Legalismo

Legalismo Lou Priolo

Resenhas - Legalismo

Lucas 09/03/2024

Bacana.
Verdade seja dita, o legalismo é algo um tanto quanto complexo: ao mesmo tempo em que estamos dispostos a reconhecer o fato de que é algo presente em nossos meios, temos uma dificuldade em aceitar que cometemos tal pecado. É uma espécie de mau hálito que reconhecemos prontamente nos outros, mas demoramos para reconhecer em nós.

E é sobre isto que este livro irá tratar. Aqui, Lou Priolo apresenta o que o legalismo realmente é: o esforço de elevar regras humanas acima das instruções e princípios dados por Deus em Sua Palavra, chegando ao ponto de acusar o próximo de pecar ao não seguir tais regras. É interessante como o autor apresenta que, além de ser uma expressão do pecado do orgulho, o legalismo tende a ser extremamente nocivo nos relacionamentos com os outros. Após fazer o diagnóstico, Priolo mostra como a cura para tal pecado é simples: um apropriar - se completamente da doutrina bíblica da justificação, lembrando que a salvação é por meio da graça.

A edição da Nutra é fantástica, como de costume. A editora acertou demais neste formato, trazendo um trabalho que cumpre a sua proposta de proporcionar um material acessível a todos em todos os sentidos. Em resumo, este é o tipo de trabalho que vale a pena ser lido.