreender, no livro vemos um cenário bem diferente, com pântanos congelados e macabros, paisagens monocromáticas e águas-vivas brilhantes e perigosas no mar. Midas é do tipo uma pessoa que podemos na atualidade considerar como nerd, seu jeito assim, mas pela leitura observei que não é super inteligente, mais como a maioria, tímido.

Apesar de ser uma leitura bem lenta, me fascinei pelos variados cenários que vemos através da leitura, e se acha que tudo se resume a uma garota com os pés de vidro está enganado, claro que é o assunto principal do livro, mas temos vários coisas a descobrir, como por exemplo, porque o pai de Midas era tão frio. E também o que acontecerá a Ida, também podemos ver que na história tem muita coisa ligada, principalmente os personagens mais 'velhos'.

Gostei bastante da leitura, apesar de gostar de algumas coisas diferentes do que aconteceu, podemos observar aquele 'mundo' pelos olhos de uma pessoa tímida ao extremo, o que se passa na cabeça de uma pessoa tão sem reação. Não vou contar muito, pois basicamente o que posso contar para não estragar nada, está na sinopse. Então concluindo super indico o livro que além ter essa capa linda, é bem interessante. beijos

Fabricio~Raito 21/09/2012

Leitura de vidro
É tão ruim quando você cria uma expectativa em cima de um livro, e ele tem tudo para te agradar, mas no fim você termina a leitura com uma sensação de vazio... ainda tento entender em qual parte me perdi.

A narrativa de Ali Shaw é diferente. Você se maravilha pelo universo fantasioso que ele cria, mas ao mesmo tempo, você não quer mais continuar naquela "enrolação", na viagem que ele descreve em palavras. Acaba ficando cansativo e exige um pouco mais de paciência. Mas depende muito do leitor e o tipo de narrativa a qual ele está habituado.

Os personagens são cativantes. Porém, são muito enigmáticos. Por vezes, você se vê perdido entre um nome e outro, encontra uma certa dificuldade para ligar pessoas à fatos narrados. A história se arrasta em certo ponto, e o tema que mais interessa (o corpo se transformando em vidro), só vem tomar cena mesmo na passagem final.

Eu esperei mais do livro. De toda forma, não é uma leitura ruim. Mas poderia ser bem melhor, uma vez que o tema é diferente e desperta muito interesse. Talvez não tenha sido este o principal objetivo de Ali, mas se for outro, juro que ainda não encontrei.

Shirlei.Stachin 20/09/2012

A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw
Confesso: escolhi o livro pela capa, amei a ilustração. Boa estória para quem gosta de fantasias, fiquei desepcionada com desfecho da história entre o personagem principal (Midas) e seu pai. Mas vale a forma de mostrar o estado introspectivo dos personagens, as belas paisagens de inverno e a reviravolta final.

Mariana Freitas 15/09/2012

Livro triste, mas muito bom!
Vou fazer do meu último comentário, uma pequena resenha com algumas modificações..
Eu estava lendo algumas resenhas aqui e vi que algumas pessoas acharam a leitura chata e tediosa... Nossa, em momento algum eu senti isso! As descrições das paisagens sempre bem feitas e rápidas, capítulos curtos e simples. Eu estava sempre esperando uma chance de poder continuar a leitura. Outra coisa que vi nas resenhas e concordo: a capa é linda e as páginas combinam com a estória! Mas, como eu comentei, o livro é triste. Bem triste. Acho que ficaram algumas coisas mal explicadas no fim das contas, mas ele é bom de qualquer maneira. Gostei das mudanças que Ida conseguiu fazer no Midas, mas acho que a estória poderia ter outro fim pra uma personagem tão interessante...
Acho também que o final (não o final em si, mas as últimas frases) poderiam ser mais emocionantes.. eu simplesmente não acreditei que fosse tão assim, sem emoção. Mas vale destacar que a relação que Ida tenta e consegue construir com Midas é muito bonita. Essa relação, a luta de Ida pra encontrar uma cura e os flashes da relação de Midas com seu pai é que me fazem recomendar este livro. Ela foi corajosa e perseverante todo o tempo e ainda ajudou-o a se libertar do passado. Acho que não é todo mundo que vai gostar da estória, mas eu gostei e recomendo.
Luh 04/01/2013minha estante
amiga, gostei da sua resenha :)

Mariana Freitas 04/01/2013minha estante
Valeu Luh! ;)

House of Chick 10/09/2012

Seguindo o meu próprio padrão na escolha de livros, valendo lembrar de que sou louca por capas, vou começar essa resenha dizendo que a primeira coisa que me apaixonou nesse livro foi a sua capa maravilhosamente linda e instigante. Tudo bem que, para mim, as capas são um fator determinante para levar ou não um livro para casa, e que, as vezes, o livro não faz o menor jus a beleza delas, mas esse foi um dos poucos livros em que a capa me apaixonou tanto quando a história que ele trás em suas páginas.

