Filhas de Esparta Claire Heywood

Resenhas - Filhas de Esparta

melnoliteraverso 11/04/2024

Avaliação: Filhas de Esparta
Avaliação da narrativa:

- O livro me prendeu?: ??????
- Ambientação: ???

- Instagram: @melnoliteraverso
- Tiktok: @melnoliteraverso
- Tumblr: melnoliteraverso.tumblr.com

Luanna134 15/03/2024

Deem a Nestra o que é dela!
Crescemos ouvindo falar da beleza invejável de Helena de Tróia. O quanto os reinos se degladiavam por ela, o quanto ela foi a ascensão e queda de um povo. Mas nesse livro somos apresentados à Klitemnestra, e essa sim, era digna de ser invejada.
Na minha concepção Nestra me lembra Circe, semelhantes na forma que o coração precisou ser lapidado, endurecido para descobrir a verdadeira força interior.
A maternidade, a devoção pelo parceiro, a decepção, os abusos? sentimentos que transformaram-na em uma verdadeira rainha.
Em contrapartida Helena sofre a amargura de ser quem é, bela mas tola. Mas ainda assim, sentimos por ela, pela falsa percepção de mundo que os homens construiriam em forma de véu na vida dessas duas irmãs.
Que leitura espetacular!

@ruthlunang 07/02/2024

Filhas de Esparta
Eu não sou muito conhecedora de mitologia grega, o que eu sei é graças a Percy Jackson (lamentável, eu sei), mas esse livro me atraiu muito por essa temática. Obviamente eu já tinha escutado sobre a guerra de Tróia, mas esse livro me trouxe informações que eu nem imaginava, como por exemplo, o fato de Helena ter uma irmã. E devo dizer que esse fato foi bem agradável porque o ponto de vista de Klitemnestra no livro é muito mais interessante que o de Helena.

Ainda assim eu consegui me envolver nas duas histórias e gostar bastante delas. De um lado Klitemnestra, que era sempre a obediente e que sempre baixava a cabeça pra todo mundo, o que era esperado de uma mulher na época. Do outro, Helena, que sempre foi elogiada por sua beleza e que em alguns momentos se deixava levar pela vaidade, mas que também sempre foi tratada como um troféu.

Esse livro não narra sobre o destino das duas depois da guerra, mas aí fui pesquisar e as coitadas não foram felizes por muito tempo, o que é uma pena.

PS.: espero que Agamemnon tenha servido de tamborete pros pés fedidos de Hades depois que ele morreu. Que homem horrível!

mikakuamoto 28/10/2023

Resolvi ler esse livro pois gosto muito de mitologia grega e achei interessante entender a história pelo ponto de vista de duas mulheres.

Durante todo o livro senti muita pena, tanto da Nestra quanto da Helena, tudo que elas sofreram durante a vida, mas fiquei feliz pelo final, pois deu a entender que elas finalmente conseguiram ser um pouco mais felizes...

Bia 11/10/2023

Filhas de Esparta
Uma história sobre a famosa Guerra de Tróia, vista pelo ponto de vista da Helena e da Nestra (passei o livro todo e não consegui falar o nome dela, então fica pelo apelido mesmo). A história fala muito sobre o quanto as mulheres eram "meros objetos" e na verdade, pelo que eu vi no livro (não tem como saber como foi na realidade) tudo poderia ter sido evitado se apenas tratassem as mulheres como seres humanos ?????

Cris 05/10/2023

?Apenas mais uma garota varrida pelo mundo.?
?Às vezes devemos ser guiados pelo dever, às vezes pelo que é correto. O truque é saber quando essas coisas são iguais e quando não são.?

"Com lábios silenciosos ela fez uma oração aos deuses. Para que tivesse feito a escolha certa. Para que o futuro fosse mais simples. Para que seus filhos ficassem seguros. Por fim, orou para que sua nova vida fosse abençoada e feliz, tanto quanto qualquer vida poderia ser."

