Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Raíza Dias 08/05/2024

Boniteza
Um livro de uma delicadeza imensa. Místico e profundo, com reflexões lindas sobre a vida, o amor, a memória e o futuro.

Júlia Egito 07/05/2024

Um livro para a vida!
Um dos melhores livros que li recentemente, definitivamente! A história é envolvente, única, diferente de tudo que já li! Eu amei demais e já quero reler!

Claudio 07/05/2024

Fantástico!
Quando eu terminei A Cabeça do Santo decidi que ia ler tudo que Socorro Acioli escrevesse! E sigo firme nessa meta. Adorei este Oração para Desaparecer. Ele não me pegou na 1a página, tive que deixar o lado fantástico da história me envolver primeiro. Depois disso, foi aquela mesma fluidez de ?Cabeça?.
Com uma história que atravessa o tempo e o mar, personagens ricos e trama envolvente.

Mayra.Mattoso 06/05/2024

O livro conta a história de uma mulher que é desenterrada em um lugar que não conhece, sem se lembrar de sua origem.
A primeira parte tem um ritmo um pouco mais lento, acompanhamos a confusão da personagem diante de tantas perguntas em aberto, misturados com os sonhos que não consegue explicar.
A partir da segunda parte vamos obtendo todas as respostas, nos deixando mais curiosos com a história a cada capítulo.

Delma 06/05/2024

Oração para desaparecer
Interessante, enigmático, poético, envolvente? Com narrativa impecável, a autora nos traz uma mistura de crenças populares com realismo mágico. Gostei.

HCS378 05/05/2024

Isso aqui é inteligência pura
A Socorro é simplesmente brilhante, são tantas referências, pesquisas, conexões e reflexões. Até mesmo coisas que parecem não fazer sentido tem uma justificativa, e nisso a revistinha da TAG ajudou demais.
Carlos Drummond de Andrade, em "Areia e vento", pediu para que escrevessem sobre a igreja de Almofala, a Socorro entregou isso e muito mais.
A história é tão bem pensada e elaborada que sinto que o livro deveria ter mais páginas, para que pudessemos saborear mais lentamente e com mais detalhes cada evento e cada personagem.

helodoll 04/05/2024

Gratidão Paulo Ratz por indicar essa obra prima em seu canal
Socorro Acioli, nos presenteia com uma verdadeira obra de arte em "Oração para Desaparecer". A narrativa poética e envolvente se desdobra em três partes, mergulhando na vida de Joana Camelo e seus amores. O livro não é apenas para ser lido; é uma experiência sensorial e extracorpórea que nos faz refletir sobre identidade e pertencimento, entrelaçando realismo mágico com símbolos e metáforas que transmitem eventos mágicos. A autora nos arrebata com seu realismo mágico luso-cearense e constrói uma trama de renda rica em emoções, nos conectando de forma vertiginosa com temas como memória, identidade e amor.

Acioli habilmente tece uma história que ecoa influências de Gabriel García Marquez e outros mestres do realismo mágico, enquanto mergulha na cultura indígena e nas relações entre Brasil e Portugal. A jornada de Aparecida, uma mulher misteriosa, nos conduz por um caminho intrigante, revelando segredos e mistérios ao longo do enredo. A narrativa celebra ancestralidade e pertencimento, entrelaçando oralidades cearenses e lusitanas em uma prosa ritmada. "Oração para Desaparecer" é uma leitura envolvente que nos desafia a refletir sobre as escolhas que moldam nossas vidas e a importância de aceitar nossa história para seguir em frente.

Ricardo256 04/05/2024

Oração para desaparecer
Que livro lindo. Muito bem escrito. Uma riqueza para a literatura brasileira. Fiquei muito feliz de ter lido essa obra. Já quero ler o outro livro da Socorro Acioli.

Consuelo 02/05/2024

Gostei ou não gostei?
Escolhi o livro pelo título, que achei tão poético, tão bonito. Sem a mínima ideia do que viria fui surpreendida por uma história bem intrigante. Algo ali por perto do realismo mágico. Eu cheguei a fazer uma comentário aqui, mais ou menos quando cheguei à metade, de que tinha a sensação de que as coisas não seriam explicadas, apenas sentidas. Até aí minha expectativa estava boa. Mas eu estava errada e veio uma enxurrada de explicações, e não que isso seja ruim, mas, como o livro é todo narrado por meio de conversas entre personagens (alguém está sempre contando algo para alguém), percebi nos diálogos das revelações uma forçadinha de barra, pouca naturalidade, e isso quebrou a magnitude da história. O ponto alto, pra mim, foi a originalidade do enredo. Nunca li nada parecido. Não o recomendaria, mas também não desincentivo quem estiver disposto a lê-lo.

Larissa Haerolde 01/05/2024

Muito bem escrito
O livro é muito bem escrito, a história é interessante, mas pra mim não foi o tipo que livro que eu quis devorar, sabe!? Eu meio que me disciplinei a terminá-lo. Para mim, ele começou a ficar mais instigante perto do final, quando o mistério da história é revelado.

É uma leitura que eu recomendaria.

Sheila.Bisson 01/05/2024

Por mais autores nacionais!
Qual a chance de você dar uma chance a um livro de autores nacionais? Confesso que nunca dei muita atenção a autores nacionais, até Carla Madeira despertar esse Rio todo, essa correnteza de autores nacionais que li depois de " Tudo é Rio".
Mas essa é a resenha de "Oração para Desaparecer ". Livro de encantamentos, realismo mágico que bebe da fonte de Gabo, mas com as nascentes nos povos originários do Brasil, suas histórias, lendas, lutas, e paixões! A escrita da Socorro Acioli é cativante, poética, nos tira da zona de conforto em palavras e sentimentos!

Halana.Katrine 01/05/2024

Me encantei com a escrita de Socorro desde A Cabeça do Santo, e nesse mais ainda. ??
A história desde o início já me prendeu e fui devorando o livro.

Talita566 30/04/2024

Uma bonita obra de realismo
fantástico, com todo poder da fantasia em metaforizar a realidade. Uma ode ao amor como
guia e fonte profunda de encantamento.

Ficou pra mim que, as muitas mortes em vida que enfrentamos podem nos fazer acreditar que a via do esquecimento é a condição para continuar seguindo. Pode até ser em algum momento, embora o passado insista em nos dar notícias, seja em sonhos ou em sentimentos inexplicáveis. Ainda que seja tentador esquecer da dor, ela é a matéria última de quem somos e o que nos tornamos. Abrir mão disso é seguir velando pelo passado no presente.

É bonito pensar que alguns outros que passaram por nossa vida são testemunha de quem somos. Guardiões de memórias. Na teia do esquecimento, precisamos das palavras de amores passados para desfiar a verdade.

Apesar disso kkkkk Por vezes achei a narrativa um pouco arrastada