Colheita de Ossos

Colheita de Ossos Pablo Zorzi

Resenhas - Colheita de ossos

Soliguetti 05/06/2023

Uma montanha-russa de suspense com alguns tropeços
"Colheita de Ossos", do autor Pablo Zorzi, é um livro que promete uma emocionante viagem pelo mundo da investigação policial em um cenário rural do interior catarinense. Com uma linguagem relativamente fluida e uma trama envolvente, a obra mantém os leitores ansiosos por desvendar os segredos por trás dos crimes macabros que assolam a pequena cidade. No entanto, apesar de seus aspectos positivos, o livro deixa alguns pontos em aberto e apresenta um final frustrante.

A história gira em torno de Hugo Martins, um policial novato que se depara com o desafio de investigar dois assassinatos brutais, nos quais os corações das vítimas foram arrancados. À medida que mergulha na sua primeira investigação, Hugo é confrontado por um adversário cruel, que parece sempre um passo à frente, dificultando o desvendamento do mistério.

O autor cria um ambiente sombrio e tenso, mantendo a atenção do leitor ao longo da narrativa. Através de uma sequência de pistas intrigantes e reviravoltas emocionantes, Zorzi consegue envolver o leitor em um perigoso jogo de vida e morte, colocando o protagonista contra um especialista em crimes. Além disso, a ajuda inesperada em forma de um antigo diário trazido por um velho misterioso adiciona uma camada extra de mistério e intriga à trama.

No entanto, apesar desses aspectos positivos, o livro apresenta algumas falhas em sua execução. Os pontos em aberto no final podem deixar o leitor insatisfeito, especialmente quando certas perguntas-chave ficam sem resposta. É compreensível que um suspense deixe algumas coisas em aberto para manter o mistério, mas no caso de "Colheita de Ossos", a sensação é de que algumas informações foram deixadas de lado, gerando uma certa frustração.

Outro aspecto que contribui para essa sensação de insatisfação é a ineficiência da polícia retratada na história. Apesar dos esforços de Hugo e Fiore, a polícia parece incompetente e incapaz de acompanhar as ações do criminoso. Essa falta de competência policial, embora possa refletir a realidade em certos casos, se torna particularmente frustrante em um livro de investigação. Os leitores buscam justamente a solução do caso e uma narrativa envolvente, e a presença de uma polícia incompetente, por mais realista que seja, acaba prejudicando a credibilidade da trama e deixando uma sensação de descontentamento.

Além disso, algumas das mortes ocorridas ao longo da história parecem ser gratuitas, sem uma motivação clara por parte dos assassinos. Embora a crueldade dos crimes seja inegável, a ausência de uma motivação sólida por trás dessas ações deixa uma lacuna no desenvolvimento dos personagens e na construção do enredo.

Em suma, "Colheita de Ossos" oferece uma experiência de leitura repleta de suspense e reviravoltas, mantendo o leitor ávido por desvendar os segredos ocultos por trás dos crimes. Embora o livro tenha sido bem escrito, com uma linguagem relativamente fluida, alguns pontos deixados em aberto e o final frustrante podem deixar um gosto amargo na boca. A incompetência da polícia retratada contrasta com os esforços dos protagonistas, prejudicando a credibilidade da trama. Além disso, as mortes aparentemente sem motivação tão fortes diminuem o impacto emocional da história. No entanto, para os fãs do gênero suspense policial, "Colheita de Ossos" ainda pode fornecer uma dose satisfatória de tensão e mistério.
DIOH 08/06/2023minha estante
Que história incrível repleta de reviravoltas. Um enredo que nos prende e com um final digno de novela das nove...

Mônica 22/06/2023minha estante
Não tive a sensação de ?final frustrante? que vc teve!!! Não sou fã número um do gênero, mas gostei bastante do livro!!! O final, não foi previsível, mas não me desagradou!!! Amei a escrita, o suspense e as reviravoltas!!! E as mortes ocorridas ao longo do livro, não foram ? gratuitas?, ao meu ver? Enfim?Literatura brasileira contemporânea mostrando a que veio!!! Muito bom!!!

DIOH 23/06/2023minha estante
Isso... Bom que as opiniões são diversas e faz parte! Viva a leitura!

Karina 11/11/2023minha estante
Concordo com tudo o que você disse na resenha!

