lilicarmilla 23/06/2023
A quadrilha bolsonara tem novos membros
Tá na hora de autores com escrita de adolescentes amadores pararem de lançar livros pra adultos.
Isso me desgastou mais do que passar 24h diretas na academia.
Sabe aquela sensação de cansaço depois ter treinado muito? Aquela do primeiro dia, quando você ainda está se habituando. Bem, existem poucas diferenças entre a sensação de pegar muito peso em uma academia e ler esse livro.
A primeira é que a academia provavelmente vai te dar um resultado positivo se você seguir tudo de maneira saudável, enquanto esse livro tira os neurônios saudáveis do seu cérebro e intoxica ele com tédio (porque o enredo não é muito interessante e tem diversas falhas), com desgosto (porque os personagens são INSUPORTÁVEIS e há muitos acontecimentos sem sentido, com uma lógica que só existe na cabeça da autora e de pessoas sem raciocínio lógico) e com um pouco de indignação (pela falta que faz autores que apreciam o ESTUDO, não só da lógica básica, como das atitudes humanas, da existência da coerência, dos assuntos retratados, das causas e consequências, etc).
A segunda é que em 20% desse livro eu já estava mais cansada do que em um ano inteiro malhando.
A terceira é que as palavras dentro da academia são escritas corretamente, enquanto nessa obra há vários erros de regras de português que aprendemos no primeiro fundamental.
O livro precisa de revisão urgente, uma revisão decente! PELO AMOR DE DEUS TEM ERRO DO USO DOS PORQUÊS!!
Uma criança de oito anos sabe que pra pergunta é ?Por que?? SEPARADO, mas uma escritora não sabe?
Vou explicar.
Prestem atenção na titia Li, criançada:
Porquê: é usado como SUBSTANTIVO. Repitam com a titia, SUBSTANTIVO.
E também indica a razão de algo.
?Quero saber o porquê de eu não poder fazer isso.?
Isso foi uma pergunta? Não foi, ela quer saber, MAS A FRASE EM SI NÃO É UMA FRASE INTERROGATIVA COM UM ??? NO FINAL.
Próximo, criançada:
Por que: PERGUNTA.
Deu pra entender? O ?Por que?? serve pra fazer uma pergunta.
?Por que isso aconteceu??
ERA PRA TER USADO ESSE NO INÍCIO DA HISTÓRIA.
Enfim, daí ?porque? é pra resposta.
E ?por quê? é pra final de frase. Ex: Ninguém gosta da sopa dela, por quê??
De início nós já temos erros básicos e bruscos assim, isso é patético. Existe uma ferramenta não muito conhecida, que pode tirar suas dúvidas de português, quase ninguém conhece: se chama Google.
Agora vou falar do quão ridículo alguns trechos soaram, aqueles típicos parágrafos pra transformar o grupinho do protagonista (que obviamente é um super complexo personagem raríssimo, o nosso branquelo sulfite de cabelo preto sarcástico que se paga de psicopata, no entanto é só um idiota clássico) em Deuses de outro mundo, tão divinos pra nós meros mortais da terra que parecem alienígenas.
Cara, eles só são um bando de chatos!
O plot do sequestro inicial só me fazia lembrar do filme ?Telefone Preto?, e sempre que se referiam a martelada no crânio do sequestrador falavam como se fosse um negócio realmente só pra chocar. Tudo dele era tratado como ?UOU OLHA O QUE ELE FAZ? e nada era realmente bom e possuía um pingo de COERÊNCIA.
E tem mais: Ele é um serial killer de 15 anos. 15 ANOS.
Mais um plot cômico de choque, cômico porque qualquer episódio de criminal minds tem mais complexidade, explicações com sentido e uma profundidade decente do que o Dante.
Me diz como ele é um serial killer com 15 ANOS sendo que nada ali é bem planejado? Com 15 anos ele não frequentava a escola e morava em um orfanato. Não teve nenhum treino ou de quem reproduzir as ?artimanhas? com veracidade, não teve uma trajetória de aprendizado pra fazer o leitor entender melhor (típica coisa de roteiros que não foram bem planejados). Ele teria sido pego na primeira vez ou no máximo na segunda. E digo O MESMO sobre o Dante adulto (que só virou uma versão mais chata e mixuruca dele adolescente) que não é um bom planejador de crimes. ELE NÃO É UM BOM CRIMINOSO! Se for pra ser um SK desse jeito é melhor se entregar pra polícia de primeira, evitando humilhações futuras.
Qualquer pessoa que tenha lido mais de cinco livros realmente bons sobre criminosos ou até que tenha prestado atenção em uma temporada de criminal minds (ou qualquer outra série sobre o assunto)vê tudo que eu tô pontuando.
Na verdade, uma pessoa que tenha ido para o colégio e se dedicado minimamente aos estudos consegue fazer melhor.
