O meu pé de laranja lima & Doidão

O meu pé de laranja lima & Doidão José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

yasmin 19/05/2024

Que livro triste...
"Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

ymir 19/05/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Não tenho mais lágrimas para chorar, esse livro me destruiu completamente. Quando terminei e percebi que era uma autobiografia tudo ficou mais sensível.

Esse livro conta a história de Zezé, um menino de 6 anos que tem uma imaginação abundante, mas isso não é visto como algo positivo naquela época. Ao longo do livro nos deparamos com os diversos abusos que Zezé passa com seus familiares por causa das brincadeiras que ele aonde mora.
As partes mais emocionantes era a relação que ele tinha com os adultos fora de sua moradia, as personagens eram: Portuga, seu Ariovaldo e D. Cecília Paim. E ainda tinha a relação de carinho com sua irmã, Glória, e seu irmãozinho, O Rei Luis(particularmente, meus protegidos?).

Chorei do início ao fim, é uma história emocionante e que deveria ter mais valor aqui no Brasil! Realmente, não tenho palavras para descrever esse livro, apenas leiam.
(OBS: Fiquei com um conforto no coração nas cenas de Glória e Rei Luiz em relação ao Zezé, única coisa boa que vinha da família)

smtem 19/05/2024

Lindo e triste
Já tinha lido a muito tempo atrás e quando fui reler muita coisa me surpreendeu, mas ainda sim me emocionei muito. ver a inocência da infância de Zezé com o jeito que seus parentes o tratavam é muito emocionante, a relação dele com o Portuga é avassaladora. sempre que eu leio me emociono. belíssimo.

Julia 19/05/2024

Matei você ao contrario. Fiz você morrer nascendo no meu coração. Você é a única pessoa de que eu gosto, o único amigo que eu tenho.

niel 19/05/2024

Zezinho vc merece o mundo
Lendo esse livro senti 1001 coisas diferentes, ri em alguns momentos e chorei na maior parte, quanto descobri que esse livro se trata de uma autobiografia fiquei mais arrasado ainda. O Zezé é um dos personagens mais fofos e doces que ja li sobre, a forma como ele trata seu irmãozinho mais novo, a professora e principalmente o seu pé de laranja lima faz com que a gente fique ainda mais apegado ao personagem. Recomendo a leitura deste livro de olhos fechados e sem medo. A literatura brasileira vive e é incrível.

Juleitora06 18/05/2024

Um livro simplesmente maravilhoso, sem palavras para descrever como o autor conseguiu com tanta maestria desenvolver o pensamento de uma criança de 6 anos de idade, assim como é, tão puramente doce e cheio de imaginação. Não posso deixar de dizer que terminei esse livro, mais exatamente 20 páginas antes do desfecho, chorando muito. É uma leitura que me emociona tremendamente, assim como quando vi seu filme. Recomendo muito!

MyaEve 18/05/2024

Sem palavras!
Se tornou o meu livro preferido. Nunca chorei tanto na minha vida, é realmente surreal ler esse livro, abre a mente pra certas coisas. Estar na visão de Zezé me fez ter um pensamento diferente sobre a vida.

Beatriz 17/05/2024

Lindo, emocionante e doloroso.
Esse menino da história te encanta, faz criar compaixão. Me vi querendo protegê-lo de tudo de ruim que acontecia com ele e a sua volta.
Chorei e chorei muito, parece que a felicidade estava tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Ver o processo de crescimento e amadurecimento forçado dessa criança é tocante e triste.
Uma leitura que eu super recomendo, mas va com os lenços de papel prontos.

Clara.Beatriz 17/05/2024

Ah pobre Zezé...
Um livro sofrido, difícil em algumas partes e que faz nos refletir sobre tudo. Eu li quando era criança, mas não lembrava da história, então foi como ler pela primeira vez.

"Mas faltava qualquer coisa. Qualquer coisa importante que me fizesse voltar a ser o mesmo, talvez a acreditar nas pessoas, na bondade delas."

Beatriz 16/05/2024

Impactante e emocionante é o que descreve esse livro. Quando comecei a ler não tinha muita expectativa mas fui muito surpreendida. Fiquei imersa na leitura e senti as dores do personagem. É o tipo de livro que nos faz refletir muito, não só pela história do Zezé, mas também por todas as crianças que vivem em uma realidade similar a dele
Thauã 16/05/2024minha estante
Esse livro é muito perfeito, queria ler como a primeira vez :)

Miminnnxx 14/05/2024

Nunca chorei tanto
Eu já queria ler esse livro há muito, muito tempo mas eu evitava por ter um tópico que mexe muito comigo, crianças inocentes sofrendo.

Tanto que enquanto eu estava quase no final do livro eu tive que dar uma boa pausa antes de terminar por que eu simplesmente não conseguia continuar. Esse livro me machucou de uma forma que eu nem sei como explicar.

Pensar que tudo isso é uma autobiografia e que tudo realmente aconteceu me dói ainda mais. O quanto que uma criança tão pequena e inocente teve de passar, teve de amadurecer tão cedo pelos problemas que o cercava.

É um livro tão real te fazendo refletir, que mesmo eu tendo terminado já faz um tempo a história do Zezé ainda me deixa emotiva.

Bibia 14/05/2024minha estante
Minha reaça foi essa lendo kkkkkk

Bibia 14/05/2024minha estante
A diferença é que li em dois dias???