O inverno do Vampiro

O inverno do Vampiro Júlio Ricardo da Rosa

Resenhas - O inverno do Vampiro

Karine343 17/04/2024

Primeiro livro sobre vampiros que li
Amo histórias sobre vampiro, assisto filmes desde sempre, mas lendo, foi a primeira vez. Confesso que eu amei essa experiência, e quero mergulhar mais nessa atmosfera vampiresca.

É um livro curto, de apenas 140 páginas, porém, uma leitura super envolvente.

Primeiro somos apresentados à personagem Lolita. Uma mulher fatal que antes de se tornar vampira, era uma GP e vivia pelas ruas da cidade.

Os vampiros não são os personagens principais aqui, são o foco. E as pessoas que os enfrentam não são nenhum tipo de caçadores de vampiros, são pessoas comuns, que não veem outra alternativa, a não ser, matá-los.

O livro tem elementos NOIR. Temos investigação. Uma mulher fatal. Aliás, mulher, não mais.

São vampiros fétidos, gelados, pálidos e de dentes podres.

Em O INVERNO DO VAMPIRO não há romance vampiresco, nem humanização dos vampiros. Eles existem apenas para caçar e se nutrir de suas vítimas. São apenas uma espécie de mutação.

Se passa nos anos 60, no Brasil ??. Ambientado especificamente em Porto Alegre. O nosso protagonista sem nome é melancólico, e se muda de cidade para trabalhar em um banco, em busca de um recomeço, sem conhecer absolutamente ninguém. Logo, ele consegue se hospedar na casa de Ludwig, um cara excêntrico, que mora numa casa enorme, e gosta de se isolar no andar de cima. Aparentemente não trabalha. Junto com eles, vive a dona Tóia, que é a pessoa que cuida dos afazeres domésticos e da alimentação?

Somos transportados tbm para 1941, onde o tempo está direto nublado, e a chuva castiga a cidade o tempo todo, com raras tréguas. O tio de Ludwig deixa uma espécie de diário contando sobre crimes semelhantes aos que andavam acontecendo nos dias atuais. Um Brasil de 1960, onde já existia TV ? preto e branco (somente quem tinha maior poder aquisitivo tinha acesso), e a informação podia chegar mais rápido. Coisas estranhas começam a acontecer pela cidade, pessoas somem sem deixar rastros, outras morrem e os assassinos não são encontrados, e mesmo que os jornais informem sobre o desaparecimento/morte dessas pessoas, é tudo muito superficial. Na verdade estavam acontecendo assassinatos por vampiros, e quem já sabia disso, não poderia gritar e dizer em alto e bom som, porque sabia que as pessoas não acreditariam. É um pouco bizarro até, porque a impressão que eu tive, era que eles escolhiam vítimas solitárias, sem familiares para procurá-las depois que elas sumissem. O mais interessante é que umas pessoas acreditam e outras não. E mesmo vendo as coisas acontecendo explicitamente, na sua frente, buscam uma explicação lógica pra tudo isso.

O mais legal é que vemos acontecer a construção de uma amizade entre pessoas solitárias, que vão em busca da verdade e enfrentam, mesmo com medo do que venha acontecer.

Gostei muito dessa leitura, e espero conhecer mais desse gênero agora.

CassianiMotta 28/04/2024

Vampiros gaúchos
O Inverno do Vampiro é uma história que nos leva pelas ruas de Porto Alegre, onde, logo no início do livro, já presenciamos o primeiro ataque: um pobre bebâdo que jamais imaginaria que Lolita, a prostituta, guarda um segredo mortal.
Em outra área, conhecemos o protagonista que chegou recentemente à cidade para trabalhar. Animado com a perspectiva do futuro, ele quer sair do hotel decadente onde ficou por alguns dias. Com o auxílio de um novo conhecido, ele conhece Ludwig, um homem excêntrico que vive em um casarão espaçoso.
Ludwig vive só, rodeado por livros e sua empregada, dona Tóia. Apesar de considerar Ludwig um tanto estranho, nosso protagonista sem nome faz os arranjos para morar em parte da casa.
Paralelamente, uma outra história se desenrola pelas ruas… Pessoas que, ao ouvir uma estranha música sentem-se hipnotizados por vultos que se esgueiram pelo escuro. O protagonista, cético, não acredita que essa série de acontecimentos seja algo sobrenatural, mas Ludwig acredita em algo diferente.
Somente depois de uma série de acontecimentos, o protagonista cede e decide acompanhar Ludwig e Dr. Werner em um plano para conter esse grande mal.
A história se desenrola nos anos 60 e ainda têm um momento de retorno da narrativa para 1941, mostrando que há anos as criaturas assombram as ruas da cidade.
O livro tem uma escrita que nos insere nos cenários, e, por ser uma cidade real, é um dos pontos importantes de verossimilhança dentro da história. Os capítulos, apesar de longos, foram lidos rapidamente pois as descobertas acontecem de forma ágil e envolvente.

