Almas Sombrias

Almas Sombrias L. J. Smith

Resenhas - Almas Sombrias

Gianne Marques 19/04/2019

Livro deixou a desejar
Nesse livro começa com Elena, Damon e Matt indo até as Dimensões das Trevas resgatar Stefan da prisão. Até ai tudo bem, até que chega um ponto em que Matt resolve do nada ir embora, voltar para Fell's Church. Ai a autora fica indo e voltando no que se passa com um e depois outro. O que nos faz ficar meio perdido, pois enquanto estamos acostumados com o ponto de vista de Elena ai a autora vai e muda para a gente saber o que está acontecendo ao redor de Matt.
Tirando esse fato que se tornou a ser o livro mais chato até o momento, gostei bastante do livro arbordando alguns acontecimentos um pouco agoniantes de ler e que a gente fica ansioso para ler tudo logo.

_moniclis 26/01/2017

Simplesmente desisti!
O amor que eu tenho pela serie foi oque me fizeram ler ate este livro. Mas tem uma hora que a paciência acaba. Pela primeira vez na vida julgo um filme (ou serie, no caso), melhor que o livro. Depois de 5 livros lidos a historia fica enjoativa e completamente confusa.
Nem posso imaginar como que a serie foi inspirada nestes livros!
Raisa.Schutz 08/04/2017minha estante
Eu também vi a série primeiro. Li os quatro primeiros livros e estou tendo essa mesma impressão. Pela primeira vez acho a série / filme melhor. Parece que o livro foi só um esboço da ideia, e a série aperfeiçoou.. no livro as coisas são um pouco desconexas é simplesmente jogadas na história. Estou estranhando bastante.

Raisa.Schutz 08/04/2017minha estante
Estou tendo essa mesma impressão. Vi a série primeiro e agora estou lendo os livros, e estou achando muito fraco. As coisas são desconexas, simplesmente jogadas na história, sem muito rumo. Não exploram direito a história.

Giovana 03/03/2018minha estante
Concordo, eu também adoro a série, mas os livros são confusos e é uma história sem sentido...

Jéss 11/07/2018minha estante
Concordo demais. Estou lendo arrastada. História sem pé e nem cabeça, personagens insuportáveis.

miny 30/08/2016

livro ótimo!

Lee 29/08/2016

TVD6
Continuo a série pois não gosto de deixar as coisas pela metade, até que gosto desse comparado com o outro.

Kallyssa 29/08/2016

muito bom
super recomendo!

Patricia 27/08/2016

Bom demais

Gabriel Aleksander 21/12/2015

Mais confuso, impossível...
A Sinopse

A busca por Stefan que foi sequestrado pelos Kitsune e levado para uma prisão no Shi no Shi, cada vez torna-se mais intensa após Elena e Damon conseguirem pistas que além de indicarem como entrar nessa outra dimensão, também ajudarão a entender como libertar o vampiro aprisionado.

Durante essa road trip com Damon e Matt, Elena terá que aprender a lidar com seus poderes que permanecem fugindo do seu controle e atraindo vampiros sedentos pelo seu sangue. Entretanto, outro tipo de atração começa a se intensificar entre Damon e Elena, levando os dois a explorarem lados do outro que até então permaneciam em lugares obscuros de suas mentes.

Mais do que uma jornada em busca do seu amado, essa história torna-se uma jornada de autoconhecimento de Elena, que deverá tomar que escolhas que mudarão o destino de todos, ao ponto que um momento crucial em sua vida se aproxima.

Mitologia

Se existe uma coisa mais confusa que Elena nesses livros com certeza é a mitologia que L.J. Smith cria para essa série. Apesar de uma consistência ter sido estabelecida nesse quesito durante os 4 primeiros livros, essa nova fase da história se propõe a misturar a mitologia ocidental com a oriental, o que não acontece com maestria e se torna um trem desgovernado de confusões mentais impelidas ao leitor.

É nítida a forma como a autora vai se perdendo em meio a tantas coisas desnecessárias e risíveis que ela inclui a sua história, que se torna cansativa e maçante, e que vai perdendo o leitor a cada página que passa. A inserção do plot dos Kitsunes ainda não conseguiu me convencer e, além de ser incompreensível o real motivo de aquilo estar acontecendo.

