Cleópatra e Frankenstein

Cleópatra e Frankenstein Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra e Frankstein

Rafaela 11/06/2024

Um livro catártico
Cinco estrelas porque foi um livro que me deixou muito reflexiva, é denso, mas é real!

Ele aborda não só sobre Cléo e Frank, mas sobre o círculo social deles, por isso conseguimos ter um parâmetro do emocional e vida de todos abordados.

Será que só o amor basta? Será que todos os amores têm de ser vividos? Cléo e Frank são machucados e por mais que se amem, ele se destroem, quanto mais tentam mais se machucam em uma constante pulsão de morte. Eles esperam um amor infantil, um amor que gostariam de ter recebido quando pequenos por seus cuidadores, mas infelizmente não tiveram e por isso perpetuam o ciclo vicioso de seus pais em seus relacionamentos.

Um livro que fala sobre amor, amizades tóxicas, sonoridade, emoções, vícios, infelicidades e felicidades, autoconhecimento, autoconsciência, relacionamentos com os pais, escolhas, lutos...

??????????????????
"Querida, o amor é humilhante. Ninguém nunca te disse isso?"

"Você sabia que a palavra humilhar vem da raiz latina humus, que significa "terra"? E é assim que o amor deve ser sentido."

"Como a terra. Ele te aterra. Toda essa bobagem a respeito do amor ser uma droga, fazendo você se sentir flutuando, isso não é verdade. Ele deve mantê-la firme como a terra."

Mariana 10/06/2024

Eu levei exatamente um ano pra terminar esse livro! Chocada.

Admito que foi me ganhando conforme passava o livro, mas demorou muito pra eu conseguir entrar na história. Demorou muito pra eu me acostumar que realmente não era uma história de amor e que esses personagens passam por muitas coisas.

O final ficou meio maluco, mas o ultimo capitulo foi muito lindo, então três estrelas e meia acho que capta o que eu senti lendo esse.

Clara.Margotti 10/06/2024

Os estorninhos continuaram voando
No começo, eu não tinha muita certeza se eu ia gostar desse livro, tanto é que o dei o apelido (nenhum pouco) carinhoso de "Sexo, drogas e red flags". Mesmo que eu ainda ache o apelido apropriado, eu não acho que ele tenha uma conotação ruim. O livro conta a história de personagens "reais" e isso sempre me atrai em uma história. A história é muito tocante e eu gostei demais. Acho que a única coisa que me incomoda um pouco é a descrição explícita de momentos íntimos (que sempre me dá vergonha alheia), mas isso não estragou a minha experiência.

larissadutrac 10/06/2024

Me tocou muito porque em vários momentos eu me identifiquei.
o livro me deu diversos sentimentos, inclusive quando chegou em uma parte que eu não gostava mais de nenhum personagem e todos me incomodavam. e a vida real é assim, cada um tem os seus defeitos e problemas que se tornam exaustivos.
eu confesso que não esperava esse final, mexeu bastante comigo, mas o livro é realista. vi um comentário que me fez perceber uma coisa óbvia, mas que precisa ser dita: os personagens são um reflexo do ambiente e das pessoas que os criaram. e isso é a parte mais real do livro, todos nós temos pedaços de pessoas que já fizeram parte da nossa história.
enfim, to refletindo bastante sobre as nossas escolhas e sobre os nossos verdadeiros desejos. no fundo, a gente sabe o que é o melhor pra gente

Bibi 10/06/2024

Cruel e necessário
Cleópatra e Frankenstein é um livro muito interessante para quem curte livros que abordam a crueldade e dificuldade da vida, sobre relacionamentos rasos e sobre a solidão.
Coco Mellors consegue nos fazer odiar e amar todos os personagens em momentos diferentes. Esse é um livro sobre a realidade de pessoas viciadas e egocêntricas, que só pensam no próprio sucesso e em como conseguir o quer. Porém também é sobre autoconhecimento, sobre lutar por algo que seja seu de verdade. Sobre relacionamentos super tóxicos e sobre sempre querer mais do que se tem.
Não é um livro fácil de de engolir, principalmente porque todos os personagens tem muitos e muitos problemas, como vícios em drogas e alcoolismo. Apesar disso, é uma leitura muito interessante de forma surpreendente. Mostra que ninguém é bom mas ninguém é também de todo ruim. Que pessoas cometem muitos erros mas que é possível melhorar, porém que também é sempre possível piorar. Que tudo depende de si e de como você vai enfrentar aquelas situações, que sentimentos você vai deixar dominar e como você vai agir perante as coisas que acontecem com você.
Todos os personagens cometem muitos erros durante os dois anos no qual a história se passa, mas o final é muito surpreendente de forma que você não sabe bem o que esperar dele até lê-lo e ver que não poderia ser outro.

