A Bruxa Negra

A Bruxa Negra Laurie Forest
Laurie Forest

Resenhas - A Bruxa Negra

hiliandra.faggion 23/03/2024

Fazia algum tempo que eu não lia fantasia, e A Bruxa Negra me ?aprisionou? na leitura até eu acabar!
Elloren e seu irmãos Rafe e Trystan, Jarod e Diana, Yvan, Aislinn, Andras, Cael, Rhys, Tierney, Ariel e Wynter? Suspense e magia. Profecias. Dragões. Amigos. Resistência. Magos malvados? eletrizante para valer!

giio 12/03/2024

Interessantíssimo. Adorei.
Comecei a ler por influência de alguma lista que achei no tiktok e por estar em promoção na amazon e não é que é bom?!
Adorei o livro. Uma emocionante história que nos faz mudar de opinião junto com a personagem principal enquanto e traçamos muitos paralelos interessantes com a nossa realidade. Achei muito muito bom mesmo. Embora a Elloren seja irritantemente em alguns momentos a história transcorreu muito bem e nem vi o tempo passar.

Liza.Abreu 06/03/2024

A Bruxa negra é um livro repleto de camadas
A vida de Elloren Gardner foi resguardada a vida inteira da importância que toda sua poderosa linhagem Garderiana exercia sobre a história do mundo, assim como a sua incrível semelhança com a avó, a grande Bruxa Negra, a mais poderosa bruxa que já existiu e que repeliu as forças inimigas na último grande conflito do Reino. No entanto, ao completar dezessete anos, e enfim ingressar na universidade de Verpax, sua rotina muda bruscamente obrigando Elloren a conviver com raças diferentes da sua e a descobrir fatos sobre a sua linhagem que vão fazê-la despertar e lutar contra uma organização perigosa e a ir contra certas hostilidades que separam as raças de todo o reino e que se propõem destruir o sonho de liberdade.

A Bruxa negra é um livro repleto de camadas e que une romance, mistério e temas que foram projetados como reflexos da história do nosso mundo. A trama é sedutora e desde as primeiras páginas dispõe de grandes mistérios, mesclando suspense e aventura de modo que impede o leitor de interromper a leitura sem desvendar os próximos acontecimentos.

Embora o livro tenha algumas camadas, não deixa de se desenvolver como um livro de fantasia que acompanha o desenvolvimento de jovens, salientando dificuldades comuns como se encaixar em um local acadêmico e algumas das descobertas românticas que fazem parte de tramas juvenis.

O desenvolvimento da personagem principal foi o meu ponto favorito, pois ocorreu de forma vagarosa, sem cair na mesmice ou criar contextos incongruentes para justificar tal ação inesperada ou procurar justificativas que possam soar contraditórias. O desenvolvimento, da trama e da personagem, ocorreram de forma inesperada, mas muito emocionante e esplêndida, levando o leitor a sentir esperança em um cenário o qual diversos personagens são levados a sufocar suas próprias naturezas.

Manuela 02/03/2024

Elloren Gardner é a neta da última bruxa negra, a grande salvadora e maga adorada pelos gardnerianos, a maga mais poderosa da história. Entretanto. Ela é alheia a tudo isso, vivendo pacatamente com o tio e os irmãos mexendo com madeira, estudando as plantas e os remédios, fora de qualquer envolvimento com a magia.
Tudo muda, porém, quando a tia Vyvian, maga importante dentro do Conselho a leva para a capital e aos estudos universitários.

O conhecido e a sociedade que lhe foi contada será de fato o que Elloren encontrará?!

A Bruxa Negra é a primeira da série de Crônicas da Bruxa Negra, a história tem um início arrastado e um pouco lento talvez pela descrição do universo, das diferentes raças e todo o universo da história. Por tal, comecei abandonei nos primeiros 20%.
Mas resolvi dar uma segunda chance pra história e ela se intensifica com a entrada de novos personagens extremamente cativantes.
Senti que o primeiro livro termina faltando algo, como se o final tivesse acontecido antes de uma parte ter sido realmente findada, mas fiquei instigada para a continuidade (já iniciada)

Janaina 27/02/2024

O começo do livro (até mais ou menos 70%) é bem chato, a história demora a se desenvolver e quando isso finalmente acontece, já é tarde demais pra salvar a história.

