Quarta Asa

Quarta Asa Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

gigi brandao 30/05/2024

Achei muito imersiva, envolvente, e com uma boa construção, consegui imaginar todos os detalhes e cenários do livro.

Herlendacruz 30/05/2024

Voe... ou morra.
No livro de fantasia "Quarta Asa" de Rebecca Yarros, acompanhamos a trajetória de Violet Sorrengail que passou a vida se preparando para se tornar escriba e viver tranquilamente entre livros e história. Contudo foi designada por sua mãe, que é general comandante a frequentar e sobreviver a uma escola de elite para cavaleiros de dragões.

Sobre a personagem principal:
Nos primeiros capítulos Violet é apresentada para nós como uma mulher frágil e empática e que realmente não tem nenhum jeito para ser cavaleira. Durante o desenrolar da trama conseguimos acompanhar a evolução dela tanto fisicamente como psicologicamente, em 50% do livro nossa protagonista já não é tão ingênua e prossegue evoluindo fisicamente.
Essa evolução foi muito interessante de acompanhar, porque é um processo real, onde a mesma erra muitas vezes e não domina tudo de forma abrupta como temos em outros livros de fantasia.

Sobre os dragões:
Os dragões, mesmo tendo grande relevância para a história não foram muito explorados, mas o pouco que lemos sobre eles já trouxe aquela sensação de magia que todo livro de fantasia precisa ter. Os diálogos entre os dragões com os personagens principais consegue fazer com que a gente crie um carisma grande pela personalidade de cada um.

O casal:
O casal em si é bem apaixonante, não tenho muito a falar sobre eles. Gosto da combinação, porém é o mesmo de todo livro de fantasia.

Personagens secundários:
Não tem exatamente como se cativar muito com os personagens secundários devido a narrativa estar muito imersa em tudo o que acontece somente com o casal. Então tem como gostar bastante deles, porém sem criar grandes vínculos.

Trama:
A trama do livro é bem previsível, em todos os capítulos eu já sabia como ia se desenrolar e fora a última linha do livro não teve nenhum momento em que me surpreendi.
É uma leitura fácil e muito gostosa de se fazer porque é tudo o que já conhecemos e gostamos de fantasia em um livro. Então, não tem nenhum ponto ou detalhe muito inovador, tudo o que acontece já foi escrito em outros livros.
Cumpre com o que esperamos de um livro assim, tem entretenimento, casal enemies to-lovers, magia e traz a sensação de fuga da realidade.

Gabi 30/05/2024

QUARTA ASA
INCRÍVEL. MARAVILHOSO. SENSACIONAL. meu deus eu estou obcecada com essa história, com esses personagens eu preciso de mais e mais parece não ser o suficiente

Alana329 30/05/2024

AMOOOOOOO PFVR EU IMPLORO LEIAM ESSE LIVROO, virou meu livro de romantasia favorito de todos, nunca li um livro igual ou até mesmo parecido. os plots disso daw meu deus ??? principalmente da última página, necessito ler os outros livros. e os hots rsrsrsrsr amei (tadinho do meu pai pago 160,00 reais na edição de luxo em uma livraria, sorry pai mas eu precisava da edição de luxo)

xaden casa cmg pfvr eu faço oq vc quiser

Florence6 30/05/2024

Um dos melhores livros que eu já li, merece todo carinho e tempo do mundo. Completamente apaixonado por ele, o plot realmente me surpreendeu (coisa difícil de acontecer), foram 3 dias muito bem aproveitados

Raiane197 30/05/2024

É uma história bem leve e rápida de ler. O início é bastante gostoso, por sermos introduzidos junto com a Violet no mundo dos cavaleiros, gostei muito do fato da autora trabalhar todo processo de aprendizagem da Violet e ela não se tornar simplesmente uma personagem fodona de um dia para o outro. Porém, senti que a autora poderia ter trabalhado melhor a rebelião a política e tudo onde a história está inserida, sinto que ficou tudo de lado, sendo que, apareceu momentos que poderia ter sido introduzido elementos para enriquecer mais a história.

Yohanna 30/05/2024

Plot muito bom! mas tive raiva com a prota
Uma coisa que eu acho é que se o livro fosse escrito em 3ª pessoa e tendo as vezes povs do Xadem e violet seria bem melhor! Achei que a autora se estende demais em pensamentos desnecessários, e em narração de cenário que mts vezes não faz diferença na estória. Já li uma triologia que era narrada em 3ª pessoa que foi incrível! Se a Violet tivesse a personalidade da Jude meu Deus, ia ser incrível! Pelos poderes que ela adquiriu, o dragão dela que era fodao, fora que a condição de saúde dela que fez os outros a ver como frágil, pra mim ela teria que ser a foda!!! Igual a Jude que por ser humana num reino de feericos faz de TUDO pra se igualar! Não sei porque autores ainda insistem em fazer protagonistas que não tem sangue nos olhos, ok que você queria ser uma escriba mas peraí gata!!!! O cara tentou de matar variaaaas vezes, ia matar seu amigo e você fica c peninha ME POUPE!