Lembrete: soltei uma risada sincera quando ele tinha quinze anos, a Emília perguntou pra ele sobre o sequestro e o anti-querido me responde ?não foi um sequestro, foi um jantar?, SE ISSO FOI UMA TENTATIVA DE TÉCNICA PRA CAUSAR SUSPENSE E CURIOSIDADE NO LEITOR, FALHOU DEMAIS! Alou, canibal! Foi tão fácil que me fez chegar ao ápice do tédio. Revirei os olhos com tanta força que pensei que fossem ir parar no topo da minha cabeça.
Aliás, a autora utilizou tantos clichês de escrita ? nascidos diretamente das fanfics a virgem e o mafioso ? que esqueceu de estudar sobre técnicas de suspense pra instigar o leitor. As frases que tentam soar instigantes não passam de clichês que já passaram da data de validade.
Outra coisa que passou da data de validade foi algo que já se apresentou no primeiro trecho do prólogo e me fez adivinhar o resto do prólogo inteiro, a referência mais genérica do mundinho romântico que me fez pensar ?daqui a pouco essa mulher me solta a típica frase de dissertação de primeiro EM ?Romeu e Julieta não foi uma história de amor, foi uma tragédia? cadê a criatividade desse povo?? e logo em seguida veio no final ela narrando como era uma tragédia e ele era seu Romeu. Nada explica a minha expressão nessa hora de completa falta de surpresa.
Tem muita coisa entre Emília e Dante, assim como com os outros personagens, que na moral, sem ofensas, JÁ DEU!
Shakespeare deu uma boa revirada no túmulo durante esse livro inteiro.
Inclusive acho que a autora esqueceu que escreve em português, porque ela meteu um Juliet em vez de Julieta, eu nem ia comentar, se logo depois o livro não tivesse sido lotado de anglicismos. Se fosse um livro gringo e tivesse assim eu ia criticar a tradução, entretanto não é o caso. É importante lembrar que o maior público dessa obra não tem inglês como primeiro língua, então PRA QUE?
?Ah mas a história se passa nos EUA, lá eles falam assim? então me explica o porquê do livro inteiro não estar em inglês. Por que? Diversos livros gringos com essas mesmas coisas que na hora da tradução, a pessoa que traduziu soube como deveria adaptar para a nossa língua, mas alguém que tem português como língua principal na escrita não consegue?
Então nós temos erros em tudo que devia ser básico nessa obra: Português básico, inteligência mínima por parte dos personagens (qualquer sinal de inteligência que aparecia, eu lhes garanto que eram detalhes previsíveis até o talo), criminologia (tudo sobre isso foi arquitetado tenebrosamente, tá PÉSSIMO, TÁ FRACO, então não vou nem entrar em mais detalhes, caso contrário a resenha vira uma Bíblia), coerência/sentido na história, profundidade, complexibilidade (?ah mas se vc quer complexibilidade, vai ler um clássico, um thriller, etc, não um dark romance.? não é porque é dark que tem que ser MEDÍOCRE, existem muitos darks bons por aí, tanto que é meu segundo gênero favorito, se eu quisesse algo medíocre e fraco ia ler Cora Reilly ou Penélope Douglas), o uso exagerado de anglicismos, lotação de frases de efeito ridículas e outros.
Falando um pouco da Emília agora, ela é a nossa Erika Fane 2.0, porque pensa em uma menina trouxa, burra pra crl, tapada, MENTALMENTE FRACA E SEM FORÇA DE RESISTÊNCIA, sonsa e que adora se humilhar por um garoto entediante/sem sal.
Nós temos uma cena dela com treze anos indo seguir o Dante e acaba se perdendo, só que em vez da menina parar pra pensar, ela senta e chora. Ela só faz isso, não pensa em dar um grito, tentar pedir ajuda, procurar ou se quer improvisar algo. Ela tem treze anos, já é uma pré adolescente, não é mais uma criancinha pequena, na verdade acredito fielmente que uma criança de de 6-10 saberia pensar melhor, ou pelo menos daria uns berros.
Até aí tudo bem (só que não), considerei desespero do momento, porém logo depois me veio ela adulta sendo sequestrada pelo Asher (outro chato BEM típico) e o resto da quadrilha de judas, a garota me toma uma decisão super inteligente: um tempo depois dos desmaio ela decide se balançar, chacoalhar, se espernear toda, só que não foi de início (porque aí novamente eu consideraria o desespero inicial), FOI DEPOIS, depois de um bom tempo, um tempo que ela poderia ter usado pra dar uma pensada rápida. Vou explicar melhor, se a TODO MOMENTO, QUASE TODO CAPÍTULO tem algo enaltecendo aquele bando de caras na mente dela, babando nos ovos deles, então é porque pra ela eles devem ser muito bons no que fazem (não são, tá) e representam um grande perigo, sendo assim não seriam tolos de levar pra um lugar de muito fácil acesso, ENTÃO DO QUE ADIANTA FICAR GASTANDO ENERGIA CORPORAL DEPOIS DE TODO AQUELE TEMPO NO MEIO DE UM SEQUESTRO SENDO Q ELA JÁ TAVA FRACA? Ela constatou que estava fraca, daí logo em seguida gasta o resto da energia que lhe resta sem objetivo nenhum? Que atitude burra!
