Cartas na Mesa

Agatha Christie

Resenhas - Cartas na Mesa

Rafa Silvelane 16/12/2022

Cinco estrelas
Acabei de terminar e socorro, não sei nem o que pensar ainda!!!!
Obviamente, mais uma vez Agatha me enganou direitinho, até achei que dessa vez eu tinha acertado, mas não!! Que reviravolta nesse final meus AMIGOS.
O livro é eletrizante e fluido do jeito Agatha que já conhecemos, que prende o leitor do começo ao fim.
Leh 16/12/2022minha estante
CARA SIM! NO ÚLTIMO SEGUNDO MUDA TUDO!!!!

Rafa Silvelane 16/12/2022minha estante
MULHER, PLOT ATRÁS DE PLOT!!!! SEMPRE ACHO QUE ESTOU ACOSTUMADA COM AGATHA, MAS QUANDO VOU LÊ, DESCUBRO QUE NÃO

Leh 17/12/2022minha estante
SIMMM E EU SMP FICO ADMIRADA COM AS RESOLUÇÕES DO POIROT
ele sintetiza tudo numa organização tão metódica e certinha (as vezes acho ele até um pouco psicopata mas td bem)

Arianne 28/11/2022

Na dúvida?
Na dúvida do que ler, a gente sempre escolhe Agatha, né?
Esse aqui escolhi fazer uma releitura, porque estava sem nada pra ler. Li a primeira vez em 2013 e a única coisa que eu lembrava da história era que o crime acontecia durante um jogo de baralho.
Mais uma história do Poirot muito bem executada. Esse aqui conseguiu me enganar tanto na 1ª vez como na 2ª. Conforme você avança na história, a cada momento você acredita que um em específico seja o assassino. Mas é só no último momento que o Poirot te revela o verdadeiro autor em um plot twist muito bem feito (na minha opinião).
Tirando o uso excessivo da palavra ?mefistofélico?, que me irritou um pouco, o livro é um caso muito bom do Poirot e você ainda ganha o bônus de se interessar a aprender, mesmo que momentaneamente, a jogar Bridge (mas não joguem, é chato).

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 22/11/2022

Um crime em uma sala
Um grupo de pessoas se reúne para jogar baralho, mas um deles acaba morto, e só o Poirot pode descobrir o que realmente aconteceu.
Esse grupo de jogadores foi escolhido a dedo, metade tem alguma relação com o crime e a outra metade tem alguma relação com a policia, é diversão garantida, afinal metade não pode ser culpada, mas vai ser investigada

Aline.Fazio 12/11/2022

Suspense multiplicado
Um dos melhores livros da Agatha com ctz! Talvez seja melhor ler depois de já ter conhecido seus famosos personagens, Poirot, Ariadne, Battles e Race em outras histórias, pois acrescenta uma gostosa sensação de familiaridade revendo todos juntos e acompanhando seus métodos e postura (mas não que isso seja fundamental, a leitura vai ser boa de qualquer forma)

Nesse livros temos 4 supostos assassinos e 4 famosos investigadores reunidos em um mesmo jantar por um anfitrião excêntrico que acaba assassinado no decorrer da noite! Sabemos que só pode ter sido por um dos 4 convidados apresentados como assassino.

Assim, acompanhamos os 4 "detetives" não só na investigação do assassinato do jantar, como também tentando descobrir quais eram os assassinatos anteriores ligados aquelas pessoas. É o melhor da Agatha multiplicado, temos 5 casos em um e 4 investigadores e o final é daqueles eletrizantes.

Edilaine 10/11/2022

Surpreendente
Demorei bastante a me envolver com o livro mas no final gostei. E mais uma vez fui enganada pela rainha.

Lele 31/10/2022

Confesso que não gostei muito desse,a história não me prendeu e também não me deu vontade de continuar lendo. Acabei o livro porque pulei alguns capítulos. Mas não gostei muito,são tantos nomes que fiquei confusa também.

Suellen vieira 19/10/2022

Carta na Mesa
Nesse livro Hercule Poirite vai a uma casa, investigar um assassinato que ocorre em uma noite em que 4 pessoas(incluindo a vitima) foram se divertindo jogando cartas e jogam ate que a tragedia ocorre.
Uma investigação em que nosso detetive tem que testar mais do que nunca a sua inteligencia, sabedoria e esperteza.

Lepuz 03/10/2022

Atualmente um dos favoritos da Agatha (li poucos)
Essa história me prendeu do início ao o fim no nível de terminar em um dia.
Dessa vez quase consegui acertar, mas não posso negar que em alguns momentos duvidei dos quatro, a partir dos 80/85% simplesmente não consegui parar de ler amo isso nos livros dela.