Na verdade, todo esse livro me apaixonou. Desde a sinopse misteriosa e fantástica até o final da história, e vou ressaltar desde já que talvez esse seja um dos melhores livros de fantasia que já li em toda a minha vida. Vale lembrar que já li muitos livros de fantasia. Muitos.

O livro trata da história de dois personagens: Midas, um tímido fotógrafo que convive com os traumas de um passado triste, e Ida, uma jovem aventureira que está, lentamente, se transformando em vidro. No arquipélago de Hauda’s Land, os dois acabam se encontrando, e após se tornarem amigos, buscam juntos a cura para o problema dela, que pode invariavelmente matá-la.

Vendo isso, qualquer um pode pensar que essa é uma história de fantasia para adolescentes, mas não é. Desde as primeiras páginas, Ali Shaw nos apresenta uma história densa, intercalando a história de Midas e Ida com flashes do passado de Midas e informações sobre Ida e sua família. A escolha do autor de escrever uma história que vem e vai entre presente e passado foi peculiar, deliciosa em certas partes, entediante em outras, mas absolutamente original e é, sem dúvida uma das melhores partes do livro.

O autor criou todo um universo de fantasia que se situa em Hauda’s Land, um universo impressionante e surreal. Em certas partes, você pensa que as passagens são apenas delírios dos personagens, e depois pensa que não. O universo fantasioso de Shaw, mesclado com a melancolia da narrativa que nos é apresentada tiram esse livro de qualquer categoria já existente para ser enquadrada. A história por si só é uma categoria a parte, suas mensagens subentendidas e a personalidade dos personagens, tão densas e reais que podiam se tratar de pessoas que conhecemos em nossas vidas. O autor conseguiu estampar nos personagens uma profundidade quase mágica, pessoas que erram por amor, que acertam por amor.

Continuação:
Thais 11/09/2012minha estante
Pelos meus comentários todo mundo ja deve ter percebido que eu compro muitos livros pela capa...Esse seria mais um, sem dúvida.

Gostei da temática do livro (amo fantasia) e pela sua resenha os personagens parecem bem descritos e profundos, o que acho muito importante em um livro.

Não tinha lido nada sobre ele e achei interessante, vou procurar ler.

Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

Gih 11/09/2012minha estante
Este é um livro que eu comprei pela capa, pq tenho umas regras basicas antes de comprar um livro, senão tivesse este sistema levaria a livraria toda kkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro analizo a capa, depois a sinopse, a editora e o escritor....mas este livro comprei no impulso por causa da capa.

E acredita ainda não li, mas depois desta resenha vou tomar coragem e pegar ele da minha estante para ler.

Eu amei todos os detalhes que vc deu do livro, quase consegui adentrar o cenário kkkkkkkk gosto de livros assim, com mundos diferentes e coisas fantasticas.

E faz tempo que não leio nada do tipo.

glnemcl@hotmail.com

Lorrany 14/09/2012minha estante
Já ouvi falar MUITO sobre esse livro e me interessei. De início fiquei um pouco receosa achando que talvez pudesse ser fantástico demais, mas no fim das contas fiquei morrendo de vontade de ler. E claro, essa resenha só contribuiu pra essa vontade. ^^
E a capa? Que coisa mais delicada e fofa! *-*

Lorrany Rodrigues

MauMau 14/09/2012minha estante
Nossa que livro bacana! Faz muito tempo que eu não leio uma história tão fofa como essa, adorei mesmo. Acho que todo nós devemos de vez em quando ler algo do tipo. Nossa esse autor deve ser muito bom. Fiquei com vontade de saber tbm mais sobre ele e suas outras obras. Pela sua resenha, me deu muita vontade de ler, e como certeza vou sentir mais fundo do que a pele cada palavra desse novo mundo novo. Eu adoro ler livros que nos mostram mundos novos, pois assim viajo sem sair de casa para lugares que eu nunca pensei em conhecer. Muito bom essa dica meninas, olha sem palavras para expressar a vontade de ler este livro, já está na minha lista de futuros livros. Parabéns a vcs meninas e a editora Leya.

