A loucura do mel

A loucura do mel Jodi Picoult
Jennifer Finney Boylan

Resenhas - A loucura do mel

Mariana Dal Chico 07/03/2024

Recebi a prova antecipada do livro “A Loucura do Mel” das autoras Jodi Picoult e Finney Boylan que será publicado no Brasil pela @Veruseditora com a tradução de Carolina Simmer

Sou leitora frequente de dramas familiares e a Jodi Picoult é uma das minhas escritoras favoritas desse gênero. Fazia alguns anos que não lia uma obra sua e estava com saudades, foi bem nostálgico voltar para sua escrita, dessa vez acompanhada por uma autora que eu ainda não conhecia, Finney Boylan.

A sincronicidade das duas funcionou muito bem, dificilmente há percepção da troca de autoria ao longo do texto.

A narrativa é fluida (o livro foi devorado com ferocidade por aqui), com capítulos alternados entre duas personagens, uma que segue de um evento presente para o futuro e outra que volta ao passado a partir da fatídica noite.

O grande problema, para mim, foi o tom “professoral” (quase didático) em alguns momentos, entendo a importância de algumas explicações para um público específico, em sua maioria adultos que não têm contato frequente com causas lgbtqia+, mas isso poderia ter entrado de forma mais orgânica no texto, com o bom e velho : mostre, não fale.

Outra coisa que não entendi foi o título do livro (em inglês Mad Honey). A todo momento esperei que o mel tivesse um papel importante na trama principal - morte de uma adolescente. Sei do peso dele para a construção de uma das personagens principais, mas não consigo associar ao livro como um todo.

Esse é um daqueles livros que se encaixam perfeitamente em um clube de leitura/leitura coletiva, pela quantidade de temas relevantes que é levantado. E se você souber pouco sobre seu enredo, melhor ainda, porque a virada no primeiro terço para mim foi um grande “WoW” e acabou ofuscando um pouco o clímax final, que ficou um pouco corrido se comparado com o desenvolvimento anterior.

site: https://www.instagram.com/p/C4OIiNbrGWA/
Priscila.Valim 23/04/2024minha estante
Comecei o livro devorando as páginas.. depois do woowww como vc falou, ele foi ficando cansativo, muitos termos técnicos.. o final fiquei; quê!??
Podia ter construído melhor o final. A história é muito boa.. mas correram no final e deixou vários furos.. ? uma pena

Lud @quoteseplots 16/01/2024

Um misto de segredos e reflexões
Eu ainda estou digerindo a avalanche de emoções que "A Loucura do mel" me trouxe. Nem nas minhas maiores teorias eu esperava a virada e o vários tapas na cara que receberia dessa história contada por Olívia e Lily. A primeira, uma mãe disposta a defender o filho das acusações de assassinato e, a segunda, a namorada que é encontrada morta.

Entre a narração dessas duas mulheres, vamos conhecendo melhor nossas personagens e tentando desvendar o quebra-cabeça dessa trama. Aparentemente tão diferentes, as duas carregam fardos e um peso de uma longa jornada nas costas.

Olívia é uma sobrevivente! Após passar por um relacionamento abusivo em que vivia um mar de agressões, ela pega seu filho Asher e o leva para longe. Ela assume o negócio de apicultura do pai e é nessa cidade que eles passam morar por anos, seu garotinho se tornando um rapaz de 18 anos doce, gentil, bom aluno e uma estrela para a comunidade. Mas será?
Quando a namorada dele é encontrada morta e ele é o principal suspeito, Olívia precisa refletir se realmente conhece tão bem o filho ao mesmo tempo que luta contra as próprias memórias do seu passado desolador.

Toda essa trama é disposta ainda com referências a mel, abelhas e apicultura. As autoras consegue fazer a história desenrolar com muitas conexões, paralelos e uma descrição fantástica.

Do outro lado, Lily também foi retratada maravilhosamente bem. Ela possui muitas camadas que vamos desvendando a medida que o livro corre. A cada capítulo conhecemos um pouco mais do seu passado, seu relacionamento com Asher e tentamos entender se a sua morte é realmente uma assassinato ou não. Eu não posso falar muito dela (mas queria) porque teria grandes spoilers da trama e é um sabor maravilhoso (e um tapa na cara) quando finalmente conhecemos nossa garota. Tão jovem, mas com tantas lutas e uma jornada dolorosa.

