Colheita de Ossos

Colheita de Ossos Pablo Zorzi

Resenhas - Colheita de ossos

Thaiza.Vianna 20/05/2023

Narrativa brilhante
Nessa trama acompanhamos Hugo, policial recém formado iniciando em campo em uma cidade do interior de Santa Catarina, que teria baixíssimo índice de homicídio, sendo arremessado para desvendar um crime bárbaro e macabro que envolve corpos de animais e humano em uma fazenda. Junto com Fiore, seu superior que, contrastando, está acostumado a lidar com crimes e bandidos por toda sua vida, tentaremos ligar os pontos até descobrir quem é o assassino e quais foram suas motivações.
A ambientação foi muito bem apresentada, por se tratar de um livro nacional e que se passa no Brasil, conseguimos enxergar perfeitamente as cenas, entender as tiradas sarcástica e gírias regionais. Os personagens foram perfeitamente desenvolvidos, Fiore e sua "boca suja", seus comentários machistas e piadinhas de tiozão pode incomodar muita gente, mas fez jus ao que vemos no mundo real. Achei ambos personagens cativantes e possivelmente ficarão marcados na memória e leria facilmente uma continuação.
As páginas finais trazem informações e/ou acontecimentos inesperados, bem do estilo ou ama ou odeia, sabe?! Eu? Gostei!! Leia, a criatividade da narrativa e a fluidez dos acontecimentos são bem interessantes, vale muito a pena.
Curiosamente, Colheita de ossos foi o livro de investigação policial que mais me fez refletir a respeito do lado pessoal de um oficial, e o que eles precisam digerir depois de presenciar tantas cenas horrorosas e tentar seguir com suas vidas. E isso graças a detalhes ao narrar sentimentos, pensamentos e as situações da vida pessoal do Hugo, que constam na narrativa, golaço pro autor!
Bora ler e incentivar cada vez mais a leitura de autoria nacional!!
Giohð¦ 21/05/2023minha estante
Oi, quando entro no seu perfil mostra o número de seguidores, livros, metas de leitura tudo zerado e o meu perfil também tá assim, o de outros usuários também quando eu vou olhar e alguns estão normal, mas quando você olha o seu próprio perfil tudo tá normal ou também tá tudo zerado?

Giohð¦ 21/05/2023minha estante
Meu skoob deslogou ontem sozinho e só consegui entrar hoje novamente e apareceu tudo zerado

Thaiza.Vianna 21/05/2023minha estante
O meu está assim também. Tudo zerado e a régua que aparece a meta de leitura do ano desapareceu.. aconteceu o mesmo que o seu, deslogou, depois ficou dando erro de senha e só depois de um tempo quando voltou, voltou com esse erro. Estou contando que arrumem!!

Giohð¦ 21/05/2023minha estante
O meu agora normal e o seu? Ai o skoob era tão bom, mas ultimamente fica deslogando, eu mandei mensagem pra eles pelo Instagram kkkkk e eles falaram que os técnicos estavam mexendo porque estavam testando uma coisa, Emfim, uma porcaria, só faz a gente passar raiva

Thaiza.Vianna 22/05/2023minha estante
Voltou tb!! Amém kkkk também fiquei preocupada

Soliguetti 05/06/2023

Uma montanha-russa de suspense com alguns tropeços
"Colheita de Ossos", do autor Pablo Zorzi, é um livro que promete uma emocionante viagem pelo mundo da investigação policial em um cenário rural do interior catarinense. Com uma linguagem relativamente fluida e uma trama envolvente, a obra mantém os leitores ansiosos por desvendar os segredos por trás dos crimes macabros que assolam a pequena cidade. No entanto, apesar de seus aspectos positivos, o livro deixa alguns pontos em aberto e apresenta um final frustrante.

A história gira em torno de Hugo Martins, um policial novato que se depara com o desafio de investigar dois assassinatos brutais, nos quais os corações das vítimas foram arrancados. À medida que mergulha na sua primeira investigação, Hugo é confrontado por um adversário cruel, que parece sempre um passo à frente, dificultando o desvendamento do mistério.

O autor cria um ambiente sombrio e tenso, mantendo a atenção do leitor ao longo da narrativa. Através de uma sequência de pistas intrigantes e reviravoltas emocionantes, Zorzi consegue envolver o leitor em um perigoso jogo de vida e morte, colocando o protagonista contra um especialista em crimes. Além disso, a ajuda inesperada em forma de um antigo diário trazido por um velho misterioso adiciona uma camada extra de mistério e intriga à trama.

No entanto, apesar desses aspectos positivos, o livro apresenta algumas falhas em sua execução. Os pontos em aberto no final podem deixar o leitor insatisfeito, especialmente quando certas perguntas-chave ficam sem resposta. É compreensível que um suspense deixe algumas coisas em aberto para manter o mistério, mas no caso de "Colheita de Ossos", a sensação é de que algumas informações foram deixadas de lado, gerando uma certa frustração.

