A Soul to Keep

A Soul to Keep Opal Reyne

Resenhas - A Soul to Keep

Rainy Girl 04/11/2023

Meu primeiro "Monster Romance" e eu estava com certo receio de ler, - principalmente os hot! Haha -, mas me surpreendi. É bem diferente de tudo que já li, afinal aqui o personagem não tem nada de aparência humana. Nada.
O mundo criado pela autora é magnífico e não deixa pontal soltas. A história dos Mavkas é interessante e surpreendente. A escrita é fluida e me prendeu do início ao fim. Os hot quase me traumatizaram no começo - de novo, meu 1° monster romance -, mas Orpheus é um fofo que não tem como não gostar dele. Fora que o slow burn faz tudo ficar melhor!

Orpheus é um Mavka - caminhante do crepúsculo - mais alto que um humano, a cabeça é um esqueleto de lobo, olhos brilhantes, corpo peludo com guelras, chifres e nem vamos falar do ?. Já Reia é uma jovem corajosa e teimosa odiada por sua aldeia onde é considerada amaldiçoada e é ofertada como noiva ao Caminhante do Crepúsculo para ir para o véu em troca de proteção para sua aldeia.

Isabela354 28/11/2022

Eu fui burra nesse livro.
Queria ler algo que eu gostasse pra treinar meu inglês.
Péssssima ideia.
Ele é pesado, casativo, sem sentido em inglês.
Foi uma experiência boa pq o livro em si é incrível, mas não leia em inglês se não estivee acostumado.
Sassenach 28/11/2022minha estante
Vc sabe onde tem pra ler em português?

Isabela354 01/12/2022minha estante
no telegram tem um grupo chamado Biblioteca BR, acabaram de postar o livro em pt la

@rhyssmate 25/06/2023

Muito bom!
Mais uma vez eu paguei pela língua, achei que seria uma leitura mais bobinha e sem muita profundidade, mas foi melhor do que muito livro de fantasia emperiquitado por aí.
Reia e Orfeu foram uma surpresa muito boa, a personalidade deles foi um desvendar nesse livro, ela super determinada e teimosa, ele todo gentil e bondoso, a maneira como os dois foram se conhecendo e criando um laço de confiança e amor, foi muito bonito de ver apesar das diferenças entre eles. Bem a Bela e a Fera mesmo, uma gracinha.
Eu adorei saber mais sobre os mavka e achei interessante o pano de fundo da narrativa, a bruxa foi uma grata surpresa também. Terminei esse com quentinho no coração e espero ler outros da autora.

lilicarmilla 19/07/2023

Não vou e nem quero superar
Aviso: esse livro pode ser considerado Síndrome de Estocolmo. Se atente as problemáticas!

Antes de tudo quero dizer que é uma obra que da pra entender muito bem quem gosta tanto quem não gosta.

Achei incrível ele conseguir transformar o próprio sangue em água, diferenciado.
Nosso Jesus demoníaco.
Deus que me perdoe por isso, nem sei se é pecado, mas não estou podendo pagar por mais do que já paguei esse ano, meus amados.
Obs: E não tô me referindo a dinheiro, não me confundam com esses crentes, a vida que tá ladeira abaixo mesmo.

