Cartas na Mesa

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cartas na Mesa

Gabs 15/07/2023

Incrível como Agatha consegue deixar plots bem ajustados para as últimas páginas, sempre com uma cadência que faz o leitor perder o fôlego. Passam os anos e ninguém supera a fav, rainha, dama do crime mesmo!

Natali65 09/07/2023

Surpreendente final
Olá amores e amoras, viemos aqui com o meu primeiro livro lido da Agatha Christie, essa famosa querida autora de suspense, mistério e assassinatos!

Eu nunca na minha vida tinha lido algo dessa autora, e já ouvi tanto sobre ela!
Comecei essa leitura com grandes expectativas, tentando entender por qual motivo os livros dela são tão falados, e acho que descobri.

No decorrer da leitura eu fui tendo apenas uma ideia em mente, estava convicta de que estava certa do assassino, porém nunca podemos ter tanta certeza de algo...
Demorei um pouco pra concluir e quanto mais fui chegando ao final da leitura mais me vinha dúvidas na mente e a minha certeza ia perdendo a força.

Quando de repente me deparo com esse final surpreendente, e que não se passava na minha cabeça!!! Me senti um pouco derrotada, poxa, a minha ideia de assassino na verdade não era a verdade. Foi quando percebi que a Agatha é realmente brilhante, pretendo ler outros livros dela para ver se o meu faro para achar o verdadeiro culpado é tão ruim assim.

(Jurei que o Shaitana tinha planejado tudo isso, só para causar toda essa loucura, já que ele me era meio estranho kakkak)

trizisreading 08/07/2023

O culpado era o único que não suspeitei
Logo de início, há um comentário da autora que fala que o culpado é sempre aquele que não desconfiamos. Levando isso em consideração, fui convicta de que antes da resolução final, eu saberia quem cometeu o crime. Analisei dentre todos, e achei meu suspeito e todos os motivos pra ser essa pessoa. Por ora, desconfiei de outros, mas o óbvio mesmo, eu não ousei? Adivinha quem era? Exato, o que eu não ousei.

Em ?Cartas na Mesa?, Poirot acompanha o superintendente Battle em uma investigação criminal ocorrida onde estavam presentes: Haviam sido convidados pelo Sr. Shaitana a comparecerem em um jantar peculiar, pois o homem se vangloriava de ser um colecionador e pretendia se gabar de sua coleção de? assassinos. Segundo Shaitana, ele detinha conhecimentos que só ele poderia provar que aqueles indivíduos eram assassinos. No entanto, não levou em consideração que algum deles poderia voltar a cometer outro assassinato.

No desenrolar da história, o Sr. Battle vai em busca do passado dos quatro suspeitos a fim de desvendar os segredos de que Shaitana tinha posse. Por outro lado, Poirot vê isso como uma oportunidade de entender psicologicamente quem seria o assassino desse novo crime, dentre os suspeitos que estavam presentes no jantar.

O detetive Poirot, utilizando-se de seus métodos, busca interrogar os suspeitos quanto a detalhes que, a primeira vista, nos parecem bastante insignificantes, mas que com as respostas obtidas, o investigador acaba descobrindo o autor do primeiro assassinato, e dos que se sucederam no desenrolar da trama.

Confesso que o final deixou um pouco a desejar, motivo pelo qual dei apenas quatro estrelas. Acredito que talvez tenha sido um ótimo final para a época em que foi escrito, porém, hoje em dia, o assassino não iria sequer a julgamento, dado que as provas não foram tão concretas quanto seria necessário.

Sandrinha 25/06/2023

"Assassinos perfeitos, são os que nunca foram descobertos pela justiça”.
Gostei!! Agatha Christie mostra porque é considerada a rainha do crime em Cartas na Mesa. Uma trama bem escrita, agradável de ler e também muito difícil de ser resolvida.  Hercule Poirot tem ajuda de seus amigos para resolver o caso.
Publicada em 1936. Conta com a participação dos detetives, Hercule Poirot, Superintendente Batlle, o Coronel Race e a escritora Ariadne Oliver.