Há um momento da trama que alguns segredos são expostos e nos trazem tantos ensinamentos que por vezes senti-me envergonhada. Dentro desse romance ficcional, há muitas realidades, reflexões e aprendizagem. Não há como sair desse livro da mesma forma que entrou.

E, no meio de todas essas coisas, as autoras ainda conseguem brincar com nossa mente e com todas as memórias dos personagens envolvidos. Culpado ou não? Terá Asher herdado os genes violentos do pai? É ele o namorado amoroso ou o garoto tóxico da relação? Era um namoro saudável ou cheio de problemas?

Entre memórias boas e ruins, devorei mais de 500 páginas e deixo aqui agora uma opinião super pessoal: como é difícil ler algo assim depois que você se torna mãe. É o segundo livro que já li com tramas desse estilo e sempre me sinto aflita ao pensar até onde eu iria pelo meu filho, sabendo que ele é culpado de algo tão horrível ou não. Do outro lado, a dor de Ava de perder a filha, ainda mais depois de tudo que elas passaram é desolador.

Quanto a resolução da história, eu amei como as coisas se concluíram. Eu apenas tenho uma pequena ressalva sobre um ponto, mas no geral de todas as coisas, foi um grande 5 estrelas. Meu único porém realmente é que todas os paralelos com o mel no pov de Olívia às vezes me deixaram um pouco cansada. Eu queria partir logo para descobrir as coisas e precisava aprender sobre mel. Mas isso talvez tenha mais relação com a minha ansiedade na leitura do que um defeito em si. Vai depender de quem está lendo.

No mais, " A loucura do mel" foi um livro maravilho e que precisa muito ser lido por vocês!

Drica 14/04/2024

O Favorito entre os favoritos da autora!
ADOREI!

Este é o 15º livro que leio da autora e o que mais gostei. Talvez por ter sido escrito a duas mãos? Talvez...com certeza foi uma feliz parceria,
Considero muito importante a preocupação da autora, Jodi Picoult, em realizar extensa pesquisa, antes de escrever histórias que envolvem temas tão importantes, polêmicos e necessários, como podemos acompanhar em todos os seus livros.
Livro repleto de lições e ensinamentos!

Recomendo muito a leitura!

Riva 14/04/2024minha estante
Já vai furar a lista? essa autora escreve tratados sobre os temas abordados nos livros.
Depois te conto o que eu achei.

Drica 14/04/2024minha estante
Riva, sou suspeita, pois gosto muito da autora. Mas acredito que vc tbm vai gostar!

Marisa 15/04/2024minha estante
E lá vou eu ler a excelente dica da minha amiga!!!!!!

Marisa 15/04/2024minha estante
Já estava nos meus planos.

Drica 15/04/2024minha estante
Espero que goste, Marisa! ?

Lu 18/04/2024minha estante
Uau! O número um da Picoult! Tenho q ler!

Drica 18/04/2024minha estante
Gostei muito, amiga! Acho que vc tbm vai gostar! ?

Karini.Couto 06/03/2024

Tem histórias que pegam a gente de tal maneira que transborda tantos sentimentos, mas nos deixa sem chão por um tempo, sem saber por onde começar a falar sobre o que estamos sentindo.

A Loucura do Mel é provocante e mexeu absurdamente com meu psicológico, com meu lado maternal, com meu lado mulher, pessoa, humano.

Quando recebi esse livro na V.I.B. não fazia ideia do que era a obra, e demorei a vir falar sobre ela, pela complexidade de emoções que experimentei.

Temos duas mulheres, que sofreram abusos e buscaram se reinventar, fugindo, se afastando do que lhes fazia mal e a pergunta que a obra nos deixa de cara, é quantos ângulos diferentes uma mesma história pode ter? E a lente que observa têm peso sobre elas pendendo para um ou outro lado? Os escudos que erguemos são proteção ou negação?