anaszsz 09/06/2024

Cleópatra e Frankstein explora a vida de um casal e das pessoas que fazem parte do cotidiano deles na conturbada Nova York
De início gostei muito do humor do livro, na primeira cena dele já sabia que me prenderia. Foi muito interessante acompanhar diversas visões e ir vendo novas perspectivas dos personagens de acordo com as narrativas deles, algumas foram mais "chatas" que outras mas todas tiveram sua importância pra mim no entendimento do livro e dos personagens. Os personagens têm peculiaridades que os caracterizam demais.
Gostei muito da ambientação, dos personagens e suas narrações (principalmente da Eleanor e da Cleo) e dos assuntos abordados, mesmo que não se aprofundasse tanto pela forma de narrativa da autora (mas não acho que isso tornou a discussão irresponsável ou raza)
Assim, eu amei muito o livro, li no momento certo para mim e aproveitei cada segundo, mesmo que não siga um inicio meio e fim tão fechadinho em todos os pontos de vista da história. Achei o final justo com a abordagem do livro.
Só não indico para quem espera um romance romântico ou algo bonitinho

giz 09/06/2024

Cruel, doloroso, real, adulto.
muitas palavras podem ser enfaixadas pra descrever esse livro, e a minha principal descrição seria: esse não é um livro sobre amor. é um livro sobre a solidão.

posso discursar por horas sobre esse livro, mas numa resenha simples e curta eu quero deixar pontos marcados, como essa escrita. que escrita ABISMANTE de boa. to hipnotizada. assustador a quantidade de frases que me fizeram refletir e que me pegaram de alguma forma, assustador a capacidade que a autora teve de nos conectar com os personagens ao ponto de sentir repulsa e empatia por eles ao mesmo tempo. ?é sororidade?, já dizia Eleanor.

não é um livro pra qualquer um. é complexo, com inúmeras vertentes, mas nunca vi algo tão real, tão verdadeiro. é tão pessoal que chega a apertar o coração. são pessoas reais tentando lidar com a solidão e a falta do amor.

Bia 08/06/2024

Amo livros que um é mais fudido da cabeça do que o outro
Como uma discípula de Pessoas normais e Nós dois sozinhos no éter, seria impossível não gostar desse livro. Os personagens são tão ferrados psicologicamente q quando eles se juntam obviamente não iria dar certo. É uma história com muitas camadas, cada pessoa com sua história de vida e seus problemas. Gostei dos capítulos também trazerem o ponto de vista dos amigos, apesar de que as vezes dá uma quebrada no clima. É uma história pesada, com coisas tristes que acontecem, e mostra como as escolhas que a gente faz na vida podem influenciar todo o resto. Como vc não é um espelho dos seus pais, por mais q as vezes possa parecer. E como a gente fica tão desesperado pra ser visto e amado que não percebemos quando algo nos faz mal. Só não dei uma nota maior porque queria ter visto ainda mais interação entre a cleo e o frank. Mas a escrita é muito boa, super envolvente. Gostei do final e fiquei com vontade de ler mais sobre os personagens, continuar acompanhando o desenrolar da vida deles

Lari 08/06/2024

Ainda estou processando o livro, mesmo que quase uma semana depois de ter acabado?
Para mim, o inicio foi bem arrastado, mas como os personagens são muito fortes, depois você se envolve e vai se envolvendo com a história.
É uma narrativa real, destacando problemas reais e rotinas dentro dos relacionamentos de amizade/casamento/namoro.
Mas, ainda não consigo definir se foi um livro que gostei muito ou, simplesmente curti. Enfim?

olivmalu87 07/06/2024

Indico a leitura
Um romance triste.
gostei muito dos personagens, mas a maneira como eles se destroem durante a história é de cortar o coração.

Giovana476 07/06/2024

Me reconheci mais vezes q gostaria mas tmb de uma forma q me da esperança de que ha muito a se viver ainda.

Polly 07/06/2024

Essa leitura foi um processo de altos e baixos pra mim. Ao mesmo tempo que tinham personagens difíceis de digerir, tinham personagens que eu simplesmente mergulhava na história (Santiago, Zoe algumas vezes e eleonor, principalmente no penúltimo capitulo). Mas eu acho que esse é o ponto do livro, apresentar uma história com personagens ?reais?, sem essa rigidez das narrativas com vilões e heróis, apenas pessoas nas suas mais diversas camadas e complexidades, lados feios e bonitos de cada um.
Gosto de leituras assim, não acho que tenha nada de diferente na história, mas ela me desfez e refez por dentro em alguns momentos. No penúltimo capítulo, a Eleonor tem uma série de pensamentos que eu me identifiquei bastante, e tenho certeza que boa parte dos leitores também, sobre a necessidade de sempre estar fazendo algo, de aprender algo, de ser alguém em constante processo de produção, de negar o ócio, o banal, o monótono.
?[?] Eu preciso comprar unidades de armazenamento organizacional. Eu preciso ligar de volta. Eu preciso desenvolver um relacionamento com um Deus do meu entendimento. Eu preciso comprar creme para os olhos. Eu preciso usar o meu potencial.
Eu preciso me deitar.?

E por fim, Cleo e Frank são pessoas que despertam o pior do outro quando juntos, mesmo se amando. Eles me lembraram muito da música Werewolf da Fiona Apple.

ps.: a mãe da Eleanor é a melhor personagem.

Uau.