Lina

Lina Carol Castro

Resenhas - Lina

Willian.Lorenzo 19/04/2024

Nacional Fod@
Já imaginava, pelos stores de Carol e de leitores que seria uma leitura maravilhosa. Mas, não foi... a leitura foi MAGNÍFICA! Não estou exagerando.
A escrita de Carol é completamente fluida, narrativa maravilhosa, personagens extraordinários. Apaixonei pela história de Lina, li bem devagar pra absorver cada detalhezinho, que fez uma diferença muito boa as descrições nos minimos detalhes , consegui sentir cada sentimento tanto de Lina e outros personagens. Cada acontecimento, ela descreveu perfeitamente e sem furos na história. Mesmo podendo imaginar o final.. eu surpreendi muito. É uma leitura pra sentir dor, arrepios, sorrisos e alegria, e claro uma aflição pra que tudo se resolva kkk e a empolgação de cada detalhe que pegamos durante a leitura. Lina uma jovem guerreira, inteligente ,persistente, que julgada por ser o que ela é faz tomar atitudes que nos leva para a incrível historia, de auto conhecimento, um pouco de cafeomancia, horror pelas cenas, que tem gatilhos, e o amor pelos animas e entes queridos.
É obra pra ser lida e relida... Apaixonante??

Leonardo 15/04/2024

Resenha do Porão Literário
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lina lançado pela editora Entrelinhas. O livro é de autoria de Carol Castro e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Lina Schäfer é uma jovem que vive em Baga, uma pequena cidade de Santa Catarina. Lina passa seus dias explorando sua paixão por coelhos, cafeomancia e taxidermia. Por conta de seus interesses peculiares, a menina é vista com uma pária da família, uma bruxa que parece não se integrar a família Schäfer. Por conta de sua má reputação, Lina busca por uma mudança em sua vida.

Durante um evento da empresa de café de seus pais, Lina descobre que o antigo casarão de seu avô, recentemente falecido, será colocado à venda. Motivada pela oportunidade de reconstruir sua reputação e pelo desejo de mudança, ela considera a possibilidade de se mudar para o casarão em Lúgu, na serra catarinense.

Entretanto, durante o evento, uma leitura das borras de café traz à tona prenúncios sombrios, incluindo desafios familiares iminentes e até mesmo a morte. Cautelosa, Lina decidi ir até o casarão com seu irmão Caio até a mansão para começar a se mudar. No entanto, o casarão parece estar sendo lar de um hóspede com tendências bem violentas.

Bom, comecei a ler Lina com enorme expectativa de encontrar um horror vitoriano com doses de bruxaria e misticismo... Bom, a autora Carol Castro entrega isso e muito mais! Rapidamente somos guiados até a mansão do avô de Lina, cenário que ocupa o arco central da narrativa. Um dos primeiros acontecimentos na mansão já me deixaram super impactado, e a partir daí a espiral é de horror.

Lina é coloca a prova em diversos momentos naquela mansão. Ela precisa lidar com um antagonista extremamente poderoso. Essa espécie de confronto cresce muito durante o livro, nos propondo um clímax que torna o último terço do livro super eletrizante!

Uma das coisas que eu gostei do livro é a relação de Lina com seu avô. Temos diversos momentos que funcionam como "flashbacks" da narrativa e neles nós entendemos mais sobre o passado de Lina, do porquê dela ser tão diferente dos outros membros da família... É uma relação incrível onde passamos a gostar muito mais de Lina.

O tom gótico e de horror adotado por esse livro é incrível, rapidamente entramos nessa esfera meio Coraline que funciona muito bem no cenário sombrio da serra gaúcha. Bom, fica a indicação para quem ama um horror com referências incríveis e uma boa leva de bruxaria.

@estantedamolina 30/03/2024

Uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto
Carol Castro escreve essa narrativa de terror com muita maestria. Apesar de ser seu primeiro livro publicado, a autora mostra grande domínio na escrita, utilizando de detalhes minuciosos e na medida certa para trazer todo o mistérios que a drama tem. Ao desenrolar do enredo a personagem principal Lina vivencia muitas experiências extraordinárias e místicas.
Para leitores como eu que não estão acostumados pode gerar certo medo, mas que vale muito a pena quando se conhece a história completa. As emoções despertadas relevam a maravilhosa obra que foi criada, sendo do inicio ao fim cativante e que prende o leitor.
Indico a leitura para todos amantes do terror, mistério e histórias sombrias. E para quem não tem costume de ler esses gêneros como eu, vale a pena conhecer a escrita da Carol, você pode se encantar e querer mais!