De um lado temos Olivia, uma mãe que já havia fugido de um passado de abusos em busca de segurança para si e principalmente para seu filho, e que luta para provar que seu filho não cometeu assassinato, do outro lado temos Lily, a namorada encontrada morta, contando como se sentiu e o que estava acontecendo em sua vida e na sua cabeça antes de ser encontrada sem vida.

A história não tem intervalos ou pausa, não nos poupa dos abusos, dos sentimentos, dos sofrimentos vividos por elas antes e depois.

Entre diversos segredos que os personagens escondem vamos desnudando cada um deles, e aos poucos, vendo o rumo das coisas, porém com reviravoltas que eu não esperava e nem imaginei. Então me vi de boca aberta e pausando à leitura para digerir o que estava diante de meus olhos.

Liv, viveu aquele relacionamento que você se dedica, acha que encontrou a pessoa certa, até que essa pessoa começa a mostrar traços que muitas vezes ela até passou pano para as atitudes, depois sentiu medo, desculpou acreditando ser um ato isolado e finalmente percebeu que precisaria partir por sua vida e também para preservar seu filho, que se ficasse ali, que tipo de pessoa seria? O que poderia acontecer com ele?

Liv fez escolhas e escolhas geram consequências, por mais que tentemos criar uma espécie de bolha de proteção, isso não existe, nem aqui (ficção) nem na vida! E ela pensa que já passou pelo seu pior pesadelo, mas não, algo bem pior veio e a faz revisitar o passado para lidar com o presente e tentar lutar por um futuro, pelo seu filho.

Lily uma jovem linda, criativa com uma vida inteira pela frente e que por vezes lutou contra o desejo que a consumia de tirar a própria vida, do horror que tinha de um pai que ficou no passado, mas que retorna à sua vida trazido pelo jovem no qual se apaixonou. Para esse jovem, era um presente poder ter a oportunidade de estar com o pai, já que ele foi privado disso, enquanto Lily escolheu isso, e essa parte é algo absurdamente importante nessa trama.

Essas duas mulheres parecem distintas no começo, mas vamos percebendo a bagagem dolorosa que elas carregam, em fases diferentes da vida e como escolheram e conseguiram lidar com isso.

Uma obra que na ficção nos faz refletir muito sobre coisas e situações reais, que mostra diversos ângulos humanos e um deles é justamente enquanto mãe, seja a Liv, mãe do jovem acusado de matar a namorada ou da mãe de Lily, marcada pela dor de perder sua filha, depois de lutar à sua maneira por ela..

Livros assim, onde a maternidade e o amor incondicional está em confronto com outros sentimentos, não tem como não imaginar, "e se algo assim acontecesse com meu filho ou minha filha", como eu reagiria? O que eu faria?

A obra é muito envolvente e o título faz menção à vida de Liv, que cultiva mel, achei interessante vários comparativos entre abelhas e mel com a vida, e humanidade. Aprendi coisas que desconhecia, e ansiei a todo instante por desvendar a história daquelas mulheres e como se daria o desfecho.

Que livro! Ele possui inúmeros gatilhos, e eu tive que tomar fôlego diversas vezes, trazendo muitos pontos para além das páginas, a obra é muito marcante, se tornou favorita e vai ficar na minha memória.

site: https://instagram.com/alempaginas

Tayná Bonelli Lopes 08/04/2024

Incrível! ?
Leitura maravilhosa, que agregou muito em vários sentidos... Uma história verdadeira e muito envolvente. Você sente um turbilhão de sentimentos junto com os personagens. Trata de temas importantes e tem uma sensibilidade incrível ??

Nathy @peculiareslivros 25/04/2024

Um livro surpreendente
Quero iniciar dizendo que esse livro foi muito impactante para mim. Eu chorei ao longo da leitura e chorei muito depois que terminei também! Foi realmente fora de série como eu me conectei com essa leitura (apesar de ter sido mais no meio, no início eu ainda estava me acostumando à situação), as escrituras das autoras são incríveis! Foi meu primeiro contato e realmente planejo ler outros livros delas!

