O Diário de um Livreiro

O Diário de um Livreiro Shaun Bythell

Resenhas - O Diário de um Livreiro

Dominoni 01/08/2023

Risadas garantidas
Shaun comprou uma livraria na Escocia, então começa a descrever o dia-a-dia de um livreiro, cheio de humor (dei muitas risadas sozinha lendo), muitas referências de livros para ler.
Como uma livreira iniciante eu me vi em muitos atendimentos ??

Entrou para minha lista de melhores de 2023

Mari1731 08/08/2023

Me tirou da ressaca literária
Meu sonho é abrir uma livraria, n sei se esse livro me incentivou mais ou não. ??

Dei muitas gargalhadas e acho a Nick ótima.
Queria mais.

Sparr 09/10/2023

Um livro divertido, doce e cheio de amizade
Shaun é muito engraçado, ele tem uma acidez e uma sinceridade sobre os clientes que passam pela livraria, que é impossível não rir.
Nicky, a testemunha de Jeová amalucada, se mostra muito parceira da livraria, em muitos momentos fez a diferença nas vendas ou na estrutura do lugar. A amizade deles é hilaria e rende cenas icônicas, como as sextas gastronômicas, que apenas quem ler poderá rir sobre.
Adorei saber das novidades do mercado, entender a participação em leilões para livreiros menores, ou especializados em livros antigos, também foi incrível ver como o cenário do monopólio Amazon, transformou o cenário da vida dos livreiros em uma "competição" desleal, por preço, estoque, tempo de entrega e impostos. Sem contar o impacto que as avaliações podem ter nas vendas seguintes desses pequenos lugares.
Senti muita dó de Shaun ao final, não pela livraria, só leia, você vai entender. Enfim, um livro muito divertido, muito viciante, muito bom. Adorei a experiência e espero poder reler daqui a um tempo para rir outra vez com a acidez que amo.

@lipecelli 30/04/2024

Peguei esse em uma promoção da Amazon (Kindle), sem saber que era uma história real, e sem saber do ranço que o autor tem por Kindle kkkkkkk. Leitura gostosa, diário de um sebo na Escócia. Bom livro pra curar uma ressaca.

Luiz Pereira Júnior 23/09/2023

Livros para (quase) todos...
Estava lendo o diário do pai do infame assassino Jeffrey Dahmer e fiquei tão tomado pela angústia (somadas à alta carga de trabalho e aos problemas que todos nós enfrentamos) que resolvi deixá-lo um pouco de lado por alguns dias e procurar uma leitura mais engraçada, fútil, prazerosa (o nome que você quiser dar).

Como também amo livros (e quem não, dentre nós?), resolvi unir o agradável ao mais agradável ainda e escolhi “O diário de um livreiro”, de Shaun Bythell.

Por meio de anotações engraçadas, Shaun (só me lembro do carneiro) constrói uma crítica mordaz de uma das profissões mais idealizadas por quem ama livros: o dono de sebo. Quem, dentre os amantes do objeto livro, já não se imaginou percorrendo labirintos de estantes cobertas por obras-primas (e nem tão primas assim), enquanto toma uma xícara de chá (ou de café) e distribui conselhos eruditos para os pobres clientes boquiabertos com tanta sabedoria literária?

Talvez o melhor do livro seja justamente isso: a desconstrução do mito. Inclusive da própria figura do livreiro, que deixa transparecer não um ser humano aperfeiçoado pela leitura, mas um ser humano cheio de defeitos (uma fina inveja dos livreiros mais famosos ou mais ricos; pusilanimidade em lidar com funcionários retratados como horríveis; estranheza no uso do tempo de trabalho – imagine sair no meio do expediente para ir pescar... você consegue fazer isso no seu emprego?; sempre encontrar e criticar e ironizar todos com quem cruza pelo caminho). Enfim, uma visão real do que é ser vendedor de livros usados – mas é claro que nem todos terão seus defeitos.

Vale a pena? Com certeza. Em que pesem os nomes desconhecidos para nós, leitores brasileiros, você acompanhará o dia a dia de uma loja que vende o nosso maior objeto de desejo...

jbueno2023 12/05/2024

Divertido
Gostei bastante deste livro. É escrito em forma de diário e conta o dia a dia de um livreiro. Sutilmente divertido, Shaun conta também o outro lado do ofício, as dificuldades de vender livros competindo com a gigante Amazon, a relação nem sempre agradável com os clientes, a frustração de trabalhar com estudantes, e também cita várias obras literárias. Recomendo a leitura.

