Para o Lobo

Para o Lobo Hannah Whitten

Resenhas - Para o Lobo

RobertaToussaint 07/09/2022

O lado positivo desse livro é que ele acaba
Este é um relato breve e estranho.
Eu estava amando esse livro ate, sei la, uns 30%. Os personagens, os cenários, a escrita e o sistema de magia, estavam me deixando empolgada e feliz, mas dai, do nada, tudo ficou ruim, serio, eu fiquei com preguiça de terminar, comecei a detesta tudo, mas eu não sei o porquê, so sei que foi assim que comecei a me sentir. É bizarro, porque a escrita e as demais coisas que me fizeram gostar durante os primeiros 30%, continuam boas.
Enfim, não leria novamente, não tenho a MENOR VONTADE de ler o próximo.

Andressa1296 08/09/2023

????
Gostei bastante de como a história se desenrolou, gostei da fantasia e do romance e me fez lembrar um pouco de Stranger Things, só não me senti muito empolgada pra pegar o segundo então como ainda não tenho vai ter q baixar muito o valor pra mim comprar kkkk....
Mais recomendo a leitura pra quem gosta de uma fantasia com romace e aventura...

Queria Estar Lendo 12/09/2022

Resenha: Para o Lobo
Para o Lobo é o primeiro livro da série de Hannah Whitten - que a Editora Suma cedeu em cortesia para a resenha. Com inspirações em contos de fadas como Chapeuzinho-Vermelho e A Bela e a Fera, é um início carismático e sombrio de uma história promissora.

A trama começa com a aproximação de uma cerimônia de sacrifício. O reino de Valleyda finalmente viu o nascimento de uma Segunda Filha, quando a rainha deu à luz às gêmeas. Agora, vinte anos depois do nascimento, chegou a hora de entregar Red, a segunda, para a floresta.

Existe um acordo antigo feito há centenas de anos. Wilderwood protege os reinos ao seu redor, contanto que esse acordo seja saciado com a entrega da Segunda Filha para o Lobo. Ninguém sabe o que o Lobo é, mas ele guarda a floresta. E a floresta os guarda dos terríveis monstros sombrios.

Red não quer ser entregue a esse lugar terrível, mas sabe que não tem escolha. Não apenas pelo dever, mas porque parece estar conectada a Wilderwood de maneiras que teme mais do que tudo. Há alguma coisa adormecida em Red, um poder selvagem que responde à magia sombria da floresta. Talvez, lá, ela encontre respostas. Ou pelo menos possa silenciar essa magia de uma vez por todas.

Relutante é sua irmã, Neve, que odeia o sacrifício e o dever da Segunda Filha a ponto de se dobrar a uma sombra maior do que ela, contanto que possa livrar Red do seu destino terrível. Duas irmãs conectadas a uma floresta macabra e selvagem de maneiras diferentes, e uma história de fantasia para guiá-las.

"Todas as Segundas Filhas, mais ícones do que indivíduos. Definidas pelo que eram em vez de quem."

Para o Lobo me surpreendeu muito. Eu não estava esperando nada da história, e gostei de quase tudo que encontrei. Diferente da minha terrível experiência com Enraizados, da Naomi Novik (que tem um plot bastante semelhante em questão de florestas vivas e macabras e sacrifícios mágicos), achei a história da Hannah Whitten muito mais centrada e organizada. Mais carismática, também.

A fantasia é uma espécie de slow burn. Leva tempo até entendermos completamente o que é a floresta de Wilderwood e como ela funciona. Essa entidade viva e faminta que, num acordo centenário, escondeu em suas entranhas cinco reis, e protege os reinos das sombras vivas que ganham forma nas Terras Sombrias.

"- Uma floresta em seus ossos, um cemitério sob seus pés. Não há heróis aqui."

Tem algumas reviravoltas bem interessantes dentro do contexto fantástico dessa floresta. Ela se desenvolve na história como um personagem muito importante; tememos Wilderwood, nos interessamos pelo que ela tem a oferecer. A magia entre as chamadas árvores-sentinelas é muito instigante, e é sombria ao extremo. Não é uma entidade má nem boa, ela só é.

Para o Lobo trabalha a questão do sacrifício de diferentes maneiras. O sacrifício da Segunda Filha, o da floresta, o do guardião, o da irmã que ficou para trás. Gostei de todas as conduções dos plots; foram vagarosas, mas aconteceram no seu tempo e entregaram finais satisfatórios para um primeiro livro de série.

Suas protagonistas, Red e Neve, foram ótimas. Frágeis, com falhas e receios. Bem humanas em um cenário pitoresco em que uma tem que ser entregue para um Lobo em uma floresta viva, e a outra fica para trás lidando com o peso dessa perda.