O livro todo parece apenas uma introdução do que realmente vai acontecer no próximo livro. A autora poderia ter cortado muita coisa e já começado a história, que parece ter potencial.

carmenzzz 16/02/2024

É uma história que me lembra O Trono de Vidro e Academia de Vampiros com um óbvio mas excelente uso de referências bíblicas e religiosas pra criticar a história e os dogmas cristãos (tipo de coisa que, mesmo sendo cristã, eu adoro).
O ponto fraco, que também é o ponto forte do livro, é como ele parece infindável. Li em 2 ou 3 dias, mas pareceram semanas ksksksks Sempre tinha algo novo acontecendo, a história corre rápido demais. Não é, no entanto, enfadonho, só ficou cansativo porque eu gosto de ler de uma vez e fico frustrada quando não passa rápido.
Outro ponto fortíssimo são os personagens. Eles são muitos, tantos que eu confundia, mas todos muito bem montados, explicados e usados.
Agora, livro 2, bora continua devorando essa saga

Jmore 08/02/2024

Basicamente é um tipo de harry potter adulto, o mundo é muito complexo e a fantasia é fantástica. Slowburn que você fica feliz só com migalhas. Recomendo muito.

Thabi.Almeida 27/01/2024

Surpreendente...
Como todo início de uma jornada, no primeiro momento temos a apresentação dos personagens, ambientação, estabelecimento das regras do mundo. O universo da Bruxa levou muiiiiiittttoooo tempo para fazer as suas bases, construiu o seu universo com calma, fomos conhecendo e descobrindo o mundo junto com a protagonista Elloren, enquanto, ocorre o desenvolvimento e evolução dos personagens.

A autora como um todo, deixou bem claro que seu objetivo era causar reflexão no leitor e ao criticar o que poder misturado a fanatismo religioso pode causar a uma sociedade como um todo e opressão a quem não segue as regras estabelecidas por eles e a perseguição a povos diferente dos seus.
Li alguns comentários que o livro lembrou Harry Potter com crepúsculo por ter magia e lobisomem, para mim, o livro lembrou The Handmaids tales (Conto de Aia) - livro e a série.

Dica: não desistam do livro, fica melhor depois de 52/53% .
E sou #teamYvan esse comentário é válido até quando iniciar os próximos livros da saga.

mylittlemixxtx 17/01/2024

A BRUXA NEGRA
Não esperava tanto desse livro, o começo é bem parado, mas depois o negócio fica bom, na expectativa de ler a continuação.

Mariana113 14/01/2024

O início de uma saga que parece ter bastante potencial
Elloren é neta da Bruxa Negra, a maga mais poderosa que já existiu, mas apesar de ser a cara da vó, ela não tem nenhum poder.
Com o sonho de ser uma farmacêutica, ela vai para a universidade de Vepax para estudar, mas antes passa um tempo na casa de sua tia, que insiste que ela faça um laço de varinha (que é o equivalente a se casar).
Nesse início em que Elloren está na casa da tia, a leitura não fluiu muito bem, eu não tinha conseguido entender o mundo direito ainda e não estava achando a história interessante. Mas conforme o livro passa e Elloren chega na universidade a história fica mais interessante e flui melhor.
O universo apresentado é rico e com muitas variedades de espécies e países, cada uma com sua própria história, religião e preconceitos, algo que é muito tratado no livro já que Elloren tem que enfrentar os seus preconceitos e se perguntar se tudo que ela sabe sobre sua avó e seu reino está certo.
O livro também conta com vários personagens bem desenvolvidos e com um grupo de amigos improváveis que vai crescendo aos poucos.
Com muitos mistérios que ainda não foram revelados e ameaças crescentes, a saga parece ter muito potencial, principalmente com o final desse primeiro livro, que já deixa com bastante vontade de ler o próximo.

Cris 07/01/2024

?Bem-vinda à Resistência, maga Gardner.?
?A verdadeira educação não facilita a sua vida. Ela complica as coisas e torna tudo confuso e perturbador. Mas a alternativa, Elloren Gardner, é viver a sua vida baseada na injustiça e na mentira.?

Elloren Gardner é a cara de sua avó, a mais poderosa bruxa que já existiu e que repeliu as forças inimigas na última Guerra do Reino. Com essa aparência, não há ninguém no Reino que acredite que ela não seguirá os passos de sua avó e se tornará a próxima Bruxa Negra, predita na profecia.

Porém, não havia como imaginar que a neta de Clarissa Gardner seria desprovida de poderes mágicos em uma sociedade que valoriza a habilidade mágica acima de tudo.

