Assim é (se lhe parece)

Assim é (se lhe parece) Luigi Pirandello

Resenhas - Assim é, se lhe parece

Clarissa 02/03/2024

Uma leitura provocadora.
Um livro que é fácil de ler pq é uma peça dividida em diálogos que prendem o leitor. Eu pelo menos fiquei presa na história que instiga a reflexão. É um livro inteligente, provocador, crítico e que pode servir como espelho para o leitor. O que é a verdade? Pq precisamos de verdades absolutas? Há realmente situações nas quais há uma verdade, mas a questão é, pq precisamos dela e o que fazemos com ela? Será que necessitamos de verdades para o exercício de poder? Ou quais os poderes que acreditamos ter quando chegamos a algumas verdades? A verdade sempre promove a justiça? Questões, questões... Como eu disse, um livro provocador e que pode servir de espelho para o leitor. Uma leitura aparentemente simples, porém cheia de complexidades.
Fica a dica! ??

Cris609 02/03/2024minha estante
Que ótima resenha! Fiquei com vontade de ler. Já vou add na minha listinha :)

Clarissa 03/03/2024minha estante
Obrigada, Cris. Caso algum dia leia, compartilha aqui tua experiência? Vou adorar saber como chegou essa leitura pra você. Ótima semana! Abraços.

Gabriel 16/02/2024

Primeira vez lendo uma peça, e apesar de demorar um tempo para me acostumar, a experiência foi bem divertida!

Moral do livro:
A verdade nada mais é do que um gaslighting bem sucedido.

Gabriel Vilela 01/02/2024

Assim é ou lhe parece ser?
A todo momento a perspectiva muda e minha mente "explode". O que eu vejo não é exatamente o que você vê. Nem mesmo o que você vê quando se olha no espelho é absoluto pois o reflexo distorce a sua imagem. Tudo para todos depende do ponto de vista, da crença e do moral.
Adorei a leitura e da "aula" feito em estilo teatral italiano com palavras refinadas e com um alto valor metafórico no final do ATO III.
Recomendo.

Felipe Augusto 20/08/2023

Uma boa peça de teatro do Luigi Pirandello, gostei dos personagens que são meu enérgicos. Um ponto muito interessante da peça é a dúvida do que é verdade ou não do que é louco ou não tudo muito curioso o que leva a devorar a leitura rápida do livro. Apesar de achar o final abaixo do que eu esperava.

leuu_lima 31/05/2023

Ok, o maluco sou eu!
Acho que a pergunta principal não é quem da história é o mentiroso ou o louco, mas sim quem é maluco o bastante para se importar com a suposta verdade absoluta. O que Pirandello expõe em sua peça é esse jogo psicológico de relativismo: se algo é mentira, mas visto como verdade por todos, interessa muito mais como aquilo se desdobra socialmente do que se o fato em questão é real ou não. Claro que esse conceito de não existir uma verdade se relaciona de diversas formas ao fascismo, ideologia na qual Pirandello se alinhou. Mas isso aí é papo pra uma análise com mais tempo.

j_almansa 30/06/2014

não me convenceu de que a verdade não exista, apenas, pontualmente ela não pode ser conhecida.
por ajudar a confundir, conseguir inspirar a descrença, como está em moda hj em dia e por estarmos mergulhados numa sociedade que é cada dia mais influenciada pela visão marxista essa peça ainda tem tanto prestígio.
Pedro Henrique 08/05/2023minha estante
Acredito que o objetivo da peça não é dizer que a verdade não exista, até porque seria impossível os dois personagens estarem corretos. A peça diz que vivemos em uma sociedade que tem fetiche pela verdade, mesmo quando ela pode trazer mais dores do que soluções. Os protagonistas viviam bem sem se questionarem sobre a verdade, os fofoqueiros da comunidade que perturbam essa realidade deles, sem nenhum propósito.