Nanda.Honorio 26/03/2024

Aqui, o vampiro não é o que esperamos
Como muitos que me conhecem sabem, sou uma grande fã de histórias de vampiros e com essa, não seria diferente.

"O Inverno do Vampiro" é uma história nacional que deve ser extremamente valorizada, pois a forma como é escrita é super interessante. Tudo nos prende: a curiosidade para se conectar com a história dos personagens, o que de fato está acontecendo com as vítimas, entre outros pontos.

Aqui, o vampiro não é o ser romântico, charmoso que conhecemos da maioria das histórias, ele é tratado como realmente algo demoníaco. Para mim, isso é algo diferente das outras tramas vampirescas que já li, o que também me chamou muito a atenção.

Um outro ponto positivo é o tamanho do livro e a trama. Apesar de poucas páginas, tudo é bem explicado, nós nos inserimos na história e nas cenas - que nos traz sempre um sentimento de terror e ansiedade.

Um ponto que faltou, pelo menos na minha percepção, seria muito interessante ver mais histórias sobre Lolita, sobre como esses vampiros tornaram-se o que são. Apesar disso, toda a história é muito interessante, apavorante e instigante.

Recomendo muito a leitura!

@sandraalmeidaeseuslivros 22/02/2024

Terror pelas ruas de Porto Alegre
Mais um autor nacional para nos orgulharmos.

Este livro foi vencedor do Prêmio de narrativa longa de Horror da Odisseia de Literatura Fantástica de 2020.

Vamos para as ruas geladas de Porto Alegre no ano de 1960.
Um homem recém chegado à cidade, vive uma experiência sinistra. Ele é atraído por uma mulher, uma melodia e uma sensação de paz, tudo isso misturado a um inexplicado sentimento de medo A mulher passa por ele e o homem então corre para o seu hotel .
No dia seguinte ele se muda para a casa do Sr. Ludwig que será seu Senhorio. Eles juntamente com um médico passarão por situações assustadoras e precisam acabar com a ameaça que aterroriza os moradores da cidade.

O que eu mais gostei -Na medida certa somos levados para um cenário macabro e muito bem construído. As cenas são muito reais. Diferente dos vampiros lindos que vemos nas telas do cinema, aqui eles são horríveis.

o que eu menos gostei- Com certeza quando eu estiver em uma rua escura e ouvir sons de violino ficarei assustada e me lembrarei desta história kkkk.

Gostei muito, mesmo me tirando da minha zona de conforto, já que terror não é a minha praia.

Convido voçês a lerem o livro e viajarem na história.

Jessica Pertile 01/12/2023

Um livro que resgata as histórias vampirescas!
Tá aqui um livro que não me deixou largar as páginas até eu terminar a leitura e ficar com aquela sensação de quero mais!

O inverno do vampiro traz uma das histórias mais recontadas depois de Drácula, aqui não temos histórias trazendo vampiros que querem amar, bonzinhos, querendo ser humanos novamente, aceitos pela sociedade.

Nessa história eles querem é sangueee! rs

O inverno do Vampiro traz um personagem que deixa toda a sua vida pra trás ansiando por uma vida nova.

Ele troca de emprego e chega na cidade procurando por casa e claro, uma vida tranquila.
Mas quando ele chega na cidade ele se depara com um dos invernos mais rigorosos que a cidade havia enfrentado até então, águas que engolem a cidade, mortes que ninguém sabe explicar e o pior de tudo, vampiros.

