Filhas de Esparta

Filhas de Esparta Claire Heywood

Resenhas - Filhas de Esparta

Licre 21/06/2023

É bom..
O livro é bom mesmo, bem escrito, personagens bem construídos, mas o enredo deixa a desejar. Se tratando de duas mulheres gregas, o grego mesmo era só formalidade. Mal se falou sobre as responsabilidades de uma mulher grega da época ou como eram suas vidas, o que poderia ter acrescentado e muito para a história.
Entendi todas as motivações dos personagens mas foi fraco. Com uma tantos possíveis dramas envolvendo a Grécia x Tróia, ficou apenas nos por menores particulares de duas mulheres, que poderiam estar na Grécia ou em qualquer outro lugar com reinos.
É bom, mas poderia ser incrível.

@bibliotecadedramas 12/06/2023

“Filhas de Esparta” é uma fascinante releitura da Guerra de Troia, contada a partir da perspectiva de duas mulheres cujas vozes foram silenciadas pela história. O livro nos apresenta Helena de Tróia e sua irmã Klitemnestra, princesas de Esparta que foram separadas e entregues em casamento aos poderosos reis Agamêmnon e Menelau.

A história começa com as irmãs, ainda crianças, em Esparta. Desfrutando de uma vida de luxo e fartura na infância, mas as coisas começam a mudar quando realidade cruel das suas vidas como rainhas se revela assim que elas percebem que seu único propósito é dar à luz a um herdeiro e se conformar com as expectativas da sociedade patriarcal.

Elas são são separas e o peso da saudade e da vida que tinham vão tomando espaço ao mesmo tempo que o peso da negligência, crueldade e ambição de seus maridos se torna insuportável, Helena e Klitemnestra – cada qual com sua vida e deveres decidem desafiar as regras da sociedade e lutar por sua própria voz e liberdade. E é assim que suas ações não apenas afetarão o curso da guerra, mas também terão repercussões que se estenderão até os dias atuais.

Claire Heywood traz vida e VOZ a essas personagens históricas, dotando-as de emoções, anseios e coragem. A autora nos transporta para o mundo de Esparta, repleto de intrigas palacianas, conflitos familiares e a constante batalha por poder entre homens cruéis que são capazes de qualquer coisa por poder. A narrativa é envolvente e cativante e nos mergulha nas vidas complexas e marcadas pelas circunstâncias dessas mulheres.

“Filhas de Esparta” oferece uma nova perspectiva sobre a Guerra de Troia que revela a história por trás das figuras femininas que foram frequentemente reduzidas a meros objetos nas narrativas mitológicas. Claire Heywood dá voz a Helena e Klitemnestra, permitindo que elas contem sua própria história e desafiem as visões tradicionais que as cercam. Eu como grande apreciadora da Mitologia Grega devorei esse livro em poucos dias, eu amei a história e será mais um pra minha lista de favoritos. “Filhas de Esparta” é uma jornada emocional e inspiradora que nos lembra que as vozes das mulheres devem ser ouvidas e valorizadas, independentemente da época em que vivem.

site: https://shejulis.com/livro-filhas-de-esparta/

Zaz 15/05/2023

Pra mim foi impossível nao amar essa leitura Maravilhosa. A autora fez uma releitura linda de duas mulheres que estavam silenciadas.

Novo livro favorito

Bea - Be 14/05/2023

Maravilhoso!!
Quando comecei, achei que o livro acordaria vários contos sobre a Grécia e tals. Mas a realidade me surpreendeu muito (de uma forma positiva)!
O livro mostra a perspectiva de duas irmãs que tiveram um papel de extrema importância na guerra de troia: Helena e Klitemnestra.
Eu simplesmente amei a proposta do livro, a escrita da autora, a forma como ela foi fiel aos fatos da mitologia. Os detalhes das personagens, situações e ambientes.
Simplesmente amei, super recomendo.

Erik96 27/04/2023

Um novo viés
Para os fãs de história antiga, com um toque de mitologia grega, esse é um prato cheio. Uma visão nova para um clássico de Homero, que relata um possível evento histórico.

y2024 06/04/2023

Muito bom mas a escrita é lenta
A história é boa. A Nestra é uma personagem incrível e foi o que me segurou por todo o livro. Gostei do desfecho para ambas as irmãs. Nota 4 pelo roteiro, mas não leria de novo.

