O meu pé de laranja lima & Doidão

O meu pé de laranja lima & Doidão José Mauro de Vasconcelos




Resenhas - O meu pé de laranja lima


4201 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Daianny.Andrade 29/05/2024

Ternura
Zezé é uma criança danada, mas ele é muito, mais muito esperto, inteligente e curioso. Ele é tão sensível que demonstrar seu enorme coração a qualquer um que ouso tratá-lo com carinho e ternura. Seu pezinho de Laranja Lima é seu confidente, carrega todos os seus segredos, até os mais íntimos que não pode ser revelado até no momento mais doloroso. Este livro me fez chorar, pelas injustiças sofridas pela desigualdade social, e o quanto isso deixa marcas. Além disso, o tal da ignorância de não tentar compreender uma criança, mesmo que ela seja endiabrada como dizem no livro, porque no fundo, Zezé é maravilhoso e mal compreendido em casa. Vale a pena ler esse livro, você se emociona demais.
comentários(0)comente



Byhellens 29/05/2024

Mais um livro favoritado PRA VIDA
Simplesmente apaixonada pela escrita, a profundidade em entrar na mente de zezé que tem apenas 6 aninhos. Me emocionei MESMO em cada capitulo. Zezé foi una criança extraordinária que tocou meu coração com sua inocência, esperteza e com seus sentimentos. Vou levar pra sempre no meu coração
comentários(0)comente



BArbara1767 29/05/2024

O afeto é transformador
Esse livro apenas me mostrou o que eu já sabia: o afeto é transformador. Afeto pela vida, pelas crianças, pelos adultos, pelas plantas, pelos animais. Apenas esse sentimento é capaz de fazer um homem de quarenta anos escrever um livro sobre seu pai de consideração, mesmo depois de tantos anos. Criem, adubem, cuidem de seus afetos.
comentários(0)comente



pourpier 28/05/2024

Consigo me ver em cada parte do livro. em seu portuga, em seu pai, mas principalmente, em zezé. sinto como se sua vida se entrelaçasse na minha, e então, toda a historia começasse a fazer sentido em pele para mim. me peguei por diversas vezes chorando em compaixão a tudo que se é escrito, senti em cada parte de mim as dores que se são declamadas. dói muito matar alguém aqui no coração, mas dói mais ainda ter o seu coração tirado a pulso de você. :(
comentários(0)comente



Carolina 28/05/2024

A negligência com as crianças
Com o passar da leitura, o personagem Zezé foi me cativando cada vez mais. O que mais me deixou triste foi ver o que ele passou quando criança, algo que muitas crianças enfrentam atualmente, sofrendo vários tipos de violência dentro de suas casas, por pessoas que deveriam cuidar delas. Essas crianças podem sofrer tanto violência física, quanto moral e sexual, e poucas vezes são resgatadas dessas situações e dessas pessoas.

O que mais amei na história foram as referências que o autor fez com o tempo em que estava vivendo, como as situações que aconteciam, por exemplo, a queda da bolsa de valores que resultou no desemprego do pai de Zezé, a diminuição dos povos indígenas e a personalidade da mãe de Zezé, que ele amava pelo fato de ela ser sem vergonha, ao contrário de sua irmã mais velha. Há várias outras situações que se assemelham à nossa realidade, mas falando agora de algo mais pessoal para mim, foi por isso que fiquei tão abalada ao ler o livro, mesmo amando a escrita.

Eu conheci alguém que passou por muitas coisas semelhantes a Zezé, mas, no caso dele, não teve ajuda ou companhia que durasse, ao contrário de Zezé, que tinha alguém por perto, embora por pouco tempo. Eu queria estar lá por ele, o que me entristece por não poder me aproximar tanto. A pessoa de quem falo é meu irmão de 6 anos, que não é meu irmão de sangue, mas a quem amo tanto que daria minha vida por ele.

