Nem todos os beijos têm gosto de inverno

Nem todos os beijos têm gosto de inverno Yasmim Mahmud Kader

Resenhas - Nem todos os beijos têm gosto de inverno

Julia3459 18/05/2024

Seus beijos tem gosto de verão
Eu não tava esperando que a história tivesse tanto gatilho envolvido, mas isso fez com que a história conquistasse um lugarzinho no meu coração.

Uma das personagens carrega vários tramas do seu passado, tramas esses que fizeram ela desenvolver até mesmo uma nova persona pra tentar esquecê-los.
O desenvolvimento das duas personagens foi bem feito, as duas no começo trocando mini farpinhas e depois deixando amostra novas camadas mais sensíveis.

Gostei muito que uma delas é demi, não lembro de ter visto esse tipo de reprensatividade antes e adorei ter visto nessa história.

Enfim, dou 5 ?

sbloomt 12/05/2024

Não sei me expressar direito, mas vamos começar pelo começo e QUE COMEÇO... Todo o tempo a carta estampada ali, na primeira página. As palavras que fizeram Catharina ficar.
Catharina e Ana Júlia são intensas. O apego que elas criaram em tão pouco tempo pode sim ser apenas uma experiência sáfica comum, mas também me passa um pouco a impressão de ser uma dependência emocional de duas pessoas com histórias sensíveis e problemas de rejeição que podem ter criado um laço baseado em compartilhamento de traumas. Mas eu prefiro acreditar que à longo prazo elas compraram um apê juntas e levaram o pato e isso é tudo que importa.
Não achei o desenrolar da situação com os pais de Catharina plausível. Entendo a importância da interferência deles para o fim da história DELAS, mas não comprei as justificativas sobre as atitudes deles. Assim como não engoli a personagem Domenica depois do que ela fez na boate. Espero que Ana Júlia tenha cortado laços assim que decidiu se mudar para o apê imaginário da minha cabeça porque Domenica mais parece o tipo de "amiga" que tá com você por conveniência do que por afeto.
Dona Catharina, por outro lado, conquistou meu coração. Não esperava nada e ganhei a personagem mais doce que poderia existir nesse livro.
Gostaria que o passado de Catharina tivesse sido mais desenvolvido. Por mais que as situações estivessem subentendidas, senti falta de um aprofundamento que pudesse explicitar a gravidade das situações que afetaram tão intensamente Catharina.
Uma coisa que não ficou explícita e eu ADORARIA saber é se existe algum motivo para o pai de Ana Júlia ser visto como "peculiar". Ele é peculiar ou é neurodivergente? Fica o questionamento.

sbloomt 12/05/2024minha estante
CONCORDO COMPLETAMENTE SOBRE TUDO QUE VOCÊ DISSE SOBRE A DOMENICA! detestável!!!

Feliky 14/05/2024minha estante
Fiquei esperando ver o que a autora ia fazer com a Domenica, e no fim foi tão broxante? Totalmente uma personagem rasa que está lá para movimentar roteiro. Pensei que ela ia cair na ideia mais complexa de que mesmo pessoas legais podem acabar não te entendendo...tipo, mesmo sua amiga mais próxima pode não te entender como assexual porque a visão dela é muito alossexual. Mas não, ela foi uma pessoa horrível mesmo, sem tirar nem pôr. E mesmo assim, isso é tratado...bem, isso não é tratado, na verdade. Fiquei decepcionada, de uma personagem com um potencial para demonstrar essa complexidade de visões diferentes para uma personagem que só está lá para fazer o roteiro ir na direção que autora quer. Ah, quero que a Anaju seja humilhada...Domenica. Ah, quero que a Anaju se sinta solitária...Domenica. Ah, quero que haja alguma cena sobre perdão...Domenica. Ah, quero que a Anaju consiga mostrar proteção pela Catharina...namorado da Domenica.

Gabrielly 05/05/2024

"Um conto de fadas lésbico com as músicas da Fresno"
O que dizer sobre esse livro?!
Simplesmente incrível, maravilhoso e todos os adjetivos que puder imaginar.
A história retrata a sensibilidade, a vulnerabilidade e assuntos tão sensíveis da forma correta. As personagens são reais e relacionáveis, o desenvolvimento segue de forma coerente e sempre abordando os temas da maneira que devem ser abordados.
Sobre o romance, deixo para vocês se apaixonarem junto com elas como eu me apaixonei.

ps: quero muito a playlist da Anaju ??

Zirelris 29/04/2024

Clichê de banho de água fria
Estou chateada e decepcionada depois de ter, finalmente, terminado essa leitura. A nota foi mudando com o passar do tempo: de 4 estrelas, que era o que achava que daria, foi para 2.5. E por quais motivos? Os erros ortográficos em demasia; particularmente demorei para me apegar as personagens, por conta de suas personalidades e acontecimentos ao redor delas. Não lembro se no começo do livro existe um alerta sobre gatilhos, pois estava esperando uma história safada vibe filme Hannah Montana e ganhei isto. Então, caso não tenha, seria de extrema importância ter, uma vez que certos assuntos abordados são delicados, pesados e densos. A forma como esses pontos são tragos à tona são simplesmente jogados para o leitor e as soluções e considerações em torno desses dilemas são blé, sabe?

Outra coisa, não aguentava que TODA HORA as personagens estavam chorando! Se não todos, uma GRANDE porcentagem tem choro, TUDO era motivo para chorar, chegando ao ponto de irritar e revirar os olhos, perdendo o sentido do sentimento. Além disso, a impressão era que elas ainda estavam na adolescência, porque certas falas e atitudes não condiziam com os eventos e as idades.

No decorrer da história, os problemas, as respostas e as soluções foram resolvidos em um passe de mágica, contando com a questão pesada da saúde mental da Catharina. Ademais, senti em alguns momentos que somente os sentimentos da mesma importavam, só ela sofria, só ela chorava, só ela se sentia de tal forma etc.

O clichê tinha tudo para dar certo, porque possui cenas fofas, declarações de derreter o coração e aquele abraço quentinho. Todavia, o rumo que a história foi tomando foi ladeira abaixo e um balde de água fria.

Leandra 27/04/2024

Perfeito, nostalgico e muito mais
Peguei pra ler só pra passae o tempo e quando percebi não queria largar dele. As personagens são perfeitas, muito bem construido e ainda mais nostálgico que eu imaginava.

decode369 15/04/2024

Achei bem fofinho, elas sao bem emocionadinhas sim mas ok eu aceito é mt real lesbicas emocionadas. tinha alguns erros ortográficos mas nada demais, é um romance fofo onde elas encontram conforto

Thalita 24/03/2024

Nenhum dos nossos beijos tinha gosto de inverno.
Eu estou tão arrependida por não ter lido essa maravilha antes, que história maravilhosa, eu em êxtase com esse livro.

Os personagens são maravilhosos, eu como uma lésbica emocionada me identifiquei muito com a anaju, ela é uma personagem carismática, meio emburrada mas com um coração gigante. Ela sem dúvidas é um dos meus personagens favoritos, consigo me ver nela, principalmente quando o assunto é preconceito.
Na minha humilde opinião, ela merecia uns amigos melhores, acho que eles julgam muito ela e as vezes sem motivos nenhum.

Sobre a Catharina, uma personagem que merece nada mais que um abraço enorme e muito amor, a história dela mexeu comigo, o irmão dela e o passado dela, ler tudo isso me deus um aperto no coração e os pais dela... Pela amor, tem gente que não nasceu para ter filhos. A avó dela no começo era muito nervosa e sem sentimentos, achei de verdade que ia acabar o livro odiando ela, mas parece que isso não aconteceu.

A história em si só é muito bonita, meu primeiro romance safico brasileiro e não me arrependo de ter sido ele o primeiro, recomendo muito essa história!!!

thiffany 16/03/2024

Sei nem dizer o quão fofas essas duas são, tem uns gatilhos mas é bem equilibrado, é fofo ver como elas se ajudam

carol.anjolin 14/03/2024

Nem Todos os Beijos têm Gosto de Inverno
Não estava com muitas expectativas pra esse livro e estava enrolando para ler por conta de não ser um livro físico (que é o que estou acostumada), mas foi mais uma grata surpresa. Achei meio repetitivo o começo, com a apresentação dos dramas das respectivas protagonistas e o constante reforço do sofrimento delas, porém a história engrenou rapidamente e me envolvi demais nesse romance fofíssimo. Impossível não se identificar com nenhuma cena (ainda mais sendo do interior gaúcho assim como elas!!) e não dar boas risadas com certas situações e com o tal Pato "ora-fofo-ora-demoníaco".
É uma comédia romântica lésbica extremamente fofa e emocionante, e, sem dúvida, nem um pouco fria como o tão citado inverno.
gi 15/03/2024minha estante
aiiii que lindo amiga ??

carol.anjolin 15/03/2024minha estante
Gostasse amg ???

Melissa.Aparecida 10/03/2024

Adorei
Só quem já teve um beijo de inverno que não era gelado, consegue sentir cada uma das emoções que esse livro te trás.

Quem nunca perdeu horas do dia ouvindo Fresno e nx zero, é incrível como esse livro consegue te tornar tão nostálgica.

A história é muito fofa, as personagens são cativantes, embora, com pouco desenvolvimento, gostaria te ter visto mais sobre quem elas eram, o que gostavam.

Lyiu 08/03/2024

Chorei, fiquei feliz, ri, fiquei triste de novo.
Uma fofura, tem um TW mas pra quem tiver a oportunidade de ler, apenas leia. Muito fofo
Fulanuendel 08/03/2024minha estante
O que é TW?

Lyiu 08/03/2024minha estante
alerta de gatilho

oza_amorim 20/02/2024

Ao som de fresno
E aê, pivetes!

TW: depressão, pensamentos suicidas, mutilação, luto

?? Então meus camaradas é um livro de fato muito legal, tem muitas camadas e muitos sentimentos.
Todos os capítulos narrados pela Catherina me traziam uma sensação de avassaladora de chorar, essa parte em questão é de fato bem trabalhada, a autora conseguiu trazer muitas emoções para a personagem. Ver o quanto ela sofreu mexeu comigo.

?? O relacionamento das Anaju e da Catherina foi uma coisa tão lindinha, muito bom de ler! Anaju mostrando que estava ali pra ela, simplesmente deu dois livros porque a Catherina queria ler, ela não tocava nem cantava pra ninguém, porém ele tocou e cantou para Catherina, nossa e quando a anaju correu na chuva atrás da Catherina sem pensar duas vezes, gente... eu pensei ?é isso, elas são uma da outra?. Eu amei muito a representação Ace!!!

?? Eu amei o desenvolvimento do relacionamento da Catherina com a avó, foi umas das partes mais legais do livro. .

?? Senti uma leve raiva como alguns adultos se comportarem como adolescentes, principalmente a Isabela. Senti uma raiva ainda maior em relação a Domenica, o tempo todo ela jogando um balde a água fria na Ana Júlia. Amizades servem pra te apoiar, as vezes não concordam uma com a outra, beleza, mas poha...

?? Um coisa que eu questionei muito ao longo do livro e me incomodou foi não ter tido um desenvolvimento a mais na relação da Catherina, Francisco e os pais, e um pouco sobre o Francisco... Por que ele se matou? Tinha haver com os pais dele serem negligentes? Eu queria poder me conectar com esse personagem paraTirando compreender alguns sentimentos da protagonista.

?? Me incomodou a forma que os problemas da Catherina se ?resolveu?! Eu estava contando que ela ia com os pais para poder se resolver com si mesma e assim voltar para ficar com a anaju. Por conta que claramente não é apenas o amor de Anaju, vai resolver meses de problemas que a Catherina teve ao decorrer de tudo.

?? um ou duas coisas que não fazem muito sentido com por exemplo as fotos vazadas que não teve muito motivo suficiente para acontecer. O romance sendo ? rápido ? a Catherina iria passar 2 meses ¿? (O inverno é cerca de 3/2 meses) Levando em consideração que ela chegou já fazia inverno então o livro se passou em um mês meio +/-, o que eu acho muito rápido para um romance levando em consideração as vivências de ambas as personagens.
O livro é muito legal de ler, principalmente por conta que se passa em 2010 e é ambientado no sul do Brasil trazendo sotaque e costumes sulistas, e alguns ensinamentos que são bem relevantes, vai a pena ler!

Atenciosamente, Ozana Amorim.