Sinto falta de profundidade na história, que traz uma mitologia que mais confunde que explica, e que atribui à história a impressão de ser mal elaborada, ponto extremamente negativo para a saga.

Personagens

Em meio a tanta confusão de ideias, os personagens vieram para potencializar o estado letárgico no qual ingressei durante toda a leitura. Todos os laços empáticos que havia construído até esse ponto da série com alguns personagens foram todos por água a baixo, visto que, as atitudes nonsense e os conflitos internos desinteressantes tornaram personagens extremamente promissores, em adolescentes interessados em preocupar-se com questões fúteis e desnecessárias.

Por diversas vezes cheguei a me perguntar se esse bloqueio com os personagens vinha do fato de estar saindo da adolescência e por isso os temas não me agradarem mais, dificultando a identificação. Entretanto, percebi que quando esses livros YA são bem estruturados, agradar-se com a leitura dos mesmos é uma tarefa fácil e prazerosa.

Opinião Final

Eu infelizmente não gostaria de estar dizendo que odiei esse livro, contudo, não teria como ser diferente com uma leitura que já havia abandonado anteriormente e que quando decido dar continuidade só consigo finalizar com a velha ajuda da leitura dinâmica, artifício que nunca tinha precisado utilizar até então.

O livro é confuso e perde tempo tentando se encontrar em meio a tanto caos, deixando de lado a evolução dos personagens e de seus conflitos e anseios, tornando-os distantes do leitor e quebrando qualquer possibilidade do estabelecimento de laços empáticos com os elementos da história.

A narrativa de L.J. Smith continua fluida e em alguns momentos ainda demonstram um vislumbre de todo o potencial que a autora já demonstrou ter em outros volumes, principalmente quando a mesma aborda a personagem Caroline e insere elementos do terror na narrativa, gerando cenas realmente memoráveis.

Apesar disso, é impossível ignorar todos os outros pontos negativos que a obra carrega consigo. Lerei o próximo volume por já tê-lo em minha estante, mesmo me perguntando se devo continuar com a série a partir da conclusão desse arco e com a mudança de escritor.

site: fatalityliterario.wordpress.com

Tauan 22/09/2015

Mais vampiros
Ludibriado com a promessa de se tornar humano novamente, Stefan Salvatore foi capturado pelos demônios Shinichi e Misao. Agora, mais do que encarcerado em uma prisão na Dimensão das Trevas, Stefan está longe de Elena e começa a perder a noção do que é real em sua vida.
Para salvar seu grande amor, ela se empenha em uma missão perigosa e assustadora, confiando seu destino e sua vida à Damon, que de certa maneira é responsável pelo que aconteceu ao irmão, e também parece estar disposto a tudo para resgatá-lo.
Mas a cada dia de convivência a tensão entre Damon e Elena aumenta, enredando ambos em um destino revelador e inevitável. Destemidos, dominadores e soberbos, eles tem muito mais em comum do que supunham, e logo Elena terá de decidir qual dos dois irmãos ela ama mais.
Em Fell's Church, Bonnie e Meredith tentam controlar o mal que tomou a cidade com a passagem dos espíritos raposa. E suas descobertas sobre a Dimensão das Trevas e os Kitisune acabam colocando-as cara a cara com a missão de Elena, de modo que as três amigas se unem em um resgate na terra onde o enorme sol está sempre se pondo e seres nefandos dominam o cenário.
Vale ressaltar que mais uma vez o livro começa muito bem, mas o nível decresce com o avanço das páginas.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Rafael 05/09/2015

Unidos por Stefan.
A cada livro, parece que Diários do Vampiro decai. Reunião Sombria não foi tão bom quanto os três primeiros e Anoitecer também teve vários defeitos, mas Almas Sombrias venceu os dois em disparada. Esse sexto livro é - até agora - o pior livro da série, na minha opinião. Quase nada funcionou nesse volume, o que deixou mais frustrado pois a autora disse em uma entrevista que esse é o seu preferido e isso me deixou mais esperançoso por uma melhoria em relação ao anterior.