Vamos lá, monster romance não é o meu gênero favorito e na verdade eu estava pronta pra julgar esse livro dos pés a cabeça, porém eu amo fantasia sombria e acabou que gostei muito como a autora construiu o universo dessa série.
Só que não foi só isso, absolutamente TUDO nesse livro me surpreendeu.
Não vou mentir, sou preconceituosa com monster, mas também sou fã de ?Bela e a Fera? (a autora colocou umas referências ao clássico e gostei bastante de ver), então eu separei um cast humano pro Orfeu, pra poder imagina-lo de acordo com a minha preferência em diversas cenas (imaginei o Sihtric de The Last Kingdom). Já a Reia eu diria que a minha cabeça montou uma beleza própria e inalcançável pra essa mulher. Enfim, preferi imaginar como se seguisse a mesma lógica dos lobisomens (o que querendo ou não teve muitas referências tbm e a lógica é semelhante, até pela transformação), onde ele fosse um homem medieval como o Sihtric (Arnas Fedaravicius) e se transformasse naquela fera gigante nascida das trevas e dos fantasmas quando necessário. Entretanto, esse livro me surpreendeu tanto nos detalhes positivamente que me fez criar interesse por outros livros da autora e pelo subgênero literário.
Opal também traz o que ? acredito eu ? serem referências a Bíblia, de um modo que tornaria esse livro um terror para os cristãos, é impossível não pensar em Jesus transformando água em vinho quando Orfeu faz seu sangue virar água, entre outras pequenas cenas que não estou afim de ir atrás pra detalhar.
Talvez não tenha sido intencional, mas tive pensamentos semelhantes na batalha dele com o Rei. Assim como acredito que teve referências mitológicas intencionais, foi muito prazeroso entender os detalhes dessa história.

O desenvolvimento da Reia e do Orfeu foi maravilhoso, ao meu ver, eles não só mudaram, porque ambos já eram ótimos desde o início, eles também melhoraram demais. Não posso negar que achei lindo, as interações, o cuidado dele com ela, ver os sentimentos dela por ele mudando, ele também se apaixonando por ela.
Fazia tanto tempo que não me sentia imergida em uma história como me senti nessa. Uau, fiquei sem fôlego!
Amo muito eles, me apaixonei junto com os dois.

Os diálogos são maravilhosos, contendo uma beleza, uma aprendizagem sobre sempre ouvir um ao outro, cada vez mais comunicativos, agradeço por não ter muita tido enrolação por falta de diálogos aqui.
A escrita da Reyne é uma delícia, te prende, se sustenta fluiu bem pra mim, além do vocabulário usado ser amplo, sem precisar se desconectar da narrativa. Tudo isso em 3º pessoa.

Não vou enrolar muito mais, o livro tem meu selinho de aprovação.
Me apeguei, me emocionei um pouquinho, a escrita é ótima, os hots são 100/10, o universo fantasioso dos demônios foi bem construído, o enredo me manteve curiosa pra chegar ao fim, ao mesmo tempo que não queria terminar por estar me apegando.

Esperava um dos piores livros da minha vida e ganhei um que agora faz parte dos meus favoritos! Se tornou meu livro de conforto de todo o coração, fiquei até com vontade de fazer artesanato de tanto que eles montavam aquelas bugingangas juntos.
Por Deus, ele fez TUDO por ela, Orfeu lutou por REIA magnificamente! Foi linda a união dos dois, dramáticas as batalhas, conflitante o poder de persuasão que ela tinha sobre ele, e principalmente o que mais me fez cair de joelhos foi como ele valorizava cada segundo com Reia. Isso sim foi uma construção amorosa, senti meu corpo subindo cada degrau desse relacionamento junto com eles.
Não me lembro da última vez que vi um amor tão forte.

O Mavka é interessante, mas não quero ler o livro dele por enquanto. Senti dó de Katerina?s no início, porém logo depois ela conquistou o meu ódio, fiquei um tempão xingando essa mulher a cada vez que ela abria a boca.
Eu sei que algumas pessoas consideram o que a Katerina passou como abuso, eu tbm, mas não sexual, porque li essa parte diversas vezes e ao meu ver como ela mesma diz que se ofereceu e ensinou a ele, não foi estupro (mas se alguém discordar pode falar, até pq posso ter interpretado errado ou sla). Bem, isso não retira a parte de Katerina ter sofrido abuso psicológico por ter sido mantida cinco anos antes de ir embora, ele não sabia, ainda era um monstro em evolução, então essa minha crítica não vai para o personagem, mas pra autora: achei bem desnecessário, não acrescenta tanto assim na história e havia diversas formas de fazer tudo. Ou seja, pra que e por que? Pra mostrar que ele também era o vilão de outra história? Porque nesse caso já havia dado pra entender a tempos.
Reia com Orfeu me lembraram Klaus e Caroline de The Vampire Diaries, enquanto Katerina me lembrou a própria Katerina/Katherine, com essa história de Orfeu ter matado toda a família dela também.
Não odeio Katerina por Orfeu, JAMAIS, odiei Katerina pelo o que fez com Reia e apenas por isso.
Acho que nesses pequenos pontos a autora podia ter feito diferente, de verdade mesmo, Orfeu era um monstro das trevas ainda aprendendo e se tornando mais humano aos poucos, ainda mais a séculos antes de Reia.
Não vou tirar ponto por isso porque amei o resto da história toda e acredito eu que tenha sido só uma má retratação por parte da Opal, sem mencionar que no universo deles tudo funciona bem diferente, é uma sociedade bem atrasada também.
Eles possuem estudo, mas não podem colocar muito em ação pela divisão do Véu e os demônios caçando humanos.