Outro aspecto que contribui para essa sensação de insatisfação é a ineficiência da polícia retratada na história. Apesar dos esforços de Hugo e Fiore, a polícia parece incompetente e incapaz de acompanhar as ações do criminoso. Essa falta de competência policial, embora possa refletir a realidade em certos casos, se torna particularmente frustrante em um livro de investigação. Os leitores buscam justamente a solução do caso e uma narrativa envolvente, e a presença de uma polícia incompetente, por mais realista que seja, acaba prejudicando a credibilidade da trama e deixando uma sensação de descontentamento.

Além disso, algumas das mortes ocorridas ao longo da história parecem ser gratuitas, sem uma motivação clara por parte dos assassinos. Embora a crueldade dos crimes seja inegável, a ausência de uma motivação sólida por trás dessas ações deixa uma lacuna no desenvolvimento dos personagens e na construção do enredo.

Em suma, "Colheita de Ossos" oferece uma experiência de leitura repleta de suspense e reviravoltas, mantendo o leitor ávido por desvendar os segredos ocultos por trás dos crimes. Embora o livro tenha sido bem escrito, com uma linguagem relativamente fluida, alguns pontos deixados em aberto e o final frustrante podem deixar um gosto amargo na boca. A incompetência da polícia retratada contrasta com os esforços dos protagonistas, prejudicando a credibilidade da trama. Além disso, as mortes aparentemente sem motivação tão fortes diminuem o impacto emocional da história. No entanto, para os fãs do gênero suspense policial, "Colheita de Ossos" ainda pode fornecer uma dose satisfatória de tensão e mistério.
DIOH 08/06/2023minha estante
Que história incrível repleta de reviravoltas. Um enredo que nos prende e com um final digno de novela das nove...

Mônica 22/06/2023minha estante
Não tive a sensação de ?final frustrante? que vc teve!!! Não sou fã número um do gênero, mas gostei bastante do livro!!! O final, não foi previsível, mas não me desagradou!!! Amei a escrita, o suspense e as reviravoltas!!! E as mortes ocorridas ao longo do livro, não foram ? gratuitas?, ao meu ver? Enfim?Literatura brasileira contemporânea mostrando a que veio!!! Muito bom!!!

DIOH 23/06/2023minha estante
Isso... Bom que as opiniões são diversas e faz parte! Viva a leitura!

Karina 11/11/2023minha estante
Concordo com tudo o que você disse na resenha!

Tati Bertoldo 04/06/2023

Poxa Zorzi
Gosta de enredo bom? Leia. Gosta de final bem acertado, bem amarrado, que é bem escrito? Não leia. O livro vai maravilhoso até próximo ao desfecho. Depois gera uma sensação de preguiça.
Juliano 04/06/2023minha estante
Enredo bom. Boa escrita. Não gostou do final. 0,5 estrela. Tem algumas avaliações de livros aqui no Skoob que nem Freud explica ?

Tati Bertoldo 04/06/2023minha estante
Segundo livro que leio do autor. No primeiro o final foi corrido. Dei uma segunda chance. Li do próprio autor que esse final assim sem explicações, sem desfecho é algo que ele gosta. Que ele não gosta de explicar tudo. Então dei meia estrela. Não importa o quão bom seja o enredo. Se o livro não tem finalização para mim perde toda a construção dele.

Patricia 04/06/2023minha estante
Se é pra ler um livro onde o próprio autor fala que não vai ter um fim, pq o próprio leitor tem que imaginar, já me dá preguiça... E avaliação é algo pessoal, cada um da a nota que acha que merece, assim como ninguém é obrigada a concordar com nada.

Tati Bertoldo 04/06/2023minha estante
Exato. Sinceramente se eu soubesse no 1° livro que essa era uma característica auto declarada do autor não teria lido.

@livrosdadani_ 04/03/2024

Ainda digerindo os acontecimentos...
A história me deixou bem reflexiva, ainda matutando e juntado as pontas.
Vários mistérios, pessoas envolvidas e no fim apesar de parte do crime ter sido desvendado ainda sinto que precisava saber mais.
Geralmente gosto de pontas soltas bem amarradas, crime desvendado e polícia ciente do que aconteceu. O que não foi o caso. A polícia tomou vários dribles e no fim acabou sem saber realmente o que aconteceu. Tomou um baile dos criminosos.
Queria que o Jonas tivesse tido um fim diferente, foi bom ter morrido pelas mãos da comparsa dele mas sei lá acho que por tudo que fez merecia um final pior. A Cristina é uma vaca inventou uma história triste e quase saiu por cima, mais ainda bem que tínhamos o Miguel que salvou a pátria.
O Estevão com o Bento (Klaus) no final não entendi nada, nada. Mais enfim...
Agora a doença do Hugo nada a ver, serviu só pra preencher mais espaço na história e não chegou a lugar nenhum.
Mais assim, apesar dos pontos negativos a história foi boa só queria que o final fosse melhor trabalhado, as coisas ficaram meio vagas e bem soltas, o diálogo com o pai da Cristina no final eu esperava mais sei lá. E no fim ela morreu e ficou por isso mesmo.
Não é um livro ruim mais podia ser melhor.
Ludmila192 20/05/2024minha estante
Quem é o Estevão??? Não lembro dele ?