Sr. Shaitana é um homem muito rico, que chama atenção por onde passa, com suas roupas e seu jeito diabólico de ser. Convida para um jantar em sua casa oito pessoas. Entre elas estão os quatro detetives: Hercule Poirot, o Coronel Race, Superintendente Battle, e a escritora de romance policial Ariadne Oliver e Anne Meredith, Dr. Roberts, Major Despard, Sra. Lorrimier. Aparentemente pessoas comuns, mas que guardão segredos do passado que podem comprometer suas vidas. Enquanto os quatro “suspeitos” jogavam bridget,  e os investigadores estavam na sala ao lado, Shaitana foi morto. Entre às quatro pessoas uma delas teria cometido o assassinato, mas qual delas? Pois, os detetives são acima de qualquer suspeita. Qual a intenção de Shaitana em convidar quatro pessoas comuns e quatro detetives? Será que estiveram envolvidos em algum assassinato no passado?

Rach 24/06/2023

Tempo
Hora de dar uma pausa nos livros da Agatha pois esse já deve ser o quinto dela que leio e não vejo quase nenhuma graça. Bora colocar uns 6 meses antes de ler o próximo pra ver se volto a gostar.

Arthur.Timotheo 31/05/2023

Muito bom, mas esperava um pouco mais
Confesso que esperava um pouquinho mais desse livro pois vi um vídeo onde uma mulher gringa rankeava todos os livros da Agatha Christie e este estava em primeiro. Mas, mesmo assim, o livro não é nem um pouco ruim. Na verdade, gostei muito de como a narrativa flui, pois se assemelha ao Os Treze Problemas, que eu gosto MUITO.

Castro38 30/05/2023

Foi minha 2° leitura da Agatha, e me fez adora-lá ainda mais. Minha parte favorita foi o plot, quatro possíveis criminosos para quatro "detetives". As aspas vão para minha favorita, Mrs. Oliver e seu senso claro de Alter-ego da escritora.
O final do caso me pegou muito desprevenido, acha que foi desvendado, e então foi outra coisa! Mas, não, estava certo! Mas, não, foi outra coisa!
Não diria ser o melhor de todos, mas me senti muito bem apegado, livro bom é livro que te diverte.

Benicio 20/05/2023

Entre facas e segredos
Com toda certeza esse é um dos mistérios mais divertidos da Agatha. Toda sua essência tá aqui e a revelação no final nossa...

Soso :) 27/04/2023

Um homem muito rico, e com gostos muito excêntricos, é encontrado morto em sua própria casa com uma adaga cravada seu peito.
Quatro convidados se tornam suspeitos, mas todos têm um depoimento convincente. Agora só resta ao Deterive Hercule Poirot desvendar todo o mistério envolvido.
E mais uma vez a Dama do Suspense mostrando o quão o seu nome é verídico.

Kalica.Valentin 22/04/2023

Um dos melhores livros que já li na minha vida. Estou de cara com a escrita, com a história, com a fluidez. E também com a forma como fui enganada e não consegui acertar o assassino. Um livro esplêndido e uma autora admirável, mal vejo q hr de ler mais livros dela

EstefaneHelen 30/03/2023

Deu a loka na gata triste
Comecei o livro sem entender nada do contexto. Tinha muitos detalhes sobre bridge e fiquei perdida.

Depois comecei a ficar entretida com o suspense psicológico que foi surgindo e no final foi reviravolta atrás de reviravolta. Acho que não tinha tanta necessidade, mas é Agatha Christie neah não podia esperar menos hahahah

Poirot, HERCULE 24/03/2023

Uma leitura divertida
Qualquer livro escrito por essa mulher me prenderia para terminá-lo em uma tarde somente. Entretanto, Cartas na Mesa foi para mim uma leitura mais descompassada, demorei a apegar-me à trama, a ter o ímpeto avassalador para mastigar as páginas.
Contando com uma ideia extremamente criativa e personagens ligeiramente cômicos, o livro parece pecar somente na dose entre a quebra de quarta parede, os trechos mais libertinos e o mistério real.

thadentrodolivro 22/03/2023

Primeiro Livro que li da Agatha
Lendo esse livro conheci Agatha Christie e o maravilhoso detetive Hercule Poirot. Livro muito bom, deixa você intrigado pra saber quem é o assassino. Rápido de ler e história muito boa.

Juliano Giusti 13/03/2023

De novo? Sim, de novo
Mais uma vez, a Rainha do Crime nos leva a um crime aparentemente sem solução, onde Poirot tem que colocar a massa cinzenta para funcionar. Bom livro, para quem gosta do tema. Para quem não é fã, pode ser apenas mais um.