Em uma história que usa as ruas de Porto Alegre como palco para os sanguessugas, o inverno do vampiro foi uma leitura que me mostrou como é bom ler um bom livro vampiresco cheio de cenários macabros, padres envoltos de seitas ocultas, pessoas que não querem acreditar no que seus olhos veem e um protagonista que sente na pele o que é estar sobre os encantos de um vampiro.

Indico a leitura!

10|10.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadebolso.br/?hl=pt

Ariadne 30/01/2024

Acompanhamos um protagonista que acaba de chegar à Porto Alegre, na década de 60. Curiosamente esse personagem não é nomeado em momento algum, e eu só percebi na metade da história!!

Seus dias são solitários e ele os ocupa entre o trabalho, um cinema local e uma ou outra refeição com o seu misterioso senhorio.

Em uma de suas andanças pelas noites da cidade, ele encontra uma moça misteriosa... e bem, o resto é história, como dizem!

Claro que como uma pessoa comum, ele duvida de seu senhorio, que parece muito convicto de que o encontro que ele teve está relacionado a um suposto reaparecimento de vampiros na cidade.

Vampiros esses que seriam os responsáveis pelos misteriosos assassinatos que assolam a região desde que as chuvas fortes voltaram...

Sim, o autor entrelaçou os períodos de chuva intensa e enchentes que realmente assolaram a cidade para contar essa história!

Vocês sabem, eu tenho um fraco por livros que fazem isso, e esse aqui ganhou mais ainda meu coração por causa disso.

Em um ponto do livro, a trama recua cerca de 20 anos, época da maior enchente que já ocorreu em Porto Alegre, e acompanhamos os relatados assustadores de um jovem e um padre que se deparam frente a frente com o mal.

Essa parte é narrada em forma de diário, e o clima de mistério aqui é maior ainda! Impressionante como a história é claustrofóbica e o terror cresce a cada página. A tensão é presente na história toda.

Outro ponto muito positivo é que os vampiros são muito bem escritos, e dão medo real, ao contrário dos vampiros sedutores de outras histórias. toda.

Aliás, eu não me importaria se o livro tivesse umas 200 páginas a mais, de tão ágil que é a história!

Esse é meu primeiro contato com a escrita do autor, e mal posso esperar para conferir outras obras dele.

site: https://www.instagram.com/p/C2NkwWNOWoX/

Ariana 02/12/2023

Um livro de vampiro com muito suspense!
A leitura é muito fluída, com trechos alternando entre 1° e 3° pessoa e com uma escrita que encanta e hipnotiza. Logo de cara eu já me senti dentro dessa Porto Alegria fria e solitária.

O livro todo possui um clima noir, com desenvolvimento ágil e consegue manter o ar de mistério do começo ao fim. Com alguns flashbacks, vamos percebendo o quão essas criaturas estão enraizadas na cidade e o quanto sua história é antiga, não sendo possível seque saber quando ela começou.

?O inverno do vampiro? é uma excelente história não só para aqueles leitores que gostam do tema de vampiro, mas para todos aqueles que gostam de suspense, mistério e um pouco de investigação

Joao366 03/12/2023

Um livro digno de Nosferatu
Resenha sobre O Inverno do Vampiro de Júlio Ricardo da Rosa pela Avec Editora:
Um ótimo livro de Vampiro como realmente deve ser, a moda antiga, bem no estilo Nosferatu, bem no clima do início das mudanças de rádio para televisão, bem no clima de Inverno, os vampiros foram sensacionais, com direito a batalhas intensas e belíssimas "mortes". Gostei do protagonista em primeira pessoa e o final foi muito bom, até gostaria de saber como foram as viagens do Ludwig, mas foi um bom enredo com um ótimo final.
O que mais me fascinou e esse livro merece é um playlist em conjunto dele, pois os momentos que o vampiro aparecia com música de fundo, era como se estivesse vendo aqueles filmes preto e branco, por isso ainda digo que se você começar a ler, só vai parar quando terminar assim como eu acabei de fazer!
Super recomendo!!!

resenhasdamanu 12/02/2024

Horror vampiresco no Brasil.
?Nessa obra de terror vampiresco no estilo clássico, acompanhamos a história do protagonista (propositalmente?) inominado, em sua transferência de trabalho para Porto Alegre-RS na década de 60.