Bjão
Mauricio Dias
maumauz@live.com

Andressa1202 19/09/2012minha estante
Olá!
ouvi falar bastante neste livro, mas saber sobre o que se tratava eu não sabia até ler a sua resenha. Por algum motivo esse livro nunca me interessou, acho que não gosto nem da capa, nem do título. Dá uma certa curiosidade em ler o livro, mas também dá aquele medo de o livro ser arrastado...
Parabéns pela resenha
beijos!

Vanilda 21/09/2012minha estante
É a primeira resenha que leio desse livro, que nunca tinha me chamado atenção. Talvez pelo título eu o associasse à "Garotas de Vidro", da Novo Conceito e acho que acabei confundindo os dois. A sua resenha foi tão apaixonada que não tem como não querer ler o livro. Adoro os enredos de fantasia e esse parece daqueles bem construídos mesmo. Quanto ao ritmo lento, acredito que às vezes é necessário quando se trata de uma história passada em um mundo diferente. É bom porque nos ambienta nesse mundo. Também foi bom saber que você encontrou poucos erros porque ultimamente as editoras têm ficado devendo muito no quesito "revisão". Enfim, a resenha foi muito bem escrita e me abriu os olhos para uma história incrível que provavelmente eu deixaria passar sem ler. Agradeço a indicação!

Liliane 29/08/2012

O que mais me encantou no livro foi a capa, que é realmente linda, mas devo iniciar dizendo que demorei para terminar de ler, só não o abandonei porque quando começo um livro tenho que chegar ao fim. A história é bem fantasiosa e para quem tem muita paciência e a mente bem aberta.
Descrições incrementam as histórias, mas quando são realmente muito detalhadas, chegam a ser desnecessárias. A leitura se tornou tediosa e cansativa, de tão repetitiva que ficou. O ritmo é lento e quebrado pelas memórias passadas das personagens. Não há ápices no enredo, tornando-se ainda mais entediante.

Michelle 22/08/2012

Uma história surreal, porém cativante
Um livro realmente curioso, pra dizer a verdade.
Bem fantasioso e irreal, mas garante uma boa leitura.
Saint Hauda's Land é uma ilha onde coisas fantásticas e seres incríveis existem. A começar pelo estranho animal de transforma tudo que olha em branco puro. O não menos fantástico, gado com asas de borboletas. Minúsculos bois e vacas que voam por ai
com suas frágeis asas.
Mas a história não se foca somente nisso.
Essa é a história de Ida, uma garota linda, extrovertida e que sabe aproveitar bem a vida, mas que no entanto, tem um grande problema. Ela esta se transformando, pouco a pouco, em vidro. Uma doença estranha, e que por acaso começou a se desenvolver depois de uma visita St. Hauda's.
Pois bem, Ida retorna a ilha em busca da cura, que pode estar com Henry Fuwa. Um homem que ela conhecera em suas férias, e que mantém um segredo: ele cria vaquinhas com asas.
E é nesse retorno a Saint Hauda's que Ida conhece Midas Crook, um jovem fotógrafo, tímido, introvertido e que prefere manter distância das pessoas.
O que acontece agora é bem previsível. Sim, eles se apaixonam. Mas é uma relação um tanto difícil, já que Midas não lida bem com outras pessoas.
O final, também um tanto previsível. Mas que mesmo assim traz sentimento.
É um bom livro para se compreender alguns relacionamentos e sentimentos humanos. Como a frágil relação entre Midas e seu pai. A dificuldade que uma pessoa tímida ao extremo tem de se relacionar com outras pessoas. E a forma como duas pessoas diferentes podem se
apaixonar e se completar. E depois disso, o não esquecimento desse amor por aquele que fica.
Sem dúvida, um bom livro.
Não é mais um daqueles romances água com açúcar chatos. É uma história singela e cativante.

Flavio P. Oliveira 17/08/2012

Uma Linda História de Amor
Uma garota corajosa e doente, um rapaz temeroso. Um dia este casal se conhece e a partir deste ponto vivenciam algo surreal, ainda que belo.

Este livro traz uma das mais bonitas histórias de amor que li; personagens muito interessantes, bem desenvolvidos; momentos intensos; bonitas descrições; algumas criaturas fantásticas marcantes; e uma história diferente mas ainda assim belíssima, que nos emociona, sem ferrolhos ou autopiedade.

Um ponto negativo, talvez, está na presença de alguns seres poucos explicados, os quais lembram mais enfeites em árvore de natal. Talvez tais seres estejam no livro apenas para iludir, confundir ou distrair, existe esta possibilidade, e eles não atrapalham a leitura. Existem alguns erros de revisão (talvez da tradução), algumas manias e cacófatos, comuns para uma primeira edição.

Quatro estrelas merecidas; é um belo livro.