Red é uma jovem mulher determinada, que ama sua irmã mais do que tudo. E, por causa desse amor, ela teme o que tem dentro dela. Red já viu o que seu poder pode fazer, e foi terrível o suficiente para aceitar o exílio nas entranhas de Wilderwood a fim de escondê-lo. Lá, no entanto, ela encontra propósito. A floresta que tanto temia parece falar com ela.

Ela é um pouco tapada, às vezes, mas nada que fantasias do tipo já não tenham apresentado. Dentro do cenário, todas as decisões que a Red tomou me soaram compreensíveis. Ela está sozinha, tentando entender quem é, e o que existe dentro dela.

Quando conhece Lobo, a relação entre os dois é surpreendentemente madura. Lobo, aliás, foi um personagem maravilhoso! Esse homem misterioso para o qual a floresta também parece responder é o guardião do lugar; é ele quem controla as árvores, quem sacia a sede incontrolável delas por sua presença, e é quem ajuda Wilderwood a conter as sombras. Ele é quase um golden retriever de tão querido, atencioso e bobão.

"- A floresta é tão forte quanto permitimos que seja."

Red e Lobo começam a interagir de maneira errática, mas tem respeito entre os dois. Desconfiança, também. O slow burn que a fantasia apresenta também se desenvolve na relação entre eles. Enquanto entendemos a floresta, Red e Lobo se entendem. A relação simbiótica entre Lobo e Wilderwood parece falar com Red. E é aqui que a fantasia sombria ganha seu momento mais grandioso, e mais terrível.

Se você pegou Para o Lobo esperando romance, não vai encontrar. Acontece, sim, mas é muito vagoroso, muito tranquilo. Leva o tempo que os personagens precisam - e por isso eu amei tanto! Não tem ânsia e nem desespero em fazer os dois ficarem juntos. A narrativa se desenvolve e, devagar, o slow burn acontece. Como tem que ser.

Os pontos de vista da princesa Neve servem para mostrar o que está acontecendo além desse lugar isolado. Onde Red é determinação, Neve é desespero. Ela é movida por ele. Por essa necessidade de salvar a irmã, custe o que custar; e o preço, quando aparece, é terrível.

A edição da Suma ficou linda. Eu amo a capa original, então obrigada por manter! Também gostei bastante da tradução de Helen Pandolfi e Natalie Gerhardt. A diagramação ficou meio apertadinha, mas é pelo tamanho do livro. Nada que atrapalhe a leitura.

Para o Lobo tem um ritmo lento, mas compensa por ser uma fantasia cativante. Fala sobre sacrifício e explora ao extremo o potencial de "floresta viva e faminta" que contos de fadas tanto adoram criar. Tem toques de Chapeuzinho-Vermelho, de Branca de Neve, de A Bela e a Fera. É, sim, quase um conto de fada moderno, com um final que vai te deixar querendo mais.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/09/resenha-para-o-lobo-hannah-whitten.html

Anna 03/09/2022

Confesso que achei a leitura cansativa no começo do livro, perdia muito tempo em detalhes desnecessários? Mas resolvi dar uma chance e não me arrependo! O livro fica incrível depois, a narrativa melhora, a história fica intensa e cheia de eventos que te prendem! Já estou ansiosa pelo livro 2 e com uma sensação de que será melhor ainda que o 1º!
Carol 03/09/2022minha estante
Estou muito animada pra ler esse livro.

Anna 03/09/2022minha estante
Vc vai gostar! Não desiste dele no começo, vai valer super a pena!!! A história é ótima

Carol 03/09/2022minha estante
??

Marcela Gatinha 21/01/2023

Nhe
Sempre esqueço de atualizar esse app...
Achei que o livro tem um plot bem previsível, mas nada que tenha me causado tédio.
Achei que o problema de fato foi resolvido rápido demais tbm... Até um tanto raso

Leehrz 28/05/2023

Nem sei o que sentir
É um livro ok, porém algumas partes são quase impossíveis de entender. Não sei se é a escrita da autora ou a tradução, mas em alguns momentos eu li o mesmo parágrafo 3 vezes e ainda continuava sem entender direito a explicação do universo, da fantasia e afins.
Outro ponto: o nome da protagonista é repetido toda hora. A frequência diminui um pouco depois da pagina 90, mas ainda aparece várias e várias vezes na mesma página ou até no mesmo parágrafo.
Não posso negar que esse livro me deixou bem curiosa, então >talvez< eu possa dar uma chance para a continuação.