@vcdisselivros 02/08/2023

"Mortes de pessoas costumam ocupar muito tempo dos telejornais por um ou dois dias, mas depois caem no esquecimento e ficam enterradas, da mesma maneira que as vítimas ficam enterradas no cemitério"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Hugo Martins é policial há menos de um mês quando dois corpos que tiveram os corações arrancados são encontrados em uma propriedade rural de um pequeno município catarinense.

° Da noite para o dia, uma sucessão de crimes com o mesmo “modus operandi” agitam o que até então parecia ser uma cidade pacata.

° Enquanto avança na investigação, Hugo é levado para o meio de um jogo de vida ou morte, no qual precisará enfrentar um adversário cruel, que não mede esforços para confundir a polícia e ocultar seus rastros.

° Quem teria sangue frio a ponto de matar sem escrúpulos? Conforme as pistas são descobertas, novos caminhos surgem, ainda que todos caminhem para o mesmo ponto: lugar nenhum, o adversário parece estar sempre um passo à frente.

° Enquanto adquire experiência como policial, Hugo Martins entende que nada é o que parece, que para obter algum resultado precisa colocar em xeque os valores e verdades que tinha como absolutos.

POR FIM

Como é bom poder falar que uma obra desse calibre é nacional e reforçar que o autor, Pablo Zorzi, não decepciona o leitor que está acostumado a ler livros do gênero.

Colheita de ossos é envolvente e capaz de competir com grandes nomes da literatura nacional e até mesmo internacional. Ainda que você não conheça a região catarinense que serve de palco para o livro, Zorzi consegue nos transportar para lá sem grandes dificuldades, fazendo com que tudo fique mais real e verossímil.

O fato do investigador ser novo na profissão aproxima o leitor, que passa a aprender e descobrir os mistérios com ele, assim, você se sente próximo da narrativa (a uma distância segura), fazendo com que no fim, predomine a sensação de que o quebra-cabeças foi montado em conjunto.

Em poucas palavras, a obra é original, tem sua cota reviravoltas e é rica no quesito macabro, então se você não gosta de crimes sangrentos, infelizmente ela não é para você, mas se quiser dar uma chance e conhecer, entre e se delicie.
QUEIJO460 02/08/2023minha estante
Hoje em dia a violência na televisão
é tanta que começamos a tratar a
mesma como normal, rotineira. A
grande exposição de violência acaba
nos tornando cada vez mais sem
altruísmo, nos tornando cada vez mais indiferentes ao sofrimento alheio.

Zé Paulo 06/05/2024

Tem super potencial, mas teve algumas Pontas soltas!!
A narrativa é completamente envolvente, descritiva e fluida. O autor conseguiu construir uma história repleta de muito mistério, suspense e questionamentos por parte do leitor porque existem muitas reviravoltas e novos acontecimentos durante a narrativa.

Dos personagens o único que me simpatizei foi o policial Hugo, os demais não gostei tanto. O detetive Álvaro Fiore me irritou muitas vezes com suas "piadinhas" fora de contexto.

A cada capítulo a tensão e o mistério vão aumentando gradativamente, mas se você prestar muita atenção é previsível quem está por trás de tudo.

A resolução do crime foi pífia deixando muitas perguntas sem respostas e muitos ganchos soltos que para mim fez com que a história se tornasse uma incógnita principalmente o final e o epílogo. Se quer dá a entender se terá uma continuação o que acho muito difícil.

Destaco que eu amei a ambientação de toda a narrativa. O autor escreveu com maestria cada detalhe o que fez eu visualizar tudo o que estava acontecendo, inclusive o prólogo me deixou com um baita medo de tão bem detalhada que foi a cena de abertura digna de um filme de terror.

Duda 17/03/2024

Colheita de ossos
Comecei esse livro já faz um bom tempo e devido a correria ficou parado. Até que vi ele disponível no Audible e resolvi retomar e gostei muito da narração.

