O Clube P.S. Eu Te amo

O Clube P.S. Eu Te amo Cecelia Ahern

Resenhas - O Clube P.S. Eu te amo

*Si* 19/07/2023

Mais do mesmo
Ainda bem que sou uma leitora teimosa, essa narrativa foi super arrastada, difícil, me emocionou nas últimas páginas, mas não me fisgou.
Parece daquelas sequências forçadas, meio sem propósito.
Sete anos depois da morte de Gerry, seis anos após a última carta deixada por ele como uma forma de manter-se vivo na história de amor deles, Holly se sente pronta a participar de um podcast falando sobre o luto, e a experiência vivida com as cartas de Gerry. O que ela não esperava era que esse programa fosse inspirar pessoas com doenças terminais. Ela é surpreendida ao conhecer os membros do Clube P.S Eu te Amo. A princípio, se recusa a ter qualquer envolvimento com o clube. Mas, aos poucos, seu coração se abre, e ela permite que Gerry volte a sua vida guiando essa experiência de auxiliar outras pessoas a deixarem cartas para os entes queridos que viverão o luto.
Como eu disse, as últimas páginas são emocionantes, valem a insistência na leitura. Talvez eu tivesse expectativas demais, por isso a trama não me envolveu tanto. De toda forma fica a reflexão, sobre o luto, a ausência, a presença da morte iminente. O que faremos diante da vida que se despede aos poucos? O que será da história dos nossos entes amados sem nós?