Msouzarc 28/03/2023

"Com lábios silenciosos ela fez uma oração aos deuses. Para que tivesse feito a escolha certa. Para que o futuro fosse mais simples. Para que seus filhos ficassem seguros. Por fim, orou para que sua nova vida fosse abençoada e feliz, tanto quanto qualquer vida poderia ser."

zoni 22/03/2023

É um prato cheio para quem gosta de releituras.
Já lemos ou assistimos a história sobre a Guerra de Troia, várias e várias vezes, mas nunca vista pelo ponto de vista feminino. Em Filhas de Esparta, Claire Heywood, conta esse período pelo ponto de vista de duas irmãs, que se viram no meio da guerra quando não pediram por ela. De um lado, Helena, o motivo da guerra, e do outro, Klitemnestra, irmã de Helena e mulher de Agamêmnon, cunhado de Helena e, que iniciou tudo, simplesmente por causa de sua sede constante por poder, enquanto seu irmão só queria sua esposa de volta. Claire narra a história de forma mais factual, exibindo qual era o verdadeiro papel das mulheres naquela sociedade e a forma como elas conseguiam driblar tudo isso para se manter vivas e seguras, ou o mais perto disso que conseguiam. É uma ótima pedida para fãs de Madeline Miller e miologia grega, assim como eu. Gostei bastante do livro, e não querendo comparar, mas já comparando... é diferente de outros com o mesmo tema e conseguiu manter o alto nível que Miller criou com a sua narrativa certeira.

Juliana846 28/02/2023

Qual a história das mulheres por trás dos heróis gregos?
Recentemente li A Canção de Aquiles e temia que ficasse enfadonha a repetição de temas e acontecimentos dessa leitura - não sou a maior entusiasta do tema, mas não precisava me preocupar. Aqui o foco é outro: essa é a história das mulheres.

Não da Guerra de Troia em si, não de Odisseu, Aquiles e Heitor, mas de Nestra, Helena e as mulheres ao seu redor.

O livro aborda de forma mais factual do que reflexiva o papel das mulheres naquela sociedade, seu valor estritamente reprodutivo e tudo mais a que estavam sujeitas por conta de seu gênero. É desconfortável e revoltante ler as humilhações que elas passam ao longo da história e como, mesmo sendo as vitimas, carregam tanta culpa pelo que lhes acontece.

Inclusive, clubinho anti Agamêmnon +1 membro. Sofreu pouco, na minha opinião.

Por ser bem direta ao ponto, a escrita é envolvente. É fácil se encantar pelas personagens e mais fácil ainda desprezar toda criatura do sexo masculino que cruza o caminho delas.

Apesar de ter gostado, achei o livro um pouco raso e alguns capítulos tem finais abruptos que não são mais retomados.

Essa foi a primeira leitura coletiva do time do Skoob. Adorei a experiência!

Nota: 3,5.

Claudia Cordeiro 26/02/2023

A história nunca contada das mulheres de Esparta, Micenas e Troia
Recomendadíssimo! Só que é uma versão final diferente do filme. Creio que o livro se ateve mais à realidade? Para mim, como mulher e mãe, sofri mto com os acontecidos com as mulheres deste livro. Por mim o livro poderia ter 500 páginas a mais e falar de Aquiles, Pátroclo nem foi mencionado, mas esse não era o objetivo da autora. Ela quis nos contar a vida de Helena de Troia e de Kitmenestra de Micenas, ambas originalmente de Esparta. E o conseguiu MAGISTRALMENTE.

Catarina129 25/02/2023

Para quem tem estômago
Sempre gostei muito das histórias gregas e pela primeira vez parei para me perguntar o que teria acontecido com as mulheres que foram citadas mas silenciadas ao decorrer dos contos propagados, e o livros trás isso. A gente ignora o lado "perdedor" da história pq o "vencedor" enfeita até demais o que teve de fazer pra vencer e o que fez logo após isso. O que aconteceu com kassandra, irmã de Paris... Homens fazem o que querem e nunca serão punidos ou vistos como errados, guerra de Tróia nada teve a ver com a Helena, só usaram ela como bode expiatório, se desse errado ia cair em cima dela, e se desse certo o que deu errado ia cair como culpa dela de qualquer jeito.

Márcio 04/02/2023

Um livro bom, não excepcional, talvez por eu ter esperado mais cenas de batalhas. Esta releitura mostra o ponto de vista de Helena, a mulher que deu causa a guerra de Tróia e Climinestra, sua irmã, casada com Agamenon, o líder grego.