Helena de Tróia, considerada a mais bela do seu tempo, foi descrita pela mitologia como responsável por uma guerra devastadora.
Como princesas de Esparta, ela e sua irmã
Klitemnestra conheceram luxo e fartura na infância, e eram invejadas por todos. Mas pagaram um preço alto e ainda meninas foram separadas e entregues para casamento aos poderosos reis Agamêmnon e seu irmão, Menelau.

No entanto, mesmo como rainhas, a única coisa destinada a elas era dar à luz a um herdeiro e incorporar a natureza recatada que se esperava das mulheres. Porém, quando o peso da negligência, crueldade e ambição de seus maridos se torna pesado demais, elas devem lutar contra as regras da sociedade e, ao fazê-lo, criarão ondas que se espalharão até os dias atuais.

Filhas de Esparta é uma releitura vívida da Guerra de Troia contada pela perspectiva de duas mulheres cujas vozes foram silenciadas por muito tempo.

Agora, elas poderão contar sua própria história.

Hélen Gomes 20/09/2023

Ainda pensativa.
Finalmente consegui terminar ele ontem a noite, não é um livro tão extenso, um pouco mais de 300 páginas. Eu demorei bastante para terminar ele, levou mais de um mês, mas também dado o fato que li outros livros no meio do caminho.
É uma releitura da guerra de Troia, mas com o foco nas vidas de Helena e sua irmã Klitemnestra. O livro traz luz a criação / infância das irmãs e toda a trajetória que levou ao acontecimento da guerra e seu desfecho.
Não é uma leitura fácil, traz os pontos das tradições da época, a submissão das mulheres a seus pais e maridos, mas também a força das mesmas para sobreviverem e lutar por seus filhos e sua vida. Por enquanto é isso, ainda estou digerindo a história em si, para poder formalizar a minha opinião sobre o livro.
Para quem gosta de uma releitura com outros pontos de vista é recomendado, mas se você não curte uma escrita mais formal ele não vai agradar.

Paulinha 17/09/2023

Um novo ângulo
Um história muito conhecida por um novo ângulo, aqui temos a visão de Helena e de klitemnestra sobre a guerra e sobre o mundo em que viviam.
Claro que dá muita raiva ver como as mulheres eram tratadas, sem nenhum propósito além de ter filhos, troféus de guerra, enfim...
Mas é interessante viver e estar com elas, a visão delas do mundo.
Vale a pena a leitura

thegoldrush 30/07/2023

Sou obcecada pela Ilíada desde os oito anos e sempre leio versões diferentes dessa história. esse livro é incrível, eu nunca tinha parado para pensar no ponto de vista da Helena nesse conflito. amei conhecer mais da Klitemnestra, ela é uma personagem fascinante. com certeza é uma das minhas melhores leituras do ano até agora

Rick 18/07/2023

Esparta KD você é minha filha ?
É um livro bem monótono, não acontece nada, frustrante. Faltou mostrar mais da guerra de tróia, a relação da Helena com a irmã dela também fica bem jogada, não dá nem para sentir o impacto da separação, faltou também um pouco mais de conteúdo nessa Helena, a única qualidade dela é ser bonita e sofredora; Algumas coisas parecem cópias de outras histórias, também não há desenvolvimento algum para esparta, afinal se são filhos de esparta onde está Esparta ? Enfim, dá para entreter mas falta muito para ser uma boa tragédia grega.

Luciana 13/07/2023

Que livro incrível!

O livro traz voz às mulheres da época.

O que pensavam? O que sentiam?

Vale a leitura.

Licre 21/06/2023

É bom..
O livro é bom mesmo, bem escrito, personagens bem construídos, mas o enredo deixa a desejar. Se tratando de duas mulheres gregas, o grego mesmo era só formalidade. Mal se falou sobre as responsabilidades de uma mulher grega da época ou como eram suas vidas, o que poderia ter acrescentado e muito para a história.
Entendi todas as motivações dos personagens mas foi fraco. Com uma tantos possíveis dramas envolvendo a Grécia x Tróia, ficou apenas nos por menores particulares de duas mulheres, que poderiam estar na Grécia ou em qualquer outro lugar com reinos.
É bom, mas poderia ser incrível.