Assim, quando ela tem a oportunidade de perseguir seu sonho de se tornar uma farmacêutica, Elloren se junta a seus irmãos na Universidade de Verpax, mas logo perceberá que a universidade pode ser o lugar mais traiçoeiro de todos para a neta da Bruxa Negra.

À medida que o Mal se aproxima e a pressão para viver de acordo com sua herança aumenta, a esperança de sobrevivência para ela pode estar em se juntar a um grupo secreto de rebeldes...

Alexandre Issao 04/11/2023

Incrível!
Um título que me surpreendeu! Sabia que ia gostar só de ler a sinopse, mas superou minhas expectativas! Os personagens são todos bem desenvolvidos, as descrições dos lugares e das vestimentas, as diversas raças e feitiços. Se vc ama fantasia, com certeza esse título vai te emocionar! Quero o próximo!

Ley 25/10/2023

Bastante promissor
Classificação indicativa: +14

A Bruxa Negra é um livro que flui super bem, tem uma riqueza cultural enorme, mas isso é apresentado vagamente no início, por conta da perspectiva que o leitor tem. Elloren é uma gardneriana, um povo que venceu a guerra mais recente, e que atualmente oprime os outros povos e suas diferentes culturas, sob o pretexto de que são uma raça superior, portanto devem estar acima de todos.

Leva um tempo para entender todo o contexto e como o mundo deles foi moldado para que se transformasse nisso. Elloren perdeu seus pais na guerra e foi criada junto com seus irmãos pelo seu tio em um lugar pequeno e afastado. Quando completa 17 anos, sua tia, também membro do conselho de seu povo, insiste em levá-la para a cidade para fazer um laço de varinha, que é o equivalente a se ligar a um companheiro pelo resto da vida.

O tio da garota não quer essa possibilidade, porque acredita que o laço não precisa ser imediato, e ela pode escolher seu companheiro quando se sentir à vontade. Isso é o mais lógico a se fazer, mas pela ordem das coisas e pelo que é costume dentre eles, o laço de varinha é quase obrigatório, e a garota que não o tiver é vista como uma rejeitada. É claro de início que a vontade de uma mulher não é levada em consideração, o que é irônico, já que a tia da protagonista tem voz no conselho, embora ela tenha esse poder por ser uma pessoa que defende o conservadorismo. Meu asco pelo povo de Elloren foi aumentando a cada página que eu lia e os conhecia melhor.

Apesar de viver afastada, a protagonista acompanha a tia para passar uns dias com ela, e logo depois irá adentrar a universidade. O ingresso em estudos é raro para mulheres, mas é uma escolha que o tio quer dar a Elloren como mais uma oportunidade. O tio da protagonista é, a meu ver, uma das únicas pessoas com a cabeça no lugar, mas infelizmente ele é visto como alguém inferior por tais pensamentos "absurdos". Mesmo que a protagonista tenha um destino direcionado desde o início, que começa com a permanência com a tia e logo depois para a universidade, ainda demora para que chegue a esse destino final.

Eu pensei, de verdade, que a história teria um impulso maior assim que Elloren chegasse na universidade, mas não é assim que a narrativa é conduzida. Fui surpreendida com um livro cheio de detalhes, onde quer que a protagonista passe, ela conhece coisas novas e os acontecimentos vão mudando seus pensamentos. É preciso entender que Elloren sempre viveu reclusa, então ela conhece pouquíssimo sobre a história de seu povo. Tudo o que ela sabe é que as outras raças são inferiores, mas não entendia a extensão da influência de seu próprio povo, nem que ela faz parte de uma família que é aclamada pela sua avó ser algo como uma heroína, por ter sido extremamente poderosa, e ter oprimido um contingente enorme de criaturas.

A jornada da Elloren começa logo que sai de casa, e pensei que me afeiçoaria a ela quando a mesma visse a verdadeira realidade entre as raças. Contudo, o mundo que visita é tão novo pra ela quanto é para nós, leitores, portanto a mudança que Elloren começa apresentar não é de todo bem vinda, já que suas interações são apenas com o seu próprio povo, absorvendo a ideia de que eles são superiores, e tendo a percepção de que qualquer outra raça é inferior. Mas apesar disso, os dias logo passam, e suas noções começam a ter mudanças consideráveis.

Dá para notar o quanto a sociedade é empenhada em criar uma visão pré-estabelecida de seu próprio povo, cimentando isso ainda mais com a presença da religião para embasar todo e qualquer tipo de repreensão sobre aqueles que não são bem vistos, e considerados inferiores. Dito isso, para a protagonista, as mudanças acontecem, mas nem todas são para seu próprio bem.

