Nem todos os beijos têm gosto de inverno

Nem todos os beijos têm gosto de inverno Yasmim Mahmud Kader

Resenhas - Nem todos os beijos têm gosto de inverno

Allessandra. 11/01/2023

Um romance sáfico se passando nos anos 2000, com muitas referências emo, e um toquezinho de cidade pequena que me deixou com um quentinho no peito, apesar de ter diversos gatilhos (que a autora explica no começo da história).

Acho que foi uma das primeiras histórias em que me senti inserida na cultura brasileira mesmo, com personagens que parecem mesmo ser aquelas pessoas que conhecemos. Além de falar sobre assexualidade (o que eu super me identifiquei), e me fez querer abraçar ambas as protagonistas. Foi uma leitura super fluída, mas alguns pontos, pra mim, se tornaram um tanto repetitivos.

De qualquer forma, vale super a leitura e eu comecei e terminei o livro destacando diversas coisas, entre letras de músicas, frases que são a cara dos anos 2000 e duas protagonistas que encontraram aconchego juntas.

mari 12/02/2023

Lindo lindo lindo
Esse livro é muito bom! Eu resolvi ler por um acaso, achei ele no catálogo do kindle unlimited, e nem tava muito afim de ler. Mas depois que eu comecei, não consegui mais parar.
Além do mais ele se passa no Rio Grande do Sul! Achei isso muito legal, e amo a Anaju e a Catharina.

Lyiu 08/03/2024

Chorei, fiquei feliz, ri, fiquei triste de novo.
Uma fofura, tem um TW mas pra quem tiver a oportunidade de ler, apenas leia. Muito fofo
Fulanuendel 08/03/2024minha estante
O que é TW?

Lyiu 08/03/2024minha estante
alerta de gatilho

navi 16/10/2023

"Tudo o que posso oferecer a Catharina são as palavras de plágio de uma bela melodia."

Que livro lindo, fofo, doloroso, triste e delicado. Meu deus. Comecei achando que seria algo bem cliche mas fui pegar totalmente de surpresa com toda a história e todos os detalhes e todos os cuidados com assuntos tão sério e importantes. O livro fala sobre depressão, ataques de pânico, ansiedade, perdas e luto, recomeços e melhoras. E é tudo retratado de uma forma tão delicada e tão séria ao mesmo tempo, não tinha como ser melhor.

Catharina foi uma personagem que nos primeiros parágrafos pensei que iria ter uma certa aversão, eu não poderia estar mais errada, que menina incrível, forte, determinada. Tudo o que ela sofreu, passou, tudo o que ela se tornou e luta para se tornar, te amo garota!!

E o que falar da Ana Júlia, a última romântica do mundo que eu daria tudo pra ter na minha vida!! Que menina fantástica, que amor, que delicadeza, vi nela tudo o que eu procurava em uma personagem para guardar no meu coração.

É um romance lésbico, com temas sensiveis mas que não ficam em segundo plano, são trabalhados e desenvolvidos, os traumas das duas são bem explorados e aos poucos sendo resolvidos. O romance das duas é tão lindo de se ler, cada momento, frase, beijos. TO APAIXONADA POR ELAS.

Todo a ambientação do livro, a fazenda, os animais, O PATO, tudo me trouxe tanto aconchego e me deixou com o sentimento de quentinho no coração.

Queria que tivesse mais momentos da Anaju com as irmãs dela, e queria momentos da Catharina com elas também mas tudo bem. Continua sendo um livro perfeito.

Chorei muito, mas ri muito também, e me apaixonei por essa história e por tudo o que vem com ela. Meu mais novo favorito queridinho que estarei defendendo com todas as minhas forças!!
Stefane35 16/10/2023minha estante
Eu quero ler agora também aaaaaa !!!!!

lauraa10 16/10/2023minha estante
agora eu vou ter q ler tbb

navi 16/10/2023minha estante
LEIAM LEIAM não vão se arrepender juro por tudo!!

Suelen288 06/03/2023

A vida começa todo dia...
A história de Anaju e Catharina, é sobre como podemos encontrar em nosso caminho pessoas que vão nos ajudar a banir crenças centrais que temos; banir essas crenças é de nossa responsabilidade, mas se tivermos alguém par apoiar será melhor ainda. O encontro das duas foi sobre isso. É uma história sensível, triste, reflexiva, banhada com músicas da banda Fresno nos anos 2000 e demais signos dessa época. É pura nostalgia!
Tem gatilhos de cunho da saúde mental, mas aqui a autora soube abordá-lo muito bem, sem enaltece-los, mas mostrando o quão importante é termos uma rede de apoio presente e atuante.
Eu indico muito essa leitura.

Importante ressaltar que se tiver alguma demanda de saúde mental, no momento e não estiver bem, leia em outro momento.
Cuide de si.

Gabi 17/11/2022

Ainda pensando na Catharina e na Anaju
É a primeira vez que leio um livro da Yasmim e já adianto: você vai se apaixonar pela escrita dela. O que mais me conquistou nesse livro, que me fez dar tantas estrelas, foi o fato de que eu não consegui parar de ler em nenhum momento.