Virna 26/07/2022

Não é só o lobo. É muito, muito mais - e muito bom também.
Fantasia é meu gênero literário favorito, então claro que eu estava ansiosa² para ler "Para o lobo", o 1º de uma duologia que, como você pode imaginar, faz referência a chapeuzinho vermelho.

Mas é MUITO mais do que uma nova roupagem para um conto que já conhecemos é uma mistura de histórias de diversas princesas que já conhecemos com uma roupagem COMPELTAMENTE nova, envolta em um romance que não rouba a trama, mas te faz torcer pelo casal principal sim.

E ah, que fique claro: é um romance ADULTO, com cenas de automutilação e cenas com magia que tem um pézinho no terror. Não espere um conto leve porque não é (mas nada relacionado a cenas pesadas de sexo, e sim da trama mesmo).

Amei e mal posso esperar por "Para o trono", o 2º e último livro.

Resenha completa em breve no www.idris.com.br
Bruna.Picolo 29/07/2022minha estante
Uma dúvida, além da automutilação, acha q tem algum outro gatilho?

Virna 29/07/2022minha estante
Bruna, as piores cenas são mesmo de cortes e afins envolvendo magia. Há transformação de ser humano para outra criatura (vc pode imaginar qual), tem morte também (não gráfica e nem pesada demais), mas, sinceramente, não me recordo de nenhum outro fator sombrio não.

Bruna.Picolo 30/07/2022minha estante
Obrigada

Igor.Almeida 02/08/2022minha estante
Tem personagem lgbtqia?

Nightfall 03/09/2022minha estante
Amei sua resenha!
Mas uma dúvida, ele pode ser lido como livro Único?

Andreia 13/08/2022

Começamos o livro acompanhando as irmãs gêmeas Red e Neve se preparando para o ritual do sacrifício da Segunda Filha. De acordo com uma profecia antiga, quando o Rei e a Rainha do reino de Valleyda tiverem filhas gêmeas, a segunda filha deve ser ser entregue para o Lobo que vive na floresta de Wilderwood. Red é a segunda filha e já se conformou com o seu destino, Neve, porém, não.

Gostei muito do universo criado pela autora. Aqui temos um reconto de famosas histórias de contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, A Bela e A Fera e Branca de Neve. Achei muito criativa a forma como a autora utilizou elementos de todas essas histórias para construir o mundo de Para o Lobo.

Gostei também do foco que a autora deu para o relacionamento das irmãs Neve e Red. Cada uma possui seu par romântico, porém o foco é o relacionamento entre as irmãs. Em relação aos relacionamentos amorosos, quem gosta de romance slow burn, vai adorar esse livro.

Apesar desses pontos positivos, a história não me conquistou. Acredito que a minha eu leitora adolescente teria adorado essa história, porém, hoje em dia, histórias young adult, já não mais me agradam muito. Além disso, achei que a autora se estendeu muito em algumas partes do livro, que na minha opinião, não acrescentaram muito para o desenrolar da trama.

Porém, se você gosta de romance slow burn, histórias young adult, fantasia com romance e recontos de contos de fadas deveria dar uma chance para esse livro. Não funcionou comigo, mas pode funcionar com você. Vale ressaltar que o livro contém cenas com descrições de automutilação, o que pode incomodar pessoas mais sensíveis.

@maarianaraamos 20/09/2022

Tô bem dividida?
O livro tinha tudo pra ser bom, tem muitos pontos da narrativa que se fossem bem desenvolvidos, seria incrível! Mas realmente pecou em muitos pontos!

Em breve vídeo no canal: https://youtube.com/c/MariRamosCanal

Alana N. 18/04/2023

"Mas é a esperança, sabe? É como uma bota que não serve direito. Machuca quando a usamos, mas machuca mais andar descalço."
“Para o Lobo” é uma mistura de contos de fadas com uma roupagem tão original, que é quase errado chamá-lo de reconto.
Por mais que seja muito fácil identificar quais histórias estão presentes aqui, fica claro, desde o inicio, que elas foram usadas como base, mas não como corpo. Então por mais que você logo identifique, e ache que está navegando por águas conhecidas, a trama começa a ir por caminhos muito próprios e você se vê explorando um mar muito mais complexo do que esperava encontrar. (Ou, nesse caso, uma floresta.)
E, dentro dessa mitologia que a autora criou, existem camadas tão bem definidas, tudo tão bem interligado aos contos de fadas usados, que o resultado é uma trama tão uniforme que parece que sempre foi daquele jeito. Tipo, você termina o livro e pensa: Nossa, por que esses contos não foram sempre assim?
Olha, sinceramente, peguei esse livro enquanto ainda estava me curando de uma ressaca literária das bravas, então tenho total ciência de que apenas a qualidade dessa trama que me impediu de a abandonar. (Demorei o triplo que demoraria normalmente para ler, mas cheguei até o fim. Isso que importa.)
Enfim, estou bastante ansiosa para continuação, já que esse volume acaba em um ponto bastante peculiar, e feliz em saber que a mesma é a conclusão de tudo. Não sei vocês, mas eu não aguento mais séries infinitas, que mais enrolam do que qualquer outra coisa. (Livros únicos e duologias, no máximo, são meu novo padrão de “ideal” no mundo literário.)