( Vi algumas pessoas reclamando e pode ser assuste alguns leitores isso meio que vale para todos os livros da Agatha)
Temos algumas problemáticas? Sim, mas é preciso lembrar da época que foram escritos e o ano que as histórias se passam, infelizmente alguns livros não envelhecem bem. Particularmente raramente algo me incomoda nas suas historias e quando isso acontece serve mais como um lembrete do contexto historico e de certo modo me conecta com a historia mais do que atrapalha. É mais uma questão do filtro de cada um.

Blendon Moreira 18/09/2022

Agatha Christie põe as Cartas na Mesa (ou quase)
Agatha não é conhecida como Rainha/Dama do Crime à toa né?! A Gata Triste volta com um caso bem intrincado pro detetive belga mais metódico da literatura mundial e dono do bigode mais charmoso do mundo.

Aqui, Poirot entra em cena ao ser convidado, no meio de um encontro casual na rua, por um amigo tanto quanto excêntrico para uma partida amistosa de Bridge? sem saber que no final da partida, um cadáver iria surgir.

Quem já leu a autora, vai se deliciar com as referências e com o crossover de outros detetives famosos dela aqui nesse caso.

A escrita é gostosinha e fluída como sempre. Porém, se você não tem noção nenhuma do jogo de Bridge, assim como eu, pode ficar boiando em algumas partes, já que o Poirot estuda e discute BASTANTE as jogadas das pessoas envolvidas na partida fatídica.

Não é o melhor da autora (não indicaria como primeira experiência para alguém), mas também não é o pior. Dá pra aproveitar, num geral.
No mais: Agatha rainha, ninguém acima!!!

??????
Fabiana 25/07/2023minha estante
Queria começar a ler os livros dela, qual você indica eu ler primeiro???

Blendon Moreira 25/07/2023minha estante
Eu comecei com Os Crimes ABC, amg, e gostei muito. Pode começar por ele também ?

Blendon Moreira 25/07/2023minha estante
Mas também indico A Casa do Penhasco e A Casa Torta. Esses dois são ótimos também pra quem nunca leu nada da autora ?

Fabiana 26/07/2023minha estante
Aí já vou pesquisar para baixar esses três kkkkk fiquei ansiosa para ler

Blendon Moreira 26/07/2023minha estante
Espero que goste ????

Thaisa 16/09/2022

O maior crossover de personagens da Rainha do Crime?
Um belo dia, Hercule Poirot se pega em uma conversa com o excêntrico Sr. Shaitana sobre coleções esdrúxulas, como armas de crimes. Shaitana, no entanto, conta que sua própria coleção vai além, já que ele não se interessa pelas armas, mas pelas pessoas que cometem os crimes...
É então que ele decide dar um jantar muito especial - e sugere que alguém, entre seus oito convidados, é um assassino.
Esses convidados, então, se dividem para jogar cartas; em uma sala, temos quatro personagens (e detetives!) já conhecidos do leitor assíduo de Agatha Christie: o famoso detetive belga Hercule Poirot, o Coronel Race (presente em "O Homem do Terno Marrom" e "Morte no Nilo"), o Superintendente Battle (das sequências "O Segredo de Chimneys" e "O Mistério dos Sete Relógios", além de outras tramas), e a grande escritora de mistérios policiais Ariadne Oliver. Já na outra sala, onde Shaitana se encontra sentado perto da lareira, temos quatro desconhecidos: o Dr. Geoffrey Roberts, a Sra. Lorrimer, o Major John Despard e a jovem Anne Meredith.
Quando os jogos acabam, todos vão se despedir de seu hospedeiro... E descobrem que ele foi assassinado, em algum momento da noite, por alguém que não gostaria de ser revelado como autor de outros crimes.
É assim que nossos quatro famosos protagonistas terão de investigar quem cometeu o ato, sendo que cada um deles utilizará um método diferente e próprio para tentar descobrir o verdadeiro assassino.
Eu me diverti imensamente com essa leitura! Já é batido dizer que os livros de Christie são fluidos, com uma linguagem gostosa e que instigam o leitor. Aqui, além disso, é maravilhoso termos esse crossover em que tantos detetives se encontram, e eu amei ver como eles são fiéis à sua essência para desvendar o mistério - Battle usa sua influência na Scotland Yard; Race faz investigações por debaixo dos panos; Oliver se volta para sua intuição e os mistérios que já escreveu; e Poirot utiliza suas células cinzentas.
Preciso destacar a forma como Ariadne age, já que ela é a representação da própria autora, e a maneira como ela se refere aos seus livros, seu detetive principal, as falhas da polícia e os seus instintos femininos são geniais, fazendo referência aos próprios pensamentos de Agatha, o que arranca boas risadas!
Sem contar que esse é um livro que tem diversos plot twists, onde uma surpresa vem seguida de outra e outra e por assim vai, deixando o leitor tenso e duvidando de suas próprias teorias, o que é exatamente o que se espera de um bom mistério da Rainha do Crime!
Só posso dizer que foi uma leitura deliciosa, cheia de reviravoltas e capaz de entreter o leitor até o seu último parágrafo!