Quequel 16/10/2023

Eu tô simplesmente apaixonada por esse livro!!!
O jeito do Shaun é super divertido, os comentários dele são hilários e o formato mais informal do diário deixa tudo ainda mais legal.
É um livro "sem história", não tem começo meio e fim (até porque o Shaun e a The Book Shop continuam aí), é simplesmente o dia a dia dele enquanto livreiro e é TUDO.
Quando eu virei a página e vi "Epílogo" ao invés da data do dia seguinte fiquei até triste.
Amei essa leitura ???

Clelia5 03/09/2023

Uma livraria, um gato e personagens hilários
Todos os amantes de livros vão se identificar com os diversos personagens descritos nesse livro. O humor, a leveza e os sarcasmos que Shaun Bythell utiliza no livro é o ponto alto. O livro é leve e da muita vontade de conhecer a divertida e excêntrica Nick, o gato Captain e o intolerante e divertido Shaun. As fotos presentes no livro nos ajudam a mergulhar e nos ambientar nessa livraria encantadora. Recomendo muito. Adorei!!

mafelivros 18/10/2023

Perfeito!
? Não é à toa que Dwight Garner escreveu que essas são as memórias de livreiro mais incríveis e divertidas que ele já leu. Faço dessas as minhas palavras!

? Em O Diário de Um Livreiro, nós vamos acompanhar um ano da rotina do dono de uma loja de livros usados situada na Escócia, chamado Shaun Bythell. Shaun descreve sua rotina de forma sincerona, com um humor muitas vezes marcado pelo sarcasmo e pela ironia. Se é difícil para nós não romantizar a vida de quem vive cercado de livros, Shaun nos mostra que essa realidade é muito diferente da que imaginamos.

Eu me diverti muito com essas memórias, principalmente depois de descobrir que se trata de um livro de não-ficção! Nicky foi a funcionária que me cativou totalmente por ser cheia de personalidade, divertida e única. Mas além da parte da diversão, também temos trechos que nos colocam para refletir, principalmente sobre esse sistema que torna inviável a compra em livrarias físicas devido aos preços exorbitantes, fazendo os clientes procurarem outras opções mais baratas como a Amazon, enquanto diversas livrarias estão sendo seriamente prejudicadas. Eu indico demais a leitura da obra! ??

Taísy 25/10/2023

Muito ruim, com final decepcionante
Escolhi o livro com base nas avaliações aqui, mas não gostei, não conectei e me decepcionei com o final.

Tem várias piadas boas, mas a maioria tem referências culturais que não entendi, citando livros que nem temos em português e autores que nunca ouvi falar.

Ia dar uma nota 3, mas o final é decepcionante, rebaixei a nota. Termina sem pé e nem cabeça.

Insisti em terminar a leitura porque não queria abandonar o livro, então não indico a leitura!

Livinha 27/01/2024

Leve e divertido!
Um livro leve, divertido, escrito em forma de diário e contando o dia a dia do dono de uma livraria.
Com um humor irônico e sarcástico, as risadas são garantidas.
Tirei meio ponto porque no final ele fica um pouco repetitivo.

Nana 01/04/2024

Livro nr 67 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Escócia"

Não tenho muito pra falar sobre esse livro.
Escrito em forma de diário, o início é bem gostosinho e até engraçado com o autor contando sobre o dia a dia dele na livraria. Os pedidos dos clientes, as coisas engraçadas que eles perguntam e comentam na loja, etc
Mas aos poucos o livro torna-se muito longo e repetitivo e fui perdendo o interesse, poderia ser bem mais curto.

Mary - @mundo_literario.mary 08/11/2023

Uma obra que mostra a realidade da vida de um livreiro
? A obra é uma biografia do próprio autor, que é dono de uma livraria de livros usados na Escócia, a obra traz a sua rotina de uma forma bem humorada e realista.

? O livro mostra que a realidade de forma realista e acaba completamente com a perfeição que as pessoas vêem na indústria literária.

? Acompanhamos a vida de Shaun durante um ano, e ele compartilha com os leitores tudo o que aconteceu em sua vida e na sua livraria, desde a quantidade de livros vendidos até como ele se sente no dia.

