Vamos falar de amor

Vamos falar de amor Natasha Lunn

Resenhas - Vamos falar de amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MariChalamet 30/11/2022

Esse livro merece mais reconhecimento!!
?O amor é "um poder que produz amor". Não é o objeto que você está pintando, mas o processo de aprender a pintar. Não é admirar flores de longe, mas o ato de cuidar delas para que não morram.?
?Precisamos de pessoas diferentes na nossa vida para ver partes diferentes de quem somos.?
?Se for um amor verdadeiro, forte, ele é capaz de suportar a dificuldade. É capaz de suportar o fato de você ser humano(a), falho(a), de estar infeliz ou de ter um problema com seu(sua) parceiro(a).?
?Na verdade, seu(sua) parceiro(a) não tem como deixar você com raiva, porque você tem a habilidade de controlar as próprias emoções. Quando você confia totalmente no outro para lhe trazer felicidade, vai ter problemas. Porque não existe a menor chance de o(a) seu(sua) parceiro(a) corresponder essa expectativa: uma
pessoa sozinha jamais vai suprir todas as suas necessidades.?
?Hoje penso na amizade como um fio que nos prende a outra pessoa. Existem anos em que, se puxarmos com força demais, se quisermos esticar mais o fio do que a outra pessoa consegue naquele momento da vida, o fio se retesa, fica repuxado e tenso. Talvez até arrebente. Mas se conseguirmos soltá-lo um pouco, deixar que fique frouxo no meio, isso fará com que os amigos tenham espaço para se aproximar e se distanciar mais ainda. Nós não vamos necessariamente sentir a presença desse fio todos os dias, mas ele ainda estará ali quando precisarmos encontrar um caminho de volta um para o outro.?
?Para todos nós, haverá momentos em que a distância se insinuará numa amizade, e pode ser que pareça mais fácil recuar. Talvez porque se decidirmos desistir de vez tenhamos mais controle. Bem mais difícil é manter a cabeça fria, confiar no amor que nos une, aceitar as falhas que surgem no conhecimento que temos um do outro e depois continuar se esforçando mesmo assim. Quando fazemos isso, porém, é que vem o maior presente: descobrir que o amor continua lá, brilhando entre nós apesar de todos os pesares.?

Lavinia166 14/04/2024

"Será que prestamos atenção nessas oportunidades sutis de amor que perpassam nossa vida cotidiana?"
"Vamos Falar de Amor" surgiu na minha pilha de leitura de maneira despretensiosa, impulsionado pela recomendação da @livresenhas, uma musa youtuber que admiro profundamente pela paixão e dedicação com que aborda os livros e suas interpretações literárias. Às vezes, nos vemos questionando o sentimento mais complexo de todos: o amor. Podemos facilmente interpretá-lo de forma equivocada, quando, na verdade, ele pode ser tudo aquilo que não esperamos. São os pequenos detalhes da vida cotidiana entre duas pessoas, é o laço que se estabelece a partir desses momentos, é o carinho, a reciprocidade e tantas outras nuances.

O formato do livro todo em entrevistas não é algo que normalmente me atraia, mas decidi encará-lo com uma perspectiva renovada, buscando enxergar além das páginas para compreender esse sentimento tão intrínseco. "Vamos Falar de Amor" não é apenas um convite, mas também uma exploração não idealizada sobre o amor, onde diversas vozes se unem para compartilhar suas visões e experiências sobre esse sentimento tão vasto.

Ao longo das páginas, encontrei reflexões profundas e válidas, cada ponto de vista diferente do meu/ do seu, que contribui para ampliar e aprimorar nossa compreensão sobre o amor. O amor não segue uma receita de bolo. Não há um manual de instruções que nos ensine a amar as pessoas da maneira correta, seja nosso parceiro, filhos, o feto desejado, o amor durante o luto ou na amizade. Como diz a autora, "todos os dias precisamos travar pequenas batalhas para reparar no amor que está bem ali na nossa frente".

ITZPADAWANBR 25/09/2023

Amor não é algo restrito
Tem um formato meio podcast, sabe? Então, dá para ler bem devagarzinho e absorver as coisas de cada entrevista.

Não me sentia conectado quando a autora falava de gravidez, e no final acabei me vendo apreensivo com o mesmo tema. (Mó doideiraa Fii)

É um livro sobre amor de amigos, parental, relacionamentos, amor na perda, morte, esperança, escolha e também sobre o amor PRÓPRIO. o livro através de entrevistas, destrincha o amor em muitas formas existentes???

Um livro bonito que pretendo reler futuramente e aumentar a nota????

Muito obrigado, Liv, pela recomendação.

cataras 11/01/2024

"O amor entra e sai do nosso caminho diariamente"
Nunca tinha lido um livro que fosse sobre algo real e que pudesse me fazer refletir tanto sobre um sentimento que eu sempre adorei.

O amor é algo que eu sempre quis viver e, como a autora, achava que amor era só o romântico. Por mais que eu soubesse de outras formas de amor, ela me fez pensar sobre todos os tipos desse sentimento. O amor tá em tudo e nos pequenos detalhes.

O livro também abordou sobre morte e luto, o que eu ainda sou meio fechada com isso. Pelos relatos, estou começando a ver a morte com amor. Lembrar com carinho e mostrar que ciclos se encerram, como a vida uma hora acaba, e que a morte não precisa ser algo intocável, abriu bastante meu pensamento sobre isso.

"Uma das coisas mais importantes sobre o amor é a memória"

Resumindo tudo: tive crises existenciais e passarei a ver o amor de uma forma diferente

Cah 26/07/2023

E por falar em amor
O livro me ensinou, me fez refletir em várias situações, as entrevistas que a Natasha vai mostrando ao longo do livro vai construindo uma narrativa e em paralelo vamos conhecendo um pouco da própria história dela. Esse é um livro que com certeza eu indico para todo mundo.

LetAcia972 05/11/2023

Vamos falar de amor
Sim, eu esperava um desfecho e uma fórmula pronta para o amor e imagina só? não existe é óbvio. mas uma coisa eu aprendi de fato: o amor é baseado em ações, não é contínuo nem sólido e tá tudo bem com isso não é preciso ter controle sobre tudo (a vida em si não é sólida)

Paulo 04/01/2023

Eu tentei ler esse livro, mas abandonei. O melhor título seria "Vamos falar de amizade" por que gira muito no circulo do "não se iluda e não rebaixe a amizade a um tipo de amor menor". Também fala sobre sexo (não estou com paciência), luto e o poder da leitura e escrita. Uma pena, eu esperava algo a mais até porque o livro é caro.

A impressão que eu tenho é que as pessoas hoje enxergam o amor como um problema. "Ah, não pode se iludir". "Ah, não pode se abrir". "Ah, isso; ah, aquilo". Parece que querem tomar aspirina antes de ter a dor de cabeça.
Questão é que todo mundo se encanta ao conhecer alguém novo, só que é importante não se entregar facilmente logo de começo.

Eu conheci uma menina e achei que daria para ter alguma coisa, mas percebi que ela não me respondia, não via storie. Parece coisa boba, entretanto, é indicio que ela não tem tanto interesse em me conhecer. Por isso, já cai fora. E tudo bem. Não vou ficar me martirizando por isso. Eu já estou com 31 anos e idade ajuda nessas horas. Se eu fosse um adolescente já ficaria todo iludido.

Voltando sobre o livro, abandonei porque li coisas que já são ditas em inúmeros podcasts e por coaches de relacionamento. Talvez eu volte a ler, mas hoje, não. Prefiro ouvir umas músicas antigas para manter um pouco daquela ilusão do amor romântico e do tempo que não volta mais.

aline.moraes.23 28/12/2023

Uma visão madura sobre o amor e suas diferentes formas
Que grata surpresa essa leitura! Peguei esse livro apenas para dar uma folheada e não consegui parar mais de ler. Me identifiquei muito com a primeira parte, em que a autora fala do perigo de se basear a vida em buscar um amor romântico e apenas essa forma de amor. Ele tem muitas lições que para uma mente imatura podem passar despercebidas mas que com a vivência a gente vai aprendendo às duras penas.
?Esperar que alguém tape o buraco que existe em você é esperar demais de qualquer pessoa. Isso não cabe a um amigo nem a um parceiro. Esse trabalho é apenas seu.?pg 40
?o amor de uma parceria amorosa pode ser uma experiência incrivelmente importante e transformadora, mas apenas uma de muitas experiências que vamos vivenciar.? Pg 106
?A verdade é que você nunca escolhe realmente uma pessoa, porque a pessoa muda, e a vida de vocês muda também. Então, quando você escolhe um(a) parceiro(a), o que está escolhendo é como uma pessoa lida com a mudança. Está escolhendo como você lida com a mudança ao lado dela.?pg 139

heloisa.nas 03/05/2024

Em diversos momentos do livro eu me senti em uma conversa mesmo. Com alguém bem vivido, muito experiente e estudada em um assunto que todo mundo também deveria ser: o amor.

Em 3 partes conexas sobre o amor (como encontrá-lo, sustentá-lo e sobreviver à sua perda), a autora nos traz relatos da sua vida pessoal e também traz diversas entrevistas tocantes de pessoas que já escreveram algo sobre o tema.

É uma leitura bem interessante, nao me fez ver tantas coisas com outros olhos, mas tbm abri meu coração pra muita coisa que ela escreveu aqui.

O amor é um sentimento mt lindo que vale a pena cultivar da melhor forma possível.

Valéria 08/04/2023

Vale a pena ler pra refletir
O livro é em formato de entrevista e isso facilita muito a leitura, eu gosto como o propósito do livro é falar de amor e ele te traz todas essas formas diferentes de amar.

Lais 12/11/2023

?Sem nunca esquecer que não saber o que vai acontecer significa também que tudo é possível?

?saber que reconheci o amor quando o senti?

não amei, achei um pouco repetitivo, mas vale a pena a leitura e a reflexão sobre como conduzir esse sentimento avassalador e descontrolado que é amar, seja parceiros, irmãos, amigos, etc.

gabriela 31/12/2022

vale a pena pelos relatos de experiências pessoais
já comecei lendo com um pézinho atrás por saber que esses livros podem cair num rolê meio autoajuda e de coach de relacionamento com dicas práticas pra algo tão complexo como o amor.

mas acho que a autora foi muito cuidadosa, principalmente nas perguntas das entrevistas e na escolha dos entrevistados. acho que o que mais me pegou foi o capítulo final, falando sobre a perda e a morte.

vale a pena ler!

Yasmin1779 18/02/2023

Sobre a vida
Esse livro é incrível em todas as partes tô louca pra comprar ele físico e passar as minhas anotações pra ele, abriu a minha mente em muitos assuntos e ainda ajudou a melhorar assuntos dos meus relacionamentos.
É uma leitura lenta mas vale muito a pena

Kelry Sguizzardi 06/03/2024

?All we need is love?
No geral o livro é muito bom, ótimas reflexões e passagens lindas. Eu gostei, mas estava com pressa pra acabar e esse definitivamente não é um livro pra ser lido rápido, é o famoso livro de cabeceira sabe? Tem que ler aos poucos e refletir sobre o que leu. Eu confesso que gostaria que a autora tivesse focado mais no amor romântico e no final do livro ela não parava falar sobre luto e perda e aquilo honestamente não me interessava. Todas as formas de amor são abordadas, relacionamentos românticos, entre irmãos, amigas, pais e filhos. Eu recomendo sem dúvida, mas é um livro muito arrastado e acaba sendo às vezes bem repetitivo, por isso a nota 4.

1 | 2 | 3 | 4 | 5