Fernanda631 05/07/2023

O Clube P.S. Eu Te amo (P.S. Te Amo #2)
O Clube P.S. Eu Te amo (P.S. Te Amo #2) foi escrito por Cecelia Ahern e foi publicado em 10 de outubro de 2019.
Antes de morrer, Gerry deixou para a esposa uma série de cartas que deveriam ser abertas mensalmente, de forma a ajudá-la a encarar o primeiro ano após sua partida. Agora, seis anos depois de Holly ter lido a última carta, ela é obrigada a reviver seu passado doloroso: ao participar de um podcast contando sua experiência com o luto, ela inspira um grupo de pacientes terminais a fundarem o Clube P.S. Eu Te Amo, a fim de prepararem mensagens para seus entes receberem-nas depois que eles morrerem. Eles pedem a ajuda de Holly, mas ela sente que, se aceitar, estará se arriscando a voltar para um lugar ao qual ela não mais pertence.
Diferentemente do primeiro livro, O Clube P.S. Eu Te Amo é narrado em primeira pessoa, fazendo com que eu me sentisse ainda mais próxima de Holly. Algo que me agrada nessa história é o fato da protagonista não ser idealizada, o que significa que ela nem sempre faz as melhores escolhas ou age da forma mais simpática. Ela sofre, erra, aprende e busca seguir em frente de acordo com o que é capaz de lidar em cada momento — e isso nos dá uma sensação de conforto enorme, já que é sempre positivo encontrar uma representação tão humana de alguém.
Claro que a vida não é a mesma após perder o marido, mas Holly de algum jeito conseguiu seguir com a sua e se estruturar. Agora ela trabalha com a irmã em um antiquário, pedala pela cidade de Dublin (exercício físico foi uma das “tarefas” deixadas por Gerry) e está quase se mudando para a casa de Gabriel, seu namorado há dois anos. Até que aparece o projeto do Podcast sobre luto e Holly descobre que as feridas não estavam tão curadas quanto ela pensava.
O mais legal é que Holly não é apresentada como uma super mulher que venceu o luto e está disposta a compartilhar sua experiência, tipo “olha pra mim, perdi o marido e tô de boa”. Ela é apresentada em toda sua humanidade, cheia de medos, dúvidas, conflitos, egoísmo x altruísmo, sua segurança em xeque para ajudar pessoas que ela nem conhece.
Ao receber um cartão intitulado Clube P.S. Eu te amo, Holly sente que até essa frase pertencia a ela e ninguém poderia usá-la. O conflito entre um marido morto e um namorado vivo demonstram bem o que se passa em sua mente: afinal, ela deve embarcar em um novo futuro ou se apegar a um passado imutável?
A morte e o luto ganham uma nova abordagem na escrita da Cecelia, tão simbólica e verdadeira quanto no primeiro livro. A morte não é um assunto novo na literatura (nem na vida, diga-se de passagem), no entanto, é algo pelo qual muitas pessoas não querem passar, mesmo sendo a certeza de que todos, independente de idade, classe social, país de origem ou o que quer que seja, um dia irá enfrentá-la.
Ao conhecer a experiência das cartas pós-morte do outro lado, Holly pode mergulhar no universo de Gerry e entender melhor o que estava na cabeça dele. E ao conhecer Gerry, ela se autoconhece e se abre para um mundo de possibilidades tão inimagináveis quanto surpreendentes. A narrativa em primeira pessoa torna tudo ainda mais emocionante.
Além disso, descobrimos mais fatos sobre o relacionamento de Holly e Gerry, o que é bem legal. Por exemplo, como eles se conheceram e quando a morte passou a “fazer parte” da história deles enquanto casal. E de um modo muito sutil e delicado, seguimos amando Holly e Gerry enquanto também seguimos amando Holly e Gabriel.
A autora mescla diversão e emoção na escrita com habilidade, trazendo passagens ora mais sensíveis, ora mais divertidas. O humor suaviza o tema do luto e torna a leitura mais leve, sem deixar de ser comovente e inspiradora.
A morte é tratada em O Clube P.S. Eu Te Amo sob um olhar cuidadoso. Cecelia Ahern aborda, sim, as dificuldades e dores, mas, para além disso, faz da morte um estágio da vida a que todos nós estamos sujeitos.
Eu adorei ver personagens diferentes lidando com o enfrentamento da morte a seu próprio modo. Dessa maneira, a autora conseguiu justificar a existência da continuação: a atitude de Gerry e, em consequência, a compreensão de sua morte, é ressignificada aos olhos de Holly.
Com isso, temos também o outro tema do livro, ligado às constantes mudanças da vida. Estamos nos transformando e sujeitos às transformações o tempo todo e, para cada final de ciclo, há um novo começo.
E é claro que, como toda boa continuação, O Clube P.S. Eu Te Amo também proporciona reencontros. Além de matar as saudades de um dos casais que mais gosto, pude também me encantar ainda mais por ele, já que Cecelia Ahern nos presenteia com mais memórias da vida conjugal de Holly e Gerry, inclusive de momentos da adolescência de ambos. Foram passagens que me fizeram sorrir, chorar e me sentir ainda mais apaixonada pela história dos dois.
Também, adorei reencontrar os demais personagens, especialmente pela passagem de seis anos em relação ao fim do primeiro livro. Dessa forma, o núcleo principal é mais velho do que o comumente encontrado em livros de romance, o que possibilita que sejam demonstrados temas e problemáticas mais típicos de uma fase da vida mais amadurecida.
Por fim, vale dizer que O Clube P.S. Eu Te Amo tem, sim, sua dose de um novo romance, uma vez que Holly está em um relacionamento — e que é afetado por tudo aquilo que ela vive ao longo do enredo. Porém, o foco da história está na protagonista, em seu amadurecimento e constante processo de superação. Assim, virei a última página completamente emocionada.
Além do livro ser delicioso de se ler, traz os ingredientes na medida certa para divertir e tocar, o que fez dessa uma das minhas leituras mais inspiradoras do ano.

ana 04/07/2023

Legal
O livro é legal, porém não chega aos pés do primeiro livro. Demora um certo tempo para conseguir terminar de ler, não prende a leitura.

Anne483 04/07/2023

Eu assisti o filme primeiro, porque minha mãe ama. Chorei muito, um tempo depois peguei o livro emprestado da irmã de um amigo meu, li en cerca de três dias, eu amei, é incrível e perfeito, é diferente do filme, mas acredito que é melhor (mesmo assim, recomendo o filme também porque é muito bom).

Aila - @livrosue 03/07/2023

Coração quentinho
Esse livro me fez chorar, aquecer o coração e ficar muito feliz lendo.
Aqui encontramos um Holy diferente, tentando seguir a vida, mas ela encontra um detalhe que traz Gerry de volta a sua vida e pensamentos.
Esse livro fala muito sobre amadurecimento, Recomeço, vontade de viver.
Não era necessário, mas foi um quentinho no coração.

dud0a 28/06/2023

Deixar ir
Esse livro me mostrou que deixar ir não é ruim, desapegar ou até mesmo se interessar pelo novo, não te faz esquecer do velho. Eu achei interessante a forma que a protagonista mostra que não é fácil superar a perda, principalmente quando ela vem de alguém que somos tão apegados.
Acho que fui uma leitura interessante e que me fez me apegar em uma personagem em específico.