A realidade de Elloren é mais impactada quando chega na universidade, tendo experiências que a mudarão para sempre. Achei impressionante a condução dos acontecimentos para que a protagonista tivesse impactos consideráveis em sua própria vida, e logo percebi que a autora foi extremamente minuciosa apresentando cenários bastante detalhados. Não achei que a intenção fosse "enrolar" a história para que durasse mais, mas sim desenvolver bem cada cena, para que tivéssemos um panorama amplo desse universo.

Com o passar das páginas, personagens são inseridos aqui e ali, e eles passam a fazer cada vez mais parte da narrativa, gradualmente ganhando importância. Além de todo o contexto cultural e as diferenças entre raças, existe também as diferenças hierárquicas entre os gardnerianos, com base no quanto de magia a pessoa tem. E como a magia é mais proveniente do sexo masculino, logo eles são intencionados a acreditar que são melhores do que qualquer um.

O livro tem um problema principal pré-estabelecido: um grande mal que chegará para os gardnerianos, mas isso será combatido pela próxima Bruxa Negra. Lembrando que a Bruxa Negra anterior, era avó de Elloren, que foi uma das maiores bruxas que já existiu, e tem uma linhagem considerada sagrada, portanto a ideia de pureza para família da protagonista é ainda mais rigorosa. Ainda assim, Elloren não aparenta ter nenhum tipo de poder, mesmo que sofra constantes ataques por aqueles que acreditam na profecia.

Esse é um livro enorme, mesmo assim ele é bastante introdutório, porque tira protagonista de um ambiente confortável, e a transporta para uma realidade distante de sua antiga vida, porém totalmente necessária para entender o que se passa no mundo real, e isso é primordial para fazê-la decidir suas próximas ações, escolhendo de qual lado vai ficar. Para isso, ela precisará ser forte, e também rever tudo o que tenha aprendido sobre o próprio povo.

Elloren, infelizmente, não me cativou no início, e passei mais da metade do livro receando dela porque alguns fatos estavam bem na sua frente, ela só precisava notá-los, mas optou pelo caminho mais fácil, acreditando na receita pronta apresentada para o povo. Eu esperava uma protagonista determinada, que iria entender de cara, pelo modo como foi criada, que nem tudo era tão simples ou tão preto e branco quanto estavam querendo que ela acreditasse. Mas isso leva tempo, e no final já tinha outra opinião sobre Elloren, e queria dar outra chance à ela. Algumas coisas demoraram para acontecer, mas acredito que isso está sendo reservado para o segundo volume. Como já estou habituada ao ritmo do livro, vou esperar que o próximo continue sendo bem desenvolvido no mesmo nível de detalhes, e ofereça embates importantes, já que esse livro preparou bem o terreno, deixando a tensão entre os gardnerianos e os outros povos no limite.

Espero também finalmente entender como a magia está ligada à protagonista, e como suas relações com os demais personagens irão proceder diante do cenário crítico. Também tenho esperanças em ver um rumo mais concreto com os interesses amorosos da protagonista, enquanto o livro dá a entender que é um triângulo amoroso em ação. Não é meu tipo de romance favorito, mas queria muito uma decisão ou um direcionamento por parte da protagonista.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/10/resenha-cronicas-da-bruxa-negra-livro-1.html
Gih 15/12/2023minha estante
Oii tudo bem? Tive a impressão através das redes sociais de ser um livro em HQ, queria confirmar pq acho que vou amar muito mas não dou fã desse tipo de leitura

Ana Letícia 17/10/2023

A Bruxa Negra.
Eu terminei esse livro já faz alguns dias mas esqueci de postar minha opinião aqui. Em partes inicie essa leitura porque eu estava muito curiosa pra saber se ele era no estilo de "Reino das Bruxas" livro do qual eu amei e até favoritei. A Bruxa Negra tem sim um pouco do estilo de "Reino das Bruxas", o livro ensina muitas lições de que se deve acreditar no próprio potencial, o desenvolver dos personagens foi simplesmente coisa de outro mundo, literalmente. Elloren é uma personagem apaixonante e seu romance com o Ivan Gurial é de tirar o fôlego. O livro é fascinante, a construção, o tempo, os detalhes principalmente, os lugares. E meu deu uma enorme vontade de estudar na universidade de Verpax só pelas descrições.