Sara Rafaele 30/08/2022

É legal.
Aqui a gente encontra duas semelhanças com histórias que nos contam quando criança: Chapeuzinho vermelho e Branca de Neve.

Toda protagonização é de Red e Neve. O lobo aparece mas não toma a cena.

Red sempre soube que seu lar não era seu, que em seu aniversário de 20 teria que desistir de tudo que conhecia para o ?desconhecido? que era a floresta. E Red não titubeia, ela segue em frente com seu destino e mesmo após muito tempo e tendo oportunidade se mantém nele porque realmente quer.

Aí vemos a protagonização de Neve, que faz o impensável para ter a irmã de volta. Neve se doa à forças desconhecidas e sombrias para que pudesse libertar a irmã do ?cativeiro? que a mantinha, ou seja, o Pacto.

O lobo, Eammon, nunca teve escolha. Wilderwood o quis e o fez cumprir o pacto que nunca foi seu. O lobo fez tudo ao seu alcance, foi o herói durante tanto tempo pra que forças sombrias não destruíssem a terra.

Eu acho que Neve apesar de amar a irmã, foi inconsequente, ouviu quem não deveria e não se permitiu ouvir a irmã quando teve oportunidade. E me pergunto, Neve será a vilã ou a mocinha?

Solmir acho que está no limiar de ser um dos bonzinhos e um vilão. No fim a gente consegue entender o que ele quer com tudo que tentou e que tentaria mesmo que isso tivesse danos maiores para Red ou o Lobo.

E por último, não julgo Red por ter escolhido o que sempre foi seu destino. Red sempre soube que teria que deixar sua família para traz, que tal escolha seria o mesmo que manter eles e Valleyda em segurança.

E devemos lembrar que Red antes de aceitar o Wilderwood por completo, já havia se tornado parte da floresta. Assim como acredito que Red nunca foi prometida ao lobo e sim a Wilderwood, como o lobo também tem seu destino nas mãos da floresta.

Maisa @porqueleio 06/10/2022

Resenha / Para o Lobo /@porqueleio
Para o Lobo é uma fantasia dark, com gatilhos, portanto, não vá ler se estiver procurando um reconto fofo de contos de fada. Mas, se esses gatilhos não forem dolorosos para você, acredito que poderá ter uma ótima experiência.

Neve e Red são irmãs gêmeas, princesas do Reino de Valeyda. Por conta de um acordo feito há 400 anos antes entre os reinos e a floresta de Wilderwood, a ordem de nascimento determina aquela que reinará, e a que será levada em oferta para o lobo, para que os monstros da floresta não sejam libertos.

Sendo assim, ao completar 20 anos, Red é levada aos limites de Wilderwood. Parece conformada, mas ela esconde um segredo: talvez ela já carregue um pedaço de magia da floresta. Entretanto, Neve está relutante, e fará o que estiver ao seu alcança para salvar a irmã das garras do lobo!

Um enredo que caminha lentamente, até entendermos o que é a floresta e como ela está conectada ao lobo, Wilderwood é uma entidade viva e faminta, que tem um papel em relação aos reinos que a temem completamente diferente do que se conta nos altares dos templos.

Foi muito interessante encontrar um laço entre duas irmãs que ultrapassa intrigas românticas – Neve deve se casar com o namorado da irmã, o que foi uma grata surpresa. Elas são frágeis, com falhas e medos, o que as torna bem humanas.

Mas, o que me encantou de fato, além da floresta viva, foi o lobo. Red esperava encontrar um lobo, mas se depara com um homem misterioso, guardião da floresta, ajudando-a a conter as sombras. O típico personagem golden retriever ...

Primeiro livro de uma duologia, e já podemos perceber que o próximo livro provavelmente focará em Neve, que teve um final bem interessante. Se você gosta de fantasias sombrias, com irmãs, florestas mágicas e um personagem enigmático, esse livro é para você.

site: https://www.instagram.com/p/CjT2c_SLzd3/