Thaiza.Vianna 20/05/2023

Narrativa brilhante
Nessa trama acompanhamos Hugo, policial recém formado iniciando em campo em uma cidade do interior de Santa Catarina, que teria baixíssimo índice de homicídio, sendo arremessado para desvendar um crime bárbaro e macabro que envolve corpos de animais e humano em uma fazenda. Junto com Fiore, seu superior que, contrastando, está acostumado a lidar com crimes e bandidos por toda sua vida, tentaremos ligar os pontos até descobrir quem é o assassino e quais foram suas motivações.
A ambientação foi muito bem apresentada, por se tratar de um livro nacional e que se passa no Brasil, conseguimos enxergar perfeitamente as cenas, entender as tiradas sarcástica e gírias regionais. Os personagens foram perfeitamente desenvolvidos, Fiore e sua "boca suja", seus comentários machistas e piadinhas de tiozão pode incomodar muita gente, mas fez jus ao que vemos no mundo real. Achei ambos personagens cativantes e possivelmente ficarão marcados na memória e leria facilmente uma continuação.
As páginas finais trazem informações e/ou acontecimentos inesperados, bem do estilo ou ama ou odeia, sabe?! Eu? Gostei!! Leia, a criatividade da narrativa e a fluidez dos acontecimentos são bem interessantes, vale muito a pena.
Curiosamente, Colheita de ossos foi o livro de investigação policial que mais me fez refletir a respeito do lado pessoal de um oficial, e o que eles precisam digerir depois de presenciar tantas cenas horrorosas e tentar seguir com suas vidas. E isso graças a detalhes ao narrar sentimentos, pensamentos e as situações da vida pessoal do Hugo, que constam na narrativa, golaço pro autor!
Bora ler e incentivar cada vez mais a leitura de autoria nacional!!
Giohð¦ 21/05/2023minha estante
Oi, quando entro no seu perfil mostra o número de seguidores, livros, metas de leitura tudo zerado e o meu perfil também tá assim, o de outros usuários também quando eu vou olhar e alguns estão normal, mas quando você olha o seu próprio perfil tudo tá normal ou também tá tudo zerado?

Giohð¦ 21/05/2023minha estante
Meu skoob deslogou ontem sozinho e só consegui entrar hoje novamente e apareceu tudo zerado

Thaiza.Vianna 21/05/2023minha estante
O meu está assim também. Tudo zerado e a régua que aparece a meta de leitura do ano desapareceu.. aconteceu o mesmo que o seu, deslogou, depois ficou dando erro de senha e só depois de um tempo quando voltou, voltou com esse erro. Estou contando que arrumem!!

Giohð¦ 21/05/2023minha estante
O meu agora normal e o seu? Ai o skoob era tão bom, mas ultimamente fica deslogando, eu mandei mensagem pra eles pelo Instagram kkkkk e eles falaram que os técnicos estavam mexendo porque estavam testando uma coisa, Emfim, uma porcaria, só faz a gente passar raiva

Thaiza.Vianna 22/05/2023minha estante
Voltou tb!! Amém kkkk também fiquei preocupada

Lisa 11/05/2023

Brilha a literatura nacional!
O romance policial é para mim o gênero mais complicado de ser escrito, porque exige uma sinfonia complicada de harmonizar. Findando em uma peça pesada demais ou frouxa, sem sintonia. Se formos olhar, um romance policial é um quebra cabeça, sua fórmula é comumente simples, temos um crime, ou mais de um acontecendo, que já aconteceu ou que acontecerá e alguém disposto a descobrir. E é justamente essa simplicidade que torna, para mim, tão complicado seu êxito. Ou o autor acerta ou erra, não costumo sentir meio termos aqui.

Tem ainda um segundo fator, sua popularidade, o que implica diretamente em conhecimento. O leitor SABE o que pode acontecer, ele CONHECE as artimanhas empregadas, chocar em um thriller é difícil, porque já estamos manjados. Quanto mais você lê, mais previsível tornam-se as histórias. Por isso, o que torna um livro desses estilos verdadeiramente bons é a profundidade e o contexto criado nelas, os personagens, a motivação, o ambiente e principalmente se a narrativa é coesa e amarra as pontas que deveria.

Pablo Zorzi realiza tudo isso com maestria, se o segredo em O Símbolo Perdido é saber como morrer, em livros é saber como começar uma obra e fisgar na primeira página, e Zorzi entrega. A linguagem direta, madura, realista, em que o autor não nos diz como sentir ao lovecraftear com dezenas de adjetivos, ao invés, escreve a cena com neutralidade e o horror vem de sua clareza e objetividade.