Thaís Dias 08/09/2022

Finalmente um Aghata
O interessante do livro é que vamos recebendo os dados de cada suspeito e conhecendo sua história no decorrer do livro, podendo nós mesmos elaborarmos nossas teorias. Apesar disso, não deixa de ter várias reviravoltas no final que me fizeram ler em sequência sem conseguir largar o livro até de madrugada para descobrir quem realmente cometeu o assassinato. Um excelente livro que, com certeza, vai me fazer querer ler novas obras da autora.

Thiago 11/08/2022

Agatha Christie em sua melhor forma!
Um livro excelente de Agatha Christie, com uma história interessante e envolvente. O destaque da obra é algo que a própria autora coloca na introdução: o número restrito de suspeitos e possibilidades. Diferente de outras de suas histórias, nesta, há somente quatro indivíduos que podem ter cometido o assassinato, não havendo a possibilidade de uma reviravolta nesse sentido.
Não há, contudo, uma facilidade de elucidação, pois, durante toda a condução da trama por Poirot e pelo Superintendente Battle, descobrimos motivos e possibilidades para todos os envolvidos, surgindo novas teorias a cada página.
A conclusão da trama é frenética, fechando-se todas as pontas que estavam soltas antes. Até mesmo as que nem sabíamos que precisariam ser fechadas.
Como sempre, Poirot e seus métodos são primorosos, divertindo e instigando o leitor, e tornando este livro um dos melhores da autora.

Rosy-@mother_ofbooks 07/08/2022

Dessa vez ela não me enganou
Todos os livros a Agatha me faz de trouxa, esse ela não conseguiu me enganar.
Achei que lembrou levemente outro livro dela por isso acertei o assassino

Jaque 04/08/2022

Agathinha
Definitivamente um dos meus preferidos da Agatha, amei simplesmente não conseguir encontrar um suspeito pra jogar meu palpite.

voandocomlivros 04/08/2022

🃏 "OS OLHOS DA MENTE ENXERGAM MAIS QUE OS OLHOS DO CORPO. É SÓ A PESSOA SE RECOSTAR E FECHAR OS OLHOS..."

Uma trama psicológica intrincada e recheada reviravoltas. É o que você vai encontrar em "Cartas na Mesa", livro da Agatha Christie que foi publicado pela primeira vez em 1936.

Sr. Shaitana é um colecionador pra lá de extravagante. Dentre seus inúmeros artefatos, uma coleção que chama a atenção é a de "assassinos perfeitos", aqueles que nunca foram descobertos pela justiça.

🃏 "É IMPOSSÍVEL NÃO DAR COM A LÍNGUA NOS DENTES... A MENOS QUE A PESSOA FIQUE SEMPRE DE BICO CALADO! A FALA É A MAIS FATAL DAS REVELADORAS."

Ao conhecer o famoso detetive Hercule Poirot em uma exposição de artes, o Sr. Shaitana resolve convidá-lo para conhcecer seu acervo em um jantar. Além do Poirot, o Sr. Shaitana também convida outras pessoas. Entre elas, estão personagens já conhecidas de outros livros, tais como: a escritora Ariadne Oliver - tinha aparecido no livro "O Detetive Parker Pyne"- , o coronel Race - "marcou presença no livro "O Homem do Terno Marrom"- e o superintendente Battle - que também apareceu em "O Segredo de Chimneys" e "O Mistério dos Sete Relógios".

Tudo parece relativamente normal, apesar da excentricidade do anfitrião que adora manter a aparência de mefistófeles (entidade diabólica nascida durante a Era Medieval).

Todos os oito convidados, estão jogando bridge, um jogo de cartas muito popular na época.

🃏 "A VERDADE ÀS VEZES MAGOA... E DESTRÓI NOSSAS ILUSÕES."

Só depois de várias partidas, quando os convidados estão indo embora, que percebem que o Sr. Shaitana está morto. Assassinado por uma de suas "peças" colecionáveis. É então que as investigações começam. Quatro "investigadores" contra quatro suspeitos. Isso mesmo, apenas quatro suspeitos. Mas não se engane, não será nada fácil desvendar esse mistério. Chute um suspeito e a chance de acertar é grande. Mas entrar nos detalhes que esse desfecho reserva é surreal. Eu terminei essa leitura zonza com a habilidade da Agatha de criar mistérios cada vez mais fascinantes.

Todos os suspeitos têm segredos! A única coisa que não é mais segredo para ninguém, é a habilidade da Agatha em criar enredos que prendem a nossa atenção desde a primeira página.

🃏 "AS COISAS NÃO MUDAM SE A GENTE FALA OU DEIXA DE FALAR NELAS..."

Esse livro merece mais reconhecimento. E eu só posso desejar que você leia e se surpreenda como eu.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/cartas-na-mesa-resenha