Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas - CRIATURAS EXTRAORDINARIAMENTE BRILHANTES

Fransuerda 26/05/2024

Criaturas Extraordinariamente Erilhantes
A leitura flui muito bem, amei as partes em que é possível visualizar as emoções e ponto de vista do Marcellus, extremamente carismático! A Tova é uma personagem bem escrita, é angustiante vivenciar as dúvidas que carrega por tantos anos e o quanto é difícil encontrar a paz após uma perda tão traumática e a realidade de envelhecer. Uma personagem muito rica em sua construção.O Cameron, confesso que me irrita por quase toda a narrativa, é possível entender o ponto de vista porém acho complicado aceitar a forma como ele decide lidar com as situações, achei fraco o arco dele pobre em amadurecimento.
Os personagens secundários aqui não têm muito destaque, porém, o pouco que aparece de Ethan rouba a cena. Super carismático, o escocês amigo da Tova é um evento! Apoia a Tova, mas também oferece um ombro amigo e não tenta decidir por ela ou influenciar em suas decisões. Acolhe o Cameron, aconselha e é amigo mesmo quando não é pedido por isso.
O plot (nem sei se dá para chamar assim) é previsível desde o início, mas a resolução é bem construída e contada apesar de arrastada e não bem “vivida”pelos personagens, porém ocorre de uma forma bem real até.
Indico a leitura que pode ser leve mas com um aprofundamento que nos faz repensar sobre a vida.

SilnAria 05/05/2024

"Criaturas extraordinariamente brilhantes "
Leitura maravilhosa, não vou negar que o início a impressão foi de que seria uma história com bastante tédio, mas foi o oposto, logo a leitura fluiu e foi muito gostosa. Trata de perdas e superações e em como isso pode impactar a vida das pessoas.

Ana 12/04/2024

Uma história fluida e com personagens cativantes. Tova, Cameron e Marcellus formam um trio maravilhoso, apesar de temas sensíveis como luto e abandono, tudo é tratado com muita leveza. Vale a pena a leitura!

mariii 03/04/2024

Ela tem apenas um, não três, como eu
Que livro fofo, demorei para ler porque estava de ressaca literária e fiquei receosa por ser o segundo livro da tag que leio com os elementos ?idoso? e ?animais?, li ?verônica e os pinguins? e apesar de ser um livro fofo, foi meio maçante e disney demais, mas este livro aqui é BEM maduro, trás assuntos bem sérios sobre envelhecer, drogas, depressão e outros gatilhos mais pesados, apesar de ter um polvo extremamente inteligente, que interage com os personagens principais, ele não tira a seriedade do livro, muito pelo contrario, é o diamante da história, tanto Tova quanto Cameron tinham uma história interessante de acompanhar separadamente, mas quando se juntam e soma o elemento Marcellus, tudo fica em perfeita harmonia, eu amei.

doraleonetti 31/01/2024

Marcellus é absolutamente fantástico
Achei que começou muito devagar, e me decepcionei já nas primeiras páginas que o livro não seria narrado inteiro pelo Marcellus, MAS fiquei feliz. A Tova é uma ótima personagem e o Cameron também. As histórias paralelas não são ruins e nem distraem da principal. Depois que pega ritmo, eu achei uma leitura muito gostosa de fazer! Bons personagens, boas histórias, boas histórias paralelas.

Karoline 22/01/2024

O início do livro é meio chatinho, mas quando aparece o Cam e a Tova juntos a história vai ficando mais legal, e gostei bastante do final.

DEA 21/01/2024

É uma leitura leve, no início demora um pouco para desenrolar a história e entender a relação entre os personagens, mas depois a maioria dos pontos já ficam bem óbvios, então acabou me irritando um pouco no final pois ficou um pouco enrolado desnecessariamente ?, mas é um final bonitinho.
É um livro para passar um tempo gostosinho, no entanto ao mesmo tempo ele me fez refletir de uma forma bastante profunda sobre a velhice, suas dificuldades, limitações, a solidão, sobre quem cuidará quando estiver doente ou no final da vida, algo que não gostamos de pensar mesmo sabendo que não podemos fugir disso. E o livro fala bastante sobre as perdas, o luto, a velhice e o fim da vida. As mortes abordadas são por diversos motivos (doença, acidente, morte natural) e em todas as situações fica evidente que sempre é difícil lidar com a perda, mesmo após passar muito tempo.
Conforme comentário na contracapa é um livro "sobre como a solidão pode ser transformada e superada com o toque sutil de outra criatura."

O livro aborda também o abandono e o quanto a falta de amor dos pais na infância influencia na nossa vida adulta, embora ao mesmo tempo nos faz refletir que não precisamos ser reféns das coisas negativas que acontecem na nossa vida; "não temos controle sobre as cartas recebidas, mas podemos escolher como reagir diante delas". Vamos lamentar, se vitimizar ou tentar nos desenvolvermos e assim mudarmos nossas vidas?

Referente aos personagens o meu preferido sem dúvidas é o Marcellus ??. Seus comentários são inteligentíssimos e engraçados.

Deixo como reflexão a pergunta inteligente de Marcellus:
"Por que os humanos não podem usar suas milhões de palavras para simplesmente dizer uns aos outros o que sentem?"

Angela 08/01/2024

Um abraço quentinho!
Que livro fofinho!
O começo é meio arrastado, mas depois a leitura flui melhor. É um calorzinho no coração!

Debora.Oliveira 30/12/2023

Livro fofo e repleto de reflexões!
A premissa do livro apresentar um polvo foi algo que me surpreendeu!

Foi muito tocante ler sobre os pensamentos dele e ver o mistério se desenrolar através da narrativa! Adorei!

?Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entendiantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes.?

Sammara 26/12/2023

Uma narrativa diferente.
Marcellus nosso narrador é um polvo gigante do pacifico que vive em um aquário, sabemos de inicio que ele tem o seu tempo de vida cada dia mais perto do fim, já que eles são duram por volta de 4 anos, e ele está próximo deste dia. A nossa outra personagem é Tova que tem por volta de 70 anos, é viúva e seu único filho morreu a 30 anos atrás, de uma maneira trágica, Tova a todo momento tenta descobrir o que levou seu filho a cometer suicídio. E o nosso último personagem para deixar a história mais emocionante é o Cameron que nada na vida da certo, seu atual relacionamento fracassa pelo fato dele não parar em nenhum emprego, ele foi criado por sua tia , irmã de sua mãe. E por causa desta busca ao seu passado, nada da certo em sua vida por se sentir incompleto.
É uma história com uma carga de drama que é impossível não fazer você se emocionar.