As protagonistas são as duas narradoras: Olivia e Lily. Olivia é mãe de Asher, tendo criado o rapaz sozinha pela última década, depois ter ter fugido da relação abus1v@ que vivia com o pai dele, e por isso o criou para ser uma pessoa carinhosa e amorosa. Eu amei como as autoras colocaram em xeque esse amor de mãe, que é tão incondicional, mas será que realmente o comportamento do pai levaria o filho a repetir isso mesmo que inconsciente? Será que a dúvida dela é válida?

Vieram milhares de questionamentos ao longo dos meses de julgamento se Asher havia ou não ass@ss1nado Lily, sua namorada na época e a qual dizia que amava, mas será que ele seria capaz de fazer algo assim?

Eu fiquei seriamente impactada, porque enquanto tinham os capítulos da Olivia, que se alternavam entre o passado com o pai dele e os dias, semanas e meses que se seguiam após a m0rte da Lily, tinham os capítulos da Lily, que mostravam o passado dela antes de se mudar para a cidade e também esses meses desde que ela tinha se mudado, quando ela conheceu e começou a se apaixonar por Asher, o capitão do time de hóquei, um rapaz longe do que seria o “tipo” dela. O relacionamento deles foi típico adolescente e Lily foi bem consciente em vários momentos.

A maior questão mesmo da leitura são os questionamentos que as autoras trazem e eu posso falar que amei isso! Ficou impecável! E talvez por isso que eu tenha achado meio desnecessário algo que aconteceu ao final. Mas não atrapalhou a leitura como um todo, foi só uma ressalva pessoal mesmo!

Recomendo a leitura a quem gosta de livros que misturam da melhor forma drama e mistério!

site: https://www.instagram.com/p/C5WAPSBPYMG/?img_index=1

Paty 25/03/2024

Otima historia ..super bem escrito e desenvolvido.. porém confesso que não me pegou totalmente.. como se eu tivesse sentido dificuldade em me conectar aos personagens..ou comecei com a expectativa alta demais..
Porém ainda assim gostei bastante da forma que foi trabalhado temas complexos.. como violência domestica..abuso mental.. psicologico e os efeitoa na vitima.. assim como sexualidade/ identidade de gênero e seus preconceitos.
Achei algumas partes meio cansativas tipo falando do mel.. mas nada que desabone a historia.
Jenni 25/03/2024minha estante
Tô querendo ler esse

Cris 26/03/2024

A Loucura do Mel
Mais um livro cuja resenha foi difícil de fazer, pois a melhor coisa do livro é um plot que eu espero, sinceramente, que ninguém conte e estrague a surpresa para vocês.

Muito embora a sinopse diga que é um suspense, A Loucura do Mel, fala de relações humanas, mostra como os vínculos familiares influenciam nas nossas decisões, como amizades se rompem ao primeiro sinal de problema, como a sociedade julga sumária e rapidamente sem qualquer conhecimento dos fatos, mas principalmente, mostra como o que ocultamos também traz consequências.

Você deve estar se perguntando por que eu dei apenas três e meio de nota.. Bem, apesar de ter amado a essência da história e os paralelos entre colmeias e os fatos na primeira metade do livro, na segunda ficou enfadonho; também não consegui criar vínculo com quaisquer personagens, achei que tinham muitos temas ao mesmo tempo o que fez com que faltasse alguma coisa que realmente ancorasse o enredo.

MAS apesar das considerações acima, o livro deve ser lido, pois traz assuntos importantes e atuais, que precisam ser abordados.

Para quem procura uma história com tema atual, para refletir e discutir em grupo,

Eu Recomendo

Tathi (@Doidosporserieselivros) 13/01/2024

Recebi antes pela verus
Genteee que livro perfeito fala de violência contra mulher, violencia doméstica, transfobia e muiiito mais num thriller maravilhoso
demais

Adriana1161 20/04/2024

Vida
A história é interessante, surpreendente, bem amarrada.
Mistura vida pessoal com detalhes da criação de abelhas.
Vai e volta no tempo, e algumas coisa que, a princípio parecem confusas, vão se encaixando.
Muito esclarecedor em alguns momentos, sobre coisas que eu nunca havia pensado antes, apesar de ter um tom um pouco didático.
Escrito por duas autoras, a sintonia entre elas foi muito boa.
Achei que o mel foi só um coadjuvante, apesar do título.
Meu conselho: não leia sinopse nem resenha nenhuma! Pra se preservar para os plots!
Várias receitas no final do livro.
Personagens: Olivia, Asher, Braden, Maya, Jordan, Selena, Sam, Lily, Ava, Dirk, Mike, Boris
Local: Adams - New Hampshire/ 2018
@driperini

Marcela Lima 23/04/2024

Da metade pra frente, foi só pra trás
Tinha muuuuuuita expectativa para ler esse livro, o início conseguiu me envolver muito!