Julianne.Santiago 08/06/2023

Tão lindo e emocionante quanto "P.S Eu te Amo".
Quando li "P.S Eu te Amo" simplesmente amei, com certeza foi o livro mais emocionante que li até hoje, justamente por amar tanto, fiquei receosa em ler o "O clube PS Eu te Amo", tinha medo de me decepcionar, de não ser tão bom quanto o primeiro, e assim enrolei por mais de 5 anos.
E não, não me decepcionei nenhum pouco. Falar sobre morte e luto nunca é fácil, mas a autora conseguiu fazer esse assunto se tornar algo lindo e mágico.
Super recomendo.

Bina ð¦ 07/06/2023

Só queria ter lido em casa...
Sério pq eu tinha que me tornar uma adulta trabalhadora em???
Pq agora eu tenho que lê meus livros dentro de ônibus ou no metrô a caminho do trabalho, e NAOOOO posso chorar em paz quando chega em uma parte emocionante, pq senão o povo ou vai achar que sou doida ou que tô com problemas (o que não estaria totalmente errado é claro), é horrível, ainda mais nesse livro que a cada 10 páginas eu queria chorar e ficar em posição fetal, pq sério que livro foda do 🤬 #$%!& , desculpa os palavrões kkkkkk
Mas sério eu amei, ainda mais que eu fiquei enrolando pra lê ele, pois saberia que eu precisava lê ele no tempo certo, senão não iria absorver toda a perfeição dele e ter a sensibilidade de sentir o que o livro queria transmitir, sério leiam ele quando vcs sentirem que é o momento certo, pois a experiência vai ser totalmente diferente.

Bcarol95 03/06/2023

Muito bonito, mas fraco...
Eu demorei muito para conseguir ler, achei extremamente entediante. Não me emocionei em nenhum momento, não tinha necessidade de um segundo livro. É um livro com uma mensagem bem interessante, muito bonito, mas, está longe de ser o melhor da autora.

Lu Salles 27/05/2023

Se você se apaixonou por P. S. Eu te amo, não pode deixar de ler esse livro!
A leitura é surpreendente e vai nos levar a se apaixonar novamente.

Fabiana.Ribeiro 24/05/2023

Comecei este livro sem imaginar do que se tratava e me surpreendi positivamente.
Amei conhecer mais da história do Gerry e da Holly, mas amei principalmente o desenvolvimento da Holly, o quanto ela foi forte e mesmo na dúvida não se traiu, seguindo seu coração.
A Leitura é muito fluida, cheia de reflexões e muita emoção

Nath 30/04/2023

A saideira
É um livro com várias camadas de sentimento, entre eles alguns pesados como tristeza e luto. Mas não é algo a se escandalizar, considerando de qual livro ele é sequência. Se perguntar a necessidade deste livro é válido até lê-lo. Depois que a chance de uma leitura é dada, consegui ver o porquê. Tinha medo de que a Holly retornasse a um estágio do luto do qual ela lutou muito para sair, mas a verdade é que o livro trouxe novas perspectivas também. Apesar da intenção ser a mesma - às lembranças do pós-morte - o livro traz novas lições. Um pouco das inseguranças de Holly, mas também muito da sua maturidade adquirida com os anos. Um entendimento novo das cartas do Gerry, que apesar de nobres, abrem margem para muitos questionamentos válidos. Se a autora não tivesse trazido tudo isso, todas essas questões que colocam em cheque mesmo a história anterior dela (ainda que sem a intenção de remover o brilho) talvez fosse uma continuação vazia, mas ela não teve medo de explorá-las gentilmente. Além de uma história que me tocaria em qualquer momento da vida, ela me pegou num momento sensível de luto também, no qual percebo que ele não apertou mais o dedo na ferida, mas suavemente me levou a sentir uma emoção que precisa ser sentida. Obrigada por ter se permitido revisitar essa história, Cecelia Ahern.

Keke David 15/04/2023

Que livro! Que livro!...Se eu já havia me emocionado com o P.S eu te amo,ctz que com o Clube P.S Eu te amo não seria diferente...Um livro emocionante...Sem palavras pra expressar o que eu senti lendo esse livro...Aquela coisa se o livro te arranca lágrimas ele com certeza será favoritado.