Pretendo acompanhar os lançamentos da Opal, espero que ela mantenha essa dedicação, talento e técnica que mostrou em A Soul To Keep. Ganhou meu carinho e admiração.

Vou parar por aqui, antes que eu inicie uma Bíblia de elogios citando as mais de 200 marcações que fiz no livro (número extremamente alto pra alguém que tá acostumada a marcar 20 em média e olhe lá).
Valeu cada segundo.

Bjs, Li.

Grazi 27/09/2022

Perfeito
Eu amei esse livro. A leitura é muito gostosa e prende muito e acompanhar o desenvolvimento deles como casal foi viciante. Estou apaixonada por eles.

Ka 06/07/2023

Sinceramente? to apaixonada
è, eu sei.
eu cheguei nesse ponto.

acho que livros com homem sem camisa e dark romances tavam ficando meio sem graça demais.
(ou é só esse momento da minha vida mesmo)
mas o fato è que eu li esse livro exclusivamente porque eu queria saber que diabos de pau de polvo era essa que o twitter tava falando. e eu nao tinha nada melhor pra fazer e to num estado de preguiça literária.

e nao me decepcionei. o pau de polvo realmente é? uau. que hot bom rs

o plot em si do livro è um pouco confuso e os últimos 20% me fizeram virar a cabeça um monte. è confuso e cheio de informação e nossa talvez tenha sido o inglês mas eu perdi algumas vezes lendo

mas o orpheus me ganhou tanto com aqueles olhinhos que mudavam de cor. e daí que ele tem cara de caveira? quem vê cara nao vê um monstro que faz de tudo pra ela gozar e adora cada segundo disso com aqueles olhos roxos. quer dizer quem vê cara não vê coração, era essa a frase k k k k

no fim è um bom livro. eu amei a dualidade dos personagens e amei que sim ele è super gentil e carinhoso e um amor mas è, ele provavelmente vai te comer e não do jeito que voce ta pensando porque ele continua sendo um monstro que come humanos?

to empolgada pro próximo
Paola 06/07/2023minha estante
Mulherrrrr kakakkakakaka

Kathleen.Campos 20/01/2023

Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro
Eu gostei muito da sinopse mas tinha medo dele ser ruim ou só ter hot sem muito conteúdo, mas é justamente o oposto. A história é interessante e os personagens são muito cativantes, a autora vai direto ao ponto nas situações e não tem enrolação, é muito legal acompanhar a relação da Reia e do Orpheus se desenvolvendo.
Amei que a Opal é fã de Ancient Magus Bride kkkkkk quando bati o olho nessa capa eu só consegui lembrar do Elias, foi o que me fez querer ler.
Ansiosa pra ler os próximos.

joskegshikta 01/05/2023

? Ela é perfeita... A Reia é perfeita para mim ?
Que livro bom!! superou as minhas expectativas. Tentei ir com mente aberta por ser monster romance, e sério, muito bom. Primeiro livro do mês e já comecei bem :D

Os personagens são muito bem desenvolvidos, os sentimentos deles (principalmente os do Orfeu) mexeram tanto comigo, o coitado só sofre e faz os outros sofrerem, oh dó. A escrita nem se fala, li tudo numa tacada só, magnífica, umas das melhores que já vi quando se trata de romance, explora bem o ambiente porém não é cansativa, chega até a ser divertido ver o mundo pelos olhos da protagonista. Chorei muito e me apaixonei pelo mundo criado pela autora ?