?Ele consegue um lugar para morar e sua rotina se estabelece entre o trabalho, cinema e algumas refeições com o senhorio, mas tudo se modifica quando episódios de chuvas terríveis assolam a cidade e crimes sangrentos começam a rechear as páginas dos jornais

?Atacado por uma criatura sedenta de sangue, nosso protagonista contará com os reforços de um médico e do senhorio para acabar com o mal de uma vez por todas.

?De leitura rápida e fluida, O Inverno do Vampiro tem aquele ar de Drácula, onde o terror e o medo se escondem em cada página virada, crescendo como um suspense noir.

?Foi um livro que eu mergulhei de cabeça e li em poucos dias. Como gosto muito de vampiros e aquela atmosfera de terror clássico, me senti numa zona de conforto maravilhosa. Super indico para quem curte o gênero e sente falta de criaturas amedrontadoras que encontramos em Drácula, Nosferatu e até nas Crônicas Vampirescas.

leiturasdadeeh 20/02/2024

Resenha:

O livro conta a história de um homem que acaba de chegar em Porto Alegre, em plena década de 60, que se depara com uma realidade da qual jamais se imaginou, precisando lidar com o fato de que criaturas da noite existem, após se tornar uma vítima durante uma noite em que saia de seu trabalho que naquele dia durou mais do que o esperado. Mas com a ajuda do seu senhorio e do médico da família, eles desbravam esse mistério e buscam acabar com as ameaças que assolam a região e trazem com elas os invernos mais rigorosos que moradores já viram, com chuvas intensas, ventos muito fortes, enchentes por toda cidade e por incrível que pareça uma melodia obscura.

Livro do Autor Júlio Ricardo da Rosa, publicado pela Editora Avec em 29 de novembro de 2023 e possui 160 páginas.

Opinião:

No início fiquei um pouco confusa, mas isso se leva pela minha falta de costume com leituras que alternam muito entre 1ª e 3ª pessoa na narração e também se deu por eu não estar habituada ao tipo de escrita. Mas durante o desenrolar da história foi ficando mais fácil acompanhar, até que se tornou uma leitura fluída. Foi uma leitura muito interessante, totalmente diferente de tudo que li, mas que me surpreendeu muito. Durante toda narração eu conseguia visualizar os ambientes, me imaginar como se fosse o personagem principal ali, sentir o medo, o frio, a chuva, o vento e principalmente imaginar como era a música que a criatura entoava.
Esse livro traz uma verdadeira história sobre vampiro, sendo realmente o que são, criaturas da noite em busca de s4ngu3, não das formas romantizadas que estamos acostumados a ler hoje em dia. O suspense que se mantém do início ao final do livro é impressionante, pois você nunca sabe o que vai acontecer e fica na espera dos próximos passos que os personagens darão. Gostei muito também que o autor não deu uma definição única sobre o que são os vampiros, ele aborda tanto a versão religiosa, com o padre, como a visão científica, através do médico. Isso nos mostra que independente de qual sua visão sobre o assunto, a verdadeira origem dos vampiros, de onde vem e como surgiram ainda é desconhecida, deixando aberto aos leitores escolherem qual sua versão de preferência.
Essa resenha trago para vocês com uma sensação muito boa de estar desbravando novos temas, novas histórias e de um orgulho muito grande da literatura nacional, pois esse livro é de uma qualidade inquestionável, com um bom enredo, um desenvolvimento coerente e personagens misteriosos que te cativam, mas nunca salientam todas as suas dúvidas sobre eles, deixando aquela sensação de quero mais.
Por este motivo digo, se você está atrás de novas experiências na leitura ou se você gosta de um livro de suspense, mistério, um pouco de investigação, além daquela pitada de fantasia. Esse livro é para você, então aproveitem que vale muito a pena.

