Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

zizifig 03/12/2023

Esse livro é facilmente um dos melhores que li na vida. todas as referências, os personagens abertamente humanizados, inclusive o aaron e o ira, é tudo tão detalhado e certeiro.
espero um dia ler a continuação pra acreditar que hannah e aaron são mesmo inevitáveis.

Aila - @livrosue 16/11/2023

É...
Então, o livro tinha de tudo para ser bom! Mas não foi bem desenvolvido, os personagens não tem conexão entre si, são chatos, única que salva um pouco é a Hannah. Diálogos bem aleatórios e nada a ver, a história parece que não avança... enfim, não gostei
kakaxns 19/11/2023minha estante
Concordo totalmente

Fabi 12/07/2023

Inevitáveis
Gostei muito desse livro. Mas achei o Aaron muitas vezes um chato. Invés de conversar logo com o pai sobre o que ele achava, fazia as coisas escondido. Achei tudo a cidade ajudar a recuperar a livraria. O amadurecimento do Chad foi um ponto alto nesse livro. Aliás o livro é repleto de referências literárias da até vontade de aumentar a lista de leitura haha. Recomendo.

Débora 31/01/2024

As histórias são um milagre contido em 26 letras
Quando comecei a ler, não esperava tanto. Há uns dias, tinha acabado "O que há de estranho em mim?" da mesma autora e, apesar da fluidez e de ter sido realmente interessante, não tinha capturado toda a minha atenção quanto esse capturou.
Primeiro, eu deixo claro aqui: não gostei do Aaron no início, não gostei dele no meio e tão pouco no final, apesar de ter gostado da evolução do mesmo. Acontece que tudo bem não gostar de um personagem, não é mesmo? As histórias são feitas para refletir a vida e os sentimentos de alguma forma, seja do leitor, seja do próprio autor. E não gostar de algo ou alguém, faz parte da vida.
Porém, a dinâmica dele com outros personagens foi o que me fez continuar a leitura. Aaron e Chad, a dupla inesperada, mas que me fez dar umas boas risadas e me emocionou. Aaron e Hannah, os inevitáveis. Confesso que não gostei muito deles como casal durante o livro, isso porque, Aaron tinha muitos problemas e, grande parte deles, se refletiam na Hannah, o que com certeza fazia mal. Mas, no quesito amizade, eles foram inevitavelmente fofos. Eu adorei a ideia dela querer buscar a música perfeita para ele. Ele indo em todos os shows dela desde que se conheceram. Isso foi importante pra mim.
E o melhor de tudo: a forma com que a história foi construída é real. Esse livro demonstra a realidade de muitas famílias que passam pela dificuldade de ter um parente viciado e as diferentes formas com que isso afeta a vida de cada um. Eu não concordo com a visão de Aaron sobre Sandy e talvez esse seja um dos principais motivos pelo qual odiei o personagem, mas eu entendo o porquê dele se sentir assim. Ele sente como se todos os problemas que aconteceram na família dele tivesse de ser assim por conta do que aconteceu com o irmão. O asteroide. Mas, as coisas são mais complexas que isso e é bom ver o personagem finalmente entendendo tudo que aconteceu.
Enfim, foi uma experiência interessante. Gostei muito do livro e indico.

Jaque 29/10/2022

Dinossauros
Consigo me ver como o Aaron, muitas vezes o medo nos impede de ser racional e acabamos agindo por impulso. Uma história simples mas que traz essa reflexão interresante. Os dinossauros não estão extintos, eles arenas evoluíram.

Leticia.Vitoria 28/10/2022

Foi um livro muito bom, não é tão focado no romance, mas transborda em relações. Conforme as coisas iam acontecendo e as situações iam se enrolando cada vez mais, eu ia me sentindo até sufocada eu diria, oq me instigou a continuar lendo. No fim me fez refletir bastante.

