Cartas na Mesa

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cartas na Mesa

Silvana.Pereira 12/01/2024

Quando um excêntrico anfitrião é assassinado durante um jantar, 4 pessoas são suspeitas e devem ser investigadas pelos outros 4 participantes do jantar, entre eles nosso investigador belga Hércule Poirot.

Thayanne23 06/11/2023

A cada fez que eu leio uma obra da Agatha Christie, mai eu me apego a cada uma de suas histórias. Cartas na Mesa é sem dúvidas, um dos mais desafiadores, pois no decorrer da historia, conhecemos o passado e presente de cada personagem, além de estudar o funcionamento psicológico de cada personagem para chegar no principal suspeito. Agatha Christie consegue desenrolar uma história de forma extremamente natural, isso faz com que nós, como leitores e espectadores da história escrita fiquemos remoendo cada letra a descobrir o veredicto final da investigação.
Na minha humilde opinião, Hercule Poirot é, sem dúvidas, o melhor personagem que Agatha Christie poderia criar, não por seu talento em investigar, mas pela sua estranheza em investigar de forma incomum.

Na Tancredi 05/11/2023

Legal
A dinamica nesse livro é interessante. Tem uma personagem que eu adoro, Ariadne Oliver, e claro, Poirot. Tudo gira em volta de um jogo de bridge e foi uma abordagens diferente dos que eu já li da autora, o que é bem difícil depois de ler mais de 30 livros.

E.R 01/10/2023

Falei que Gata Triste tinha dito quem era o assassino nas primeiras páginas. Ainda assim foi uma disputa acirrada entre os quatro acusados, MAS teve romance. EU TIVE migalhas de UM ROMANCE, me senti bem. Foi só uma página? Sim. Mas foi um romance de algumas linhas.
O mistério foi bom também, gostei bastante.

mi 29/09/2023

Final inesperado como todos dela, agatha christie sempre garante que não iremos descobrir a verdade completa até o final

Laninha14 22/09/2023

CARTAS NA MESA
AS CARTAS SÓ VÃO PARA A MESA NO FINAL, EU AMO OS LIVROS DA GATINHA TRISTE. Sério, que mulher genial.
Impossível acertar esses plots.
Ótima leitura.

Liliane.Goncalves 21/09/2023

Gostei de Cartas na Mesa, achei um dos livros mais objetivos que já li da Agatha Christie.

A história é envolvente, o fato de termos 4 suspeitos que já cometeram homicídio anteriormente é bem interessante e curioso.

Como são poucos personagens e 4 suspeitos já definidos, não tem muito aquela coisa de desconfiar de tudo e de todos, tão típica dos livros da autora. Isso foi um pouco incomum, mas ajudou a leitura fluir, pois sabemos exatamente quem é quem no enredo.

O jogo de bridge é o pano de fundo da trama e apesar de algumas poucas vezes não fazer a menor ideia do que estava sendo dito (jogadas), não foi algo que atrapalhou a leitura.

Consegui fazer algumas deduções corretas e fiquei contente, mesmo que não tenha acertado a identidade do homicida. O final me pareceu um pouco decepcionante, apesar de algumas reviravoltas.

Algo que considero desnecessário é o prefácio, uma tentativa esquisita de tentar confundir o leitor. Não perca tempo, vá direto para a história que é bem legal.