Patricia.Cunha 10/03/2024

Deliciosa leitura!
Só garanto uma coisa para vocês: O inverno do vampiro é uma história redondinha e fascinante de terror sobre vampiros clássicos, fluída, gostosa de se ler e perfeitamente ambientada em Porto Alegre.
Aqui nosso protagonista chega na cidade em busca de novas oportunidades de emprego, e logo de início ele consegue alugar um casarão imenso, antigo cujo proprietário é o misterioso jovem Ludwig (herdeiro do casarão). Não se demora muito a perceber uma atmosfera densa e maléfica nas ruas frias e chuvosas da cidade. Algo de muito ofensivo e mortal perambula entre as ruas, corpos "desaparecem" ou são encontrados brutalmente feridos na garganta.

? Aqui o vampiro é violento, asqueroso e exala um ar fétido e está atrás de apenas uma coisa: uma vítima, um pescocinho com uma veia pulsante.
Juntamente com um médico experiente, e um senhorio misterioso, nosso protagonista enfrentará aquilo que as pessoas ainda não tem conhecimento ou se tem evitam enfrentar: O vampiro.

Fabio Brust 18/03/2024

"O Inverno do Vampiro" traz um olhar um pouco diferente do que costumamos ver ao tema dos vampiros, bem mais pé no chão do que outras obras e focando na crueza com que uma criatura dessas seria capaz de cometer seus crimes.

O cenário é parte importantíssima da história: a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inclusive em um trecho uma época em que o lugar sofreu com intensas enchentes que trazem à história uma característica muito própria. É um livro escuro - não necessariamente sinistro, apesar de haver, sim, vários momentos sinistros, mas em matéria de ambientação. Sentimos a atmosfera fria e suja dos ambientes, a descrição realista de seus personagens e suas personalidades verossímeis. Isso tudo ajuda bastante o leitor a imergir naquele cenário e situações surreais.

Às vezes, é curioso, fica fácil se perder no ritmo rápido da prosa, que troca de dias e momentos de um parágrafo para outro. Isso não chega a ser um problema, mas pode confundir e obrigar a voltar algumas linhas para ter certeza de que o que está acontecendo é hoje ou amanhã. Quebras de cena seriam muito bem-vindas nesses casos.

Um problema da obra é, sem sombra de dúvidas, os erros de português, que infelizmente são bem mais numerosos do que o ideal. Não são erros terríveis, salvo pouquíssimos casos, mas de vírgulas, acentuação, letras sobrando, erros de digitação que não deveriam ter passado incólumes ao olhar de um revisor. Não é algo que prejudique por completo a experiência de leitura, mas é inegável que são tropeços.

Como um livro curto, "O Inverno do Vampiro" é uma boa leitura, que flui rapidamente e agrada. Se não tivesse os erros, certamente seria melhor!

Leio e recomendo 19/03/2024

Uma aventura incrível
Aqui vamos encontrar um pouco de suspense, fantasia e até mesmo horror.

Lacerda, Ludwig e Werner.
Um trabalha em um banco, o outro é herdeiro e o seguinte médico.
Enquanto um dúvida do que viu, os outros acreditam e aguardam o melhor momento para agir.

Ficaram interessados em saber o ponto comum entre esses personagens, já te digo: Vampiros.
E é nessa história, com vários pontos de vistas e vivências diferentes, juntos irão lutar contra o mau.

Para dois deles será uma grande aventura, já para o outro, esse só quer que tudo isso acabe logo.

E pobre da Lolita, não merecia seu fim, tinha me simpatizado de cara com a dama da noite e futura cafetina.

Convido a vocês lerem ?o inverno do vampiro?, e embarcar nessa incrível aventura, antes que o frio chegue, pois com ele poderá vir um fétido odor no ar e talvez não consiga fugir do que espreita na noite .

Rodolfo Mondoni 20/03/2024

Vampiro brasileiro
Adorei que a história é ambientada em Porto Alegre. A época escolhida também ajudou a dar um clima noir. Um livro que consegue ser original ao falar de vampiros, um tema já bastante consolidado. A violência é menos explícita, o que torna uma ótima opção para entrar nesse universo do terror.