? O livros traz temas importantes também, como o desafio que as livrarias físicas enfrentam devido aos preços autos e a concorrência com lojas online. Na realidade em que vivemos é algo que nós faz refletir muito, principalmente porque já vimos cenas bem triste com relação a livrarias esse ano.

? Eu amei demais a obra, pois a mesma é super fluida e versátil, pois ao mesmo tempo que faz o leitor se divertir muito também o faz reflexão na mesma proporção.

? Uma obra muito bem escrita e que me surpreendeu bastante e espero que vocês se interessem por ela também, principalmente se você quer ler algo autêntico e divertido com relação ao mundo dos sebos e livrarias.

onceuponatime_book 08/01/2024

Resenha do ig @onceuponatime_book
Eu tô em choque que esse livro é um relato real, o autor é o livreiro e eu achei o máximo isso.

O livro é um diário do dia a dia do Shaun em sua livraria na Escócia o livro é divido em meses e em dias, onde a gente vem todos os percalços e histórias de um sebo, ele deixa registrado o faturamento, o número de clientes e o tanto de pedidos on-line.

Eu dei muitas risadas e fiquei irritada com alguns clientes, mas eu amei o quando o autor tem um humor ácido e as funcionárias malucas que ele tem na livraria.

O autor deixa em cada uma das páginas, em cada um dos seus relatos como é difícil, complicado ser um livreiro, ainda mais nessa época de e-books e vendas online. Eu adorei como tem algumas fotos reais da livraria no livro.

É um livro que serve mais como, ei a vida de um livreiro de sebo não é tão charmoso e lucrativo como você pensa.

Eu amei o livro do início ao fim e vocês precisam conhecer ele.

cinnamongirl612 03/02/2024

Leitura interessante, engraçada, mas um pouco cansativa
Shaun Bythell é o proprietário da The Bookshop, em Wigtown, a maior livraria de segunda mão da Escócia e ao longo do livro escreve em formato de diário sobre o dia-a-dia em sua livraria pelo período de um ano.
Os acontecimentos são relatados de maneira contínua e com uma escrita sarcástica, proporcionou boas risadas, mas a leitura também cansou um pouco, talvez pelo formato mais descritivo da narração e por ter poucos diálogos.
O ambiente da livraria descrito é fácil de imaginar e proporciona um certo aconchego enquanto se lê, não tem como não se transportar para os diversos corredores repletos de livros, a cadeira em frente a lareira e o jardim com lago da The BookShop. Sem falar que é legal ver as diversas obras citadas ao longo da narração (acrescentei algumas a minha lista de leitura)
A obra também mostra que não basta amar livros para trabalhar com livros, pois lidar com atendimento ao público não é fácil (tem muito cliente chato, nossa senhora! Hahaha) e nos permite ver e refletir sobre o impacto que a Amazon, infelizmente, teve na existência das pequenas livrarias de bairro.
Deixo aqui dois trechos que gostei bastante e peço desculpas ao Shaun por ter lido sua obra em um Kindle, algo que ele odeia tanto ?

"A experiência de recolher bens de uma pessoa falecida é familiar para a maioria das pessoas no comércio de livros usados, e a experiência vai deixando você insensível aos poucos, exceto em situações como essa, em que o casal não tem filhos. Por alguma razão, as fotos na parede ? o marido em seu elegante uniforme da RAF, a esposa quando jovem passeando em Paris ? despertaram uma espécie de melancolia que não existe quando os casais deixam filhos. Desmantelar aquela coleção de livros pareceu ser o ato final de destruição de suas memórias ? você é responsável por eliminar a última evidência de quem eles foram. A coleção de livros dessa mulher foi um registro de sua história: seus interesses, uma marca muito semelhante ao que seria uma herança genética."

"Embora a Amazon pareça beneficiar os consumidores, as condições punitivas que ela impõe aos vendedores prejudicam muitas pessoas ? os autores viram sua renda despencar nos últimos dez anos, os editores também, o que significa que eles não podem mais arriscar com autores desconhecidos, e agora não há intermediários. A Amazon parece estar focada em equiparar ? se não reduzir ? os preços dos concorrentes, a ponto de parecer impossível que ela ganhe dinheiro com algumas vendas. Isso pressiona não apenas as livrarias independentes, mas também as editoras, os autores e, em última análise, a criatividade. A triste verdade é que, a menos que autores e editores se unam e fiquem firmes contra a Amazon, o setor enfrentará a devastação."