Não lerei o segundo pois sinto que me estressarei com o Mavka, coitado, todo burrinho, pularei logo para o terceiro ^-^

Nique_Bookstan 01/12/2022

O homi é diferente mas é amoroso
Gosto de monster romance, mas tava receosa com esse livro pq o personagem tem uma aparência muito diferente. Achei mtt macabro ele ter um esqueleto no lugar do rosto pq assisti o mundo sombrio de Sabrina e lá o vilão tmb tem um esqueleto animal como rosto.

Mas, me falaram que ele é super cadelinho da protagonista e por isso decidi ler. E gostei.

O Orfeu realmente é super boiolinha pela Reia, e ele é um monstro que só quer ser amado.
Adoro que a maioria dos monster romance que eu li os cara é amoroso.

O romance é bom, a leitura é fluída, tem um mundo interessante.

O que eu não gostei foi o fato de que ele já teve uma mulher importante na vida dele. Tudo bem que a grta não gostava dele de vdd, mas ele gostava dela. Eu prefiro o trope em que o cara só se apaixonou uma vez na vida que é com a protagonista.

Os tropes desse livro são:

?monster romance
?ela é virgem
?vão ter que morar juntos
?Ele é boiolinha pela grta
?diferença de tamanho
Allyy0 01/12/2022minha estante
Putz, e eu achando que ele nunca gostou de ninguém

Nique_Bookstan 01/12/2022minha estante
@thally pse amg, ele sempre vai atrás de alguém que queira ficar com ele, ele já ficou com 19 humanos se não me engano. Mas a 1° foi a que mais mexeu com ele e ficaram mais tempo juntos. Porém, no livro dps fala que oq ele sente pela protagonista é bem maior pq a grta de antes só tava sendo falsa

Sassenach 08/01/2023minha estante
Tem recomendação de outros monster romance?

Nique_Bookstan 09/01/2023minha estante
@Sassenach Love & Monsters da Raven flanagan. Eu amo mtt, e os direitos foram comprados pela editora cabana vermelha então provavelmente vai ter físico ainda esse ano

liipupo 18/07/2022

A soul to keep
Ai, gente, eu amei o casal!!! Eles são tudo!!!!! Um monster romance muito bem construído. Juro, eles combinam muito e ele é extremamente fofo. Eu adorei que a história é narrada em terceira pessoa e que tem meio que o ponto vista de cada um.
Leiam avisados que tem muito ???

Natália 08/10/2023

Interessante início. Final pouco promissor.
Estou muito na vibe de ler monster romance. Estou lendo uns mais "fofos" e decidi pegar essa pra ver um estilo mais diferente. Esse tem uma pegada dark, por conta da própria relação de caça e ânsia de fome que existe entre a espécie do protagonista masculino e da protagonista feminina. Mas tinha muitos momentos fofos entre o casal.
Fiquei curiosa sobre o mundo e os personagens secundários que foram surgindo. Porém, os últimos 30% acabaram me deixando chateada com o rumo da história. Apesar de ter um final feliz para o casal, perdi o interesse em continuar a série, mas foi uma leitura legal.

bel 26/09/2022

casal fofo
achei algumas partes fofas, a parte da magia é legal porém tem muitas partes desnecessárias que poderiam terem sido substituídas por coisas que não foram explicadas direito

Tane 29/12/2023

Mito de Orfeu + Animes = Perfeição
Esse Monster romance encerrou meu ano de forma perfeita! Adorei o Orpheus e a construção da magia na história. Uma leitura super fluida que me cativou de primeira.

Raven 30/09/2023

A soul to keep
Bem diferente, não to acostumada a ler esses tipos de livros.
Eu amei como é demonstrado as emoções do Orpheus e eu sempre acho incrível quando o livro passa aquela vibe de poder fazer muitas coisas no futuro, eles com toda certeza poderia reformar a cabana, aumentar a clareira e plantar várias coisas. Amo quando é nessa vibe de criar do zero pra viver.