Este livro se tornou o meu favorito da literatura clássica.
comentários(0)comente



Mori5 28/05/2024

Lindo, amo esse livro ??????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



Hadassa122 28/05/2024

Obra para refletir!!
A obra literária ?Meu pé de laranja-lima?, de José Mauro de Vasconcelos, é muito impactante e traz reflexões para a vida. Dessa forma, o protagonista Zezé é uma criança que cativa o leitor e a sua história é uma mistura de tristeza, alegria e comoção. Além disso, esse clássico aborda muitas questões como trabalho infantil, pobreza, violência infantil, maus- tratos e primeira infância. Logo, a história de Zezé, seu pé de laranja-lima, seu amigo Portuga e suas peripécias são encantadores no mundo da literatura brasileira. Recomendo!
comentários(0)comente



Amanda 27/05/2024

Ah, o mundo pelos olhos de uma criança!

Mais uma vez, a literatura infantil usando de toda a graça e criatividade de uma criança para retratar condições tão difíceis e doloridas de uma família pobre.
Um livro super divertido, mas também muito triste.
Foi o primeiro livro que li na vida e, relendo agora, a minha maior curiosidade é saber como eu entendi e absorvi a história naquela época.
Só lembro de ficar muito feliz e orgulhosa por ter lido. Espero que minha criança interior se mantenha me presenteando com seus olhares sobre a vida também.
comentários(0)comente



rafa 27/05/2024

Psicológico 100% destruído
Eu sabia que ia chorar, mas não esperava que TANTO. Dói demais acompanhar a história de Zezé e a dor de seu luto, é o livro mais lindo e sensível que já vi.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



minnies 27/05/2024

O livro mais triste do mundo
Eu acredito fielmente que esse é mesmo o livro mais triste do mundo.

Zezé ganhou meu coração rápido demais, que criança incrível. E apesar de "arteira", não merecia sofrer tanto.

Eu não consigo nem contar nos dedos todas as vezes em que chorei como um bebê lendo cada capítulo desse livro.

Acho que todo mundo deveria separar um tempo da vida só pra ler esse livro, sério. Vocês recebe um choque de realidade e ao mesmo tempo uma crise existencial a cada capítulo lido.

Obrigada José Mauro de Vasconcelos, por proporcionar essa experiência incrível que é poder ler, e conseguir sentir com Zezé tudo que ele sentiu.

Desejo do fundo do meu coração que você tenha sido muito feliz nos anos seguintes da sua vida e que você tenha aproveitado cada parte do sucesso da sua vida, porque você mereceu muito. E fico feliz em saber que, se existir um céu, você vai estar lá compartilhando do mesmo espaço que o seu Portuga de novo ?

Dito isto, leiam O Meu Pé de Laranja Lima, é uma experiência única e incrível.
comentários(0)comente



folkluly 26/05/2024

Eu li quando era um pouco mais nova, devia ter uns 7/8 anos..eu começei a ler porque uma professora da escola tinha indicado pra turma, e eu como uma bela puxa saco fui lá e comprei, por eu ser criança e não ter tantoo entendimento de certas coisas, obviamente foi meio confuso pra ler, mas eu acho a história bem bonitinha, e triste também! De 0 a 10 em questão de recomendação eu daria 8,5 mas aí vai do gosto de cada um.
comentários(0)comente



diabolicami 26/05/2024

Mesmo sendo meu livro favorito eu sempre termino ele com um nó na garganta por me trazer tanta lembrança, por conseguir me colocar no lugar das crianças e saber exatamente como se sentiam. Zezé consegue apresentar uma ternura gigante com tudo que toca, tão inteligente e tão criança que lembro da minha criança que foi negligenciada também, mas tinha uma cabeça tão esperta quanto a dele.

Meu pé de laranja lima é o livro da minha vida e com ele eu sinto tantas emoções que não conseguiria explicar nem se elaborasse a maior das justificativas.
comentários(0)comente



vivi !! 26/05/2024

INCRÍVEL
Li quando era criancinha e foi uma das melhores leituras da minha VIDA, simplesmente LINDO TRISTE TRÁGICO tudo que precisamos!! até hoje me pego lembrando de falas que li a mais de 6 anos atrás
comentários(0)comente



Maria1691 26/05/2024

AAAAAAA
Que livro triste mds???
muito bom galera.
recomento
mas preparem o coração de vocês, pq pmlds, chorei horrores
comentários(0)comente



4201 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR