Água e Sangue: Livro I das Crônicas Artropianas

Água e Sangue: Livro I das Crônicas Artropianas Lucas Brito

Resenhas - Água e Sangue: Livro I das Crônicas Artropianas

Henrique DM 17/03/2024

Ficção científica com grandes paralelos ao mundo real
Hoje falaremos de Água e Sangue. Ficção científica distópica, com disputas geopolíticas e conspirações palacianas. E, de brinde, intrigas causadas por cultos religiosos, cada vez mais influentes entre os líderes.

No planeta árido chamado Typhon, grandes cidades móveis precisam se deslocar até os recursos naturais, sobretudo a preciosa água. Acho estonteante imaginar esses monstros de metal arrastando-se pelas areias e rochedos. Ainda mais interessante é uma batalha entre as duas maiores metrópoles. Como sempre, nobres discutem e jovens pobres é quem morrem. Apesar da tecnologia futurista que permite a existência de naves capazes de ir além do planeta, as características desérticas do planeta forçam os combates a se tornarem próximos, por vezes corpo-a-corpo, viscerais.

Pessoalmente, como estudante de história com foco em história militar, poderia ter lido muito mais páginas descrevendo a dinâmica dos combates e estratégias aplicadas pelos capitães e generais, além de mais descrições da tecnologia utilizada. Entretanto, sei que nem todo mundo é aficionado por tática e estratégia nesse ponto que sou — quase patológico. Pensando no público em geral, está no ponto certo, não se perde o foco.

Lucas consegue introduzir mitos e tradições, além de elementos tecnológicos próprios em sua história, se afastando de obras que compartilham características parecidas e facilmente vem à mente ao se ler essa resenha, como Duna e Máquinas Mortais. Conheço todas e garanto que Água e Sangue não vai parecer uma fanfic ou apenas um derivado. Não, possui originalidade e vida própria, e vale a pena ser lido.

RITMO:
O livro tem um núcleo na cidade de Darak e outro na rival, Anckara.

A narrativa alterna entre ambos os ambientes palacianos, nos dando um, vislumbre privilegiado do desenrolar da trama geopolítica, conhecimento este privado dos tomadores de decisões em ambas as potências, que justamente faz o conflito escalar. Ao contrário do pouco fluxo de água no planeta, a narrativa do livro é fluída e ágil.

DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS:
Um jovem governante sedento por provar seu valor de um lado e o extremo oposto do outro, um velho monarca cansado dos conflitos e ansioso por soluções conciliatórias.

Esse é o contraste inicial que Lucas constrói, e para aprofundar mais, insere um jovem príncipe ansioso perfeito para romper com o pacifismo de seu pai cuja irmã que se esforça para evitar o pior.

São personagens plausíveis e com motivos coerentes.

AMBIENTAÇÃO:
Assim como acontece no mundo real, a disputa por recursos move a trama. Literalmente, pois as grandes cidades errantes efetivamente migram pelo planeta desértico rumo aos mananciais de água.

O planeta Typhon impõe todo tipo de dificuldade aos que insistem em habitá-lo, inclusive a necessidade de mover suas grandes cidades rumo às escassas fontes de água.

CONFLITOS:
Os conflitos se conectam muito ao que vemos em nossa própria história humana.
Basicamente, a ganância é a causa da guerra. O grande reservatório de água, descoberto quase simultaneamente pelas duas grandes cidades móveis, seria suficiente para abastecer ambas as populações, mas a inclinação dos governantes, assim como os nossos, é mais disputar que colaborar.
Além disso, intrigas palacianas e fanatismo religioso só fazem as animosidades se agravarem.

biancaprudence 20/11/2023

Ficção científica raiz
É quase uma space opera raiz, do tipo Duna. O planeta é seco, a água é escassa e quem a detém prospera, óbvio. Existem cidades nômades, que são máquinas gigantescas abrigando pessoas em sua superfície. Um novo manancial é descoberto e duas cidades entram em guerra pela posse do mesmo, no entanto, a batalha é por muito mais que água.
Os personagens da cidade vencedora são bem desenvolvidos e possuem grande futuro numa continuação, os da outra, no entanto, parecem ter sido criados de forma rasa. As cenas de luta são realmente boas e impactantes, embora a grande batalha tenha sido desnecessariamente reduzida.
O autor faz corte em momentos em que o leitor esperava mais, creio que isso prejudicou uma maior imersão nesse universo tão grandioso.

Rodolforangel 30/07/2023

Muito mais do que uma fusão de Duna, Game of Thrones e Máquinas Mortais
Água e Sangue é um livro que, a primeiro momento, parece ser uma junção de histórias: o cenário desértico lembra Duna; o cenário político e as rixas entre as casas governantes, As Crônicas de Gelo e Fogo; e as cidades que se movem em busca de recursos (água), Máquinas Mortais.

Rapidamente, entretanto, passamos a ver que o mundo de Typhon é muito maior e com uma rica história. Sob a constante vigia de dois satélites, Klatos e Phillas (cujos nomes são referência a dois deuses antigos), uma rixa entre duas cidades nômades é instaurada quando elas chegam em um novo e rico manancial de água recém-descoberto. E sendo esse um planeta onde os ricos desfrutam da água em taças devido ao luxo que o artigo representa, logo essa rixa escala para uma guerra sangrenta e explosiva.

E é nesse ponto que o autor soube trabalhar muito bem: expondo de forma imparcial os horrores de uma guerra onde os combatentes sequer podem se expor ao sol.

Apesar de curto, o livro cumpre o que promete, e cobre todos os eventos de uma cruel e sangrenta batalha entre essas duas cidades que buscam para si a riqueza da água, mesmo que para isso o sangue dos seus seja derramado.

O autor também possui um conto que expande a história desse livro, e dá um ótimo ponta pé para o segundo, que planeja explorar os conceitos religiosos que Água e Sangue citou.

Luiz.Fernando 04/02/2023

Instigante
O mundo em que um dos principais recursos do planeta está em falta, é bem construído, leitura rápida e fluída. Os empecilhos de uma guerra como tem alguém tentando evitar assim como tem aqueles que orquestram em nome de seus próprios interesses. Adorei!

Pedro 03/02/2023

Um início perfeito de uma saga que promete
Que leitura gostosa de fazer. A escrita do Lucas é maravilhosa. Fluída, direto ao ponto, com descrições na medida certa, cenas de batalhas e personagens bem construídas. Além de ser um livro curtinho que dá pra ler em uma sentada. Recomendo fortemente para quem ama fantasia com ficção científica ao estilo de Duna.

Jociene 02/02/2023

Sensacional...
Nesse livro o autor nos faz refletir sobre várias coisas..
É um livro incrível..
Completamente diferente dos que estou acostumada a ler..
Super recomendo a leitura desse livro encantador..

Maria15475 02/02/2023

Em Typhon os recursos naturais estão cada vez maus escassos, obrigando as cidades se tornarem nomades. Duas destas cidades, Darack e Anckara vão  encontrar um manancial e disputa pelo direito de exploração gera muitos conflitos.
      Danean II, rei de Darak acha que tem o direito de explorar o manancial e faz um proposta ao rei Salumur de Anckara,que aceita dividir os recursos,  mas Adan, seu filho e alguns conselheiros acham a proposta humilhante.
       Em meio a crimes,traições e conspirações, eclode uma sangrenta guerra, com muitas perdas para os dois lados.

Leitura que traz muitas reflexões, como a importância dos mananciais hídricos,  que nesta narrativa nos mostra como os recursos mal administrados levam a escassez e a disputa por eles pode gerar uma guerra.  Também  mostra que devemos nos atentar às pessoas que nos rodeiam e suas reais intenções.

Ione - sama 02/02/2023

Maravilhoso
A guerra é sempre o último recurso e, ainda assim, é uma tragédia.

Esse livro é incrível! E totalmente fora da minha zona de conforto..confesso que demorei um pouco pra me adaptar.

A escrita do autor é super envolvente

Achei a estória original e super recomendo pra quem gosta de guerra, ficção científica, fantasia e principalmente distopia. Eu também recomendo pra quem quiser se aventurar nesse gênero.

Eu quero muito que o próximo livro der mais destaque a Velka.

Esse livro foi um misto de sentimentos pra mim, a guerra me deixou um pouco aflita, mas no final deu tudo "certo".

E o epílogo é perfeito!!!

Sophie.Wogt 30/01/2023

MUITO BOM!!!
Água e Sangue é um livro onde o autor nos faz refletir sobre várias coisas. Nos mostra como a água é Importante e onde podemos chegar ao continuar a desperdiçando. O livro deixa isso bem claro, pois os nobres sempre têm uma taça com água, quando em outros livros seria uma taça com vinho, por exemplo. Também é perceptível quando uma das personagens descreve um mundo igual ao nosso como se aquela realidade fosse uma utopia. Sua importância é tanta que, nesse livro, como sendo ouro, a procura e posse da água chega a gerar conflitos que podem levar a guerras.
Além dessa reflexão que eu achei de extrema importância, Lucas também aborda temas como confiança, conspiração, poder e guerra.
Esse livro é muito bem escrito, com os personagens bem descritos e realistas, e os cenários bem imaginativos.
Aqui você vai entender o quanto estar no poder é importante e requer sensatez, entendimento e experiência, visto que sua responsabilidade transcede sua preocupação íntima, seu orgulho e ego. A partir do momento que você tem pessoas sendo afetadas por suas decisões, deve pensar no macro. Quais as consequências da sua decisão? Outras pessoas serão prejudicadas?
Água e Sangue mostra que, para se ter o progresso, não podemos esquecer nosso passado e sim usá-lo como experiência que guia o progresso, não o impede. O novo não pode esquecer àqueles que o antecederam, pois a experiência possibilita uma visão mais acertada.

Juh Ferreira 22/01/2023

Distopia Fantástica
Se você quer uma fantasia com ares de distopia, bem vindo. Com uma escrita balanceada entre o descritivo e a ação esse livro me 0rendeu do início ao fim e eu só queria saber sobre como seus personagens conseguiam ser tão reais.
A forma com que o povo e seus reis tratam o planeta, o choque entre a antiga religião e os avanços tecnológicos e o protagonismo feminino feito de forma discreta rendem uma trama que está no início mas tem tudo para ser um compilado de livros dignos de grandes histórias.
Simplesmente incrível.

Cláu 04/12/2022

Envolvente e intrigante
"A guerra é sempre o último recurso e ainda assim é uma tragédia"

A narrativa do livro inteiro é envolvente e intrigante, a escrita do autor como sempre não deixa nenhum ponto solto e entrega exatamente o que a história pede.

Água e Sangue é uma história sobre como o poder sempre deve ser usado de forma conciente e por um bem maior, não pela soberba e arrogancia de quem governa.

Água e sangue é um alerta sobre confiança, relações e mal entendidos (ou nem tão mal assim)

A história me surpreendeu e no final fiquei com o coração em paz (mais ou menos)

Gostaria ter visto mais da Velka, que ganhou meu coração de primeira, espero por mais dela nos próximos livros.

Para quem quer um livro com camadas e reviravoltas esse é o livro certo pra você.

Giulia.Nathalia 25/11/2022

RESENHA - Água e Sangue: Livro I das Crônicas Artropianas
Um lançamento imperdível da literatura nacional que todo leitor fã de fantasia precisa conhecer. Água e Sangue: Livro I das Crônicas Artropianas é a primeira parte da história criada pelo autor brasileiro Lucas Brito. A trama é recheada de Fantasia Épica, Ficção científica e aventura.

As duas Cidades Nômades, Darak e Anckara, são grandes potências que não possuíam donos. A procura de água para sobreviver, eles desbravam outras regiões até encontrarem em um manancial. Ali chegam a um ponto crucial, a virada de chave para uma disputa sangrenta entre os reinos pela água e o manancial.

Uma guerra sem precedentes atinge toda a população, incluindo traições, lutas, mortes, sangue e muito jogo político envolvido. À dimensão na disputa pelo manancial é tão extrema que a guerra se torna mundial, atingindo todo o planeta.

Durante a leitura lembrei muito de Game of Thrones, sobretudo na Guerra Civil de Gelo e Fogo da Casa Targaryen. No entanto, o autor utiliza uma causa mais importante e justa entre a disputa dos reinos, a água que os mantém vivos. A nossa imaginação flui intensamente, pois em diversos momentos da leitura, senti que faço parte da história, vivendo nos reinos e participando da guerra. Amo livros que trazem esses sentimentos e o autor soube realizar a narrativa com maestria.

Perdemos o fôlego, torcemos, amamos e odiamos em todos os capítulos até chegar ao final com gostinho de quero mais história. Os personagens são marcantes e a trajetória indica que este é o princípio de tudo. Ansiosa pela segunda parte da trama que se tornou um dos melhores livros de fantasia que li neste ano.

site: https://www.instagram.com/sonetodevespera/

Elisangela 25/11/2022

Uma fantasia incrível
Gente, eu como uma amante de fantasia tenho que dizer…leiam esse livro🎉🎉🎉

Typhon é um mundo onde existem muitas cidades nômades, por conta da escassez de água, principalmente. Reinos e mais reinos se veem acuados por conta deste problema e sabem que a sobrevivência de seu povo depende deste bem precioso!
Agora que foi descoberto um manancial, duas grandes cidades partem para o local, Darak e Anckara.
Claro que não poderia ser fácil para nenhuma das duas…e começa então uma disputa pelo direito de uso do manancial…só que no meio desta disputa, começam a acontecer coisas tenebrosas…eu já escolhi meu lado 🤭
Esses acontecimentos trarão muitas dores e pesar para os dois reinos. A falta de diálogo entre seus soberanos fará com que duas pessoas façam um grande acordo por “baixo dos panos” e veremos que foi a decisão mais acertada 🎉🎉🎉
Agora, enquanto se reconstroem e passam por mais momentos difíceis algo novo vai acontecer 😍😍😍

Quer saber mais? Então corre pra baixar esse livro fantástico 😍😍😍