Nem todos os beijos têm gosto de inverno é um romance clichê, de aquecer o coração (literalmente porque para aguentar o inverno do sul, você vai precisar), com personagens fofas e profundas. Esse livro não é para todo mundo, ele trata sobre coisas extremamente sérias e dolorosas, principalmente para a nossa bebê Catharina. Então se ler sobre depressão te causa gatilho, recomendo que tome cuidado antes de ler. De qualquer forma, o livro tem cenas maravilhosas, com romance, comédia, é apaixonante em todos os sentidos.

Eu raramente choro lendo livros, mas parabéns para autora, que me emocionou tanto a ponto de me fazer chorar. Nem todos os beijos têm gosto de inverno é um livro incrível, um clichê feito na medida certa que vai te conquistar assim como me conquistou.

Se precisa de um incentivo, deixo aqui o meu: esse livro vale a pena cada palavra.

Anna2421 07/01/2024

Nenhum dos nossos beijos tinha gosto de inverno.
Primeiro que essa capa é espetacular, linda dms.
Agora pra essa história magnífica, estou completamente apaixonada nessas duas e nessa história.

Ana Júlia é meio eu, me sentia tão representada nesse livro que só faltou trocar o "julia" por "Clara".
As personagens são completas, delicadas e bastante construídas, definição de perfeição.
Me pergunto o porquê demorei tanto pra terminar esse livro. A conexão dessas duas me deixa encantada, e com uma dose de esperança que vou ter um conto de fadas.

Minha. Sua

???

Agindoparacom 13/10/2023

Achei poggers
"E no frio, no fim da estação, Nenhum dos nossos beijos tinha gosto de inverno."

Que livro maravilhoso, tem um enredo de certa forma simples mas muito interessante,as personagens são incríveis e tem o desenvolvimento que merecem, o casal é maravilhoso e tem uma química sem igual.
Aborda assuntos importantes e sensíveis de forma responsável, ler o pov da Catharina mexeu muito comigo e em diversas ocasiões me emocionou, o desenvolvimento dela foi lindo e me deixou genuinamente feliz por ela no final.
A Anaju foi minha personagem preferida,ela é uma querida e a forma que ela lidou com algumas situações que envolviam a Catharina me deixou de coração quentinho e muito satisfeita,ela é super consciente e lida muito bem com as situações mais pesadas.
Recomendo muito, 10000000/10

oliver 06/02/2024

Um casal lésbico e seu pato!
Quando peguei esse livro para ler, achei que seria mais um romance fofinho (não li a sinopse), mas a cada página lida a história foi ficando mais emocionante. Não é só a história de amor entre duas garotas, é sobre família, afeto, a importância da saúde mental e amor.
E como nem só de lágrimas se faz um livro, as cenas envolvendo um pato e algumas me arrancaram boas risadas.
A forma com que a escritora inseriu o sotaque e as expressões da região sul foi muito interessante, não é algo que estou acostumada porque sempre vivi no nordeste, então foi bem legal conhecer um pouco mais do nosso extenso vocabulário regional.

kari 15/12/2022

amei tanto as personagens que agora estou preocupada com o tanto que me identifiquei com elas kk os sentimentos da ana júlia a depressão da catharina me deixou completamente devastada mas no final deu tudo certo isso que importa!!!

auradoillet 04/01/2023

Me encontra, por favor. Eu quero que você me encontre.
Demorei um pouco para pegar o ritmo de leitura, mas conclui a leitura desse livro tendo a certeza de que todo mundo deveria conhecer a Anaju e a Catharina, assim como suas respectivas lutas. Eu me identifiquei tanto com as duas em certos aspectos que chegou em um nível que se tornou preocupante! No entanto, acredito que essa identificação inicial ajudou a me afeiçoar bastante a elas e a apreciar cada atitude, descrição e principalmente as provocações vindas da Catharina, que convenhamos que amava incitar os gay panics na coitada da Anaju de propósito, o que me fazia rir absurdamente, porque a forma doce que ela costuma reagir é surreal e a Catharina sempre esteve certa em dizer para ela não mudar o seu jeitinho, ambas sabemos que ela é única. Curti muito o fato de que a história se passa nos anos 2000 e gostei da ambientação também, arrisco também em dizer que esse é o primeiro livro nacional que realmente me passou a essência de uma história retratada fielmente no Brasil, eu me senti transportada para a serra gaúcha, para o seu clima instável, me senti verdadeiramente imersa. A única coisa "negativa" que tenho para pontuar é que o livro deve passar por uma revisão minuciosa mais uma vez, visto que há algumas palavras e letras que estão faltando em alguns momentos, felizmente não atrapalhou a minha experiência, mas pode ser que aconteça o contrário com outras pessoas. Tirando isso, a escrita me surpreendeu positivamente, assim como as personagens que espero muito nunca esquecer.

nessava 08/01/2023

meu primeiro livro do ano, gostei da escrita da autora muito envolvente e das personagens tambem
o pato mto fofo anaju com certeza e uma herondale perdida
louise118 08/01/2023minha estante
eba a dyva voltou a faze resenhas

nessava 08/01/2023minha estante
sai daquiiii

louise118 08/01/2023minha estante
saio nao sua kylo ren stan

nessava 08/01/2023minha estante
block