E a Emília ainda se diz inteligente, cadê essa inteligência?
Tô falando porque não são só nesses momentos, ela segue nessa constância de escolhas burras durante o livro todo, jurando que tá sendo esperta. Pensa em uma garota iludida.
Ela sendo uma outra versão da Erika, enquanto o Dante é o Michael Crist de outro universo, misturado com outros trezentos personagens genéricos de dark (eu conseguia adivinhar as falas desse cara toda hora antes dele realmente dizer, ou seja desanimador pra crl).
?Emília, a minha paciência tem prazo e você não quer me ver sendo um homem impaciente.? O Dante diz isso, tão qual como o chato do Michael falando sobre homem paciente.
Michael Crist, filho que o satanás teve virado do avesso, me abandona por favor, para de me perseguir, não quero entrar no seu multiverso porque eu não te suporto. Qualquer pessoa que possua metade dos neurônios não gosta de você, mas principalmente EU NÃO GOSTO DE VOCÊ.
Essas palavras servem pro Dante também, duas batatas tontas.
E ambos não sabem o que é ficar sem paciência, QUEM TÁ SEM PACIÊNCIA SOU EU, tô parecendo a Rochelle surtando com o Julius quando encontrou um sutiã rosa nas coisas dele.
O sutiã rosa no caso é o enredo inteiro.
A previsibilidade não está presente só no casal principal, pois no resto da quadrilha de ratos de esgoto também tá. O Asher tinha um puta potencial no início, só que depois foi, mais uma vez, sendo limitado a outro sarcástico que faz piadas com tentativas fracassadas de serem assustadoras em relação a criar vítimas. Seriam assustadoras ou menos previsíveis se eu tivesse lendo isso com uns 12-14 anos.
Previsível. Previsível. Previsível. Previsível.
Uma palavra que resume muita coisa aqui.
A cena que ela vê os corpos e ele fala UMA TONELADA de frases de efeito, não me aguentei, tive uma crise de risos absurda. Parecia uma fanfic. Ele falando como era um assassino e como eles eram doentes e loucos por vingança.
Vocês tem quinze anos e não são a marcha do Wolverine, seus porras! Amadores se achando o auge dos fodas é uma piada.
O último ponto que mais me incomodou foi o found family, porque eles estão mais pra clubinho dos falsos psychos fracassados (que eles chamam de sociedade secreta), não teve nenhum momento que eu sentisse um desenvolvimento bom pra um lado familiar dentro do grupo, com sentimentos reais, impactantes e que me marcassem, por mais que fosse só um, o que me chateou um pouco, porque se tem algo que eu aprecio tanto quanto um bom casal, é o desenvolvimento de uma família em livros mais sombrios.
Fiquei indiferente demais em relação a ?união? deles, essa indiferença foi o que mais me fez querer abandonar, tive que me forçar a continuar mesmo porque já tinha utilizado muito do meu tempo e começado as anotações pra resenha.
Cadê o verdadeiro found family? Não teve uma evolução sentimental que trouxesse uma mísera sensação de apego, gosto de sentir o grupo virando família apesar de todas as coisas ruins que tenham vivido juntos.
Infelizmente entrou pro Top 3 piores histórias com um suposto found family que li na vida.
O resto do livro não tem muito mais o que falar, além de que o casal também é sem graça, faltou química e aquele charme único que cada casal fictício bom tem para si, a construção do Dante como personagem e SK (incluindo a construção das motivações) foram uma bosta, fora isso a continuação segue com as mesmas críticas que já dei nos outros parágrafos. Não vou ficar repetindo mil vezes só pra relacionar a cada cena ridícula e recheadas de micos que eu não gostaria de rever nem que apontassem uma arma pra minha cabeça, isso já gastou muito mais do meu tempo do que devia.
O livro todo teria dado no máximo 400 páginas se não possuísse tantos textos desnecessários. Foram quase oitocentas páginas, onde praticamente metade delas davam pra terem sido encurtadas, principalmente porque a escrita não fluía muito, era só exaustiva.
Obs: essa resenha deve estar recheada de erros, mas eu não vou revisar em busca deles, afinal não preciso, pois não estou publicando um livro!
Não foi só uma resenha, foi um desabafo.
As pessoas tem que parar de tratar a Amazon como se fosse uma ala VIP do wattpad.
Dito tudo isso, espero nunca mais ter que ver qualquer coisa sobre esse livro na vida, que esses personagens busquem os ratos e baratas no esgoto, porque Deus não merece ser buscado por eles não.
Nem o diabo merece.
Fica meu agradecimento unido a um abraço pra quem leu até aqui!
Um beijo, Li.