Linaaaaa 11/09/2023

Panfletaram errado
Comecei o livro imaginando se tratar de um romance. Fui tapeada. A história fala principalmente sobre dependência química e a responsabilidade de todos os nossos atos e suas consequências com as pessoas ao nosso redor. Com referências à vários livros, me senti em casa, principalmente porque o Aaron estava com uma ressaca literária daquelas. Sobretudo, a amizade dele e do Chad foram de suma importância para o desenvolvimento do personagem. Assim como seu relacionamento com a mãe e o Ira, que é um fofo. Apesar da "decepção" gostei da história e da mensagem que ela passa, mas não sei se leria de novo. Não gostei muito da relação do Aaron com a Hannah, achei que ele só se agarrava à ela como uma forma de se manter são e sob controle de sua vida, por mais que ele a idolatrasse.

kah 13/01/2023

Nós somos Inevitáveis
Um livro curtinho que aborda temas sensíveis e as consequências dos mesmos de uma forma leve e natural.
Passei um pouco de raiva com o Aaron em alguns momentos mesmo entendendo ele e achei que faltou um pouco de profundidade em alguns assuntos, mas o livro é muito bom.

lulumaarques 25/06/2023

Completamente deslumbrante
Comecei a ler com a intenção de ler um romance água com açúcar clichê (deduzi pela capa) mas me surpreendi.
realmente o livro não tem seu foco, o romance, e admito que com o final você ficará sem palavras assim como eu

Jéssica 31/12/2022

O protagonista me irritou uma boa parte do livro. Para ser mais específica, até o último capítulo. Tenho quase certeza que ele era canceriano.
Mas a história é boa, vale a leitura.

Koala Leitora 31/12/2022

Esse livro me tem
Aaron Stein considera a si mesmo e ao seu pai como dinossauros prestes a serem extintos, como os negócios não vão bem e as dividas só fazem crescer, ele toma a decisão de vender o negócio que está na família a 25 anos, a livraria da família.
O que impede Aaron de contar a Ira sobre essa decisão são a coletânea de situações que começam a acontecer e o martírio de saber que vai partir o coração do pai, mesmo que seu coração já tenha se partido a muito tempo quando seu irmão e sua mãe saíram de cena.

?Infelizmente, às vezes as coisas que adoramos podem nos matar.?

Tocar um negócio vai além de saber administrar, é necessário ter amor ao que está fazendo e Aaron perdeu esse amor a muito tempo, mas como colocar isso para fora sabendo que vai magoar tantas pessoas?
Essa decisão ele precisa tomar sozinho, ou pelo menos acha que precisa, enquanto se envolve cada vez mais nas mentiras que precisa contar.

?Uma coisa é ser covarde, outra é ser cruel.?

Gayle Forman criou uma carta de amor aos livros e aos livreiros da forma mais bonita, dolorosa e apaixonante que alguém poderia criar. Com esse livro, a autora conseguiu mostrar que ser leitor e amar os livros vai além de um hobby, pode ser uma função.
Junto a isso, a história também aborda de forma muito bem escrita, problemas familiares, vícios e a descoberta do amor inevitável que pode ser romântico ou fraterno.
O livro é lindo e me emocionou em diversos pontos, agora quero ler outras obras da autora e cair de amores ainda mais por ela.

Gabriela 22/03/2023

Nós somos inevitáveis
Esperava bem mais, não tem nem o que falar. Não alcançou minhas expectativas, a história tem um péssimo desenvolvimento e não me deixou tão interessada.
Ainda tinha esperanças de que ia melhorar mas só piorava kkkkkkk não recomendo.
Fora que repete muitas vezes frases que têm a palavra "inevitável" pra fazer referência ao título mas fica péssimo, gosto quando tem uma frase refente ao título que cause impacto.

Matteo.Passos 18/10/2022

o tempo nem sempre é uma boa medida para coisas como o amor
senti que esse livro seria ~inevitável pra mim quando eu tive contato com uma amostra grátis dele, um mini livrinho que vai só até a compra da estante, e provavelmente foi a mistura de dinossauros e livros que colaborou pra isso.

o nome e a capa me levaram a acreditar que o romance seria o arco principal, mas me encantou muito mais o que realmente foi o arco principal.

a autora diz "esta obra é uma carta de amor aos livros e aos livreiros" e sim, é exatamente isso.

a escrita e a construção dos capítulos são muuuuito leves e super fluídos, o livro veio num momento literário que eu só precisava ler uma coisa que fosse tipo um abraço quentinho quando a gente precisa e foi exatamente isso.

inclusive, muito legal as referências literárias e muitas coisas novas pra minha lista de próximas leituras :,)

a única coisa muito confusa pra mim foi a passagem de tempo durante a história, principalmente no último capítulo.

de resto, queria muito visitar a livraria, receber recomendações de Ira e começar a colecionar discos