A história desse volume é totalmente contraditória com a proposta da série e do próprio livro, que seria salvar Stefan da prisão Shi no Shi. Porém isso só ocorre nas dez últimas páginas, deixando as outras 435 (!) totalmente aleatória ao apresentar uma história sobre escravos (!!) que Elena e os outros salvam. Os "fangirls" da série irão dizer que esse plot serviu para que Elena encontrasse o objeto que precisava para salvar Stefan, mas várias páginas poderiam ter sido cortadas e deixariam o livro mais ágil.

Agora entendo porque em uma entrevista, L.J. Smith disse que a editora a pediu para escrever livros mais curtos. Os próprios viam que esse número de páginas era desnecessário. E se no livro anterior, o clima da série original estava se esvaindo, nesse ele se vai de vez. Não senti qualquer conexão com o clima original e a única coisa boa do livro anterior - que foram as possessão de Shinichi e Misao sobre os habitantes de Fell's Church - não tem qualquer importância aqui. São poucas cenas na cidade e em nenhuma vemos possessões, apenas conversas chatas entre Matt e Sra. Flowers.

Já sobre os novos personagens, não me identifiquei com nenhum deles e o único que gostei um pouco foi Sage. Pode ser que eu me identifique mais com ele já que ele estará no próximo livro, mas deu graças à Deus que os outros foram esquecidos porque nenhum acrescenta em nada. Já os velhos personagens - Matt, Sra. Flowers, Caroline e Meredith - continuam bem desenvolvidos, exceto por Bonnie. Sempre revirei os olhos com esse medo exagerado da personagem, mas nesse volume isso está insuportável. Espero que ela mude com o passar dos livros, mas praticamente já desisti da personagem.

O único ponto positivo é Damon e Elena. Damon sempre foi um ótimo personagem seja nos livros ou na série, mas é nesse volume que conhecemos outras nuances do personagem - até porque essa trilogia obviamente foca mais em Delena do que Stelena, o que é mais um ponto negativo na minha opinião pois prefiro Stelena. Apesar disso, curti a interação dos dois nesse volume (não como casal, mas como "amigos), e junto de Damon, Elena é a que mais cresce nos livros. O amadurecimento dela de O Despertar até agora é gritante e super positivo. Sem dúvidas, ela é um dos poucos pontos que me motivam a continuar com a série.

O outro é o final desse livro que deixa um plot twist muito forte para Meia-Noite. Mas mesmo assim não irei começar o sétimo livro agora. Preciso de um tempo longe da série depois de ler Anoitecer e este seguidos - e gostar de poucas coisas. Assim que eu finalizar a leitura do próximo e último escrito pela L. J., venho com a resenha.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/
Juliana Lopes 10/10/2015minha estante
Me identifiquei completamente com a sua resenha! Achei a mesma coisa... é um livro bem morno mesmo e realmente o que salva é o Damon, adoro o personagem, rs. Também pretendo dar um tempo e deixar pra ler Meia- Noite depois.

Lea 13/03/2015

Damon, Elena e amigos, partem para a Dimensão das Trevas para tentar resgatar Stefan antes que seja tarde demais. Neste livro, pode-se dizer que os protagonistas são Elena e Damon. Stefan praticamente não aparece na história, pois está preso.

Almas Sombrias aumentou ainda mais minha torcida pelo Damon. Nesse livro ele é gentil, delicado, atencioso... Tudo de bom! Está cada vez mais difícil para Elena resistir aos seus encantos. Não vou contar o final, só posso dizer que tem uma surpresa que me deixou morrendo de vontade de ler o próximo.

Blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Carla Martins 28/04/2014

E continua mais do mesmo...
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Comecei a ler Almas Sombrias achando que a leitura seria uma completa perda de tempo. Expectativa zero, pra falar a verdade. E eis que o romance entre Damon e Elena finalmente dá uma engrenada e, consequentemente, movimenta a história. Calma, não é que eu ache o livro bom, longe disso.

Mesmo melhor que o anterior, ele não consegue nem chegar perto de ficar bom. Relembrando: ODIEI a série e preferi mil vezes a adaptação para a TV. Partindo deste princípio, posso dizer que, de todos os livros, esse é um dos menos ruins. E tudo por conta do quase-casal Damon e Elena. Depois de uma parte, o romance esfria e a aventura toma conta novamente, deixando tudo sem graça como antes.

