Superintestino

Superintestino William Davis, M. D.

Resenhas - Superintestino

dudapisano 30/12/2023

Informações relevantes
Lendo algumas resenhas antes de iniciar a leitura desse livro (como geralmente gosto de fazer em livros a respeito de saúde) me deparei com a maioria dos comentários- livro muito repetitivo, metade da leitura são receitas, apenas 30% do início são informações novas? Então vim aqui para dizer que sim, o livro repete todas as informações e algumas mais de cinco vezes, você vai se familiarizar bastante com o nome de várias bactérias, porém não é um livro que metade são receitas e ele possui informações relevantes até o final.

Sempre gostei de me alimentar da forma mais natural e sem rótulos possíveis, isso é algo instintivo, acredito que essa leitura para quem busca mais saúde em geral é válida.

Claro, tomemos o seguinte cuidado: o autor tem uma propensão a ?exageros?: quando diz que esse iogurte vai te rejuvenescer, e te tornar quase invencível, mas como não uso o dito iogurte: também não posso discordar.

A maioria das cepas não encontraremos no Brasil, mas ao fim da leitura da vontade de comer chucrutes, e você vai entender a diferença entre probióticos e prebióticos.

Agora quero comprar uma iogurteira e fermentar o yakult (receita mais acessível, na minha opinião).

Uma boa leitura a todos!

Gabi Voss 28/04/2023

Interessante, porém muito repetitivo
Até uns 30% da leitura eu estava super interessada e tinha muitas informações relativamente novas, mas a partir disso já começou a ficar repetitivo e cansativo, porém é um livro muito interessante e recomendo a leitura se você quer aprender mais sobre a importância do intestino e sobre o impacto que ele têm na nossa saúde, tanto física quanto mental. É uma boa leitura, mas é necessário persistência para concluí-la.

Sara277 15/04/2023

Seja criterioso ao ler
Se você nunca leu sobre intestino ou não tenha um conceito de fundo bem embasado sugiro que esse não seja seu primeiro livro sobre o assunto.

Gosto muito de ler sobre intestino e microbiota, acho que o intestino não é tão valorizado como deveria, ele tem muito mais influência sobre nosso organismo do que imaginamos.

Mas vamos para o livro, ele tem 368 páginas o assunto em si vai só até a página 191, o resto é receitas e o programa super intestino do autor.

O que me deixou um pouco com o ?pé atrás? com esse livro é que o autor associa praticamente todas as doenças existentes no mundo, incluindo as de caráter mental, a problemas na microbiota intestinal, super crescimento bacteriano. Não estou refutando a ideia do autor, mas sendo eu da área da saúde entendo que muitas doenças tem fundo multifatorial um exemplo é a obesidade, que não posso associar apenas ao comer exageradamente mas também a fatores emocionais.

E o autor se tona repetitivo em alguns momentos o que tona cansativo de ler. Mas é possível tirar informações relevantes do livro, conhecimentos preciosos sobre lactobacilos que podem sim acrescentar a sua saúde.

Há também a ?demonização ? de alguns grupos alimentares e propagação de dietas um tanto quanto restritas, deixando claro que não desqualifico a retiradas de grupos alimentares para melhora da saúde, porém, isso deve ser feito com bastante orientação, não apenas ao ler um livro.

Enfim, recomendo a leitura para quem já tenha conhecimento de assunto e para fim de comparação com outras obras da mesma temática.
Paloma 27/04/2023minha estante
Olá Sara, nunca li a respeito do assunto. Qual livro você indicaria então para essa primeira leitura?

Renata.Bianco 20/08/2023minha estante
Boa noite. Há menção de leitura de outros livros sobre o intestino. Fiquei interessada. Estou descobrindo esse mundo com a leitura "10% humano". Poderia sugerir outros livros sobre esse assunto. Grata

G.Bay 02/02/2023

Assunto interessante, livro tedioso e com muitos defeitos.
O principal defeito é parecer um daqueles SPAM americano tentando te vender alguma coisa e prometendo mundos e fundos.
Outro defeito é falta de revisão, faltam notas explicativas...
É preciso ter persistência para passar de um terço do livro, que é quando começa ficar interessante. Vc vai passar por vários parágrafos quase iguais, nos mesmos capítulos e em capítulos diferentes também. Da pra extrair algo de útil, sim, sempre, só é preciso paciência.
Sinceramente, não recomendo este livro. Procure outro autor sobre o mesmo assunto.
Rach 13/04/2023minha estante
Também notei essa repetição de parágrafos. Não sei se era pra fazer com que a informação fosse fixada pelo leitor, ou se queria fazer volume de texto. Acho que se diminuísse essa repetição, o livro teria metade do tamanho xD

G.Bay 15/04/2023minha estante
É verdade. Depois de finalizar o livro eu fiquei com a impressão que uma parte dele foi feita a partir da junção de vários textos separados, talvez artigos para diferentes jornais ou entrevistas.