Jessikelly0 20/09/2023

CARTAS NA MESA
Meu único arrependimento em relação a esse livro, é ele ser um livro de bolso. Sei que a culpa é minha, mas, A...zon você me paga kkkk. Estava tão barato, que não perdi tempo, comprei esse, o Tragédia em três Atos, Um Destino Ignorado e o Mistério do Trem Azul, só quando chegaram que percebi que eram todos livros de bolso, tanto tempo de experiência em compras online e dou uma bobeira dessa, empolguei demais. Enfim, isso, não tem nada haver com a história, só estava desabafando mesmo, nas próximas vezes ficarei mais esperta kk.
Partindo ao que interessa, em Cartas na Mesa, temos quatro figurões trabalhando juntos, Poirot, Batle, Coronel Race e a escritora Ariadne Oliver.
O Sr. Shaitana, é uma de uma personalidade excêntrica, para seu próprio deleite, ele gosta de "colecionar expressões", ele brinca com os sentimentos das pessoas, jogando histórias no ar, para captar a forma como as pessoas reagem a elas, fazendo-as pensarem que ele sabe de algo sórdido que ocorreu no passado delas, dando a impressão de ser um chantagista. Entretanto, esse é um jogo perigoso, ele prepara um jantar em seu apartamento, prometendo ter uma surpresinha naquela noite fatídica. Os convidados desse jantar são 8 no total, os quatro figurões que citei anteriormente e mais quatro pessoas, aparentemente aleatórias, nenhuma delas se conheciam pessoalmente até então. Como é de se esperar da personalidade do Sr. Shaitana, ele começa a fazer certas insinuações, que darão um certo desconforto nas pessoas, uma certa desconfiança. Então perguntas começam a surgir, será que ele sabe de alguma coisa? qual é a surpresa que ele preparou para esta noite? porque ele convidou um detetive particular (Poirot) um superintendente da Scotland Yard (Batle), o Coronel Race e uma escritora de grandes casos de assassinato (Oliver)? Antes que essas perguntas pudessem ser reveladas, o Sr. Shaitana é assassinado enquanto todos jogavam uma partida de Bridge. Quem teve a oportunidade de matá-lo enquanto os demais estavam distraídos jogando? Qual história o assassino tinha medo que fosse revelada? Começa então o jogo de verdade, um assassinato aconteceu bem embaixo dos narizes de Poirot, Batle, Race e Ariadne Oliver, cabe a eles agora descobrirem quem daquelas 4 pessoas é o assassino. A revelação final foi muito empolgante, se tratando de Agatha Christie, não poderia faltar uma reviravolta é claro. Como o assassino só poderia ser uma entre aquelas outras pessoas que estavam presentes, eu não consegui suspeitar de ninguém em especial, eu aceitaria tranquilamente qualquer um deles. Quando tudo parecia solucionado a Agatha simplesmente nos surpreende novamente, achei empolgante pela correria que fizeram para evitar um terceiro assassinato (sim, 3°) isso foi uma verdadeira ludibriação rs" causando a famosa reviravolta no caso inicial. Gostei da forma como essa história foi construída, o jeito que cada um conduzia suas investigações, juntando todas as peças no final.

Estersinha 16/08/2023

Os olhos da mente enxergam mais que os do corpo.
Dessa vez só tinha literalmente quatro pessoas que poderiam ter matado e eu não acertei?. Apostei piamente em quem eu acreditava mas falhei de novo. Bom, isso só prova que ela é incrível né??
Mesmo sendo um caso onde tinham poucos suspeitos, não achei esse chato, as coisas acontecem de modo bem dinâmico.
Eu poderia ler 100 histórias do poirot sem me cansar da genialidade dele, eu amo os métodos e como as coisas funcionam, gostaria muito de encontrar alguém assim fora da ficção.

Paula 13/08/2023

Uma trama cheia de reviravoltas
Em "Cartas na mesa", lemos o caso de Mr. Shaitana, um milionário excêntrico que é assassinato em sua casa e cabe às células cinzentas de Hercule Poirot desvendar o crime. O jogo que Agatha Christie nos entrega nesse misterioso livro é, certamente, tudo o que se espera dessa autora: um triller envolvente, de personagens bem construídos e trama cheia de reviravoltas. É quase impossível não desconfiar de todos e, ao menos para mim, o final foi surpreendente. Recomendo a todos.

kahreads 12/08/2023

Muito bom!
São quatro detetives contra quatro assassinos em potencial. Você conhece a escritora Ariadne Oliver e o superintendente Battle. Também aparece o Coronel Race, mas em menor escala. Tem que descobrir quem matou uma pessoa, durante uma partida de bridge. Tem alguns plot twists. Recomendo!