SPOILER

E QUE CHATISSE DO 🤬 #$%!& ESSE FINAL DELA "ain você mentiu pra mim" "ain não confio em você" MINHA AMIGA o cara falou o BÁSICO pra você e você ainda teve a capacidade de cometer um vacilo e seu melhor amigo que ler mentes e não quebra as regras nem a pau, meu sua mente e pegou informações! Avalie se o xanden tivesse contado tudo!!! Estou meio assim pq já soube que no 2º livro ela continua nesse mimimi desnecessário!

Agora que final foi esse?????????? O Brennan vivo???? E lutando com a resistência? Gente eu sabia que os vilões não eram vilões e os mocinhos não era inocentes!!!! Que galera filha da putaaaaaaaaa!!!! Estou c mt pena dos marcados pqp

Jenny.Ackerman 30/05/2024

Divergente
Basicamente é o filme divergente só que com dragões.
A história é bem média.
E não curti muito a escrita dessa autora. No começo parecia uma fanfic.

Gabby.Nolacio 30/05/2024

Que livro
Meu Deus do céu. Estou simplesmente viciada nesse livro. Não paro de pensar. Que final foi aquele ?
Não veja a hora do segundo lançar pra ver o que irá acontecer nos próximos capítulos dessa história

htearts 29/05/2024

Simplesmente maravilhoso!
Vale todos os bons comentários! História bem desenvolvida com um universo esplêndido. Não tenho nem o que falar sobre os personagens principais, Violet e Xander entregam tudo!
Tem dragão! Tem enemies to lovers! Tem reviravolta!
Eu simplesmente amei, favoritado!
Fourth Wing é meu novo império romano? ansiosa para os próximos!

hevs 29/05/2024

Q deus multiple um xaden de cada dia ?
Esse livro definitivamente me surpreendeu de todas as formas possíveis, tem um vasto universo próprio e mesmo q esteja carregado de informações seja sobre os dragões suas regras e posições eu devorei esse livro mt rápido, a protagonista e seu par romântico contribui bastante para isso.

o que mais gostei na violet é como ela sabe q se sente atraída pelo xaden e nem por um segundo age como se não reconhecesse isso, e adoro as ligações q eles tem em comum seja do consorte de dragão como toda a química q eles carregam!

única coisa q não gosto na violet eh sua negação em matar, e digo isso de pessoas q não hesitaria em mata-la e a odeiam, achei mt sem noção quando a amber ajudou os cara pra matar ela e quando ela seria executada a violet pediu para poupa-la com um papo moh torto de q elas poderiam ser amigas tipo oi??? isso é ser mt fora da realidade pra achar q aquela mulher não tentaria dnv, e essa "ingenuidade" não condiz com a situação da personagem, acredito q ela precisa saber q pra haver equilíbrio na galáxia algumas pessoas terão q morrer e isso nem sempre é ruim ou motivo para sentir culpa, faz parte da balança.

o xaden é um personagem incrível e amei o capítulo final ser narrado por ele, quero ver ele se arrastando pela violet no segundo pra reconquistar a confiança dela, ele aparecia pouco mas quando aparece o homi eh o momento, sou fissurada pela trope deles q além de etl, tem diade e eles ainda se comunicam pela mente! e o lance dos dragão deles ser tudo conectado eu amoooo.

senti DMS um dejavu com "from blood and ash" quando a violet se sente traída e etc pelo xaden por ele estar a par de cosias q são maiores q eles e de tudo q foi ensinado para ela!

os outros personagens eu gostei da rhiannon, ridoc e liam, só achei engraçado a maneira como a autora introduziu o ridoc no grupo, uma hora ele tava sendo mencionado no outro já tava abraçando as meninas e sendo super bestie e eu nao senti tanta naturalidade masok

dain é um adam 2.0 mt chato parecia um papagaio toda vez q aparecia era a mesma ladainha as mesmas desculpas e sempre colocando a pp pra baixo além de ser um covarde q prefere ver a "amiga" morrendo injustamente doq quebrar alguma regra, nada nesse mundo vai me fazer gostar de alguém q admite pra violet q não teria feito um movimento na cena q ela defendeu a andarna e em seguida beija ela pra no dia seguinte dizer q aquilo foi erro? garoto smt

fiquei bobissima com o xaden colocando o nome da mulher como traíra só pq a violet disse q foi ela, não precisou de provas nem nada, só a palavra dela! e amo q os dois não se envolvem com ninguém, pq eh só eles q importa! e o empecilho p eles ficar juntos eh só uma questão de quando cada um vai se entregar.

meninas e os dragão trepando e eles sentindo tudo eu perdi foi tudo! fiquei louca com a dinâmica deles, a cena do tatame, do primeiro beijo, a primeira vez deles, aquele momento antes da revelação q o xaden leva ela pra um canto eu tava surtando horrores com eles, e as confissões? os gestos? eu marquei tanto meu livro pq cada coisinha já mexia cmg

dito isso, quarta asa msm com uma leitura densa compensa cada minuto por ter uma evolução de personagem verossímil e esse final faz qualquer um se contorcer pra ler seu segundo, e estou ansiosa pra ver mais desse casal.