O Diário de um Livreiro

O Diário de um Livreiro Shaun Bythell

Resenhas - O Diário de um Livreiro

cinnamongirl612 03/02/2024

Leitura interessante, engraçada, mas um pouco cansativa
Shaun Bythell é o proprietário da The Bookshop, em Wigtown, a maior livraria de segunda mão da Escócia e ao longo do livro escreve em formato de diário sobre o dia-a-dia em sua livraria pelo período de um ano.
Os acontecimentos são relatados de maneira contínua e com uma escrita sarcástica, proporcionou boas risadas, mas a leitura também cansou um pouco, talvez pelo formato mais descritivo da narração e por ter poucos diálogos.
O ambiente da livraria descrito é fácil de imaginar e proporciona um certo aconchego enquanto se lê, não tem como não se transportar para os diversos corredores repletos de livros, a cadeira em frente a lareira e o jardim com lago da The BookShop. Sem falar que é legal ver as diversas obras citadas ao longo da narração (acrescentei algumas a minha lista de leitura)
A obra também mostra que não basta amar livros para trabalhar com livros, pois lidar com atendimento ao público não é fácil (tem muito cliente chato, nossa senhora! Hahaha) e nos permite ver e refletir sobre o impacto que a Amazon, infelizmente, teve na existência das pequenas livrarias de bairro.
Deixo aqui dois trechos que gostei bastante e peço desculpas ao Shaun por ter lido sua obra em um Kindle, algo que ele odeia tanto ?

"A experiência de recolher bens de uma pessoa falecida é familiar para a maioria das pessoas no comércio de livros usados, e a experiência vai deixando você insensível aos poucos, exceto em situações como essa, em que o casal não tem filhos. Por alguma razão, as fotos na parede ? o marido em seu elegante uniforme da RAF, a esposa quando jovem passeando em Paris ? despertaram uma espécie de melancolia que não existe quando os casais deixam filhos. Desmantelar aquela coleção de livros pareceu ser o ato final de destruição de suas memórias ? você é responsável por eliminar a última evidência de quem eles foram. A coleção de livros dessa mulher foi um registro de sua história: seus interesses, uma marca muito semelhante ao que seria uma herança genética."

"Embora a Amazon pareça beneficiar os consumidores, as condições punitivas que ela impõe aos vendedores prejudicam muitas pessoas ? os autores viram sua renda despencar nos últimos dez anos, os editores também, o que significa que eles não podem mais arriscar com autores desconhecidos, e agora não há intermediários. A Amazon parece estar focada em equiparar ? se não reduzir ? os preços dos concorrentes, a ponto de parecer impossível que ela ganhe dinheiro com algumas vendas. Isso pressiona não apenas as livrarias independentes, mas também as editoras, os autores e, em última análise, a criatividade. A triste verdade é que, a menos que autores e editores se unam e fiquem firmes contra a Amazon, o setor enfrentará a devastação."

Bianca2353 17/04/2024

Confesso criei muitas expectativas para esse livro, porém acabei achando a leitura um tanto monótona. Apesar de ser um diário muito bem escrito não foi uma leitura que me cativou.
Espero que alguém goste desse livro de uma maneira mais satisfatória do que eu.