Fernanda631 31/07/2023

Cartas na Mesa
Cartas na Mesa foi escrito por Agatha Christie.
Uma trama psicológica intrincada e recheada reviravoltas. É o que você vai encontrar em "Cartas na Mesa".
Sr. Shaitana é um colecionador pra lá de extravagante. Dentre seus inúmeros artefatos, uma coleção que chama a atenção é a de "assassinos perfeitos", aqueles que nunca foram descobertos pela justiça. O homem parece conhecer o segredo de muitas pessoas.
Ao conhecer o famoso detetive Hercule Poirot em uma exposição de artes, o Sr. Shaitana resolve convidá-lo para conhcecer seu acervo em um jantar. Além do Poirot, o Sr. Shaitana também convida outras pessoas. Entre elas, estão personagens já conhecidas de outros livros, tais como: a escritora Ariadne Oliver - tinha aparecido no livro "O Detetive Parker Pyne"-, o coronel Race - "marcou presença no livro "O Homem do Terno Marrom"- e o superintendente Battle - que também apareceu em "O Segredo de Chimneys" e "O Mistério dos Sete Relógios".
Tudo parece relativamente normal, apesar da excentricidade do anfitrião que adora manter a aparência de mefistófeles (entidade diabólica nascida durante a Era Medieval).
Todos os oito convidados, estão jogando bridge, um jogo de cartas muito popular na época. Divididos pelo “grupo dos suspeitos” e o “grupo dos investigadores”.
Mrs. Ariadne Oliver é uma escritora de romance-policial, que possui cabelos rebeldes e adora maçãs (ela pertence ao grupo dos investigadores). Para ela, apenas com a “intuição feminina” seria possível desvendar qualquer crime.
A personagem funciona como um ponto cômico da história, e eu diria que o humor trazido por ela poderá até irritar alguns hoje em dia. No entanto, se você for capaz de entender a ironia e sagacidade por trás disso tudo, poderá perceber o quanto Ariadne é valiosa.
Ela reflete e discute as próprias frustrações e críticas da autora, satiriza o trabalho do escritor de romance policial e é um verdadeiro alfinete sobre a crítica. Sobre seus próprios livros, Mrs. Ariadne Oliver demonstra o quanto a verdade não importa, contanto que a verossimilhança prevaleça. Vale lembrar que o detetive Poirot e Mrs Oliver são personagens que aparecem em outras histórias de Agatha Christie, sendo Poirot um de seus mais famosos personagens.
Só depois de várias partidas, quando os convidados estão indo embora, que percebem que o Sr. Shaitana está morto. Assassinado por uma de suas "peças" colecionáveis. É então que as investigações começam. Quatro "investigadores" contra quatro suspeitos. Isso mesmo, apenas quatro suspeitos. Mas não se engane, não será nada fácil desvendar esse mistério.
Para investigar o inesperado assassinato do extravagante Mr. Shaitana durante uma partida de bridge, ninguém melhor do que seus próprios convidados: quatro detetives particulares — e entre eles se encontra o melhor de todos, Hercule Poirot. O problema é que sobre cada um desses homens paira a sombra de crimes não esclarecidos no passado. Neste jogo de cartas marcadas, em que todos são virtualmente suspeitos, caberá ao genial detetive belga dar a cartada final.
Chute um suspeito e a chance de acertar é grande. Mas entrar nos detalhes que esse desfecho reserva é surreal. Eu terminei essa leitura zonza com a habilidade da Agatha de criar mistérios cada vez mais fascinantes.
Todos os suspeitos têm segredos! A única coisa que não é mais segredo para ninguém, é a habilidade da Agatha em criar enredos que prendem a nossa atenção desde a primeira página.