Colheita de Ossos nos traz uma história com muitas subplots que se organizam para nos enganar. Embora o assassino seja nítido logo desde o meio (pelo menos) e creio que intencionalmente, isso não quebra nem desvaloriza a história, muito pelo contrário, nos faz caminhar junto com Hugo para que ele abra os olhos. Um ponto inicial que me pegou foi o uso do nazismo, escolhido por Zorzi para contextualizar a narrativa. Particularmente não gosto como o holocausto é frequentemente utilizado como elemento para alavancar histórias, acho que há tantos outros contextos assustadores para serem lançado mão, e confesso que o uso disso nas mãos de um sulista me deixou ainda mais alerta. Contudo, funcionou e muito bem, principalmente por ser apenas um pequeno detalhe na trama. O final deixa pontas abertas, mas é deleitoso, os diversos tropos que seguem trazem um humor macabro e vingador para quem lê, dando margem para nossa imaginação.

Na entrevista dada a TAG, o autor diz ter aprendido a não duvidar da inteligência do leitor, concordo, mas é também ou pode ser uma desculpa para não pensar a história completa, para não amarrar pontas que não pensou direito, ou seja, uma desculpa procrastinadora, o que ele também o assume ser; as vezes cai bem o mistério, outras não. Por fim, não conhecia o autor, mas sem dúvidas pretendo continuar acompanhando seu trabalho após esse primeiro contato. É gostoso ver literatura nacional crescendo por aí e ainda mais uma que se passa em nosso país. Apesar de que nessa mesma entrevista o autor revelar que não é o que costuma fazer, me decepciona um pouco, confesso, e que o livro nasceu a partir do desafio de um leitor e acredito que todos que leram e que lerão são gratos a ele.

Cayo.Fellype 11/05/2024

Primeiro contato com o autor e adorei a experiência. Ótima leitura, fluida e envolvente. Adorei que a ambientação foi feita em Santa Catarina, não me lembro de ler algo que se passava nesse estado.
Apesar de ser uma história digna de cinema, foi um dos poucos livros que eu consegui identificar o plot quase no início. Além disso, o final deixou algumas perguntas sem respostas, mas nada que torne a leitura ruim! Recomendo!

Dri 18/07/2023minha estante
Eu terminei assim também.

Lívia 04/07/2023

É de explodir a cabeça!
Um suspense muito bem escrito, cheio de plots twist e surpresas que deixam o leitor sem querer parar de ler.
Apesar do final não ser tão imprevisível e de ser um pouco corrido, ainda assim, foi surpreendente da forma que foi construído. Pode-se dizer que houve um final feliz em meio a tantas mortes.
O livro é de um autor que já escreveu contos com Raphael Montes e que é indicado por ele. Só por aí já dá para imaginar a qualidade do livro.
Laís 04/07/2023minha estante
Gente, eu odiei esse livro ??

Lívia 04/07/2023minha estante
Poxa, sério? Por que?

Laís 05/07/2023minha estante
Achei fraco demais.

Laís 15/05/2023

Enredo fraco e decepcionante
Termino a leitura com o questionamento: "como a TAG publicou esse livro?" E além de um sentimento de frustração, decepção que não dá para deixar de mencionar.

O autor se perdeu completamente na história incluindo temas como nazismo, assassinato, vingança, doença do personagem principal... No início você acha que a coisa mais engatar, e aí chega na página 200 e nada, 250 e nada e a história acaba e tudo ficou mal explicado. Eu fiquei revoltada ao fechar a última página e falei: "perdi 368 paginas na minha vida." Fora que descobri quem era o assassino nas primeiras páginas ? plot Twist? Não tem.

Ouvi o podcast e aí minha indignação foi maior porque o autor falou que não tinha que explicar as pontas soltas, eu: ÉUKE?????

Não recomendo, primeiro livro da TAG e me batizei na decepção e vamos em frente.

Carolina Miranda 03/04/2024

Uhm?
Nada inovador, não achei os personagens cativantes e nem o plot surpreendente. Apesar de ser um livro muito bem escrito e uma narrativa envolvente, se a história tivesse tomado outros caminhos com outras justificativas pros assassinatos seria melhor?

Muita matança por matança e um pouco de mesmo que tem em outros livros do gênero.

Não foi uma experiência desagradável mas poderia ser melhor.

Naiana.Farneda 03/05/2023

Ótimo livro
Incrível como o autor conseguiu manter o mesmo nível de qualidade de O Homem de Palha. A escrita se aprimora a cada nova obra.