@livrosdadani_ 20/05/2024minha estante
Ele é o ex marido da Pâmela que foi assassinada no parque enquanto caminhava a noite. Ele também estava tendo um caso com a Cristina

Ludmila192 22/05/2024minha estante
Tô chocada, passada ?

Felipe Seibert 07/10/2023minha estante
Verdade, bons pontos. Tb senti isso no final: algumas pontas soltas. Para mim, livro de suspense precisa, obrigatoriamente, ter mais de 300 páginas. Senão não dá para contar con detalhes e amarrar todos cenários. Mas foi OK o livro de forma geral. Nota 3,5

Felipe Seibert 07/10/2023minha estante
E tem a coisa do título do livro q não faz sentido.

Beatriz3345 07/10/2023minha estante
Sim sim!! O título não tem nada haver com o livro em si

Lívia 04/07/2023

É de explodir a cabeça!
Um suspense muito bem escrito, cheio de plots twist e surpresas que deixam o leitor sem querer parar de ler.
Apesar do final não ser tão imprevisível e de ser um pouco corrido, ainda assim, foi surpreendente da forma que foi construído. Pode-se dizer que houve um final feliz em meio a tantas mortes.
O livro é de um autor que já escreveu contos com Raphael Montes e que é indicado por ele. Só por aí já dá para imaginar a qualidade do livro.
Laís 04/07/2023minha estante
Gente, eu odiei esse livro ??

Lívia 04/07/2023minha estante
Poxa, sério? Por que?

Laís 05/07/2023minha estante
Achei fraco demais.

Lety Valadares 06/06/2023

Nao gostei
História sem conexão, várias partes confusas com pontas soltas. Não é meu estilo de livro, achei brutal o assassinato inicial.
Rosana Miyata 06/06/2023minha estante
Esse também não é o estilo de livro que eu gosto de ler. Achei o projeto gráfico feio e não estou com a menor vontade de ler. Mas acho que vou ler na força do ódio porque tô pagando a TAG...rsrsrs

Lety Valadares 09/06/2023minha estante
Igualmente kkkk

Ludmila192 20/05/2024minha estante
No epílogo, quem é Estevão?

Não lembro de nenhum Estevão

Iza 30/06/2023

Foi a minha pior leitura desse ano até agora, achei a história suuuuper arrastada e fiquei com a sensação de que estava sendo enrolada o tempo todo. O final, que foi basicamente minha esperança em continuar lendo, se mostrou extremamente decepcionante. Sinceramente, aquele último trecho foi sofrível, parecendo que precisava finalizar o livro correndo e encaixar um desfecho igualmente apressado pra todos os personagens.
Laís 04/07/2023minha estante
Eu também odiei, pior desse ano.

Iza 06/07/2023minha estante
Horrível né :/

Lukhas.Leal 11/01/2024minha estante
Eu achei decepcionante também, personagem com pouca participação efetiva na história e sequer teve uma interação com a Cristina, explicando a relação deles para que ele estivesse metido no meio, será que era amante? Enfim também me decepcionei com isso

Ludmila192 20/05/2024minha estante
Estevão era o marido da Pâmela?

alicia 22/11/2023minha estante
quais plots tu achou esquecidos no churrasco?

Lukhas.Leal 11/01/2024minha estante
O autor tem página aqui?

Paula 12/05/2023

Sensacional! O ponto alto do livro são os personagens, especialmente o contraste entre Hugo e Fiore, que carregam a história nas costas. Eu facilmente leria uma série de mistérios resolvidas por esses dois.
Nicolas 12/05/2023minha estante
onde tem?

bea 12/05/2023minha estante
arrasoi

Jansen 29/10/2023minha estante
Concordo que o Miguel matar a Camila seria dispensável. Foi a parte negativa na última página. Mas não chega a manchar o livro. Também gostei muito.
Já tenho Homem de Palha e WOW! para ler. Gostei muito do estilo leve e cru do autor.

Lukhas.Leal 11/01/2024minha estante
Na verdade o Jonas não estava pressionando a Cristina, isso foi tudo invenção dela pra se safar da prisão

Lukhas.Leal 11/01/2024minha estante
Mas o crime também foi passional, mas a motivação principal era o $$ Mesmo

Deza 16/06/2023

De tirar o fôlego!
Amei a forma como a história se desenvolveu, amei os personagens e amei principalmente o vilão : inesperado,inteligente e artículos. Tudo o que um romance policial precisa para ser perfeito! Achei a história muito bem construída e muito bem estruturada. Apesar de algumas coisas não terem ficado claras, vejo que representa bem a realizada e oferece ao leitor a ansiedade digna de um amante de investigação policial.
Sanchez 16/06/2023minha estante
Meu próximo