Mas assim que a grande questão do livro é revelada, TUDO fica de lado! E esse passa ser o foco do livro.

Fica muito cansativo, repetitivo?.

O final me surpreendeu ZERO!

Resumindo, achei que não valeu o hype nem o meu tempo. ?

@somaisumparagrafo 24/01/2024

@somaisumparagrafo
Um romance jovem e um assassinato impactante.

Olivia é mãe solo desde que se divorciou de um marido abusivo. Lily é uma jovem com um passado doloroso. Com grandes sacrifícios, ambas compreendem o significado de recomeçar. Suas vidas se entrelaçam quando Lily começa a namorar o filho de Olívia. Mas um chocante assassinato abala as estruturas da pacata cidade em que vivem. Lily está morta e seu namorado é o principal suspeito. Com o filho preso, Olivia precisa se manter firme para buscar ajuda, mas informações ocultadas e o temperamento arredio do filho a faz lembrar das violências do ex-marido, colocando-a em dúvida do quanto pai e filho podem ser parecidos.

Quantos lados tem uma mesma história?

De forma convidativa, as autoras vão tecendo a narrativa intercalando capítulos com pontos de vista de Olivia e Lily, apresentando nuances de seus passados problemáticos e os acontecimentos do presente. Dotada de segredos e revelações, A loucura do mel é um livro que deixa o leitor vidrado por informações a cada virar de páginas, trazendo reflexões super atuais sobre comportamento humano e sociedade.

Nesse enredo você encontra:
- Relações familiares conturbadas;
- Amor incondicional entre mães e filhos;
- Violência doméstica e bullying;
- Luto e recomeços;
- O cotidiano da criação de abelhas (Olivia é apicultora);
- Sistema judicial e a construção de caso da defensoria.

Mesclando a história de amor de dois adolescentes com o suspense acerca da morte da jovem, acompanhamos os personagens tendo suas vidas despidas camada por camada até o momento que ocorre o grande plot, onde todas as peças se encaixam e deixam o leitor embasbacado pela temática escolhida para abordagem. As autoras merecem aplausos em pé por essa escolha.

Sisi 19/02/2024

Em estado de choque
Sinceramente não sei nem o que falar direito, acabei faz umas horas e ainda estou parada em completo silêncio. Comecei a ler sem saber nada sobre a história achando que seria um thriller daqueles, e terminei em tristeza profunda. Mais do que acompanhar e tentar desvendar o homicídio da Lily, vivenciamos o processo de crescimento e mudança da Liv após um relacionamento abusivo bem como a versão da Lily de tudo que antecedeu sua morte.
O livro toca em temas muito delicados e por muitas vezes senti um soco no estômago lendo tanta violência e sofrimento que ambas as mulheres passaram. Tem vários gatilhos, mas se eu falar mais que isso estragarei o mistério da história.
Só leiam e aproveitem cada segundo, vale muito toda a reflexão que as autoras trouxeram.

Rosana 27/03/2024

?A Loucura do Mel? é um suspense emocionante q mergulha nas vidas entrelaçadas de Olívia MacAfee e Lily Campanello em uma pequena cidade de New Hamshire. Quando uma tragédia atinge a cidade e Asher, filho de Olívia, é acusado, ela se vê diante de um dilema angustiante: confiar na inocência de seu filho ou encarar as sombras do passado de seu ex-marido. Enquanto o julgamento se desenrola, segredos são revelados, desafiando a confiança e a percepção de quem realmente conhecemos. ?A Loucura do Mel? é uma história inesquecível sobre amor, segredos e a busca pela verdadeira identidade. Eu recomendo.