Neste livro, Elena, Damon e Matt vão literalmente até o inferno para resgatar Stefan. O resto da turma (Bonnie e Meredith) ficam na cidade para tentar salvá-la das forças malignas. O livro é bem chato se a gente excluir a parte do quase-romance entre Elena e Damon. Dá até vontade de que eles nunca consigam libertar Stefan, para ver se sobra mais tempo para o romance e se o livro fica menos sem graça. O final foi bem pensado e original, mas foi mal trabalhado e com poucos detalhes sobre o que Damon sentiu.

Se vale a pena ler? Bom, se você chegou até aqui, continua. Mas, se ainda não começou a série, melhor usar o tempo que você perderia lendo para assistir aos capítulos da série na TV.

A Série

4 - Reunião Sombria
5 - O Retorno - Anoitecer
6 - O Retorno - Almas Sombrias
7 - O Retorno - Meia-Noite

Depois, a autora publicou dois livros (até agora) na versão de Stefan (já li os dois):

1 - Diários de Stefan - Origens
2 - Diários de Stefan - Sede de Sangue

Michele 24/03/2014

sinopse do livro
Stefan foi capturado por espíritos demoníacos e está preso na Dimensão Sombria, onde rumores dizem que vampiros e demônios andam livremente, mas humanos são mantidos como escravos por seus mestres sobrenaturais. Elena pede ajuda a Damon e, com Matt, vai até lá resgatar Stefan. O problema é que a tensão entre ela e Damon continua aumentando. Qual dos irmãos Salvatore Elena realmente quer?

kAtIA 18/03/2014

Loucura total
Nossa um suspiro de alívio! Nem acredito que terminei, é para mim esta leitura foi exatamente assim, pelo menos até um pouco além da metade do livro.
Foi exaustivo, não que o livro seja ruim, é apenas o lenga-lenga o chove não molha que me irritou,á e não esquecendo de mencionar que a tradutora desta edição foi uma tragédia, muitos erros e erros ortográficos palavras que não se encaixam um horror aff!
Passando por uma ressaca literária e a autora L.J.Smith também não facilitou em nada,não sei dizer se foi essa ressaca ou se a história que me cansou, mas não sou de começar um livro e não terminar demoru mais foi.
A história põe a prova o amor dos irmãos Salvatore e coloca Elena e seus amigos em uma jornada nada fácil, onde entrar pode ser o mais fácil, mas a procura muito torturante e cheia de obstáculos.
Aprendendo dia á dia com seus poderes Elena se torna uma mulher mais forte cheia de confiança, agarrada ao seu objetivo e seguindo seu coração, Damon aparece de uma forma mais madura,evitando seu sarcasmo e deixando um pouco de lado seu egoísmo, exercendo um papel fundamental durante toda a trama.
Suas amigas Bonnie e Meredith parceiras que iriam até o inferno pela amiga,fazem de tudo para ajudar sem questionarem suas atitudes que ao meu ver são estúpidas, mas que ela as toma pensando em salvar o amor da sua vida.
Neste livro me surpreendi com toda a ação que nos anteriores não teve muito e cenas de fazer chorar "para fãs dos Salvatores", quando estava chegando no final do livro todo o entusiasmo que eu tinha perdido voltou a mil, pois ri muito, a autora deu uma trégua deu para ficar mais aliviada e finalizou com um bom gancho que me deixou cheia de sorrisos srsrr.

Anderson Brito 04/03/2014

Não consigo ainda entender o motivo ao qual L.J. Smith arrastou tanto este livro até praticamente o meio dele. O interesse comercial em escrever novos livros baseado no sucesso da série de TV, é até natural. Mas daí “encher linguiça” é quase inaceitável. Houve excesso de explicações demasiadas, chatas e longas. Infinidades de repetições até mesmo para descrever um vestido, por exemplo. Mas estes personagens possuem suas magias e encantos, e eles foram preservados dando um novo fôlego da metade até o final da história.

A principal proeza da autora foi nos entregar personagens novos que a gente até quer ver de novo. Transportar o enredo para uma realidade paralela e sombria permitiu um novo rumo, com novos amigos a Elena e Cia. Confesso que achei mirabolante o desenrolar final e dei muita risada com a nova condição em que se encontra Damon Salvatore. Um bom livro, longo, porém bom!