Barretos: Homens de Livros

Barretos: Homens de Livros Hedjan C. S.

Resenhas - Barretos: Homens de Livros

Di Morais 11/05/2024

Barretos
Muito bom!
Um escritor ativista e desafiador tenta descobrir o paradeiro de um garoto desaparecido. Ao mesmo tempo, um jornalista bem posicionado na sociedade recebe a incumbência de localizar um ?livro maldito?.

Lizandra56 01/05/2024

A história não se sustenta por muito tempo..
Pontos positivos: Ótima ambientação do Rio de Janeiro no século XX, referências gigantes à jornais e notícias da época (cada capítulo tem um trecho de notícias antigas), recheado de críticas sociais maravilhosas, protagonismo negro com personagens importantes para a literatura brasileira, proposta de história interessante, valorização da cultura negra, ótima diagramação (não cansa os olhos mesmo sendo folha branca), a escrita sabe te prender em determinados momentos.
Pontos negativos: O livro se encerra deixando alguns pontos, que eram citados com frequência, sem respostas. O personagem João do Rio se vê atormentado durante um certo período do livro, mas de repente o tormento some sem explicação com a resolução do caso. O mistério sobrenatural é bem alimentado durante o livro todo, porém, sua explicação é fraca e confusa (deixa um pensamento de "Era isso? Não tem o sobrenatural") para logo em seguida deixar resquícios da continuação do mistério no Epílogo (sem necessidade).

Portanto, defini como um livro ótimo para uma leitura suave, socialmente crítica e com um gostinho de mistério, também adorei as referências aos costumes que apenas nós brasileiros temos.

Soso 19/04/2024

Barretos
Que livro!
SENSACIONAL.
Uma trama que prende do início ao fim, dando a oportunidade de trabalhar a imaginação para quem conhece a cidade do Rio de Janeiro atualmente está muito diferente do que descreve o livro por passar em uma época diferente, me vi andando pelas ruas do Rio e viajando dentro da história junto com os personagens. Sou suspeita pra falar pois gosto muito daquela cidade!
Para quem gosta de livro de mistério e suspense e quer exaltar autores negros com editoras que apoiam esse trabalho vale muito a pena.

Sparr 14/02/2024

Aquele sobre os dois que se odeiam e um mistério
Gosto quando um livro me surpreende positivamente com o desenrolar de um mistério. Era meio óbvio que não se tratava de um livro de horror, é sobre um mistério. E gostei de ser feita de boba e descobrir o envolvimento daquela personagem e nem sequer suspeitar em parte alguma disso.
Gostei da construção do suspense e da relação conturbada entre João do Rio e Lima Barreto. Neste destempero deles era possível observar aquele que era aceito com mais facilidade pela sociedade racista, por se "moldar" ao que esperavam dele e "aguentar" as chacotas calado, e aquele que ia pra cima de mudar isso e demonstrava que seu espaço fora conquistado e merecia o devido respeito. Há uma grande crítica sobre as vivências sociais e sobre a disparidade de tratamento e de vida das pessoas em 1907. Gostei de como o autor trabalhou tudo isso em uma naturalidade inserida à narrativa, que não deixa se sobressair ao ritmo do suspense. Gostei da construção do desaparecimento de Quinzinho e do mistério por sobre o livro misterioso e como as histórias se encontram e se fundem.
Meu ponto de incômodo é que o livro precisa de uma revisão adicional e a diagramação não ajudou tanto à leitura. Afora isso, deixe-me levar pela boa desenvoltura e construção, foi uma excelente leitura e exaltou dois grandes autores. Por isso favoritei mesmo!

Edward 21/11/2023

Um livro, um mistério, dois escritores que se odeiam.
Confesso que comecei o livro sem muitas expectativas, talvez por se passar em uma época mais antiga ou por não gostar tanto do gênero, mesmo que eu esteja lendo mais recentemente.
Esse mistério me envolveu muito, senti meus receios irem desaparecendo aos poucos, foi um final que eu não imaginava, mesmo que eu tenha pensado horrores sobre o que poderia acontecer, muitas vezes faltava um detalhe ou outro que estava despercebido.
A dinâmica de juntar dois escritores diferentes, que se odeiam, com personalidades e ambições distintas trouxe uma experiência muito prazerosa de se ler, as histórias muitas vezes se cruzaram e se separaram sem mais nem menos.
Sinceramente? O final, prólogo, como quiser, me deixou com mais vontade de ler, quando eu achei que tudo tinha acabado, as coisas voltam a se repetir em outra época, mas deixou esse gostinho.

MindNotes 20/10/2023

Não alcançou minhas expectativas
A premissa é boa, mas com certeza não foi bem desenvolvida. Queria muito dizer que gostei do livro, mas ele não alcançou minhas expectativas, esperava algo mais como um horror cósmico ambientado no Brasil mas desenvolvimento do suspense não foi interessante para mim.
Por mais que os protagonistas sejam interessantes, os outros personagens não tiveram tanto destaque. O final foi um ponto fraco para mim, parece que foi feito às pressas.

Maísa Colodel 28/08/2023

Eu acho que o maior elogio que se pode dar para um livro de mistério é que ele não é previsível ou que pelo menos consegue te enganar bem o suficiente para que você não consiga deduzir diretamente o final. Eu acabei passando pelos dois estágios nesse livro(muito mais pra parte de iludida e enganada e ludibriada pelos personagens), e ao chegar no final, eu fiquei tão de cara quanto um dos personagens principais. Incrível