A fábula do cuidador

A fábula do cuidador Marilice Costi

Resenhas - A fábula do cuidador

Geise @leiturasdageh 03/03/2024

O que você está fazendo por você?
Edelvais, é uma flor que passa seus dias cuidando das estrelas e preocupada com um Cavaleiro que não dá a mínima para ela. Até que um dia ela perceber o quanto está exausta e o quanto ela se está acabando. E entende que:

QUEM NÃO CUIDA DE SI, NÃO CUIDA DE NINGUÉM.

E parte em uma jornada de auto cuidado. Uma jornada que vai atingir ao leitor de forma profunda. Que vai fazer o leitor ter vários questionamentos e se autoavaliar: estou no caminho certo?

A fábula do cuidador me pegou desprevenida. Apesar de saber o que a história iria abordar, eu achava que seria uma leitura rápida e simples. Daquelas que a gente termina e pergunta: qual será o próximo livro?
Mas não aconteceu assim. A fábula do cuidador me fez pensar e repensar em quem sou eu como "vida". E em quem sou eu como "medo". O que predomina: a vontade de viver ou o medo de viver? O que me liberta e o que me consome?

Que livrinho potente!
Uma flor que traz uma mensagem, que a gente sabe bem qual é, mas que esquecemos sempre.

A fábula do cuidador é aquele livro que eu vou deixar bem visível na minha estante, para o ver todo o dia e não esquecer da sua mensagem: no medo podemos encontrar a solução.

Leitura necessária nesse mundo tão corrido de hoje, que lembramos de muita coisa, mas se esquecemos do principal: se auto cuidar.

Deusani0 23/02/2024

Esse conto foi uma grata surpresa, de escrita gostosa e poética, eu li tão rápido que nem vi.
A autora através de sua obra, nos convida a uma jornada de autoconhecimento e transformação, utilizando a delicadeza da flor Edelvais para explorar as complexidades das relações humanas e os desafios do amadurecimento emocional. Sua abordagem criativa entre razão e emoção, feminino e masculino, nos faz refletir sobre a necessidade de superar barreiras e buscar uma maior compreensão e empatia nos relacionamentos. O uso de metáforas e alegorias proporciona uma experiência lúdica e inspiradora, incentivando-nos a não nos conformarmos com o status quo e a buscarmos constantemente novos horizontes e vínculos significativos.
Em meio a batalhas o cavaleiro encontra Edelvais uma flor a cuidar de estrelas e fica encantado com sua beleza e por não poder tirar sua armadura não entende a necessidade de Edelvais em ter para si um cuidado especial e com isso entristece a flor tão especial, até que ela decida se desprender do cuidar e viver.
Nossa eu amei demais e indico pra quem quer uma leitura gostosa e rápida. Indicado pra todas as idades

Koala Leitora 21/02/2024

Sentimentos intensos e reflexivos
Em meio ao ir e vir das batalhas diárias, o Cavaleiro encontra Edelvais, uma flor a cuidar de estrelas e se encanta por essa beleza, mas impossibilitado por si mesmo de tirar sua armadura não entende a necessidade de Edelvais em ter para si um cuidado especial e com isso entristece a flor tão especial, até que ela decida se desprender do cuidar e viver.

Marilice Costi nos presenteia em sua escrita com reflexões profundas sobre a arte do cuidar e ser cuidado, nos apresenta o amor próprio de uma forma lúdica e apaixonante, que nos faz refletir a cada virar de página sobre o que de fato queremos para nós nessa vida.

Uma fábula que traz referencias incríveis como meu amado ?O pequeno príncipe?, faz alusão a falta de cuidado próprio e o excesso com o outro, onde muitas vezes prejudica mais do que ajuda, além de mostrar o distanciamento do medo em se entregar a novos sentimentos.

É um livro curto e apaixonante que vale ser lido com calma, apreciado a cada página para que tenhamos de fato o entendimento total do que ele quer nos ensinar.

Para mim foi uma leitura rápida, fluida, mas que me ensinou muito e agora só me resta refletir em tudo que aprendi com ele.